Baixe em PDF Baixe em PDF

Os incêndios florestais estão entre os espetáculos mais vorazes da natureza, ou seja, descrevê-los pode ser um desafio. Como criar uma cena que descreva todas as cores, o calor e a intensidade deles em uma simples página? Quais palavras usar? Bom, nós trouxemos 27 palavras fortes e sinônimos para descrever o fogo, além de dicas e exemplos para ajudar você a domar o incêndio e colocá-lo no papel.

O que você precisa saber

  • Use adjetivos fortes na cena, como "ardente" ou “escaldante”.
  • Incluir descrições do fogo com base nos cinco sentidos pode ajudar o leitor a vivenciá-lo. Descreva como o fogo e a área ao redor cheia, soa, se parece e o “gosto” que isso traz na boca.
  • Estude a forma como outros escritores descrevem incêndios florestais para trazer mais informação e inspiração para a sua própria escrita.
Método 1
Método 1 de 3:

Palavras para descrever um incêndio florestal

Baixe em PDF
  1. Poucas palavras capturam o caos e a destruição de um incêndio florestal como “inferno”. O termo engloba muito bem o calor e a magnitude de um incêndio, além de trazer uma conotação fora desse mundo. [1]
    • Você também pode comparar o incêndio com o mundo inferior de Hades, um lugar mitológico que criará um clima interessante para o leitor.
  2. É um bom termo geral para incêndios florestais. É vívido e ágil, e descreve, em especial, o brilho e o fogo. [2] É só dizer a palavra que conseguimos imaginar o fogo subindo!
    • Outras palavras boas de se usar são “conflagração” e “combustão”.
  3. Ao descrever um incêndio, é uma boa ideia falar do calor que emana dele. Esta palavra faz exatamente isso, além de pintar a imagem de um fogo tão quente e violento que chega a ser fulminante. [3]
    • “Abrasador” é uma palavra parecida que passa a ideia de calor e da destruição que um incêndio florestal pode causar.
  4. Se quiser uma descrição mais artística, esta expressão é uma boa candidata. A metáfora compara o fogo ao mar, o que dá um bom senso de escala e movimentação das chamas. Ela evoca ondas de foto bem turbulentas na mente do leitor. [4]
    • Outras expressões figuradas, como “oceano de fogo” ou “parede de chamas” também são boas escolhas.
  5. Uma forma de dar mais características ao fogo é personificá-lo, ou seja, descrevê-lo de formas pouco comuns para coisas inanimadas.
    • Use frases como “O fogo devorou tudo que estava em seu caminho”. Ela o traz à vida e o deixa mais animado, como se ele quisesse destruir as coisas.
    • Você também pode descrever o fogo como “voraz” ou “faminto” para dar um senso de personificação e ação.
  6. É um termo legal para usar quando você quer criar uma imagem mais obscura e destruidora para o incêndio florestal. Ele descreve uma mudança violenta e repentina na paisagem. [5] Sendo assim, captura perfeitamente o dano que o fogo pode causar.
    • Um termo parecido é “apocalíptico”, que é um adjetivo forte que passa a ideia de ruína total.
  7. Os incêndios florestais não são apenas ruins. Em muitos casos, eles limpam o caminho para uma nova temporada de crescimento, o que é saudável para a floresta e seu ecossistema. [6] Uma palavra como “renovador” deixa o fogo com uma conotação mais generosa e purificadora, além de ser uma boa palavra para se usar se você quiser focar nos aspectos positivos deste fenômeno natural.
    • Palavras como “revigorador” ou “natural” ajudam a mostrar as partes benéficas de um incêndio.
  8. Dizer que algo “explodiu em chamas” pode capturar o repentino e dramático início de um incêndio. Porém, “explosivo” também pode descrever uma quebra ou ruptura repentina ou violenta. [7] Esta segunda definição pode ser útil para demonstrar a forma como as árvores se destroem durante os incêndios.
    • Outra ideia é dizer que as árvores ou brasas estão “explodindo” para dar um tom mais violento à cena.
  9. Um incêndio florestal pode criar uma luz bem forte, especialmente à noite. Você pode descrever a luz como insuportável, forte ou até brilhante e instigante. [8]
    • Os incêndios florestais também criam “clarão” ou deixam as pessoas temporariamente cegas.
  10. Você pode não pensar em fumaça logo que imaginar um incêndio florestal, mas eles soltam muita, o que pode encher o ar com uma névoa de gases e poluição. [9] Quando estamos perto do incêndio, fica difícil notar toda a fumaça, então é interessante incluir tal aspecto na hora de escrever.
    • Por exemplo: “A fumaça do incêndio florestal criou um nevoeiro sobre a cidade que estava na direção do vento.”
  11. Indo na mesma ideia de excesso de fumaça, “sufocante” é interessante para passar a ideia da sensação sufocante que um incêndio florestal pode causar, principalmente caso se alastre ou fique muito forte. A fumaça, com certeza, afetaria o bem-estar e a saúde das pessoas. [10] Usar a palavra para descrever um incêndio florestal é uma boa forma de demonstrar como ele pode parecer impossível de superar, sair ou até fugir, criando uma sensação de claustrofobia e pressão em humanos e animais.
    • “A fumaça do incêndio sufocou os animais em fuga, asfixiando-os.”
  12. Um incêndio florestal nem sempre é violento. Às vezes, principalmente no fim, o incêndio é menos intenso e é mais brasa do que chamas. É aqui que a palavra “ardor” entra em cena. Use-a para descrever como o incêndio continuou a queimar baixo e devagar depois que as grandes chamas foram se extinguindo. [11]
    • Você também pode dizer que o fogo “brilhava” ou estava “agitado”.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Dicas para descrever o fogo na escrita

Baixe em PDF
  1. Uma escrita descritiva eficaz, muitas vezes, usa os cinco sentidos para ajudar o leitor a se inserir na cena, trazendo a escrita à vida. [12] Pergunte-se: qual é a aparência do incêndio florestal? Qual cheiro ele tem? O ar está com gosto de alguma coisa familiar? Você está sentindo o calor dele? Quais barulhos está escutando?
    • Faça uma lista de adjetivos para cada um dos sentidos e tente incorporar alguns deles na hora de escrever para fazer a cena pular da página.
    • Um incêndio pode ter um visual intenso, um clarão ou luzes fortes.
    • Ele pode ter cheiro de madeira carbonizada ou de fogueira de acampamento.
    • A área próxima do incêndio pode ficar com gosto de cinzas ou de fumaça.
    • Os incêndios florestais bramam e estalam, que são boas palavras para descrever o som dele.
    • Por fim, o incêndio é obviamente quente, então pode chamuscar ou cauterizar qualquer coisa que tocar.
  2. O “clima” da escrita descreve a atmosfera geral da obra, e o “tom” se refere ao propósito dela. [13] Decida como quer que seja o clima geral e, depois, escolha palavras que combinem com este clima.
    • Se quiser que o incêndio soe assustador, use palavras como “devorador” ou “apocalíptico”.
    • Já se o clima for mais leve e otimista, opte por termos como “renovador” ou “limpante”.
  3. Pergunte-se como o fogo em si se encaixa na sua narrativa. Se for de ficção, como o incêndio impactou seus personagens? Se não for ficção e você estiver descrevendo um incêndio real, qual efeito ele causou no mundo e nas pessoas ao redor? Este contexto pode ser útil para ajudar o leitor a estabelecer um contexto e tipo de emoção. [14]
  4. Ler prosa e poemas pode ajudar você a escrever melhor também! É claro que não se deve plagiar nada, mas você pode obter inspiração na escrita alheia e ver como eles fizeram determinada cena dar certo. Leve em conta as escolhas de palavras e estrutura frasal para ver o que pode aprender. [15]
    • Quem lê se torna um escritor melhor, já que aprende vocábulos que não conhecia antes.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Exemplos de descrições de incêndios

Baixe em PDF
  1. “Logo as folhas esverdeadas, grandes como mãos humanas, começaram a brilhar aqui e ali ao refletir a luz intermitente, saltitante e mais brilhante do que qualquer uma que já penetrou no crepúsculo da floresta. O calor foi aumentando até que nenhuma criatura, nem mesmo uma mosca, ficou na clareira perto da rocha…Uma única chama disparou pela cortina de trepadeiras, desapareceu, voltou e tremeluziu dentro e fora, como uma língua de cobra.” – Richard Adams. [16]
  2. “As chamas repentinamente atingiram centenas de milhares de acres, forçando milhares de pessoas a evacuarem, enchendo os céus de fumaça e fazendo chover cinzas em grande parte da região.” – James Temple. [17]
  3. “Ela se levantou e ficou em frente ao fogo, com a mão na chaminé e olhando as chamas.” – Henry James. [18]
  4. “A caixa imediatamente derrete em chamas, deixando o corpo indefeso contra o inferno.” – Maria Konnikova. [19]
  5. “O fogo do pai cresce e se estende para longe da casa. O fogo da pradaria ruge e avança. Então os dois se encontram e o céu se enche de fumaça, vento e barulho. Tudo o que Laura pode ver é chamas por todos os lados.” – Laura Ingalls Wilder [20]
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 122 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade