Baixe em PDF Baixe em PDF

A carne congelada é um alimento fácil de guardar e prático de cozinhar. Porém, se você não a descongelar da maneira correta, corre-se o risco de que bactérias perigosas se proliferem na carne. Em primeiro lugar, descongele-a lentamente e por igual dentro da geladeira. Este método é o mais lento, mas também é o mais seguro e fácil. Outra opção é descongelar a carne em uma tigela com água fria. Tal Método é mais rápido do que o uso da geladeira e mais delicado do que o uso do micro-ondas Por último, para aquecer itens rapidamente use a função “descongelar” do micro-ondas. Verifique o alimento de vez em quando para ver se alguma parte mais fina da carne não está cozinhando sem querer.

Método 1
Método 1 de 3:

Descongelando a carne na geladeira

Baixe em PDF
  1. O método do refrigerador é fácil e seguro e não exige muito tempo para preparar nada. Além disso, você não precisa se preocupar se vai cozinhar alguma parte mais fina da carne ou superaquece-la. Entretanto, pode levar mais tempo para descongelar o alimento, principalmente pedaços grandes de carnes, como um peru ou como um porco.
    • Se você não tiver pelo menos 24 horas para aguardar a carne descongelar, escolha um Método mais rápido.
  2. Watermark wikiHow to Descongelar Carne
    Prefira um prato grande e resistente para dar conta do pedaço. O prato evita que o líquido proveniente do derretimento da carne escorra na geladeira. [1] Se o corte for muito grande, como um peru ou outro assado, coloque-o em uma panela grande.
    • Não retire a embalagem de plástico. Ela protege a carne de outros alimentos e resíduos presentes na geladeira.
  3. Coloque o prato com a carne congelada na geladeira por, pelo menos, 24 horas. Para cortes grandes, é necessário 24 horas para descongelar cada 2,5 kg de carne. [2] Após esse período, verifique a carne de tempos em tempos para ver se ela já descongelou.
    • Perfure a embalagem de plástico ou vire-a para ver se o alimento já descongelou ou não.
    • Lave as mãos antes e depois de ter lidado com a carne congelada para evitar contaminação.
  4. Como o método de descongelamento dentro da geladeira é muito suave, você não precisa cozinhar a carne imediatamente. Pelo contrário: é possível mantê-la na geladeira para usar mais tarde ou até cozinhá-la em outro dia. Por exemplo:
    • O frango, peixe e a carne moída podem ser mantidos na geladeira por mais um ou dois dias.
    • A carne vermelha, carne de porco, cordeiro ou vitela podem ser mantidos na geladeira por três a cinco dias. [3]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Usando água fria para descongelar carne

Baixe em PDF
  1. Essa técnica de descongelamento é mais rápida do que a do refrigerador. Uma peça com 2,5 kg ou menos pode ser descongelada em uma hora enquanto cortes maiores, levam de duas a três horas. Além disso, você não corre o risco de cozinhar partes finas da peça como poderia ocorrer no micro-ondas. Entretanto, depois de ser descongelada, a carne precisa ser preparada imediatamente.
  2. Watermark wikiHow to Descongelar Carne
    Esse tipo de saco preserva o alimento, protegendo-o de bactérias presentes no ar ou na água. [4] Primeiro, escolha um saco grande que possa ser colocado no congelador. Em seguida, feche a carne dentro dele, pressionando-a para remover todo o ar da embalagem.
    • Não é necessário retirar a embalagem plástica antes de colocar a carne num desses sacos.
  3. Watermark wikiHow to Descongelar Carne
    Escolha uma tigela grande e coloque-a na pia, enchendo-a com água fria da torneira. Depois, coloque o saco hermeticamente fechado com a carne dentro da água, mergulhando-o por completo. Deixe a carne ali até que ela descongele completamente. A cada meia hora, retire o conteúdo e reabasteça a tigela com água fria.
    • Um pedaço de carne com aproximadamente 0,5 kg pode levar de 15 a 30 minutos para descongelar.
    • Pedaços maiores podem demorar entre duas a três horas. [5]
  4. Embora a carne tenha sido submersa em água fria, ela foi exposta a temperaturas mais altas. Desse modo, ela deve ser cozida logo após o descongelamento. Se você quiser congelar a peça de novo, é preciso prepará-la antes. [6]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Descongelando a carne no micro-ondas

Baixe em PDF
  1. Esse Método rápido funciona melhor para descongelar pedaços pequenos de carne cortados uniformemente. O equipamento descongela a carne em questão de minutos. No entanto, essa técnica pode cozinhar parcialmente a carne ou deixá-la dura, alterando a qualidade da receita. [7]
    • Um alimento descongelado deve ser preparado imediatamente após o degelo. Caso você não queira cozinhá-lo imediatamente, deixe para descongelar a carne só quando for usar.
  2. Watermark wikiHow to Descongelar Carne
    Em primeiro lugar, remova toda a embalagem plástica da carne. Essa embalagem retém a umidade que vai “ferver” o lado externo da peça. [8] Depois, coloque-a em um prato grande e próprio para micro-ondas. Se houver algum pedaço mais fino na peça, coloque-o perto do centro do micro-ondas para evitar que ele cozinhe. [9]
    • Use pratos apropriados para micro-ondas , incluindo pratos de cerâmica e vidro que não tenham enfeites de metal.
    • Algumas carnes vêm em bandejas de isopor. Essas bandejas não são seguras para o uso em micro-ondas e devem ser descartadas.
  3. Cada marca de micro-ondas é um pouco diferente. No entanto, a maioria possui um botão especial para “degelo”. Para descongelar a carne, coloque-a no equipamento e aperte esse botão. Algumas vezes, o micro-ondas pede para digitar o peso da carne. Essa medida é utilizada para determinar o tempo de descongelamento.
    • Antes de utilizar a função “degelo”, leia o manual do fabricante.
  4. Watermark wikiHow to Descongelar Carne
    A cada um minuto, pause o aparelho e verifique a carne. Toque as laterais com cuidado para ver se elas estão quentes. Se for o caso, deixe a peça esfriar um minuto ou menos para poder continuar o descongelamento. Assim que o degelo da carne terminar, retire-a. [10]
    • Use um pano para retirar o prato de dentro do micro-ondas e evitar queimaduras.
    • Lave as mãos antes de lidar com carne crua para evitar a contaminação do alimento.
  5. Quando se utiliza o micro-ondas para descongelar a carne, ela é exposta a uma temperatura muito alta que pode propiciar a proliferação de bactérias. Dessa maneira, a peça deve ser cozida imediatamente para evitar qualquer contaminação alimentar. [11] É preciso prepará-la antes caso você queira congelá-la novamente.
    Publicidade

Avisos

  • Não descongele carne fora da geladeira ou no forno. Esses métodos podem favorecer o crescimento de bactérias perigosas.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 290 453 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade