Baixe em PDF
Baixe em PDF
É muito divertido desenhar mapas de locais imaginários; isso pode inspirar sua imaginação e é também uma forma de arte pouco explorada. Nesse tutorial, você encontrará os guias para desenhar mapas de forma natural, vívida e com apelo visual.
Passos
-
Faça uma imagem mental do local que você quer desenhar. Foque nos recursos que conectam o mapa como costas, montanhas ou outros recursos que você queira.
-
Desenhe as linhas maiores de sua composição. É uma boa ideia começar pela costa se seu mapa tiver corpos de água. Não espere que seu desenho fique idêntico a sua imagem mental, mesmo se for uma ideia simples.
-
Deixe espaço para outros recursos que podem vir à sua mente depois. Isso ajuda a deixar seu mapa mais interessante e também dá equilíbrio nas fases futuras do desenho.
-
Inspire-se em desenho livre! Se você não tem certeza de como quer seu mapa, comece a desenhar linhas se orientando em formatos livres.
-
Lembre-se de que, se você quer um mapa natural, ele deve ser separado em regiões. Depois, adicione detalhes para definir essas regiões; isso inclui cores.
-
Note os detalhes dos mapas. Se você conhece alguns mapas, verá que cada área tem recursos únicos. Mantenha a mente aberta e não se limite a desenhar mapas que fiquem iguais a outros. Coisas para adicionar incluem (alguns desses são explicados nos passos seguintes):
- Montanhas (^^^^);
- Cânions;
- Linhas costeiras;
- Rios, lagos;
- Ilhas;
- Florestas;
- Estradas principais;
- Cidades, vilas, postos, moradias eremitas, fazendas, etc.
- Rebanhos de animais, grupos, etc.
-
Cuide dos detalhes das linhas costeiras. Na hora de desenhar o litoral, seja detalhista e varie as coisas, faça áreas como penínsulas e baías. Ilhas e lagos podem ser colocados em qualquer lugar, mas tente fazer uma composição pacífica. Faça o formato geral de sua massa de terra primeiro, então adicione outros recursos. Vocês terá que colocar as linhas costeiras internas e externas, ou o mapa não parecerá natural.
-
Crie montanhas. Elas podem vir em pequenas aglomerações ou cadeias. Se você fizer uma cadeia de montanhas, elas devem ser conectadas a outras áreas. As montanhas podem ficar em qualquer lugar e não devem ser limitadas, pois são uma parte importante da composição.
-
Adicione alguns rios. Eles também podem ficar em qualquer lugar. Faça-os ondulados, apesar de que eles nem sempre precisam ser. Rios em áreas montanhosas são mais estreitos do que rios em áreas planas. Tente originá-los de lagos (de qualquer tamanho) ou de áreas elevadas.
-
Inclua ilhas. Faça arquipélagos e grupos, mas uma ilha sozinha também pode ser adicionada. Se as linhas costeiras e as massas de terra ainda o confundem, faça uma extensão do desenho para incluir elevações.
-
Continue a composição. Inclua morros, vegetação e população. Adicione rebanhos de animais, seja criativo e siga seus desejos. Adicione detalhes que tornem o mapa mais realista.
-
Terminado.Publicidade
Dicas
- Fronteiras e nomes podem ser interessantes.
- Como com qualquer outra coisa, as cidades podem ficar em qualquer lugar mas você deve ser imaginativo na hora de adicioná-las. A maioria das grandes cidades ficam a beira ou perto de grandes corpos de água e o interior geralmente é menos populoso.
- Florestas tropicais sempre coincidem com temperaturas altas e corpos de água.
- Desertos são comuns em todos os climas, mas são mais comuns em áreas de temperaturas extremas. Isso inclui regiões no interior.
Publicidade
Avisos
- Lembre-se sempre dos recursos geográficos, como elevação, água, população a ser considerada no estilo do mapa. Se não for cuidadoso sobre uma cadeia de montanhas em algum lugar, você pode arruinar o mapa.
Publicidade
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 43 153 vezes.
Publicidade