Baixe em PDF
Baixe em PDF
Muita gente acha que o único jeito de desfazer os dreads é cortando o cabelo, mas, na verdade, é possível desfazer esse penteado sem perder muito do comprimento. Porém, se prepare: o processo é demorado e pode doer um pouco também.
Passos
-
Programe-se para fazer isso em um dia que tiver bastante tempo. É possível desfazer os dreads sem cortá-los, mas o processo vai demorar um bom tempo. Dreads curtos, que só têm um ano ou menos, podem se soltar em quatro a oito horas. Já os mais compridos, que têm vários anos, levarão de 15 a 48 horas. [1] X Fonte de pesquisa
-
Resolva os problemas grandes primeiro. Antes de desfazer dreads individuais e pequenos nós, procure dreads que se juntaram uns nos outros e qualquer parte emaranhada grande na raiz. Solte usando suas mãos.
- Faça isso o mais perto do couro cabeludo que puder.
- Se não conseguir desembaraçar sem quebrar muito o cabelo, então é melhor fazer os dreads menores antes de tirar esses emaranhados grandes.
-
Deixe os dreads de molho por 10 minutos. Encha uma pia ou bacia com água morna e incline-se sobre ela para deixar o cabelo todo mergulhado na água. Deixe de molho por 10 minutos.
-
Lave os dreads com xampu. Passe pequenas quantidades de xampu desembaraçante ou anti-oleosidade em cada parte de cada dread. Use água quente para lavar.
- A água deve estar bem quente, o máximo que você puder aguentar sem se queimar.
- A água quente e o xampu vão ajudar a derreter a cera e a oleosidade que se acumulou.
- Enxágue todo o xampu dos seus dreads antes de continuar.
-
Passe condicionado em cada dread. Passe pequenas quantidades de condicionador em cada parte dos dreads. Esfregue o condicionador com seus dedos.
- Não enxágue o condicionador ainda.
- Se for necessário, você pode enrolar seu cabelo em uma toalha para tirá-lo do rosto até você conseguir seguir com o processo.
-
Separe um dread da parte inferior, com delicadeza. Introduza os dentes de um pente de metal na ponta do dread e vá separando os nós. Siga subindo gradualmente pelo comprimento do dread do mesmo jeito. [2] X Fonte de pesquisa
- Um pente de cabo comprido é o mais fácil para essa tarefa. Você pode usar a ponta do pente para furar a ponta do dread.
- Se estiver usando um pente comum, você terá que introduzir os dentes dele na ponta do dread.
- Depois de inserir o pente no dread, separe-o delicadamente usando o pente e seus dedos. Não tenha medo de pressionar o dread.
- Se os dreads estiverem difíceis de desfazer, passe mais condicionador e água morna no cabelo antes de tentar de novo.
-
Penteie a parte que já se soltou periodicamente. Depois que conseguir soltar uns 2 cm de cabelo ou mais, penteie pela parte de cima da parte já solta até as pontas.
- Repita esse passo sempre que soltar uns 2 cm de cabelo.
- Desembaraçar e tirar o cabelo que já caiu durante o processo de desfazer os dreads vai causar menos problemas do que esperar até o final.
-
Repita nos outros dreads. Depois de soltar um, faça o mesmo processo nos outros. Pegue um dread por vez até que todos saiam.
- Se estiver com dificuldade de soltar os dreads com um pente, talvez seja mais fácil usar uma agulha de crochê ou de tricô feita de metal (prefira as compridas). Se for usar a agulha, introduza a ponta dela em um arco na borda do dread e, cuidadosamente, puxe o arco para soltar. Repita conforme o necessário pelo comprimento do dread.
-
Condicione seu cabelo. Passe mais condicionador nos fios depois de desfazer os dreads. Deixe o condicionador agir no cabelo por cinco minutos antes de enxaguar.
- Essa lave de condicionador vai reparar parte dos danos causados pelas puxadas ao desfazer os dreads.
-
Cuide bem do seu cabelo. Seus fios provavelmente parecerão mal cuidados logo depois de desfazer o penteado, mas, se você lavar e hidratar regularmente, eles vão melhorar rapidamente.
- Use um creme para pentear depois de lavar o cabelo sempre nas primeiras semanas.
- Quando for usar o secador, deixe a temperatura baixa.
- Alise o cabelo com uma chapinha para controlar o frizz ou ondulações, se quiser.
Publicidade
-
Avalie os dreads. O cabelo que está mais perto do couro cabeludo ainda não formou dreads, então você terá que identificar as áreas de cabelo que nasceu a pouco tempo e que ainda está solto. [3] X Fonte de pesquisa
- Boa parte do cabelo novo solto pode ser salva ao usar esse método.
- Os dreads mais antigos tendem a ficar mais rentes ao couro cabeludo que os novos.
- Também é importante ressaltar que esse é o jeito mais rápido de tirar os dreads. Só vai demorar uma hora ou até menos.
-
Corte os dreads perto da raiz. Corte os dreads um por um com uma tesoura de barbeiro afiada. Faça o corte logo acima da parte sólida dos dreads.
- Você provavelmente terá de 2 a 5 cm de cabelo novo perto do couro que sobrará.
-
Lave sem o cabelo. Assim que não tiver mais nenhum dread sólido na cabeça, lave bem o cabelo que sobrou com água morna e xampu. Enxágue bem para tirar qualquer sujeira ou resíduos.
- Passe condicionador no cabelo também. Uma máscara de hidratação pode reparar os danos sofridos pelos fios e facilitar a tarefa de desembaraçá-los.
- Lavar e condicionar seu cabelo agora vai facilitar o pentear e o uniformizará depois, então é altamente recomendado que você faça isso antes de prosseguir.
- Não passe secador no cabelo neste momento. Só faça isso depois, quando o cabelo estiver penteado e aparado.
-
Penteie os fios. Use um pente de metal firme para pentear o cabelo que sobrou na cabeça. Deixe-o o mais reto possível.
- Não espere que o cabelo fique sedoso. É normal ter frizz, mas você precisa desembaraçar tudo o melhor que puder.
-
Apare os fios. O cabelo que sobrou na cabeça provavelmente ficará desigual no começo, então você terá que aparar para igualar. Use uma máquina de cortar cabelo ou uma tesoura.
- O mais fácil e passar uma máquina no couro cabeludo, mas você não tem que fazer isso.
Publicidade
-
Separe um bom tempo. Esse método não vai demorar tanto quanto o de desfazer os dreads, mas demorará bem mais do que só cortá-los.
- Dependendo da quantidade de dreads, a quanto tempo os tem e quanto cabelo pretende manter, o processo pode levar de duas a 15 horas.
-
Determine qual comprimento você quer. O comprimento exato fica a seu critério, mas, geralmente, as pessoas tentam salvar, pelo menos, 10 a 15 cm para que esse método valha a pena o tempo investido.
- Esse método funciona melhor para quem quer manter parte do cabelo, mas têm dreads com mais de quatro anos. Quando você mantém os dreads por mais de quatro anos no cabelo, é melhor cortar metade do cabelo ou mais antes de tentar desfazer o resto. [4] X Fonte de pesquisa
-
Corte os dreads uniformemente. Pegue uma tesoura de barbeiro e corte um dread de cada vez. Procure cortá-los no mesmo comprimento.
-
Deixe o que sobrou dos dreads de molho. Encha um balde ou uma pia com água morna. Sente-se na frente da água e incline a cabeça sobre ela. Mergulhe o máximo dos dreads que puder.
- Para obter melhores resultados, tente deixar os dreads de molho por cinco a 10 minutos. Porém, qualquer período de tempo é melhor que nada.
-
Lave bem. Passe um xampu desembaraçante nos seus dreads e esfregue bem com os dedos. Use água quente neste passo também.
- A água deve estar quente, mas não tanto a ponto de queimar seu couro cabeludo ou seus dedos.
- Lavar seu cabelo deve ajudar a remover parte do acúmulo de produtos e afins que interfeririam no processo de desembaraçamento.
- Enxágue o xampu antes de continuar.
-
Condicione o que sobrou dos dreads. Passe um condicionador ou um produto feito especialmente para remover dreads em cada dread. Faça um de cada vez.
- Não enxágue o condicionador do cabelo depois de aplicar.
-
Solte os dreads um por um. Perfure a ponta do dread com o cabo ou os dentes de um pente de metal. Use o pente para soltar arcos e partes embaraçadas em cada dread.
- Comece pela parte de baixo e vá subindo aos poucos pelo restante do dread.
- Penteie o cabelo que conseguir soltar a cada 2 cm ou mais.
- Repita esse processo em cada dread, fazendo um de cada vez, até que todos estejam soltos.
-
Passe condicionador de novo. Depois de desfazer seus dreads, passe mais condicionador no cabelo.
- Deixe agir por alguns minutos antes de enxaguar com água morna.
- O condicionar extra que você aplicar vai ajudar a reparar os danos no cabelo.
-
Corte as pontas para uniformizar. Penteie o cabelo que se soltou e apare as pontas para deixá-las igualadas. Faça isso com bastante atenção.
- É mais fácil fazer isso enquanto o cabelo ainda está molhado. Seque-o depois de aparar, não depois.
-
Cuide do seu cabelo. Logo depois de desfazer os dreads, ele estará cheio de frizz e sem saúde, mas, se você lavar e hidratar regularmente, ele vai ficar bem mais saudável dentro de 15 dias.Publicidade
Dicas
- Se for possível, peça a ajuda de alguém. Você pode fazer o processo sozinho, mas é mais fácil de desfazer os dreads da parte de trás da cabeça se tiver alguém para ajudar.
Publicidade
Avisos
- Já se prepare para perder bastante cabelo, independentemente do método que escolher. A maior parte dos fios que você vai perder durante os métodos de desfazer os dreads já caiu naturalmente da cabeça e só ficou preso nos dreads.
Publicidade
Materiais Necessários
Desfazendo os dreads
- Pente de metal.
- Xampu.
- Condicionador ou produto para remoção de dreads.
- Garrafa spray.
- Luvas de borracha.
- Toalhas.
Cortando os dreads
- Tesoura de barbeiro.
- Pente de metal.
- Presilhas de cabelo.
- Xampu.
Técnica mista
- Tesoura de barbeiro.
- Pente de metal.
- Xampu.
- Condicionador ou produto para remoção de dreads.
- Garrafa spray.
- Luvas de borracha.
- Toalhas.
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 18 113 vezes.
Publicidade