Baixe em PDF Baixe em PDF

Desenhos em escala mostram uma imagem reduzida ou ampliada em tamanho. A mudança entre o original e o desenho em escala é geralmente representada por dois números separados por dois pontos, como 10:1 (leia-se "dez pra um"). A diferença entre os números da razão representa o fator de redução ou ampliação da imagem. Para uma escala de 10:1, um desenho de 1 inch (2.5 cm) terá 10 inches (25 cm) no mundo real.

Método 1
Método 1 de 2:

Ajustando o tamanho de uma imagem à mão

Baixe em PDF
  1. Imagens com formas irregulares são difíceis de medir com uma régua ou fita métrica. Nesses casos, contorne a forma com um fio ou barbante e meça o comprimento do fio para descobrir o tamanho do contorno.
    • Para um desenho em escala aproximada de simples objetos em 2D, você provavelmente pode se virar apenas medindo a altura e a largura do objeto. [1]
    • Será útil, quando você começar a desenhar a imagem em escala, se o contorno for dividido em segmentos, como parte de cima, parte de baixo e lados. [2]
    • Você poderá dividir o contorno em pequenas formas regulares, como quadrados e triângulos. Esses segmentos podem ser reunidos para encontrar o perímetro.
  2. Proporções comuns são 1:10, 1:100, 2:1 e 4:1. Quando o primeiro número é menor que o segundo, trata-se de uma redução. Quando o primeiro é maior que o segundo, trata-se de ampliação.
    • Quando reduzir imagens que são particularmente grandes, tenha em mente que o segundo número da razão também deve ser grande. Uma razão 1:5.000 pode ser usada para fazer um objeto do tamanho de um prédio caber numa folha de papel.
    • Amplie imagens pequenas aumentando o primeiro número da razão gradativamente. Uma razão de 2:1 será o dobro do tamanho original, uma de 4:1 será o quádruplo, e assim por diante.
  3. Ao reduzir, divida as medidas originais pelo segundo número da razão. Ao ampliar, multiplique-as pelo primeiro número.
    • Algumas razões podem ser irregulares, como 5:7. Isso significa que para cada 5 unidades de distância no desenho em escala, há 7 de distância no original. [3]
    • Por exemplo, se você reduzir em escala 1:2, um comprimento de 4 inches (10 cm) tornar-se-á 2 inches (5.1 cm), porque 4 ÷ 2 = 2.
    • Ao ampliar em razão 2:1, um comprimento de 4 inches (10 cm) tornar-se-á 8 inches (20 cm), pois 4 × 2 = 8.
  4. Será mais fácil de checar com relação ao comprimento convertido. Isso também dará a você uma melhor percepção do quanto a imagem em escala mudou em relação ao original.
    • Se o seu desenho não tem um segmento reto, um que é majoritariamente reto pode funcionar também.
    • Se a sua imagem é altamente irregular, experimente desenhar o perímetro de cima para baixo ou de baixo para cima.
  5. Ramifique do segmento inicial para os lados da mesma maneira que o original. Continue desdobrando o perímetro até que a imagem completa esteja desenhada.
    • Verifique as medidas convertidas com relação ao desenho da sua imagem em escala enquanto prossegue. Apague e ajuste o comprimento o quanto for necessário.
    • Pode ser útil desenhar uma "grade" sobre o desenho original e colocar outra em uma olha maior para corresponder à escala desejada. Assim, você pode verificar se cada parte do original está sendo desenhada corretamente.
  6. Corte um pedaço de fio um pouco mais comprido que o maior dos segmentos. Ao desenhar segmentos irregulares ou curvos, contorne o segmento com o fio e depois meça o fio para ver se bate com o comprimento em escala.
  7. As linhas dentro do perímetro do seu desenho serão desenhadas em escala de forma similar. Com o contorno finalizado, será muito mais fácil desenhar os detalhes à mão.
    • Quando terminar de desenhar, cheque se todas as linhas do seu desenho batem com as medidas do objeto em escala.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Mudar a escala digitalmente

Baixe em PDF
  1. Se seu desenho não é digital, você vai precisar fazê-lo antes de começar a redimensionar. Digitalizar em geral gera uma qualidade maior, mas uma foto com o celular feita com boa iluminação serve, se você não possui scanner.
  2. Muitos programas, como MS Word, MS Paint, Photoshop, Apple Paintbrush e Apple Pages permitem que você ajuste a escala de uma imagem digitalmente. Copie e cole a imagem no programa escolhido.
    • Para maior qualidade e precisão, priorize um programa de design, como Photoshop ou Gimp. [4]
  3. Isso em geral pode ser feito clicando sobre a imagem com o botão direito do mouse. No menu que aparece, escolha "Tamanho e posição". No menu seguinte, selecione "Manter a proporção" e "Relativo ao tamanho original". [5]
    • Alguns programas podem usar palavras diferentes para essas opções. Sinta-se livre para explorar as configurações no menu "Tamanho" para ver como as mudanças afetam a imagem.
    • Se você tiver dificuldade em encontrar o menu "Tamanho e posição", experimente procurar opções de redimensionamento nas propriedades da imagem ou em um menu de formatação de imagem. [6]
  4. Muitos programas representam o tamanho da imagem digital com uma porcentagem. 100% significa que a imagem digital é a mesma que a original, enquanto 25% que a digital é um quarto do original.
    • Quando a porcentagem passar de 100%, a imagem será ampliada. Mas aumentar imagens pode deixá-las granuladas ou pixeladas – especialmente imagens de baixa resolução. [7]
  5. Depois que a imagem tiver sido reduzida ou ampliada, salve uma cópia ou sobrescreva o arquivo. Se você precisar de uma cópia física da sua imagem redimensionada, imprima e está tudo pronto.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 23 392 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade