Baixe em PDF
Baixe em PDF
No mundo da moda, novos designs são apresentados na forma de esboços feitos à mão antes de serem cortados e costurados. Primeiro, você desenha um croqui, a figura em forma de modelo que serve como base para o esboço da peça. O objetivo não é desenhar uma imagem realista, mas uma espécie de tela em branco sobre a qual exibir ilustrações de vestidos, saias, blusas, acessórios e todas as suas outras criações. Colorir e adicionar detalhes como babados, costuras e botões ajuda a dar vida as suas ideias.
Passos
-
Junte os materiais. Escolha um lápis duro, como os H, para fazer linhas claras e esboçadas que sejam fáceis de apagar. As linhas feitas com esses lápis também não marcam o papel, o que é bem útil para quem pretende colorir a imagem. Um papel grosso e uma borracha de boa qualidade também são importantes para quem quer que o desenho pareça profissional.
- Se não tiver o tipo de lápis certo, você pode fazer o esboço com um lápis n° 2. Mas lembre-se de fazer linhas bem leves e não colocar muita pressão sobre a página.
- Não é recomendado desenhar com a caneta, já que com ela você não poderá apagar nada.
- Você também vai precisar de marcadores coloridos ou de tinta para ilustrar os designs das roupas.
-
Escolha a pose do croqui. O modelo para seu desenho, chamado de croqui, deve ser feito em uma pose que melhor exiba os itens. Você pode desenhá-lo andando, sentado, inclinado ou em qualquer outra posição. Para começar, use a pose mais comum, um esboço de passarela que mostra o modelo de pé ou desfilando. Ele é o mais fácil de desenhar e permitirá a você ilustrar todas as criações de modo que fiquem bem visíveis.
- Para ilustrar seus designs de uma maneira que pareça profissional e atraente, é importante modelá-los sobre croquis de boa proporção e bem desenhados.
- Muitos ilustradores de moda praticam o desenho de centenas de croquis para dominar a habilidade de criar uma variedade de poses.
-
Pense em métodos alternativos para criar um croqui. É bom aprender a desenhar o próprio croqui, já que ele permite que você crie um modelo com as proporções exatas desejadas. No entanto, se quiser pular direto para a parte em que você desenha as roupas, há alguns atalhos disponíveis:
- Faça o download de um croqui. É possível encontrá-los em vários formatos e tamanhos na Internet. Por exemplo, você pode baixar um croqui de criança, de homem, de mulher tamanho "petit" e outros.
- Faça um croqui traçando o contorno de um modelo de um anúncio de revista ou de outra imagem. É só colocar um pedaço de papel vegetal por cima do modelo que você deseja reproduzir e contornar a imagem de leve.
Publicidade
-
Desenhe a linha do equilíbrio. Trata-se da primeira linha do esboço, que representa o centro de gravidade do modelo. Trace-a da cabeça até a ponta dos pés, ao longo da espinha dorsal do croqui. Agora, desenhe uma oval para representar a cabeça. Essa é a base do croqui. A partir dela, você poderá fazer um desenho proporcional. Pense no croqui como o esqueleto do modelo.
- A linha de equilíbrio deve ser uma linha reta vertical, mesmo que você queira que o modelo fique inclinado. Por exemplo, se quiser o modelo com os quadris levemente inclinados para a esquerda, desenhe uma linha de equilíbrio reta no meio da página. Essa linha deve se estender do topo da cabeça do modelo até o chão sobre o qual ele está pisando.
- Observe que, para desenhar roupas, não é preciso usar um modelo proporcional, pois o que está sendo exibido são as roupas, não sua capacidade de desenhar pessoas. Não se preocupe muito em criar um modelo de aparência precisa ou em colocar detalhes no rosto.
-
Comece o desenho pela área pélvica. Faça um quadrado na linha de equilíbrio, logo abaixo do meio dela, onde a pélvis está posicionada naturalmente no corpo. Dimensione o quadrado de acordo com a largura desejada para o modelo. Um modelo mais magro teria uma largura de quadrado menor do que um modelo plus size.
- Com a pose desejada em mente, incline esse quadrado para a direita ou para a esquerda. Por exemplo, se quiser o quadril do modelo inclinado para a esquerda, incline o quadrado um pouco para a esquerda. Caso queira um modelo de pé, normal, é só fazer o quadrado reto, sem inclinações para nenhum dos lados.
-
Desenhe o tronco e os ombros. Estenda as linhas do tronco para cima a partir dos dois cantos do quadrado pélvico. O tronco deverá se estender para cima, dobrando-se na metade da cintura e se estendendo novamente na altura dos ombros. Assim como em um corpo humano real, a largura dos ombros deve ser a mesma do quadril, ou da parte superior da caixa pélvica.
- Quando terminar, o tronco deverá se parecer com um tronco qualquer que veria no corpo de alguém. Use imagens de modelos em revistas ou anúncios como referência. Observe como a cintura é menor do que a parte inferior do corpo e os quadris. O tronco deverá medir cerca de duas cabeças de comprimento.
- É normal desenhar os ombros e os quadris inclinados para direções opostas, em uma posição chamada de "contraposto". Ela dá a ilusão de movimento. Desenhe a cintura como uma linha horizontal mais curta do que as linhas do ombro e do quadril.
- Procure inclinar as linhas (fazendo a curva da caixa torácica, por exemplo), pois esses ângulos e linhas são essenciais para criar uma imagem que não pareça ter partes do corpo deslocadas.
-
Faça o esboço do pescoço e da cabeça. O pescoço do modelo deverá medir um terço do comprimento do ombro e metade do comprimento da cabeça. Depois de fazê-lo, desenhe a cabeça, que deverá seguir a proporção do corpo. Quanto maior a cabeça, mais juvenil ou jovem o modelo parecerá.
- Você pode apagar a oval inicial que desenhou para representar a cabeça.
- Desenhe a cabeça de modo que ela pareça natural para a pose escolhida. Você pode incliná-la um pouco para cima, para baixo, para a direita ou para a esquerda.
-
Desenhe as pernas. Elas deverão ser a parte mais longa do corpo, com o comprimento de cerca de quatro cabeças. As pernas também são divididas em duas partes: as coxas (da parte inferior da caixa pélvica até a parte superior dos joelhos) e as panturrilhas (da parte inferior dos joelhos até o começo dos tornozelos). Lembre-se de que os ilustradores de moda geralmente exageram a altura do modelo deixando as pernas mais longas do que o tronco.
- A parte superior de cada coxa deverá ter mais ou menos a mesma largura da cabeça. Afine a largura das pernas ao descer da coxa para o joelho. Quando você chegar ao joelho, a perna deverá ter um terço da largura da parte mais larga dela.
- Para desenhar as panturrilhas, vá afunilando até os tornozelos. Cada tornozelo deverá ter cerca de um quarto da largura da cabeça.
-
Termine com os pés e os braços. Os pés são relativamente estreitos. Desenhe-os como triângulos alongados com mais ou menos o mesmo comprimento da cabeça. Faça os braços do mesmo jeito que fez as pernas, afunilando na direção dos pulsos. Eles devem ser mais longos em proporção ao tronco do que os braços de uma pessoa normal, pois isso dá a eles uma aparência mais estilizada. Faça as mãos e os dedos por último.Publicidade
-
Ilustre o desenho original. Pense no look que está tentando criar e represente-o com todos os detalhes. Se estiver projetando um vestido, por exemplo, faça estampas, babados, texto, laços e outros elementos para criar uma bela peça. Concentre-se nos elementos exclusivos do seu projeto e inclua os acessórios certos para que o estilo que você está procurando alcançar fique bem claro. [1] X Fonte de pesquisa Se precisar de ideias novas ou não souber por onde começar, observe as tendências de moda na internet ou em revistas para se inspirar.
-
Faça um desenho ousado das roupas. Como o propósito do desenho de moda é exibir suas ideias de design, desenhe com mais força ao traçar as roupas. Faça-as de modo que pareçam realistas no croqui. Deverá haver pregas ao redor dos cotovelos e da cintura, além de perto dos ombros, nos tornozelos e nos pulsos. Pense no caimento que a roupa teria em uma pessoa e imite-o no modelo.
- Lembre-se de que os tecidos e estruturas ficam diferentes no corpo. Se o tecido for fino e sedoso, ele cairá sobre o corpo e se afastará, quase ondulando. Caso seja um tecido grosso, como jeans ou lã, ele ficará mais quadrado e mostrará menos o formato do corpo. Pense nas jaquetas jeans, por exemplo.
- Procure ilustrar a textura do tecido que está desenhando, seja ela suave, áspera, rígida ou macia. Faça detalhes como lantejoulas e botões para deixar o desenho mais realista.
-
Aprenda a desenhar dobras, vincos e pregas. Trace tipos diferentes de linhas para criar vincos diferenciados no tecido desenhado. É importante saber como desenhar esses elementos para ilustrar a estrutura da peça de roupa.
- As dobras podem ser desenhadas com linhas soltas e onduladas.
- Faça padrões circulares para mostrar os vincos.
- Use uma régua para desenhar pregas com precisão.
-
Ilustre as estampas. Se o design tiver um tecido padronado ou estampado, é importante ilustrar com clareza como ele ficará no modelo. Para começar, desenhe o contorno da peça estampada, como uma blusa ou saia. Divida-a em uma grade com várias seções e preencha essas seções com a estampa do tecido, uma de cada vez.
- Preste atenção em como as dobras, as pregas e os vincos mudam a aparência da estampa. Ela pode precisar ser inclinada ou cortada em alguns pontos para parecer precisa.
- Desenhe a estampa aos poucos, com detalhes, e veja se ela se mantém igual em toda a grade.
-
Termine o desenho com sombreados, tinta e cores. Use tinta preta ou uma caneta grossa para traçar as linhas que deseja manter. Você pode apagar as linhas que dão forma ao corpo e quaisquer outras marcas de lápis que estejam sobrando nesse ponto. Por fim, pinte o desenho com cuidado usando os tons desejados para o design.
- Você pode colorir as roupas usando marcadores ou tinta. Misture as cores e use uma variedade de tons para ilustrar seus desenhos.
- Imagine de verdade o desenho se movendo na sua direção sob holofotes em uma passarela quando estiver trabalhando no sombreado e na textura. As dobras mais profundas no tecido resultarão em tons mais escuros. Onde o tecido for atingido pela luz, as cores deverão parecer mais claras.
- Desenhar elementos como o cabelo, óculos de sol e maquiagem dá um belo toque final para fazer com que seu desenho de moda ganhe vida.
-
Faça um desenho técnico. Além de um desenho de moda, você pode fazer um desenho técnico das peças. Trata-se de uma ilustração das roupas que mostra o contorno plano delas, como se estivessem sobre uma superfície reta. Para quem visualiza o design, é útil ver tanto a versão técnica quanto a maneira como a peça vai ficar modelada no corpo.
- O desenho técnico deve ser feito em escala. Procure fazer ilustrações que pareçam tão exatas quanto possível.
- Inclua também uma visão traseira do desenho, especialmente se essa parte da peça de roupa tiver detalhes exclusivos.
Publicidade
Dicas
- Não se preocupe em fazer muitos detalhes no rosto do modelo, a menos que você esteja pensando em uma maquiagem específica para desfilar junto com a peça.
- Algumas pessoas preferem desenhar modelos extremamente magros. Faça os seus realistas. Isso vai ajudar quando você estiver escolhendo as peças e costurando a roupa.
- Geralmente, é mais fácil não fazer nenhum detalhe no rosto e apenas esboçar algumas linhas para o cabelo. O foco deve ser a roupa.
- Deixe os materiais que pretende usar perto do desenho para saber o que estará usando.
- Fazer a textura das roupas é complicado e requer um pouco de prática.
Publicidade
Publicidade