PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Muitos sabem como dói continuar gostando do ex! Dentre esses, provavelmente há vários que pensam se ainda há uma chance desse relacionamento voltar a dar certo. Para descobrir se o seu ex ainda está na sua, observe o comportamento dele e a forma como ele o trata. Além disso, fique de olho na frequência com que ele fala com você e no conteúdo dessas conversas. Outra opção é pedir a opinião de amigos e familiares.

Método 1
Método 1 de 3:

Observando o comportamento do seu ex

PDF download Baixe em PDF
  1. Quem está interessado na outra pessoa tenta procurar desculpas para estar por perto. Talvez ele dê um pulo no seu trabalho, passeie nos seus lugares preferidos ou vá a eventos de assuntos do seu universo. Conte quantas vezes o vê para descobrir se ele está tentando trombar com você. [1]
    • Vocês dois gostam do mesmo café? Bom, talvez ele não esteja lá por sua causa, então. Porém, se o outro nunca teve interesse em arte antes do término, mas agora surge do nada em qualquer exposição, é provável que esteja indo com a esperança de cruzar com você por lá.
  2. Vocês ainda são amigos ou se seguem nas redes sociais? Dê uma xeretada nas últimas postagens para ver quais são as últimas da vida dele. Tente perceber se o seu ex está feliz ou triste. Além disso, observe se ele seguiu em frente ou se está vivendo no passado. [2]
    • Por exemplo, talvez ele esteja com você na cabeça se postar algo como: “Saudades da época em que era feliz com um certo alguém” ou “Tempos difíceis...”. Por outro lado, se ele postar fotos com um parceiro novo, pode estar tentando seguir em frente.

    Dica: você se sente triste ou com ciúme ao xeretar o perfil do seu ex na internet? Deixe de segui-lo, desfaça a amizade e ignore essa sugestão. Os seus sentimentos importam, então não faça nada que piore o seu estado emocional.

  3. É normal que o seu ex reaja a uma postagem sua de vez em quando, mas, se ele ainda estiver afim de você, pode curtir tudo o que você coloca ou até mesmo fotos antigas. Analise a frequência de interação nas redes sociais para descobrir se ele ainda sente algo por você. [3]
    • Por exemplo, o seu ex curtiu uma postagem sobre o seu carro novo? Talvez não signifique nada. Contudo, se ele der um like em todas as selfies que você posta, é um bom sinal.
    • Uma pista ainda mais indiscreta é se ele curtir fotos antigas do casal.
  4. Observe se ele tem uma reação positiva, neutra ou negativa quando vocês se esbarram. Fique de olho nas expressões faciais e na linguagem corporal para ter uma ideia melhor. [4]
    • Digamos que ele abra um sorrisão e aproxime-se para dar um oi e perguntar como vão as coisas. Esse pode ser um sinal de que ainda gosta de você.
    • Uma postura neutra é acenar brevemente e falar: “Ah, olá”. Nesse caso, talvez o outro só queira a sua amizade ou distância.
    • Por outro lado, ele deve ter superado a relação e ainda guardar mágoas caso faça uma careta, se afaste ou cruze os braços.
  5. Quando estamos apaixonados, é difícil resistirmos à tentação da aproximação física. Na verdade, essa é uma forma bem comum de flertar! Veja se o outro toca o seu braço, ombro, costas ou perna, pois o contato físico é um sinal de interesse. [5]
    • Talvez o seu ex também dê um abraço sempre que vocês se encontrarem ou quando se despedirem.

    Dica: se você não estiver confortável com os toques, peça para ele parar. Diga: “Não me toque mais desse jeito. Por favor, respeite meu espaço."

  6. Uma pessoa que sempre quer ajudar pode estar afim de você. Fale sobre um problema que tem enfrentado e veja se ele oferece uma mãozinha. Outra ideia é pedir ajuda com algo no qual ele seja bom. Caso ele aceite ajudar, pode ser um indício de que não o esqueceu. [6]
    • Um exemplo é pedir uma ajudinha com um trabalho da faculdade ou com uma festa surpresa que você está bolando para um amigo em comum.
    • O seu ex é uma pessoa naturalmente gentil e prestativa? Nesse caso, não dá para dizer se ele o ajudou por sentir algo.
  7. Em geral, as pessoas envolvidas em um término costumam devolver os pertences umas às outras. Talvez o seu ex ainda goste de você caso guarde as suas coisas. Verifique se ele o devolveu tudo ou não. [7]
    • Quem sabe ele tenha ficado com uma das suas camisas só para sentir o seu cheiro? Ou então tenha guardado um DVD velho de um filme que o casal vivia assistindo.
    • Caso seja um item de valor, pode ser que ele tenha ficado com o objeto justamente por isso. Por exemplo, nunca deixe um celular com o seu ex.
  8. Dê uma vasculhada nas redes sociais dele e procure posts sobre um novo relacionamento ou fotos com um novo parceiro. Além disso, pergunte aos seus amigos em comum se ele conheceu uma pessoa. Se for o caso, é muito claro que o seu ex está pensando no futuro e concentrado no novo namoro. [8]
    • Algumas pessoas postam fotos com alguém só para deixar o ex enciumado. Porém, se a coisa já for séria, como um relacionamento, é porque ele já seguiu em frente.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Examinando os diálogos

PDF download Baixe em PDF
  1. Se ele ainda tiver interesse, é provável que encontre desculpas para falar com você. Verifique quantas vezes ele liga, manda mensagem ou conversa cara a cara com você, além de puxar outros assuntos ao perceber que a conversa está terminando. Esse pode ser um sinal de atração. [9]
    • Por exemplo, talvez o seu ex mande uma mensagem perguntando algo que já saiba, como: “O trabalho de matemática é para amanhã?”;“A festa da Carla vai ser mesmo no sábado?” ou “Amanhã vamos mesmo jogar baralho, né?”.

    Dica: nem sempre as mensagens são positivas. Pode ser que o outro mande uma mensagem raivosa sobre o término ou sobre algo que viu na sua rede social, o que indica que ele ainda pensa em você ou que está com ciúme.

  2. Se ele mencionar histórias felizes do casal, é porque está pensando nos bons tempos do namoro, um possível sinal de que ainda gosta de você. Fique atento para ver se ele se concentra nas partes boas ou não. [10]
    • Talvez ele fale: “Lembra quando fizemos um piquenique noturno à luz de velas? Que noite boa” ou “Eu ainda me lembro do quanto nós rimos naquela peça ridícula. A gente sabia se divertir!”.
  3. É natural que uma pessoa queira saber se quem ela gosta está bem. Observe se o seu ex sempre oferece apoio quando você precisa de alguém. Ele se mostra disposto a ouvir os seus problemas? [11]
    • Digamos que você poste em uma rede social que um familiar está no hospital. O seu ex manda uma mensagem logo em seguida perguntando se está tudo bem?
    • O único porém é que nem sempre se trata de atração romântica. Talvez o seu ex queira saber se você está bem por considerá-lo um grande amigo.
  4. Em geral, todo mundo costuma recorrer a pessoas confiáveis em busca de um conselho. Quantas vezes o seu ex pede o seu pitaco em uma situação importante ou para resolver um problema? Se a frequência for alta, talvez ele ainda se sinta bem próximo e, quem sabe, ainda goste de você. [12]
    • Por exemplo, ele pode mencionar um problema da faculdade ou do trabalho e depois perguntar o que você acha que ele deveria fazer.
  5. A menção de erros dele pode ter por trás uma ponta de arrependimento. Ou seja, talvez o seu ex queira descobrir como poderia consertar o relacionamento. Ouça com atenção se ele começar a falar dos próprios erros, de como poderia ter agido de forma diferente ou do quanto mudou. [13]
    • Pode ser que o seu ex fale: “Percebi agora que devia ter te ouvido mais”, “Me arrependi muito de ter falado com aquela garota. Nunca cometeria esse erro de novo” ou “Desde que terminamos, mudei muito. Por sua causa, sou uma pessoa melhor”.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Perguntando aos seus amigos e familiares

PDF download Baixe em PDF
  1. Os seus amigos têm um ponto de vista diferente do seu e, sendo assim, em teoria são capazes de ver coisas que você não percebe. Converse com vários deles para ter mais de uma opinião. [14]
    • Pergunte: “O que você achava do meu relacionamento com o meu ex? Você acha que a gente pode acabar voltando? Será que ele já me superou ou será que ainda gosta de mim?”.
  2. Se ele ainda pensa em você, provavelmente arruma desculpas para tocar no assunto. Dessa forma, os amigos já podem ter ouvido alguma coisa. Fale com eles e descubra o que o seu ex anda dizendo. [15]
    • Pergunte: “O Alex ainda fala de mim?”.
    • Caso os dois não tenham amigos em comum, você pode até se arriscar e falar com os amigos dele. Se estiver nervoso, peça para um dos seus amigos fazer a ponte.

    Aviso: é óbvio que, se você tem curiosidade de saber, é porque está interessado no que o seu ex pensa. Essa pergunta entrega o jogo para os amigos dele.

  3. Há vários motivos possíveis para esse contato perdurar, mas um deles é o fato de o seu ex ainda gostar de você. Pergunte aos seus familiares se eles ainda falam com o seu ex. Se for o caso, pergunte se ele fala sobre você. [16]
    • É normal que o seu ex continue próximo da sua família caso vocês tenham filhos juntos. Pode ser que ele faça isso em nome das crianças.
    • O seu ex já tinha amizade com um familiar seu antes do relacionamento? Então é provável que eles continuem amigos mesmo após o término. Esse tipo de relação não conta na hora de avaliar se ele ainda está na sua.
    Publicidade

Dicas

  • Seja muito cauteloso se você tiver um filho com o seu ex. Muitas crianças têm esperança de que os seus pais voltem a ficar juntos. A última coisa que você quer é dar alimentar esse sentimento e decepcionar a sua cria. Seja muito discreto até ter certeza.
Publicidade

Avisos

  • Evite passar a noite com o seu ex em uma reconciliação temporária a não ser que tenha certeza de que quer voltar (e de que o desejo é recíproco). Não permita que o seu ex tire vantagem do seu sentimento e use-o para obter prazer.
  • Não seja muito apressado para voltar ao relacionamento. Às vezes, idealizamos coisas que nem existem mais. Não se esqueça do motivo do término. Se vocês voltarem só para continuar tendo os mesmos problemas, é melhor nem tentar.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 802 815 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade