Baixe em PDF Baixe em PDF

Você não precisa de um programa complexo como o Photoshop para fazer uma obra de arte! O MS Paint, que vem com todas as cópias do Microsoft Windows, é perfeitamente capaz de fazer desenhos divertidos. Este artigo vai ensiná-lo a usar as versões antigas e novas do programa e dar outras dicas úteis. É só começar pelo Passo 1 abaixo!

Método 1
Método 1 de 3:

Usando o Paint clássico

Baixe em PDF
  1. Usando a ferramenta lápis, faça um esboço do seu desenho. Este Método funciona melhor se você usar outra cor sem ser o preto.
  2. Com a mesma ferramenta, desenhe as linhas principais. Elas podem ficar imprecisas ou você pode se esforçar para deixá-las limpas.
  3. Use a ferramenta de preencher para colocar as cores básicas em todo o desenho. Dê um zoom para pegar todos os espacinhos que podem ter sido criados.
    • A ferramenta de preencher se parece com um balde de tinta sendo derramado.
  4. Use a ferramenta lápis para desenhar uma linha que forme a borda da área de sombra. Tudo bem se ela se sobrepor um pouco às bordas pretas, pois é fácil consertar depois. A cor usada para a linha deverá ser a mesma que será usada para as sombras e as luzes.
  5. Use a ferramenta de preencher para colocar sombra usando uma cor mais profunda do que o tom de base.
  6. Use a ferramenta de preencher para colocar algumas áreas em evidência usando uma cor mais clara do que o tom da base.
  7. Você pode criar mais detalhes e texturas à mão, mas essa é a maior parte do processo. Continue praticando!
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Usando o novo Paint

Baixe em PDF
  1. Como o MS Paint funciona com pixels bem básicos, você precisará aumentar o tamanho da tela se quiser fazer um desenho muito bom. Para tanto, clique no botão de redimensionar e coloque as dimensões acima de 2000 pixels.
  2. O processo será muito mais rápido se você fizer um esboço real e escanear ou fotografar, a fim de passá-lo para o computador. Você também pode desenhar a imagem no MS Paint, mas terá de fazê-la em cinza muito claro.
    • Se você escanear seu esboço, basta abrir o arquivo no MS Paint para começar a transformá-lo em um belo desenho, mas deixe o original salvo separadamente em outro lugar também, caso você cometa erros e precise recomeçar.
  3. Usando a ferramenta curva, faça as linhas principais do desenho em preto. Encontre uma linha contínua, como o arco superior do olho, e clique no início e no final dela. Em seguida, use o mouse para pegar a reta criada e puxá-la para a curva do seu desenho. Repita até recriar todo o desenho em preto.
    • O preto é importante. Você pode sempre mudar a cor desse contorno mais tarde, mas por enquanto, faça-os dessa cor.
  4. Agora, é hora de se livrar daquele esboço! Clique em selecionar, clique com o botão direito na imagem e inverta as cores. Em seguida, mude a cor para preto e branco clicando em "Arquivo" → "Propriedades". Clique em "OK", deixe o programa fazer a mudança e troque de volta para o arquivo em cores da mesma maneira. Inverta a imagem novamente e você terá uma arte limpa.
    • Salvar uma cópia das linhas em preto pode ser bastante útil, especialmente se você cometer um erro e precisar restaurá-las.
  5. Use a ferramenta de preencher para colocar todas as cores base, pegando todos os pixels extras que podem ter ficado presos entre as linhas próximas ou os ângulos.
  6. Agora vem a parte divertida. Selecione tudo e copie o desenho como está agora. Em seguida, escolha uma área que deseja sombrear (o cabelo, por exemplo). Selecione a cor base e coloque-a como cor 2. Depois, escolha a cor da sombra como cor 1. Use qualquer ferramenta para fazer o sombreado do jeito que quiser. Não se preocupe com suas linhas pretas! Faça uma área com a mesma cor base de cada vez.
  7. Agora, hora de se livrar das cores que saíram das linhas! Diminua o zoom para ver todo o desenho, clique em selecionar, clique com o botão direito na imagem e cole a base copiada antes. Agora vem a mágica. Clique na seta para baixo sob o Selecionar. Em seguida, clique em seleção transparente. Tcharans!
  8. Repita o mesmo processo em cada área e cada sombra até que esteja satisfeito com o desenho!
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Aprendendo o que você pode fazer

Baixe em PDF
  1. Lembre-se de que o MS Paint não é o Photoshop. Não espere conseguir uma aparência de Photoshop em seus desenhos. Você pode fazer boas imagens, mas com um visual bem particular. Abrace-o. Lembre-se também de que os arquivos salvos têm uma qualidade inferior aos de programas como o Photoshop, portanto não espere que eles fiquem bons quando impressos em alta resolução.
  2. Saiba que tipo de alterações você pode fazer nas imagens existentes, como fotografias. O MS Paint não é o Photoshop, mas algumas modificações básicas podem ser realizadas utilizando o programa. Você pode fazer coisas como:
    • Cortar imagens: cortar no MS paint pode ser mais fácil do que em outros programas, já que você só precisa arrastar os cantos da imagem.
    • Cobrir pequenos problemas: copiar e colar pequenas seleções que podem consertar probleminhas em uma imagem é muito fácil com o MS Paint, desde que você seja paciente.
    • Corrigir olhos vermelhos: caso tenha alguns pixels escuros, possa copiar e colar ou sentir que consegue usar as ferramentas de seleção livre, corrigir olhos vermelhos é possível em um programa como o MS Paint.
  3. Se você estiver usando o MS Paint porque acha que não pode obter algo melhor, não se preocupe; existem outras opções por aí. Não se esqueça de verificar estas alternativas para ajudá-lo em seu caminho para dominar a arte digital:
    • Um programa que você pode achar útil é um software gratuito chamado Oekaki. Ele é parecido com o MS Paint na aparência, mas tem muito mais recursos. Você nem precisa baixar nada: muitos sites têm o Oekaki como um aplicativo dentro do navegador. Esse programa permite algumas camadas reais, assim como o Photoshop, o que significa que você pode fazer imagens bem mais legais.
    • Se quiser usar um programa mais poderoso, mas não quiser gastar dinheiro no Photoshop, saiba que existem alternativas. Paint Tool Sai, Manga Studio e muitos outros programas parecidos com o Photoshop podem ser comprados por valores mais baixos.
    Publicidade

Dicas

  • Salvar em GIF é bom para cores planas (material sem sombra) e animações; o PNG é melhor para trabalhos sombreados, e o JPEG é mais adequado para fotografias. O BMP não é recomendado, pois você tende a perder a qualidade da cor. Lembre-se desses pontos ao salvar seu desenho.
  • Você também pode ampliar e reduzir o zoom para ficar mais fácil de trabalhar pressionando Exibir no canto superior esquerdo da tela.
  • A prática leva à perfeição!
  • Pratique e brinque com as outras ferramentas até pegar o jeito.
  • Ao usar a ferramenta de preencher, veja se todos os pixels da mesma cor estão conectados. Usar a ferramenta com lacunas nessa borda fará com que outras áreas também sejam preenchidas.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Microsoft Paint

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 46 481 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade