Baixe em PDF
Baixe em PDF
Está a fim de descolorir o seu cabelo? O loiro nunca sai de moda e é extremamente glamuroso, o que o torna bastante cobiçado por todo mundo. Por sorte, é possível descolorir os fios em casa, com alguns produtos encontrados em perfumarias ou farmácias. Para clarear as madeixas, você pode usar tanto métodos químicos, como o pó descolorante, quanto produtos caseiros, como a água oxigenada ou o suco de limão. Vamos lá?
Passos
-
Faça uma pesquisa para encontrar os produtos ideais para seu cabelo. Comece com fotos do tom que deseja para o cabelo. Em seguida, pesquise na internet para descobrir os nomes das tinturas e os melhores processos para alcançar a cor desejada. Leve em consideração também a cor natural do seu cabelo.
- Alguns exemplos de pesquisa: "Quais os melhores produtos para descolorir cabelos pretos?" ou "Como passar de ruivo para loiro platinado?".
-
Compre os descolorantes em uma perfumaria. Para descolorir o cabelo de forma profissional, você precisará de alguns produtos específicos, e cada um deles é importante para um passo específico do processo de descoloração. Você precisará de:
- Pó descolorante, normalmente encontrado em sachês ou potinhos.
- Creme desenvolvedor, que deve ser escolhido de acordo com o tom natural do seu cabelo. Se já é loira ou tem fios castanhos claros, use um desenvolvedor de 10 ou 20 volumes. Se o cabelo for castanho escuro ou preto, você precisará de um desenvolvedor de 20 volumes e o processo demorará mais. Converse com uma atendente para pedir ajuda sobre qual a melhor opção para seu cabelo.
- Em salões, é comum o uso de desenvolvedores com 30 a 40 volumes, pois isso acelera o processo. Não faça isso em casa, pois as chances de danos aos fios são maiores.
- Use um tonalizante para uniformizar a cor do cabelo descolorido e neutralizar tons indesejados de vermelho e amarelo. [1] X Fonte de pesquisa O tonalizante só é necessário mesmo para quem busca um visual platinado, principalmente por deixar o cabelo branco ou prateado.
- Acrescente um corretor de cor vermelho-dourado ao pó descolorante para aumentar a eficácia dele e não precisar descolorir o cabelo duas vezes.
- Você pode usar um xampu matizador roxo para remover tons de vermelho e amarelo do cabelo. Não exagere na frequência, ou seus fios podem ficar roxos.
- Pincel de tintura, vasilha e touca de plástico.
- Compre uma unidade extra de descolorante e desenvolvedor, só para caso o produto acabe no meio da aplicação. Alguns cabelos absorvem a mistura mais rapidamente do que outros, e ter mais produto em casa vai ajudá-la em uma emergência. Acredite, não é uma boa ideia parar o processo no meio para comprar mais descolorante.
-
Comece com o cabelo natural. Independentemente do método de descoloração escolhido, entenda que o processo vai deixar os fios ressecados e mais frágeis do que o normal. Começar com um cabelo saudável minimiza os danos da descoloração, portanto, não tinja ou faça nenhum outro tratamento no cabelo por pelo menos um mês antes de planejar descolori-lo. Use produtos suaves, como shampoos e condicionadores compostos apenas por ingredientes naturais, para que seu cabelo esteja o mais saudável possível antes da descoloração.
-
Faça um condicionamento profundo nos fios. Use um condicionador profundo um ou dois dias antes de descolorir o cabelo para dar mais umidade aos fios. Existem muitos produtos para esse fim, variando de opções baratas a mais caras. Também é possível seguir uma receita caseira para criar o seu próprio condicionador, que normalmente envolve algum alimento como base — faça uma pesquisa na internet por "receitas de condicionador profundo" para encontrar algumas opções, que normalmente incluem bananas, abacates, maionese, iogurte, ovos, óleo de coco e outros alimentos. Este passo vai ajudar a minimizar o ressecamento e a quebra dos fios após a descoloração, pois dará mais umidade e elasticidade ao cabelo.
-
Faça um teste de reação alérgica. Esse passo pode parecer desnecessário e demorado, principalmente se você mal pode esperar para descolorir o cabelo, mas ele é importantíssimo para evitar problemas sérios de pele que podem acontecer caso você tenha alergia ao pós descolorante ou a algum dos outros ingredientes. Para o teste, aplique um pouco do produto na pele atrás da sua orelha e deixe agir por 24 a 48 horas. Caso sinta qualquer coceira, irritação ou lesão no local, enxague bem e experimente outro método para descolorir os fios.
-
Misture o descolorante. Leia as instruções do pó descolorante para saber qual a quantidade ideal para usar. Normalmente, mistura-se uma parte do pó com duas partes do tonalizante, mas as medidas específicas dependem do produto que comprou. Prepare o descolorante em uma vasilha velha, com uma colher ou uma espátula que não vá mais usar na cozinha. O produto ficará azul ou branco-azulado. [2] X Fonte de pesquisa
- Se quer um cabelo platinado, adicione um produto de correção de cor vermelho-dourado. Siga bem as instruções do fabricante com relação às medidas e proporções.
-
Cubra a pele e as roupas. Os descolorantes podem manchar roupas e irritar a pele, portanto, é preciso se proteger. Use luvas e cubra os ombros com uma toalha velha que possa manchar sem problemas. Passe também um pouco vaselina no contorno do cabelo e no pescoço para proteger a pele.
- Jamais passe o descolorante no cabelo sem usar luvas de proteção, ou você pode acabar queimando a pele.
-
Faça um teste de mecha. Pegue uma mecha pequena de cabelo na região da nuca e borrife a aplique o produto nela, começando nas raízes e seguindo para as pontas. Deixe agir por 20 a 30 minutos e enxágue. Em seguida, confira o tom resultante e compare-o com uma toalha branca. Assim, você conseguirá ver se gosta da cor antes de iniciar o processo na cabeça inteira, além de ter uma ideia melhor de quanto tempo precisa deixar o produto. [3] X Fonte de pesquisa
-
Separe o cabelo em algumas seções e prenda-o. Torça as seções, como se fosse fazer coques, e prenda-as com prendedores de cabelo fáceis de remover; se possível, use prendedores que consiga colocar e tirar com uma mão só, pois isso vai facilitar bem o processo. Não prenda a seção pela qual vai começar a descoloração.
-
Aplique o descolorante ao cabelo seco. É importantíssimo que os fios estejam secos, para que o processo seja bem-sucedido. Use um pincel de tintura para aplicar a mistura descolorante no cabelo, e mantenha as seções já descoloridas separadas do restante, para ter uma ideia de quanto já progrediu e quanto falta progredir. Use prendedores de cabelo ou pedaços de papel-alumínio para separar as seções do cabelo.
- Dependendo do estilo desejado, você pode usar o pincel de tintura para aplicar o descolorante de diferentes formas, como: das pontas às raízes, das raízes às pontas, etc.
- Não passe o descolorante na cabeça em si, pois os componentes químicos dele podem queimar o couro cabeludo.
- Para fazer luzes bem profissionais, separe mechas de cerca de dois dedos de largura. Coloque papel-alumínio sob as mechas, para proteger o restante do cabelo e evitar que eles sejam descoloridos também. Aplique o descolorante sobre as mechas e envolva-as com o papel-alumínio para proteger o restante do cabelo enquanto o produto age. Esse processo certamente vai ser mais fácil com a ajuda de outra pessoa.
- Uma boa ideia é passar o descolorante na frente do cabelo, deixar agir e enxaguar. Depois, faça o mesmo com a parte de trás do cabelo. Cobrir toda a cabeça com o descolorante é um processo demorado, e é possível que você termine de passar o produto na parte de trás na hora que precisa enxaguar a parte da frente do cabelo. [4] X Fonte de pesquisa
-
Confira o resultado de tempos em tempos. Cubra a cabeça com uma touca de plástico e deixe o descolorante agir no cabelo. Quanto mais tempo passar, mais claros os fios ficarão. Continue conferindo os resultados a cada 10 minutos, até ficar satisfeita com a cor. Ainda assim, não deixe o produto agir por mais de 45 minutos.
- Diversos fatores influenciam no tom resultante e no tempo de ação, como o volume do desenvolvedor e a cor natural do cabelo. Talvez seja preciso descolorir os fios várias vezes, em intervalos espaçados em algumas semanas, até chegar no tom desejado.
-
Enxague o produto e lave o cabelo. Remova todo o descolorante usando água fria e, em seguida, lave o cabelo com um shampoo especial para fios descoloridos. Seque o cabelo e confira a cor. Se estiver do jeito que queria, pronto! Agora é só pentear o cabelo normalmente.
- Saiba que a descoloração pode resultar em diferentes tons, dependendo da cor natural do cabelo. Um castanho escuro virará um castanho médio, mas se exagerar na água oxigenada, você pode ficar com um cabelo alaranjado. Um castanho médio ficará bem claro, enquanto um castanho claro virará um loiro escuro. Cabelos vermelhos ficarão vermelhos ou loiros, dependendo da quantidade de produto, e um loiro escuro natural ficará bem claro. [5] X Fonte de pesquisa
-
Decida se vai usar um tonalizante. Algumas pessoas precisam tonalizar os fios para conseguir deixá-los com um tom platinado ou para uniformizar as imperfeições após a descoloração. Isso pode não funcionar bem para todo mundo, e pode acabar deixando seu cabelo com um tom grisalho indesejado. [6] X Fonte de pesquisa Use o tonalizante após descolorir o cabelo e estar satisfeita com o resultado — não passe o produto se há a possibilidade de aplicar o descolorante mais uma vez. Lave e seque o cabelo para poder avaliar a cor obtida antes de usar o tonalizante.
-
Prepare o tonalizante. Em uma vasilha, adicione as partes de tonalizante, desenvolvedor e o corretor de cor desejado, sempre seguindo as instruções do fabricante para acertar as medidas e proporções. Misture os produtos com uma espátula velha que não vai mais devolver para a cozinha.
-
Aplique o tonalizante. Seque um pouco o cabelo com uma toalha macia e use um pincel de tintura para aplicar o produto nos fios. É importante separar o cabelo em seções com prendedores ou pedaços de papel-alumínio, para saber quais partes já foram tonalizadas e quais ainda precisam do produto. Essa aplicação não é tão dependente do tempo de ação quanto a descoloração, portanto, não é preciso correr tanto.
-
Deixe o tonalizante agir por 30 minutos. Obviamente, o tempo específico depende do produto que está usando, mas a média costuma ser de meia hora. Espere o produto obter um tom roxo escuro nos fios e confira o resultado em uma mecha após 15 minutos. Se ainda não estiver no tom desejado, aguarde mais 10 minutos e confira. Continue checando a cada 10 minutos.
-
Enxágue o tonalizante. Coloque a cabeça sob água corrente fria, até que todos os resquícios do tonalizante desapareçam. Não use água quente ou morna, pois ela interromperá o processo de tonalização e impedirá que o produto remova mais cor do cabelo.
-
Lave o cabelo com um shampoo matizador roxo. Esse produto é um tipo de tonalizante utilizado para distribuir o pigmento roxo sobre os fios, eliminando os tons de cobre comuns no cabelo descolorido. Com um pouco de pigmento roxo, você neutraliza os tons de vermelho e amarelo, criando um cabelo levemente mais "frio". Enxágue o cabelo com água quente por alguns segundos, para abrir as cutículas capilares e prepará-las para absorver mais os tons de roxo. Aplique uma quantidade generosa de shampoo e deixe agir por cinco minutos. Em seguida, enxágue com água fria para fechar as cutículas e "selar" o cabelo, retendo o roxo. [7] X Fonte de pesquisa Enxágue completamente o cabelo, até remover os resíduos do produto, ou você pode acabar manchando as toalhas e ficando com o cabelo roxo.
- Existem diversas marcas de shampoos matizadores roxos, com preços variando de R$ 20 a R$ 80. A melhor opção é ir a uma perfumaria e pedir ajuda para uma vendedora, que vai guiá-la até o melhor produto para seu cabelo.
-
Cuide do cabelo. Os fios ficarão ressecados e quebradiços após a descoloração, e vão precisar de um condicionamento profundo para restaurar a umidade elasticidade. Use o condicionador profundo (seja ele industrializado ou feito em casa) pelo menos uma vez por semana e deixe-o agir por 20 a 30 minutos antes de enxaguar. Para melhores resultados, use o secador quente no cabelo enquanto o produto estiver fazendo efeito. Se preparou o um condicionador caseiro com alimentos, lembre-se de conferir se ele está bom e não estragou. Se misturou os ingredientes há mais do que uma semana, é melhor descartar o produto e preparar um novo.Publicidade
-
Compre água oxigenada. Trata-se de um componente químico (peróxido de hidrogênio) com diversos usos caseiros, incluindo a limpeza de cortes, a desinfecção de superfícies e a remoção de manchas. Além disso, o produto também pode ser utilizado para descolorir o cabelo. Ele é facilmente encontrado em farmácias, perfumarias e até mesmo alguns supermercados, e costuma ser relativamente barato. É importante conferir o rótulo, entretanto, para checar se a concentração não é maior do que 3%, para evitar danos sérios ao cabelo. [8] X Fonte de pesquisa
-
Comece com o cabelo "cru". Não importa o método de descoloração, saiba que seus fios vão ficar mais frágeis e secos do que o normal. Começar com um cabelo saudável minimiza os danos do processo, portanto, não tinja ou faça nenhuma química nos fios por pelo menos um mês antes de descolorir as madeixas. Use produtos suaves para limpá-lo, como xampus e condicionadores naturais, para deixar o cabelo o mais saudável possível.
-
Faça um condicionamento profundo nos fios. Use um condicionador profundo um ou dois dias antes de descolorir o cabelo para dar mais umidade aos fios. Existem muitos produtos para esse fim, variando de opções baratas a mais caras. Também é possível seguir uma receita caseira para criar o seu próprio condicionador, que normalmente envolve algum alimento como base — faça uma pesquisa na internet por "receitas de condicionador profundo" para encontrar algumas opções, que normalmente incluem bananas, abacates, maionese, iogurte, ovos, óleo de coco e outros alimentos. Este passo vai ajudar a minimizar o ressecamento e a quebra dos fios após a descoloração, pois dará mais umidade e elasticidade ao cabelo.
-
Faça um teste de reação alérgica. Esse passo pode parecer desnecessário e demorado, principalmente se você mal pode esperar para descolorir o cabelo, mas ele é importantíssimo para evitar problemas sérios de pele que podem acontecer caso você tenha alguma alergia à água oxigenada ou aos outros ingredientes. Para o teste, aplique um pouco do produto na pele atrás da sua orelha e deixe agir por 24 a 48 horas. Caso sinta qualquer coceira, irritação ou lesão no local, enxague bem e experimente outro método para descolorir os fios.
-
Coloque a água oxigenada em uma garrafinha spray. Use uma garrafa bem limpinha, sem nenhum resíduo de produto anterior. O bocal spray vai ajudar a aplicar o produto de forma mais uniforme e precisa no cabelo, mas teste-o antes em um local protegido para verificar se o líquido está sendo borrifado corretamente. Pegue também algumas bolinhas de algodão para caso queira fazer uma aplicação mais precisa em alguns pedaços específicos do cabelo.
-
Cubra a pele e as roupas. A água oxigenada pode manchar as roupas e irritar a pele, portanto, a proteção é importante. Use luvas e cubra seus ombros com uma toalha velha que possa ser manchada. Passe um pouco de vaselina ao redor do couro cabeludo e no pescoço para proteger a pele da região.
-
Umedeça o cabelo e divida-o em seções. Molhe bem o cabelo com água morna e seque-o de leve com uma toalhinha, dando batidinhas — não esfregue os fios. Deixe secar naturalmente por mais alguns minutos, até que fique apenas úmido, e não escorrendo. Em seguida, use prendedores de cabelo para dividir os fios em algumas seções, torcendo-as e prendendo-as no couro cabeludo. Use prendedores fáceis de soltar, de preferência do tipo que pode ser colocado e retirado com uma única mão, pois isso vai facilitar bastante o processo. Não prenda a seção que planeja descolorir primeiro.
- Outra opção para proteger os fios é passar óleo de coco derretido no cabelo antes de descolori-lo. Para derretê-lo, coloque o potinho fechado em um recipiente com água quente. Em seguida, despeje o óleo sobre o cabelo e massageie-o nos fios. Cubra a cabeça com uma touca de plástico e deixe o produto ser absorvido por algumas horas — se possível, durante uma noite inteira. Não enxágue antes de descolorir o cabelo. [9] X Fonte de pesquisa
-
Faça um teste de mecha. Pegue uma mecha pequena de cabelo na região da nuca e borrife a água oxigenada nela, começando nas raízes e seguindo para as pontas. Deixe agir por 20 a 30 minutos e enxágue. Em seguida, confira o tom resultante e compare-o com uma toalha branca. Assim, você conseguirá ver se gosta da cor antes de iniciar o processo na cabeça inteira, além de ter uma ideia melhor de quanto tempo precisa deixar o produto agir. [10] X Fonte de pesquisa
- Saiba que a descoloração pode resultar em diferentes tons, dependendo da cor natural do cabelo. Um castanho escuro virará um castanho médio, mas se exagerar na água oxigenada, você pode ficar com um cabelo alaranjado. Um castanho médio ficará bem claro, enquanto um castanho claro virará um loiro escuro. Cabelos vermelhos ficarão vermelhos ou loiros, dependendo da quantidade de produto, e um loiro escuro natural ficará bem claro. [11] X Fonte de pesquisa
-
Borrife a água oxigenada no cabelo. Comece borrifando o produto na primeira mecha desejada, aquela que você não prendeu. Mire o bocal da garrafa a partir de todos os lados, para encharcar bem o cabelo. Quanto mais produto aplicar, mais claros os fios ficarão, mas é importante tomar cuidado para não borrifar a água oxigenada diretamente no couro cabeludo, pois ela pode causar irritação na pele. Vá com calma, sem afobação, e observe como o cabelo reage ao produto conforme avança.
- Depois de aplicar o produto na primeira seção, solte a segunda e borrife-a com a água oxigenada. Repita até tratar todo o cabelo.
- Se quer apenas fazer algumas luzes, mergulhe uma bola de algodão na água oxigenada e passe-a sobre as mechas que deseja clarear.
- Para descolorir alguns pedaços da cabeça apenas, separe as mechas que deseja clarear e coloque pedaços de papel-alumínio sob elas, para proteger o restante do cabelo do spray de água oxigenada. Borrife o produto nas mechas e envolva-as com o papel-alumínio para deixar agir. Esse processo vai ser consideravelmente mais simples com a ajuda de um amigo ou familiar.
-
Deixe a água oxigenada agir por 30 minutos. Quanto mais tempo, mais claro o cabelo ficará, mas é importante tomar cuidado para não ultrapassar 45 minutos. Caso sinta qualquer irritação no couro cabeludo, enxágue imediatamente.
- Usar o secador de cabelo ou qualquer outra forma de calor durante o processo pode acelerar o clareamento dos fios, mas saiba que as altas temperaturas podem danificar as madeixas. [12] X Fonte de pesquisa Esse passo é completamente opcional, e se não sabe como o cabelo reage à água oxigenada, é melhor pulá-lo.
-
Enxágue a água oxigenada. Use água fria para remover todos os traços do produto do cabelo, e em seguida aplique um condicionador profundo para restaurar a hidratação dos fios. Deixe o cabelo secar e penteie normalmente.
-
Repita o processo em uma semana, se necessário. Se a primeira descoloração não gerou o resultado esperado, você pode descolorir os fios novamente com a água oxigenada. O ideal, entretanto, é esperar uma semana entre os tratamentos, para deixar o cabelo se recuperar desse processo, que é bastante nocivo aos fios. Se descolorir o cabelo duas vezes ou mais no mesmo dia (ou até mesmo na mesma semana), você corre o risco de causar danos sérios a ele — em alguns casos, pode haver até mesmo a queda completa dos fios. [13] X Fonte de pesquisa
-
Cuide do cabelo. Suas madeixas ficarão ressecadas e quebradiças após a descoloração, e vão precisar de um condicionamento profundo para restaurar a umidade elasticidade. Use o condicionador profundo (seja ele industrializado ou feito em casa) pelo menos uma vez por semana e deixe ele no cabelo por 20 a 30 minutos antes de enxaguar. Para melhores resultados, use o secador quente no cabelo enquanto o produto estiver fazendo efeito. Se preparou o seu próprio condicionador com alimentos, lembre-se de conferir se ele está bom e não estragou. Se misturou os ingredientes há mais do que uma semana, é melhor descartar o produto e preparar um novo.Publicidade
-
Consulte um cabeleireiro ou colorista de confiança. A maioria dos cabeleireiros é treinada para descolorir cabelos, mas alguns costumam ser mais habilidosos do que outros. Agende um horário com um cabeleireiro de confiança para conversar sobre a descoloração dos seus fios. Pergunte com que frequência ele executa o processo e como lida com diferentes tipos de cabelo. É bom também pedir dicas sobre como cuidar dos fios descoloridos e perguntar como ele acha que seu cabelo reagirá ao processo de descoloração.
- Peça por uma avaliação do seu cabelo antes. Alguns coloristas não descolorem cabelos que já foram tingidos, pois o processo acaba danificando os fios. [14] X Fonte de pesquisa
-
Escolha o tom desejado. Existe uma vasta gama de possíveis tons para fios descoloridos, incluindo o branco, o loiro claro e o platinado. Leve uma foto de alguém com o tom desejado para seu cabelo, pois isso vai ajudar o cabeleireiro a definir a melhor forma de descolorir seus fios.
-
Prepare-se para ter paciência. O processo de descoloração é lento e não acontece de forma instantânea. O cabeleireiro precisará de tempo para lavar seu cabelo, preparar a solução de descoloração e aplicá-la no cabelo. Os produtos devem então agir por um tempo (normalmente, 30 minutos) antes de serem enxaguados. Por fim, o cabeleireiro precisará lavar e secar o cabelo.
- Caso tenha um cabelo bem escuro e queira passar para algo um tom clarinho, pode ser preciso marcar uma segunda sessão. [15] X Fonte de pesquisa
- Se quiser descolorir apenas algumas mechas, o cabeleireiro ainda é a melhor opção. Ter uma pessoa cuidando do processo para você é bastante útil, já que ela conseguirá ver sua cabeça por cima e aplicar o produto de forma uniforme.
-
Cuide do cabelo. Suas madeixas ficarão ressecadas e quebradiças após a descoloração, e vão precisa de um condicionamento profundo para restaurar a umidade elasticidade. Use o condicionador profundo (seja ele industrializado ou feito em casa) pelo menos uma vez por semana e deixe ele no cabelo por 20 a 30 minutos antes de enxaguar. Para melhores resultados, use o secador quente no cabelo enquanto o produto estiver fazendo efeito. Se preparou o seu próprio condicionador com alimentos, lembre-se de conferir se ele está bom e não estragou. Se misturou os ingredientes há mais do que uma semana, é melhor descartar o produto e preparar um novo.Publicidade
-
Comece com o cabelo natural. Não importa o método de descoloração escolhido, saiba que ele vai deixar os fios ressecados e mais frágeis do que o normal. Começar com um cabelo saudável minimiza os danos do processo, portanto, não tinja ou faça nenhum outro tratamento no cabelo por pelo menos um mês antes de planejar descolori-lo. Use produtos suaves, como shampoos e condicionadores compostos apenas por ingredientes naturais, para que seu cabelo esteja o mais saudável possível antes da descoloração.
-
Faça um condicionamento profundo nos fios. Use um condicionador profundo um ou dois dias antes de descolorir o cabelo para dar mais umidade aos fios. Existem muitos produtos para esse fim, variando de opções baratas a mais caras. Também é possível seguir uma receita caseira para criar o seu próprio condicionador, que normalmente envolve algum alimento como base — faça uma pesquisa na internet por "receitas de condicionador profundo" para encontrar algumas opções, que normalmente incluem bananas, abacates, maionese, iogurte, ovos, óleo de coco e outros alimentos. Este passo vai ajudar a minimizar o ressecamento e a quebra dos fios após a descoloração, pois dará mais umidade e elasticidade ao cabelo.
-
Esprema alguns limões. Dependendo do comprimento do cabelo e do quanto deseja descolori-lo, você precisará espremer de dois a cinco limões. Corte-os ao meio e use um espremedor, ou as mãos mesmo, para extrair o suco deles em uma tigela. Caso use um limão siciliano, remova as sementes do suco.
- Não use um suco de limão industrializado, pois ele contém conservantes que podem danificar os fios.
-
Dilua o suco de limão. Passar suco puro nos cabelos vai ressecá-los consideravelmente, portanto, dilua-o em água. A ideia é usar quantidades iguais de água e suco de limão.
-
Coloque a solução em uma garrafa spray. O ideal é usar uma garrafinha nova, comprada em perfumaria, mas tudo bem reciclar uma que você já tiver em casa — nesse caso, lave-a bem algumas vezes com água e sabão para remover completamente os resquícios do produto que foi utilizado no recipiente. Encha a garrafa com o suco de limão e chacoalhe-a bem. Em seguida, borrife algumas vezes para testar se está tudo certo com o bico.
-
Borrife o suco de limão diluído no seu cabelo. Cubra bem o cabelo que deseja descolorir com a solução de limão, deixando os fios bem encharcados. Coloque mais suco nas áreas que gostaria de clarear mais, pois a quantidade de suco vai influenciar o efeito descolorante.
- Se quer apenas clarear algumas mechas, umedeça uma bola de algodão com o suco de limão e passe-a diretamente sobre os fios que gostaria de descolorir.
-
Saia para tomar um sol. A luz solar vai reagir com o suco de limão, causando a descoloração. A ideia é deixar o líquido secar completamente nos fios, o que deve levar cerca de 30 minutos no sol. Obviamente, passe protetor solar e cubra seu corpo para se proteger enquanto descolore o cabelo, e lembre-se de que esse processo pode ressecar bem os fios — por mais que o sol ajude a clarear as madeixas, ele também vai danificar os fios.
-
Lave o cabelo. Assim que o suco secar, lave o cabelo com shampoo e passe um condicionador hidratante. Penteie o cabelo como de costume para finalizar.
- Confira o resultado depois que o cabelo estiver seco. Se deseja um tom ainda mais claro, repita o processo após alguns dias. Não é bom descolorir o cabelo com limão mais de duas vezes no mês, para evitar danos aos fios.
Publicidade
Dicas
- Corte o cabelo após descolori-lo para eliminar as pontas ressecadas, pois isso vai deixar os fios com uma aparência mais saudável.
- Se prefere usar produtos naturais no cabelo e prefere evitar a química, experimente descolorir os fios com materiais caseiros como mel, azeite de oliva e chá de camomila. [16] X Fonte de pesquisa
- Saia bastante de casa, já que o sol costuma clarear o cabelo. Apesar da luz solar também danificar os fios, os danos costumam ser mais leves do que os causados por químicos fortes.
Publicidade
Avisos
- Entenda que suas feições e tons de pele vão ficar diferentes após descolorir o cabelo. É possível que algumas maquiagens ou roupas não funcionem tão bem quanto antes. É normal também que imperfeições de pele fiquem mais perceptíveis.
- Tanto a água oxigenada e o pó descolorante podem causar danos nos fios.
- Não descolora o cabelo se está ficando calvo, usando minoxidil ou qualquer outro produto de crescimento capilar ou se simplesmente não quer correr o risco de perder os cabelos. [17] X Fonte de pesquisa Um procedimento correto de descoloração não deve ocasionar a queda capilar, mas saiba que essa é uma possibilidade, ainda que remota. Se não sabe como seu cabelo vai reagir ao processo, o recomendado é ir em um salão fazer a descoloração com um profissional.
- Alguns médicos recomendam que gestantes e mães em processo de amamentação evitem tingir ou descolorir os fios, pois pequenas quantidades dos químicos utilizados são absorvidas pela pele e podem ser passadas para o feto ou para o leite materno. Mesmo que essas quantidades sejam pequenas e o risco de transmiti-las para o bebê sejam mínimos, mas é melhor evitar problemas. Na dúvida, consulte um médico ou use produtos descolorantes naturais. [18] X Fonte de pesquisa
- Não tente descolorir os cílios ou as sobrancelhas, pois o descolorante pode entrar em contato com seus olhos e causar irritação ou até mesmo cegueira. Consulte um cabeleireiro ou esteticista para completar o procedimento de forma correta e segura.
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.lorealprofessionnel.co.uk/hair-advice/hair-colour-advice/all-you-need-to-know-about-hair-toner
- ↑ http://www.xovain.com/hair/coconut-oil-hair-bleaching
- ↑ http://www.oprah.com/style/How-to-Dye-Hair-at-Home
- ↑ http://www.xovain.com/hair/coconut-oil-hair-bleaching
- ↑ http://bargainbabe.com/how-to-dye-your-hair-hydrogen-peroxide/
- ↑ http://givemewhitehair.tumblr.com/howto
- ↑ http://www.babble.com/beauty/calling-all-blondes-purple-shampoo/
- ↑ http://www.standardmedia.co.ke/evewoman/article/2000136280/how-to-safely-bleach-your-hair-with-hydrogen-peroxide
- ↑ http://www.xovain.com/hair/coconut-oil-hair-bleaching
- ↑ http://www.oprah.com/style/How-to-Dye-Hair-at-Home
- ↑ http://bargainbabe.com/how-to-dye-your-hair-hydrogen-peroxide/
- ↑ http://www.standardmedia.co.ke/evewoman/article/2000136280/how-to-safely-bleach-your-hair-with-hydrogen-peroxide
- ↑ http://bargainbabe.com/how-to-dye-your-hair-hydrogen-peroxide/
- ↑ http://fashionista.com/2014/06/dark-hair-platinum-bleach-blonde
- ↑ http://fashionista.com/2014/06/dark-hair-platinum-bleach-blonde
- ↑ https://www.wikihow.com/Highlight-Your-Hair-Naturally
- ↑ http://www.details.com/blogs/daily-details/2014/08/so-youre-thinking-of-bleaching-your-hair.html
- ↑ http://americanpregnancy.org/is-it-safe/hair-treatments-during-pregnancy/
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 97 384 vezes.
Publicidade