PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Existem tantas maneiras de descrever um beijo como há gotas de água numa tempestade. Mas se você quiser criar um beijo eficaz e bem descrito, é importante definir a cena e criar um desenvolvimento, assim como uma forte descrição do beijo em si para garantir que a ação possui ressonância emocional para o seu leitor ou ouvinte.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Preparando a cena

PDF download Baixe em PDF
  1. Talvez você tenha dois personagens que tenham paquerado um ao outro por um longo período de tempo, ou dois personagens que de repente se dão conta de seus sentimentos um pelo outro. Independentemente disso, é importante isolar quais personagens na história darão o beijo para que você possa mudar o ponto de vista da narração para eles.
    • Tenha em mente que você não necessariamente precisa ter duas pessoas se beijando, já que poderiam ser vários personagens se beijando ou uma pessoa se beijando no espelho. Em qualquer caso, é uma boa ideia identificar os personagens na cena do beijo.
  2. O cenário é importante porque informará o humor do beijo. [1] Na escrita, o humor é um elemento literário que evoca certos sentimentos ou vibrações em seu público-alvo através de palavras e descrições. [2] Pense nisso como a atmosfera em que seus personagens estão se movimentando, ou se beijando.
    • Ao definir o cenário do beijo, você pode criar diversos significados implícitos. O cenário irá ajudá-lo a estabelecer um certo humor ou atmosfera, e você poderá mostrar ao seu público um certo estado de espírito em vez de contar explicitamente.
    • Por exemplo, um beijo num estacionamento vazio e escuro tem um clima ou atmosfera completamente diferente do que um beijo numa festa. Um cenário sugere um clima mais íntimo e o outro sugere um clima mais exposto ou aberto.
  3. Seus personagens estarão sozinhos ou cercados por outras pessoas? Um dos personagens estará mais agressivo ou ansioso para o beijo? Os dois personagens sabem que o beijo acontecerá ou serão completamente surpreendidos por ele? [3]
    • Esse também é um bom momento para pensar em como seus personagens ficarão posicionados na cena. Talvez uma pessoa ficará de pé ao lado de outra num cômodo. Ou talvez ambos os personagens estarão sentados lado a lado.
    • Pense sobre a presença física de seus personagens e como eles se movimentarão na cena do beijo.
  4. Essa é uma oportunidade para que você pense sobre as motivações de seus personagens e por que eles acabariam se beijando. Se eles se odeiam ao longo da história, mas de repente acabam num beijo profundo e sensual, isso pode não ser muito crível para o leitor. [4]
    • Reavalie como e por que você chegou a esse ponto na história onde os personagens se encontram numa cena de beijo. Você estabeleceu bem a relação deles nos primeiros estágios da história para que um beijo faça sentido? E se você tiver escolhido o elemento surpresa, pergunte-se se criou suficientes detalhes sobre o personagem para que o beijo pegue os leitores desprevenidos, mas sem confundi-los.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Criando um desenvolvimento

PDF download Baixe em PDF
  1. Embora possa ser tentador apenas jogar dois personagens juntos numa sala trancada ou caverna escura, onde eles irão eventualmente recorrer a um beijo, uma técnica mais eficaz é usar conflitos passados ou conflitos em curso entre os personagens para criar uma versão convincente para o beijo. [5]
    • Isso poderia ser um amor do passado que reaparece na vida de um personagem ou uma cena anterior, onde um personagem vê um outro personagem fazer algo que ele acha atraente. Lembre-se, um beijo é geralmente uma indicação de desejo, então certifique-se de que seus personagens desejam um ao outro, mesmo que apenas por um momento, para fazer o beijo parecer crível.
    • Não negligencie todo o trabalho duro que você colocou na construção de seus personagens. Em vez disso, use a caracterização como vantagem e construa a partir de conflitos ou cenas anteriores para criar um desenvolvimento.
  2. Agora que você estabeleceu como um conflito passado levou a ambos os personagens a considerarem se beijar, é importante colocar os dois à distância de um beijo. [6]
    • Isso é possível fazendo os dois personagens acidentalmente esbarrarem um no outro, ou um dos personagens planejar correr até o outro. Há muitas maneiras em que você pode mover fisicamente seus personagens para que eles cheguem a um determinado cenário e estado de espírito que sejam adequados para um beijo, mas o objetivo é aproximá-los.
    • Concentre-se nos movimentos corporais de seus personagens. Uma movimentação rápida e direta entre eles indicará desejo ardente, enquanto uma mais lenta indicará insegurança sobre a situação.
  3. Devido aos seus personagens agora estarem à distância de um beijo, eles têm a oportunidade de observar pequenos detalhes no rosto ou no pescoço um do outro. Seus personagens estão vendo um ao outro de uma maneira nova e íntima, então reflita isso incluindo descrições físicas de algo que não tinha sido observado antes.
    • Por exemplo, o personagem poderia perceber que o outro tem uma mancha esverdeada nos olhos, uma sarda no nariz ou uma pequena marca de nascença no pescoço.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Descrevendo o beijo

PDF download Baixe em PDF
  1. Ao invés de simplesmente jogar diversos adjetivos para descrever o beijo, concentre-se em como o beijo está afetando a visão, audição, olfato, tato e paladar do personagem. Isso fará com que as descrições sejam específicas para o ponto de vista de seu personagem e garantirá que você está atingindo todos os aspectos sensuais da ação. [7] [8]
    • A visão é provavelmente um dos sentidos mais fáceis de descrever; simplesmente escreva o que o personagem está vendo durante o beijo.
    • O som poderia significar o ruído de fundo, como a música numa festa ou os batimentos cardíacos altos e excitados do personagem. Dependendo da duração do beijo, você também poderia incluir gemidos suaves ou outros ruídos de prazer (ou desgosto), conforme apropriado.
    • O cheiro poderia ser o que o personagem sente no ar ou na outra pessoa durante a ação, como perfume, colônia ou um perfume natural.
    • O toque é um aspecto muito importante para descrever um beijo. Concentre-se nos detalhes táteis, como a sensação na pele do personagem e nos lábios.
    • O gosto pode ser amplo ou muito específico ao descrever um beijo. Tenha em mente que descrever um beijo como sendo doce sugere que foi agradável, e descrevê-lo como azedo ou amargo sugere que pode não ter sido de forma alguma agradável.
  2. Pense em como seus personagens estão movendo seus corpos conforme eles se beijam. A linguagem corporal também vai deixar o público ciente de como os personagens estão respondendo emocionalmente ao beijo. Uma reação física como puxar ou empurrar o beijo implicará uma emoção diferente do que uma reação física como cair ou ceder ao beijo. A maneira mais fácil de usar a linguagem corporal na cena é se concentrar nos movimentos de partes específicas do corpo: [9]
    • Lábios: talvez o detalhe físico mais importante numa cena de beijo; foque-se na textura dos lábios do personagem ou a sensação deles contra os lábios de um outro personagem.
    • Língua: outro detalhe físico muito importante numa cena de beijo que pode indicar um desejo agressivo (muita língua) ou um desejo inseguro e suave (sem língua). Pense sobre o tipo de beijo que você está tentando transmitir e inclua ou não uma descrição da língua de acordo com o que você escolheu.
    • Cabeças: a maioria das pessoas inclina a cabeça para um dos lados quando beija. Claro, se você estiver descrevendo um beijo mais envergonhado, pode ser benéfico ter um momento onde as testas se esbarram.
    • Olhos: os olhos dos seus personagens estarão abertos ou fechados? Abrir os olhos geralmente indica uma reação de surpresa ou uma reação desinteressada. Considere as emoções de seus personagens e decida a partir daí.
    • Narizes: tenha em mente que, apesar de seus personagens poderem inclinar a cabeça ao se beijarem, os narizes provavelmente ainda esfregam um contra o outro ou contra o lado do rosto.
    • Mãos e braços: durante o beijo, as mãos de um personagem podem estar abertas no ar (geralmente indicando um beijo indesejado ou de surpresa) ou enrolados em torno do corpo do personagem (geralmente uma indicação de um beijo agradável). Eles também poderiam passar os dedos através do cabelo de um personagem, segurar a parte de trás da cabeça, esfregar a parte inferior das costas, etc.
  3. Seus personagens não podem se beijar para sempre! De alguma forma, um ou ambos os personagens precisam se afastar um do outro ou serem interrompidos e forçados a se afastar um do outro. [10]
    • Se o beijo acontece no início de sua história, você provavelmente precisará do surgimento de outro conflito para complicar o beijo e criar tensão suficiente para manter o público interessado. [11]
    • Se o beijo acontecer no final da história, pense em como os personagens podem se sentir após o beijo e como o beijo afeta as emoções em relação ao outro personagem.
    Publicidade

Dicas

  • Uma das melhores maneiras de descrever melhor um beijo é procurar cenas semelhantes feitas por outros escritores que lhe parecem eficazes como um leitor. Imite o cenário, o desenvolvimento e as descrições usadas para praticar a criação de uma boa cena de beijo.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 68 456 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade