PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Ter um nervo comprimido na lombar pode ser bastante doloroso. Por um lado, às vezes a situação se resolve sozinha sem nenhum tratamento... Por outro, isso nem sempre acontece — e, nessas circunstâncias, existem diversos métodos alternativos para aliviar o incômodo (incluindo certos medicamentos e alongamentos). Em último caso, consulte um médico, quiroprático ou fisioterapeuta se nada der certo!

Método 1
Método 1 de 4:

Usando o método RICE (repouso, gelo, compressão e elevação)

PDF download Baixe em PDF
  1. Uma das formas mais simples de descomprimir um nervo na lombar é descansar a região. Evite ao máximo movimentá-la, além de não passar muito tempo sentado ou de pé. Mesmo assim, o ideal é que você ande mais que o normal.
    • Tente não dobrar, torcer ou fazer outros movimentos que possam machucar a lombar e as costas de modo geral.
  2. Nervos comprimidos podem causar não apenas dor, mas também inchaço. Coloque uma bolsa de gelo na lombar para reduzir o incômodo e a inflamação nos primeiros sete dias após o surgimento do problema.
    • Aplique a bolsa de gelo na lombar em sessões de dez a 15 minutos intercaladas por intervalos de 15. Dá para fazer isso várias vezes ao dia.
    • Na falta da bolsa, improvise colocando cubinhos de gelo em uma toalha de rosto. Nunca os aplique diretamente na pele.
  3. A compressão também ajuda a aliviar a dor. Use uma cinta de suporte lombar ou algo do tipo que aperte a área na medida certa. Esses acessórios aumentam a estabilidade na região, reduzindo a pressão no nervo.
    • Você pode usar a cinta de suporte pelo tempo que quiser, principalmente durante atividades intensas ou quando for levantar objetos pesados. Só não a deixe na região por mais de três dias sem conversar com um médico.
  4. Elevar as pernas pode aliviar a compressão do nervo na lombar. Dobre os quadris e os joelhos em 90 o e ponha um travesseiro ou almofada entre as pernas para mantê-las suspensas. Outra opção é ficar deitado no chão e apoiar as pernas no sofá. [1]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Ajustando seu estilo de vida

PDF download Baixe em PDF
  1. Encostos lombares são importantes para descomprimir os nervos nessa região das costas. Você pode instalar a peça em todos os assentos que usa, inclusive no carro. Se for preciso improvisar, use um travesseiro, uma almofada pequena ou uma toalha enrolada.
  2. Usar a cinta térmica com infravermelho é uma forma natural de aliviar a dor e incentivar a recuperação do nervo. O acessório leva feixes de infravermelho até os tecidos e ossos, melhorando a circulação. [2]
    • No geral, use a cinta térmica por 30 minutos, descanse por um período e faça uma massagem na região. Outra opção é usar o acessório por 30 minutos em um lugar e, depois, transferi-lo a outro pelo mesmo tempo. Dá para fazer isso várias vezes ao dia.
    • Compre a cinta térmica em farmácias ou pela internet.
  3. Você pode usar os glúteos (músculos das nádegas) para dar suporte à coluna e reduzir a dor nos nervos. Antes de fazer qualquer movimento de dobra com o corpo ou se levantar, contraia os músculos para estabilizar as costas e diminuir os movimentos anormais que poderiam causar mais dor na região.
  4. Se o nervo comprimido estiver atrapalhando seu descanso, deite-se de lado e coloque um travesseiro entre os joelhos. Não vai ser difícil encontrar uma posição pélvica neutra que reduza a dor.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Fazendo alguns alongamentos

PDF download Baixe em PDF
  1. Alongar os flexores do quadril pode ajudar a descomprimir os nervos na lombar. Levante-se, dê um passo para trás com um pé e dobre o joelho dessa perna traseira. Você vai sentir seu peso passando para o quadril — e, assim, fazer o alongamento. Conte de dez a 20 segundos, inverta as pernas de posição e repita o movimento.
  2. A posição pode aliviar a dor na lombar. Deite-se no chão com um travesseiro debaixo da cabeça. Se necessário, ponha uma almofada na lombar. Levante as panturrilhas e apoie-as em uma cadeira ou um sofá, dobrando os quadris e os joelhos em 90 o .
    • Você pode ficar nessa posição pelo tempo que se sentir confortável, desde que conte pelo menos de 30 a 60 segundos.
    • A posição não deve provocar nenhuma dor.
  3. Alongar alguns dos músculos em torno das costas também pode descomprimir o nervo e aliviar a dor. Comece com o abdômen: sente-se e estenda as pernas à frente. Em seguida, gire o tronco ao mesmo tempo que coloca a mão no joelho oposto. Incline-se para frente e alongue os músculos das costas. Conte cerca de cinco segundos, inverta o lado e repita.
    • Aproveite para alongar os músculos laterais: fique de pé e incline o corpo para um lado até sentir o efeito. Conte alguns segundos, inverta a direção e repita. Vá de um sentido para outro entre cinco e seis vezes.
  4. Alongar os isquiotibiais também alivia a dor na lombar. Sente-se e estenda as pernas. Incline o corpo para frente até encostar nos dedos dos pés — ou, se isso for difícil, pelo menos tocar seus tornozelos, as pontas dos tênis ou outra região. Conte alguns segundos, endireite a coluna e repita o movimento. [3]
    • Deite-se de costas com um travesseiro por baixo da cabeça. Dobre os joelhos e aproxime um deles do seu peito. Segure o isquiotibial (ou seja, a parte posterior da perna) com as duas mãos. Endireite o joelho até onde você conseguir, sempre com calma, e puxe a perna na sua direção por cerca de 30 segundos. Por fim, dobre o joelho e volte à posição inicial.
  5. Alongar a lombar é uma tática certeira para aliviar a dor de nervos comprimidos. Deite-se de costas, com um travesseiro debaixo da cabeça, e dobre os joelhos. Aproxime um deles do seu peito, segure-o com as duas mãos e puxe-o para cima com cuidado. Se você sentir dor, relaxe um pouco. Conte cerca de 30 segundos. [4]
    • Deite-se de bruços e apoie-se nos cotovelos. Mantenha o pescoço alongado e erguido enquanto faz força nas mãos para alongar o peito e se afastar do chão. O ideal é que suas costas fiquem arqueadas — e que dê para sentir o alongamento nessa região e na barriga. Conte cerca de dez segundos assim.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Buscando tratamento médico para o nervo comprimido

PDF download Baixe em PDF
  1. Medicamentos de venda livre podem ajudar a reduzir dores mais leves causadas pela compressão de nervos. AINEs (anti-inflamatórios não esteroides) como ibuprofeno e aspirina diminuem o inchaço e o incômodo. [5]
    • Leia e siga à risca as instruções da bula. Não dê aspirina a crianças e adolescentes, pois ela aumenta o risco da síndrome de Reye. [6]
  2. Você pode comprar um creme ou pomada com efeito analgésico e passar na área dolorida. Espere alguns minutos até o produto começar a fazer efeito.
    • Mais uma vez, leia e siga à risca as instruções da bula.
    • Compre o creme ou a pomada em farmácias e até algumas lojas virtuais.
  3. Se você acredita que está com um nervo comprimido na lombar, talvez valha a pena consultar um quiroprático. Ele vai fazer um exame físico, avaliar os sintomas e determinar a causa da dor.
  4. Um médico pode receitar medicamentos como a primeira linha de tratamento para nervos comprimidos. Nesse caso, talvez ele indique esteroides e outros anti-inflamatórios — além de analgésicos, como opioides. O objetivo de todos é o mesmo: reduzir a dor. [7]
    • Dependendo do caso, o médico vai receitar relaxantes musculares ou anticonvulsivos ou até indicar a injeção de analgésicos diretamente na coluna.
  5. Se a dor não passar, vale a pena buscar por fisioterapia. O terapeuta vai indicar alongamentos e exercícios específicos para descomprimir o nervo na sua lombar, além de fazer certos movimentos com você (aqueles que não daria para fazer sem ajuda). [8]
  6. Se o nervo comprimido continuar causando dor, pode ser que o médico decida que é melhor fazer uma cirurgia pouco invasiva. Esse tipo de procedimento tem vários benefícios, incluindo diminuir o incômodo e aumentar a mobilidade. Converse com ele para saber qual é a melhor opção para seu caso. [9]
    • Existem vários tipos de procedimentos: o cirurgião pode raspar parte do osso para criar uma abertura para o nervo (o que o descomprime), remover todo o osso ou até extrair o disco que levou à compressão.
    • A maioria das cirurgias em nervos lombares é minimamente invasiva. Você deve poder voltar para casa no mesmo dia e repousar por conta própria, embora precise fazer consultas de acompanhamento.
    • Assim como qualquer cirurgia que envolve os nervos, há riscos de danos neurológicos — que, no geral, são detectados imediatamente.
    Publicidade

Dicas

  • Nunca alongue os músculos além da conta. Se você sentir dor durante qualquer atividade ou exercício, pare imediatamente.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 1 294 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade