Baixe em PDF Baixe em PDF

A carreira de tatuador é cheia de desafios. Alguns dos obstáculos enfrentados pelos profissionais incluem: lidar com clientes que se contraem durante a aplicação da tatuagem, manusear equipamentos que deixam as mãos cansadas, criar desenhos de vários estilos diferentes, entre outros. O aprendiz pode demorar um ano ou mais para começar a tatuar, mesmo depois de estudar muito. Com algumas técnicas e dedicação, você estará preparado para encarar uma nova jornada.

Método 1
Método 1 de 3:

Praticando a habilidade de desenhar

Baixe em PDF
  1. Como tatuador, você deverá esboçar e criar desenhos conforme o desejo dos clientes. [1] Será necessário adquirir habilidade por meio da prática para recriar artes de diferentes estilos.
  2. Desenhar em maçãs e laranjas, por exemplo, é uma forma eficaz de simular algumas das dificuldades encontradas durante o processo. Sendo assim, procure por itens que se assemelham a determinadas partes do corpo. Assim, você vai estar mais preparado para tatuar uma região curvilínea.
  3. Nenhum objeto é capaz de simular fielmente o manuseio de uma máquina de tatuagem. No entanto, a prática vai ajudá-lo a desenvolver a capacidade de fazer esboços sobre a pele. Experimente treinar também com uma pessoa sensível a cócegas para representar aqueles clientes inquietos.
  4. Trata-se de uma tintura tradicional que vem sendo usada desde a antiguidade. [2] Além de ser relativamente barata, ela pode ser adquirida em lojas online, mercados e farmácias. Considerando que o pigmento permanece por vários dias, treine em objetos inanimados antes de recorrer a essa técnica de estudo. Ao utilizá-la, siga as instruções do rótulo:
    • Misture a tinta e use um aplicador durante o procedimento.
    • Aplique-a sobre a região desejada utilizando o esboço como referência.
    • Por fim, verifique se é necessário realizar algum retoque e peça a opinião de outras pessoas.
  5. Geralmente, os tatuadores profissionais começam a carreira tatuando desenhos mais simples e de fácil aplicação. [3] Você pode aprender a delinear e transpor esboços para a pele em cursos específicos. [4]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Familiarizando-se com o equipamento

Baixe em PDF
  1. Alguns tatuadores afirmam que é a maneira mais efetiva para fortalecer os músculos da mão. O equipamento é mais pesado para que a tinta permanente penetre nas subcamadas da pele.
    • Comece adicionando cerca de 80 gramas ao instrumento de desenho escolhido.
  2. Dessa forma, você vai se sentir mais familiarizado com o equipamento e conseguirá manuseá-lo por mais tempo. Além de entender como cada peça funciona, o aprendiz será capaz de substituí-las quando necessário e avaliar a performance como um todo.
    • Coloque um lápis comum, em vez de uma agulha, na máquina para desenhar. Assim, será mais fácil se adaptar.
    • Apesar de ser uma ótima opção de estudo, não é recomendável usar aparelhos de qualidade inferior para tatuar os clientes.
  3. Apesar de existir várias opções no mercado, as mais usadas são conhecidas como “coil”. [5] Cada equipamento produz efeitos diferentes, como sombreamento e coloração. De maneira geral, é importante conhecer os seguintes modelos:
    • “Coil”.
    • Rotativa.
    • “Pneumatic”.
    • Aparelho de sombrear.
    • Máquina para fazer linhas. [6]
  4. A força exercida pelo motor causará uma vibração intensa em todo o braço. Portanto, esteja preparado para manuseá-lo e treine para manter a mão firme durante o processo.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Praticando com a máquina de tatuagem

Baixe em PDF
  1. Elas têm contornos que simulam os desafios de tatuar uma pessoa. Além disso, é uma das opções mais baratas e acessíveis. Considere usar:
    • Bananas.
    • Melões.
    • Toranjas.
  2. Trata-se de um novo recurso no campo da tatuagem e pode ser adquirido facilmente em lojas online. Muitos tatuadores, no entanto, afirmam que a textura é muito diferente do corpo humano. Apesar das críticas, o material pode ser útil para:
    • Iniciar os estudos e se adaptar aos aparelhos.
    • Fortalecer a mão.
  3. Por ser o recurso que mais se assemelha à pele humana, a experiência se torna mais próxima da realidade. É muito usada por tatuadores aprendizes, pois os ajudam a controlar a profundidade atingida pelas agulhas.
    • O material costuma ser vendido em lojas online para essa finalidade. Como alternativa, tente procurar açougues para conseguir preços mais em conta, uma vez que os restos dos animais acabam sendo descartados.
  4. A pele é composta por três partes epiteliais. A camada superior, também conhecida como epiderme, é constituída por cinco subcamadas. Se a tinta for depositada nesse tecido, eventualmente o desenho vai desbotar. O intuito é atingir a derme, camada intermediária, que fica um ou dois milímetros abaixo da pele. [7]
    • Além de provocar dor desnecessária, ultrapassar o limite especificado acima pode causar risco de infecção. [8]
    Publicidade

Dicas

  • Tenha sempre em mãos um caderno de rascunho. Ocasionalmente, perdemos muito tempo aguardando atendimento médico e viajando longas distâncias. Em vez de jogar no celular durante esse período, desenhe.
  • Nem todo mundo vai gostar da sua arte. Portanto, aprenda a enxergar o lado bom de cada crítica. Identifique qual é o erro e procure aperfeiçoar cada vez mais.
Publicidade

Avisos

  • Os marcadores permanentes e a henna contêm ingredientes naturais e produtos químicos que podem ser prejudiciais. Verifique se você ou seu voluntário não são alérgicos a nenhuma das substâncias.
  • Não tente tatuar a região dos olhos com caneta. Caso contrário, a visão pode ser consideravelmente danificada.
  • De maneira geral, os marcadores não são tóxicos, a menos que a pessoa envolvida tenha alergia. [9]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 28 051 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade