Baixe em PDF Baixe em PDF

Mandalas são objetos com formatos circulares que possuem um valor espiritual. O seu significado em sânscrito é círculo. Muitas pessoas gostam de desenhar esse símbolo porque ele transmite uma sensação de harmonia e relaxamento. Faça um esboço de um modelo de círculos concêntricos e coloque formas orgânicas e padrões geométricos para criar sua mandala.

Método 1
Método 1 de 3:

Organizando a estrutura

Baixe em PDF
  1. Use papel para aquarela se quiser usar essa técnica para pintar a mandala. Caso contrário, use um papel para esboço ou um papel para impressão. Escolha um ponto perto do centro da folha. Não precisa fazer uma marcação precisa, mas quanto mais perto, melhor. [1]
    • Marque o ponto no centro com um lápis para que possa apagar depois.
  2. Amarre um pedaço de corda no lápis se não tiver um compasso. Segure a extremidade da corda no ponto central e arraste o lápis em volta para fazer um círculo. Continue desenhando mais círculos usando pedaços maiores de corda. [2]
    • Os círculos não precisam ter a mesma distância um do outro. Você pode deixar alguns mais afastados porque o importante é fazer modelos que servirão de base para o projeto.
  3. Se não quiser usar o compasso ou a corda, procure objetos redondos para usar como base. Comece com um objeto pequeno como um pote posicionado no ponto central e use o lápis para fazer o traço. Em seguida, remova o objeto e coloque uma tigela no papel para fazer outro círculo.
    • Continue fazendo círculos até preencher quase toda a folha e pare de desenhar quando as formas já estiverem grandes o suficiente a ponto de quase tocarem na borda do papel.
  4. Use uma régua para fazer linhas pelo ponto central do papel. Traceje duas linhas nas direções do compasso e duas linhas cortando diagonais com distâncias equivalentes. Com isso, você criará oitos formas triangulares simétricas a partir do ponto central. Essas linhas serão apagadas posteriormente, mas, por enquanto, elas vão auxiliá-lo a alinhar as formas simetricamente em volta do ponto central. [3]
    • Não é necessário desenhar essas linhas de orientação se quiser fazer uma mandala mais orgânica e menos simétrica.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Desenhando o seu modelo

Baixe em PDF
  1. Pode ser um anel de flor de pétalas, um anel de triângulos ou outro modelo que preferir. As formas devem encostar no primeiro círculo concêntrico que desenhou em volta do centro para que tenham o mesmo tamanho. [4]
    • Use uma caneta se estiver confiante. Caso contrário, utilize um lápis e passe a caneta por cima do desenho para finalizar o acabamento.
  2. Tente desenhar vários tipos de formas. Se já tiver traçado formas parecidas com pétalas de flores, que tal fazer alguns triângulos ou formatos ovalados? Uma outra opção é colocar um anel para dividir a parte interna e externa da mandala. [5]
    • As formas podem ficar uma sobre a outra, se quiser.
    • Não é necessário fazer anéis de tamanhos iguais. Alguns podem ser mais finos e irregulares e outros podem ser maiores.
  3. Não se preocupe muito em criar uma mandala perfeita. Faça o desenho no seu ritmo e aproveite para usar toda a sua criatividade. Lembre-se do motivo pelo qual decidiu fazer o desenho e relaxe. Não encare esse projeto como uma obrigação.
    • Essa é uma atividade que exige concentração, mas, para isso, procure ficar relaxado e aproveite o momento. Não existe erro, mas sim o inesperado. Se entender o que ela representa, você conseguirá criar um belo desenho.
  4. Deixe um pouco de espaço em volta da parte externa do desenho para criar uma mandala que transmite uma sensação de tranquilidade. A parte interna do anel da mandala, assim com os outros anéis, não precisa ter um traçado perfeito. [6]
    • As bordas ficarão arredondadas se o último anel for de pétalas de flores.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Terminando a mandala

Baixe em PDF
  1. Tente fazer linhas mais finas e mais grossas. Alterar a espessura da linha pode criar um visual mais interessante e uma sensação de profundidade à mandala. Você pode usar uma caneta mais pesada ou pressionar com mais força a que tiver.
    • Se desenhou a mandala com uma caneta tinteiro, pule esse passo.
  2. Após traçar todas as formas para fazer a mandala, deixe seu desenho mais estilizado acrescentando detalhes dentro das formas. Coloque círculos menores, folhas ou faça alguns modelos com linhas diagonais dentro de algumas formas. Para criar um visual coeso, posicione os desenhos de forma simétrica. [7]
    • Gotas de lágrima e diamantes são formas pequenas que podem ser inseridas no desenho para criar um visual mais completo.
  3. Após completar o desenho, remova os esboços de círculos que desenhou no início do projeto. Lembre-se de verificar se a tinta já secou antes de apagar os esboços para não manchar a tinta. [8]
    • Limpe os restos de borracha para não grudarem no papel.
    • Faça cópias da mandala antes de começar a colorir o desenho para poder pintar os outros modelos de cores diferentes ou para seus amigos pintarem do jeito que quiserem.
  4. Você pode deixá-la natural, somente com a cor das linhas e do papel ou pode colorir como achar melhor. É possível pintar seções diferentes com padronagens ou com uma cor sólida. [9]
    • Use a aquarela para criar um visual leve e delicado. Porém, não se esqueça de que essa tinta pode manchar as linhas se não souber como fazer a aplicação.
    • Outros itens que podem ser utilizados para decorar a mandala são: lápis de cor, giz de cera ou marcadores.
    Publicidade

Dicas

  • Desenhe com um lápis de forma suave para poder apagar qualquer erro que fizer.
  • Quanto mais fina a ferramenta de desenho, mais refinado e detalhado o desenho. O giz de cera deixa um aspecto mais grosseiro ao desenho do que os marcadores.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Papel em branco;
  • Compasso (opcional);
  • Pote redondo para fazer o traçado (opcional);
  • Régua;
  • Lápis;
  • Borracha;
  • Aquarela, água e pincel (opcional);
  • Marcadores ou giz de cera (opcional).

Sobre este guia wikiHow

Resumo do Artigo X

Para desenhar uma mandala, comece fazendo um ponto no meio da página. Em seguida, prenda o lápis em um compasso. Perfure o ponto com a agulha do compasso e desenhe círculos concêntricos ao redor dele, um maior que o outro. Talvez seja mais fácil girar o papel, em vez de girar o compasso, para desenhar os círculos. Alinhe uma régua com o ponto. Use-a para desenhar de 10 a 12 linhas simétricas, verticais e horizontais, passando pelo ponto central. Quando tiver uma sequência de círculos e linhas, comece a desenhar formas seguindo padrões dentro da área mais próxima do ponto. Desenhe círculos, linhas, triângulos ou ondas ao redor do ponto. Use os círculos concêntricos como base para cada novo conjunto de formas. Conforme se afasta do ponto, aumente gradualmente as padronagens e as formas. Deixe a criatividade decolar e desenhe as formas de forma instintiva, preenchendo os espaços negativos. Para finalizar a mandala, pinte as formas individuais com canetinhas ou lápis de cor. Use a mesma cor ou padronagem para preencher as formas menores, formando padrões e os combinando. Reutilize as cores das formas pequenas nas formas maiores. Quanto mais cores usar, mais dinâmica e interessante ficará a mandala! Continue pintando até preencher todos os espaços em branco. Contorne as formas com uma canetinha preta se quiser defini-las melhor.

Esta página foi acessada 357 928 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade