Baixe em PDF
Baixe em PDF
Desde os tempos mais antigos, as pessoas têm passado um bocado de tempo tentando capturar a essência do rosto humano. Enquanto nossos corpos acrescentam dinamismo às obras de arte, o rosto é repleto de expressão — a verdadeira alma do nosso ser. Aprender a extrair isso começa com o aprendizado de como desenhar um rosto humano básico. Até onde você conseguirá chegar, depende de você. Veja como começar:
Passos
-
Desenhe um oval, levemente mais largo na parte de cima. Esboce levemente uma linha vertical no centro, e depois uma linha horizontal na metade entre o topo e a parte de baixo do oval. Essa linha marcará o local dos olhos. Divida o espaço de baixo na metade e coloque mais uma linha. Ela servirá de base para um tamanho médio de nariz. Divida o restante do espaço em terços. A boca ficará no terço de cima; o resto será o queixo.
-
Na linha horizontal do meio, faça duas formas de amêndoas — são os olhos. Num rosto anatomicamente perfeito, cabem 5 olhos na largura da face, com o espaço de um olho entre os dois que serão desenhados. Começando pela esquerda, os olhos que serão desenhados são o segundo e o quarto. O canto interno da maioria dos olhos é inclinado pra baixo, já o canto externo pode ser pra cima ou pra baixo, isso varia. No nosso exemplo, o canto externo será inclinado um pouco pra cima, de modo que a linha que contorna a parte de baixo dos olhos fique num formato de "s" suave.
-
Na linha abaixo da central, desenhe o nariz. Ele é mais estreito próximo aos olhos e mais largo nas narinas. Note como a ponta fica pra baixo. O nariz de cada um é único e se você estiver fazendo um retrato, capturar perfeitamente o nariz da pessoa dará ao seu desenho muito mais autoridade.
-
Volte à linha horizontal do centro. Dos dois lados dela, faça as orelhas. Note que elas são bem largas na parte de cima e depois afunilam para os lobos. Alguns lobos são presos e outros são soltos. Orelhas são consideravelmente complicadas de desenhar — faça de forma simples no início (pelo menos até você pegar bem o jeito de desenhar as estruturas delas).
-
Adicione a boca. Faça um "V" bem suave e largo que ultrapassa um pouco a última linha de baixo. Isso será o lábio inferior. Feche essa linha do sorriso com um "M" também bem largo e suave — a parte de cima do lábio superior. Agora faça mais um "m" bem suave entre as duas linhas, que define a separação dos lábios, assim como a proporção de tamanho entre eles. Mover a boca pra cima e pra baixo, e fazer os lábios superior e inferior com proporções diferentes, ajuda a variar a aparência do rosto que você está desenhando.
-
Desenhe o cabelo. É difícil de fazer, mas comece com linhas (lembre-se que esse é um desenho baseado em linhas). O cabelo é liso? Linhas paralelas se curvando ao redor do rosto. O cabelo é enrolado? Linhas curvadas. Repare como os cabelos bem enrolados se dividem em cachos compostos por fios paralelos.
-
Finalize fazendo o pescoço. O pescoço é mais grosso do que imaginamos. Os lados começam no topo da linha da mandíbula e desce curvando.
-
Adicione uma gola ou colar de qualquer espécie. Dá pra acrescentar uma camiseta, uma jaqueta — ou nada mesmo. O tipo de roupa que você coloca no desenho dá uma ideia do tempo e do lugar.
-
Pronto.Publicidade
Dicas
- Desenhe o que você vê — e não o que acha que deveria. Talvez a habilidade mais importante que você possa cultivar como artista é a capacidade de ver. Se você é novo nas artes visuais e deseja produzir algo realista, você deve abrir mão de todas as presunções que tem de como as coisas são desenhadas, e aprender a ver como as características de fato são. Todos os rostos são diferentes. Não há atalhos ou macetes se você deseja alcançar o realismo. Veja onde as características estão situadas no rosto em proporção com as outras. Repare nas sombras, reflexos e texturas.
- Experimente usar um lápis de carvão. Eles são classificados como os lápis comuns; 'H' para duro ('hard'), 'B' para macio ('soft'), e qualquer sufixo indicando grau de rigidez ou maciez.
- Crie sombras/texturas sutil usando cotonetes, lenços ou tecidos diferentes. Esfregue a linha ou o conjunto de linhas com um toque leve — você aprenderá rapidamente o quão sutil este método pode ser, e mantém a superfície limpa.
- Quando estiver satisfeito com o resultado, pode fixar o carvão com spray de cabelo ou qualquer tipo de fixador disponível em lojas de artesanato. Aplique o spray num ângulo de 45 graus a uma distância de 30 a 35 cm do desenho. Espere secar antes de aplicar as outras camadas (serão três camadas no total); lembre-se: o local deve ser muito bem arejado.
- Experimente papéis diferentes. Cada tipo de papel interage de forma diferente com o lápis. Vale a pena investir em um papel mais caro para ter um resultado melhor, que segure mais o desenho e que resista aos traços e à borracha quando tiver que apagar alguma coisa.
- Sempre permita que pessoas critiquem seus desenhos, principalmente se a pessoa entende do assunto.
- Lembre-se que o seu rosto deve demonstrar o caráter. Então, pense se irá desenhar alguém forte ou mais tímido: adeque o desenho à personalidade. Tenha em mente que, quando se trata de rostos, cada detalhe pode fazer uma enorme diferença.
- Há diferenças-chaves entre o rosto masculino e o feminino: o rosto tradicionalmente masculino possui um nariz mais protuberante, um queixo mais quadrado e largo, sobrancelhas mais retas, lábios mais finos e olhos menos abertos.
Publicidade
Avisos
- Aponte bem o lápis. Um lápis com a ponta chata deixa o desenho parecendo uma bagunça e dificultam mais o processo.
- Respeite sua arte! Guarde seu trabalho em um local seguro, como uma pasta.
- Nunca desista; isso não o ajuda a melhorar (pelo contrário).
Publicidade
Materiais Necessários
- Papel, lápis e borracha.
- Papel de desenho.
- Lápis de cor ou de textura.
- Lápis de tipos diferentes.
- Imagem de referência se não estiver usando um modelo vivo.
Publicidade