PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

O descongelamento adequado de peixes ajuda a manter a carne saborosa e com a textura certa, enquanto também impede que o peixe seja contaminado por bactérias. Para descongelar um peixe com segurança, o método mais fácil é deixá-lo na geladeira, fora do freezer, na noite anterior ao preparo. Se você precisar usar o peixe na hora, é possível descongelá-lo em um pote com água fria. E se você estiver com muita pressa mesmo, tente cozinhá-lo sem descongelar a carne antes.

Método 1
Método 1 de 3:

Descongelando na geladeira

PDF download Baixe em PDF
  1. Verifique se o peixe está em boas condições antes de prepará-lo. Peixe congelado deve vir embalado em plástico sem rasgos ou amassados. Ao comprar frutos-do-mar congelados, examine-os minuciosamente para ter certeza de que parece confiável. [1]
    • Compre frutos-do-mar completamente congelados e não parcialmente descongelado. Escolha pacotes armazenados no fundo do freezer, não os que estão por cima. [2]
    • Não compre o peixe cuja embalagem contenha cristais de gelo por dentro. Isso significa que o pacote esteve armazenado por muito tempo e pode estar impróprio para consumo.
  2. Se você quiser usar o peixe no dia seguinte, coloque-o, na noite anterior, nas prateleiras da geladeira para que a carne descongele devagar. Isso mantém o peixe a uma temperatura constante ao mesmo tempo em que permite que ele degele completamente.
    • Descongelar peixe na geladeira é a melhor maneira de preservar seu sabor e sua textura.
    • Leva muitas horas para descongelar o peixe na geladeira. Se você estiver sem tempo, tente um outro método. Resista à tentação de deixá-lo sobre a mesa para descongelar à temperatura ambiente; as partes externas do peixe podem começar a apodrecer antes que o interior esteja completamente descongelado. [3]
  3. Um peixe descongelado deve ter a mesma textura e o mesmo cheiro que tem um peixe fresco. Embora possa não ter a mesma cor fresca e brilhante, a carne não deve estar desbotada ou manchada. Sinta o cheiro do peixe: se tiver um cheiro forte demais ou parecer vencido, então não é mais utilizável. Peixe descongelado deve ter um leve cheiro de peixe, mas não deve ser desagradável.
  4. Peixes descongelados podem ser usados no lugar de peixes frescos em qualquer receita. Cozinhe o peixe na temperatura adequada. Normalmente, o peixe está pronto quando sua carne não estiver mais translúcida e sua textura é flocosa e firme.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Descongelando peixe rapidamente

PDF download Baixe em PDF
  1. Coloque o peixe em um saco plástico e amarre o saco com um nó, para selar o pacote completamente. Você não quer que a água toque o peixe. A temperatura fresca da água será capaz de descongelar o peixe através do saco plástico. [4]
  2. Se o peixe flutuar, coloque um prato ou outro peso por cima, para mantê-lo totalmente submerso. O peixe descongelará rapidamente na água fria. Deixe descansar por cerca de uma hora para garantir que ele descongele por completo antes de usá-lo. [5]
    • Como alternativa, você pode colocar o peixe sob água corrente para derreter o gelo. A água não precisa sair muito forte; basta uma corrente constante. Isso irá descongelar o peixe mais rapidamente do que colocá-lo num pote com água fria. No entanto, use a água corrente apenas para filés finos de peixe, já que você não quer desperdiçar muita água para tentar descongelar um peixe inteiro durante uma hora ou mais.
    • Verifique se o peixe está completamente descongelado pressionando um dedo contra a carne. Se parecer congelado no meio, deixe-o continuar o degelo.
    • Não descongele peixes em água quente. Isso descongelará a carne desproporcionalmente e rápido demais, transformando seu sabor e textura. Esse procedimento tornará ainda as partes externas do peixe suscetíveis à contaminação por bactérias antes que o interior da carne tenha terminado de descongelar.
  3. Use a configuração de degelo do seu microondas como uma alternativa à água fria. Coloque seu peixe em um recipiente próprio para microondas e descongele por vários minutos. Verifique o peixe de vez em quando, e interrompa o ciclo de degelo quando o peixe ainda estiver gelado, porém maleável.
    • Use esse método apenas se estiver planejando cozinhar o peixe imediatamente após o degelo.
    • Tome cuidado para não cozinhar o peixe no microondas; retire-o enquanto ainda estiver gelado para garantir que a textura e o sabor não comecem a se deteriorar.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Cozinhando peixe congelado

PDF download Baixe em PDF
  1. Isso limpará os cristais de gelo acumulados enquanto ele congelava. Enxágue-o bem sob água corrente. Seque o peixe num papel toalha antes de continuar.
  2. Se não tiver tempo ou disposição para descongelar uma peça de peixe, você pode pular a parte incômoda e cozinhá-lo congelado mesmo. [6] Certos modos de preparo permitem que você transforme um pedaço de peixe congelado em um delicioso prato, sem passos intermediários de descongelamento. Tente esses métodos:
    • Vaporizar. Coloque o peixe em uma camada de caldo de vegetais e deixe-o no vapor. É um método de preparo saudável e delicioso que resulta numa carne macia, quer você comece com peixe fresco ou cru.
    • Assar. Passe uma pincelada de azeite de oliva no peixe e coloque-o numa assadeira. Asse o peixe até que a carne não seja mais opaca e se solte facilmente, como flocos.
    • Use papel alumínio na grelha. Se você quiser mesmo grelhar o peixe, pincele azeite de oliva sobre ele e polvilhe-o com temperos. Depois, envolva-o em uma folha de papel alumínio e dobre as pontas. Coloque-o na grelha quente. O peixe irá vaporizar dentro do pacote e seu sabor será delicioso quando estiver pronto.
    • Acrescente-o à uma sopa ou guisado. Se você tiver camarão, mexilhões ou lulas congeladas, pode simplesmente adicioná-los a um guisado ou sopa que esteja cozinhando em fogo brando. Os frutos-do-mar começarão a cozinhar no líquido temperado e estarão prontos para comer em poucos minutos.
  3. Algumas receitas indicam que o peixe seja descongelado de modo a atingir a textura correta e cozinhar por inteiro. Por exemplo, se você grelhar um peixe congelado, pode acabar com um pedaço de peixe assado demais por fora e ainda frio por dentro. Fritar peixe congelado também pode resultar em peixe mal cozido. Veja se a receita que você está seguindo especifica que você deve usar peixe descongelado para melhores resultados. [7]
    • Se você não tiver certeza se pode cozinhar o peixe ainda congelado, provavelmente é melhor descongelá-lo primeiro, por precaução.
    • Porém, se uma receita especificar que o peixe deve ser descongelado, você ainda pode arriscar e cozinhá-lo congelado. Acrescente apenas alguns minutos ao tempo de preparo e certifique-se de que o peixe esteja totalmente cozido antes de servir.
    Publicidade

Dicas

  • Uma vez que estiver descongelado, cozinhe o peixe seguindo as instruções adequadamente.
  • O peixe deve ter um cheiro fresco e suave, e não cheirar fortemente a peixe, azedo ou amônia.
  • A carne de peixes inteiros e filés deve ser firme e reluzente e as guelras devem ter a cor vermelho vivo, sem lodo.
  • A carne deve recuar quando pressionada.
  • Só compre peixe que esteja refrigerado ou disposto sobre uma camada de gelo fresco, que não esteja derretendo (de preferência em uma caixa ou sob algum tipo de cobertura).
  • Frite o peixe com pele delicada em óleo na sua mais alta temperatura.
  • Não use água quente para não ter efeitos indesejados.
  • Não congele o peixe novamente, pois ele pode não ficar bom.
  • Não apresse o descongelamento.
  • Não tente dobrar o peixe enquanto ele ainda está descongelando; você pode quebrá-lo facilmente.
Publicidade

Avisos

  • Não use água quente para descongelar o peixe. Isso pode aumentar as chances de contaminação por bactérias.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 175 913 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade