As baterias automotivas armazenam grande quantidade de energia e são construídas para fornecer uma carga elétrica instantânea. No entanto, ao fazer uma chupeta ou trabalhar no sistema elétrico do carro, é necessário manipulá-las com cuidado. Siga passos os seguintes para aprender a desconectar uma bateria de carro.
Passos
-
Tome as devidas precauções antes de tentar desconectar a bateria. Além conter uma carga elétrica potencialmente letal, as baterias também têm agentes corrosivos que podem produzir um gás inflamável. Antes de remover a bateria do carro, siga as medidas de segurança necessárias.
- Desligue o motor do carro na ignição.
- Use óculos e luvas de proteção para proteger os olhos e as mãos.
-
Encontre o terminal negativo no topo da bateria do carro. Geralmente, ele está coberto por uma tampa preta. Além disso, também pode haver um sinal negativo desenhado perto do conector. Já o terminal positivo geralmente tem uma tampa vermelha ou um sinal positivo desenhado.
-
Determine o tamanho do soquete necessário para desparafusar a porca do terminal negativo. Ao desconectar a bateria, procure trabalhar sempre no terminal negativo antes do positivo.
- Pegue um soquete do kit e segure-o perto, mas não contra, da porca do terminal negativo da bateria. Em seguida, verifique o tamanho de soquete necessário para desparafusar a porca.
- Encaixe o soquete de tamanho adequado na chave. Talvez seja necessário encaixar um extensor na chave para conseguir alcançar a porca.
- Encaixe a chave na porca do terminal negativo e gire-a em sentido anti-horário (lembre-se: para direita aperta e para esquerda afrouxa). Será necessário dar apenas algumas voltas para soltá-la.
- Puxe o conector negativo da bateria depois de ter soltado a porca. Deixe-o de lado para evitar que entre em contato com a bateria enquanto você estiver trabalhando.
- Se o cabo ficar preso ao conector da bateria, talvez uma ferramenta especial para retirar o cabo da bateria seja necessária para remover o conector negativo. Verifique junto a uma loja de autopeças ou um mecânico.
-
Procure seguir o mesmo procedimento para desconectar o terminal positivo. Depois de removê-lo do terminal, não deixe o conector tocar em nenhuma parte metálica do carro, pois existem correntes residuais no sistema que, caso ele esteja tocando em uma superfície de metal, poderão afetar ou danificar os circuitos no veículo.
-
Prossiga com o trabalho. Depois de desconectar os cabos da bateria é possível realizar com segurança os reparos nos componentes elétricos do veículo. Se for necessário apenas colocar uma bateria nova, é possível fazê-lo em alguns passos simples.
- Depois que desconectar a bateria, desparafuse os suportes que a seguram no lugar.
- Erga a bateria para removê-la da bandeja. No entanto, esteja ciente que as baterias de carro podem pesar até 20 kg, caso precise pedir ajuda.
- Com o auxílio de uma escova de dentes velha, escove os cabos da bandeja e da bateria com uma mistura de bicarbonato de sódio diluído. Em seguida, aguarde até eles secarem antes de colocar a nova bateria no lugar.
- Coloque a bateria nova no lugar e aperte as travas.
- Primeiro, conecte o cabo do terminal positivo e, em seguida, o do negativo. Não se esqueça de apertar bem as porcas em cada terminal.
- Feche o capô e ligue o carro.
- Procure descartar a bateria antiga de forma adequada. Talvez a loja de autopeças onde a bateria nova foi comprada aceite a antiga como parte do pagamento. Caso contrário, leve-a para um centro de reciclagem ou um ferro-velho. Às vezes, eles podem aceitá-la por um valor irrisório.
Publicidade
Dicas
- As baterias automotivas padrão podem gerar centenas de amperes de corrente, que é aproximadamente a quantidade de corrente usada por um arco de solda. Não tente testar a carga da bateria tocando os terminais positivo e negativo com uma ferramenta de metal. A corrente é tão alta que pode danificar a ferramenta e também machucá-lo.
- Utilize lacres para amarrar os cabos afastados da bateria e evitar que eles toquem no terminal, causem faíscas ou choque elétrico.
- Remova todas as joias, principalmente anéis e correntes.
- Trabalhe em uma área externa, onde não haja a possibilidade de gases se acumularem.
- Use óculos de proteção e luvas isolantes.
- As baterias de veículos híbridos produzem mais de 300 volts, o que é um nível potencialmente letal. Caso você precise trabalhar em qualquer componente elétrico de um veículo híbrido, primeiramente, localize na traseira do carro a bateria de alta tensão e desative-a desconectando a fiação, que geralmente é codificada na cor alaranjada. Ao realizar essa tarefa, use ferramentas e luvas isolantes para reduzir o risco de choque. Além disso, procure seguir o procedimento exato informado pelo fabricante, pois poderá haver mais etapas envolvidas.
Materiais Necessários
- Conjunto de soquetes
- Extensor para chave soquete
- Óculos de proteção
- Luvas isolantes
- Escova de dentes velha
- Panela pequena
- Bicarbonato de sódio
- Água
- Lacres
Referências
Sobre este guia wikiHow
Para desconectar a bateria de um carro, comece desligando o motor e abrindo o capô do veículo para acessar a bateria. Use proteção ocular ao mexer na bateria para evitar que possíveis faíscas machuquem seus olhos. Identifique os terminais positivo e negativo na bateria. O terminal positivo estará marcado com um "+", enquanto o terminal negativo estará marcado com um "-". Se houver tampinhas de plástico sobre os terminais, retire-as agora. Em seguida, use uma chave inglesa para remover o cabo negativo da bateria. Tome cuidado para não encostar nos terminais positivo e negativo ao mesmo tempo com a chave, ou você pode acabar gerando uma faísca. Levante o cabo negativo e deixe-o de lado. Depois, remova o cabo positivo e levante-o também. Se a bateria continuar presa, use uma chave soquete para soltar o engate que a segura no lugar. Se ela estiver solta, levante-a e retire-a do carro. Pronto! Para dicas sobre como retirar e limpar a bateria do seu carro, continue lendo!