Baixe em PDF Baixe em PDF

Os nós musculares costumam ocorrer nos ombros tanto de pessoas sedentárias quanto das atléticas. Movimentos repetitivos podem causar contração nas fibras musculares, formando o que parece com um nó debaixo da pele. Os músculos dos ombros, principalmente aqueles que se fixam no pescoço (como o trapézio), são mais suscetíveis ao problema por conta da má postura por muito tempo (como sentar curvado na frente do computador) e do estresse. Independentemente da causa, é possível cuidar de um nó muscular em casa ou com a ajuda de um profissional.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Cuidando dos nós em casa

Baixe em PDF
  1. Os nós musculares são, basicamente, tensões musculares causadas por movimentos repetitivos que contraem as fibras musculares por períodos longos. Ao contrair os músculos, seja se exercitando, praticando algum esporte ou realizando algum atividade profissional, é preciso fazê-lo por pouco tempo e relaxá-los completamente . Ao fazer movimentos repetitivos várias vezes (por conta de exercícios ou de atividades pesadas) ou manter determinadas posturas por muito tempo, você desgasta os músculos e os força a ficarem contraídos além do que é saudável. Como os alongamentos leves aliviam a tensão, promovem o fluxo sanguíneo e melhoram a flexibilidade, eles são bastante úteis contra tensões e nós musculares. [1] Como regra geral, mantenha o alongamento por meio minuto e repita pelo menos três vezes ao dia, até que a dor do nó vá embora.
    • Com as costas retas, agarre o cotovelo correspondente ao lado do nó muscular com a mão oposta. Puxe o braço para o outro lado, até sentir o músculo no ombro que está dolorido se alongar. Tente manter o ombro longe da orelha (ou seja, não o levante) enquanto faz o alongamento. O exercício é excelente para os músculos externos e anteriores do ombro.
    • Com as costas retas, agarre o pulso do ombro com o nó com a mão oposta, por trás do tronco. Puxe o pulso para baixo, lentamente, até sentir o alongamento no ombro afetado. Esse alongamento é ótimo quando a tensão está localizada nos músculos que ligam o ombro ao pescoço. Para ainda mais alongamento, incline a cabeça na direção do ombro oposto.
  2. Não é difícil identificar um nó em músculos grandes como os dos ombros: ele provavelmente será mais duro do que os tecidos arredores e você sentirá dor ao pressioná-lo. Diferentemente das lesões musculares agudas, não deve haver inflamação, inchaço ou vermelhidão no nó. Passe a mão para tentar localizar o nó [2] e, após encontrá-lo, massageie-o com um massageador portátil por cinco a dez minutos. Pode ser preciso aplicar mais pressão por períodos maiores para resultados perceptíveis.
    • Os massageadores portáteis não costumam custar caro e podem ser encontrados em farmácias e na internet. Na falta de um, utilize um massageador de madeira; você precisará se esforçar um pouco mais, mas o resultado deve ser igual.
  3. Se o nó no ombro estiver mais próximo da escápula e for de difícil acesso, experimente rolar uma bola de borracha sobre ele. Coloque a bola logo abaixo do nó e deite sobre ela por cinco minutos. O processo é desconfortável no começo, mas você logo sentirá o nó se desfazendo.
  4. Como já foi dito acima, os nós musculares são um tipo de lesão crônica que não costumam envolver inflamação e dor aguda como as lesões musculares agudas. Por conta disso, a aplicação de gelo no local não é ideal, pois o frio impede o fluxo sanguíneo. Aplique portanto calor úmido no nó muscular para aquecer os tecidos macios (músculos, tendões e ligamentos) e aumentar o fluxo sanguíneo, o que ajuda a aliviar a rigidez do local. [3] Boas fontes de calor úmido incluem compressas quentes caseiras com grãos (normalmente aveia ou arroz), ervas e óleos essenciais. Aqueça a compressa no micro-ondas por um ou dois minutos e aplique-a sobre o músculo por 15 minutos. Repita pelo menos três vezes ao dia.
    • Aplique o calor antes de se exercitar para reduzir a tensão muscular e aumentar a extensibilidade dos tecidos.
    • Tomar um banho quente também pode ajudar bastante nos músculos. Se possível, tome um banho de banheira com sais de Epsom para relaxar ainda mais.
    • Evite a aplicação de calor seco através de compressas quentes comerciais, pois ele desidratará os tecidos macios e aumentará os riscos de mais lesões.
    • Se a academia onde se exercita tem uma sauna, experimente relaxar um pouco nela para aquecer e hidratar os músculos.
  5. Os relaxantes musculares (como a ciclobenzaprina) podem ser úteis em casos de espasmos e nós, pois liberam a tensão nos músculos. Quando se administra tais medicamentos por via oral, os efeitos não se limitam às áreas problemáticas, o que pode causar sensações estranhas no resto do corpo por conta da redução das contrações musculares. Se o nó muscular estiver incomodando muito, um anti-inflamatório não esteroide (como o naproxeno, a aspirina ou o ibuprofeno) pode ser a melhor opção, principalmente por causar menos efeitos colaterais.
    • Alguns dos medicamentos citados podem fazer mal para o estômago, o fígado e os rins, portanto, limite o consumo em no máximo duas semanas. [4] Independentemente do remédio escolhido, sempre consuma-o de barriga cheia.
    • Siga as recomendações da bula ou converse com um médico para determinar qual a dose adequada.
    • Aplicar uma pomada de alivio de dor diretamente sobre a área problemática também pode ajudar.
  6. Se o nó no ombro não for causado por um esporte ou pela malhação, é bem possível que sua estação de trabalho seja a culpada. Por exemplo, se o computador, a mesa ou a cadeira não estiverem posicionados adequadamente, você pode acabar forçando a coluna, os ombros e o pescoço. Ao sentar para mexer no computador, seus olhos devem estar mirados com o terço superior do monitor; os antebraços devem estar paralelos ao chão e apoiados em descansos de braço firmes; os cotovelos devem estar a alguns centímetros do seu tronco; e os pés devem estar planos no chão. [5]
    • Se os braços estiverem baixos ou altos demais por conta da altura da mesa ou da cadeira, a chance de problemas nos ombros é maior.
    • Para prevenir tensões musculares ao trabalhar, evite ao máximo erguer os braços por muito tempo. Se precisa fazer algo no alto por conta do trabalho, use uma escada mais alta.
    • Não segure o telefone entre o pescoço e o ombro. Use um fone de ouvido ou o viva-voz, de preferência.
    • Se você passa muito tempo dirigindo, suas chances de desenvolver problemas nos ombros são maiores. Tente manter as mãos mais baixas no volante, com as palmas viradas para baixo. [6]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Buscando ajuda profissional

Baixe em PDF
  1. Se o massageador portátil ou a bola de tênis não funcionaram no tratamento do nó muscular, procure um massoterapeuta profissional. Uma massagem profunda é capaz de aliviar lesões crônicas e nós pois reduz os espasmos e a tensão muscular, além de estimular a circulação sanguínea e promover o relaxamento. [7] Comece com sessões de meia hora, concentradas no ombro lesionado e nas áreas arredores (como o pescoço e as costas). Deixe que o profissional vá fundo nas fibras musculares, até onde aguentar sem sentir dor demais.
    • O massoterapeuta pode utilizar uma técnica que envolve pressionar o dedão ou o cotovelo contra o nó no seu ombro para liberar as fibras musculares. Por mais que isso cause dor, trata-se de uma técnica eficaz. Confie na experiência do profissional.
    • Beba bastante água após a sessão de massagem para limpar o corpo dos subprodutos inflamatórios e do ácido lático. Não beber água pode causar dor de cabeça ou no corpo no dia seguinte.
  2. Trata-se de uma técnica chinesa muito antiga que envolve a colocação de agulhas finas em pontos específicos do corpo para reduzir a dor e promover a recuperação. [8] O procedimento em si não é doloroso, pois desencadeia a liberação de analgésicos naturais (chamados de endorfinas) e dura de 15 a 45 minutos. A acupuntura para lesões nos ombros pode ser bastante eficaz, principalmente se feita pouco tempo depois da identificação dos sintomas.
    • Uma única sessão de acupuntura provavelmente não deve ser suficiente para acabar com o nó. Faça pelo menos três sessões antes de considerar o tratamento ineficaz.
    • Lembre-se de que os pontos de pressão que aliviam os nós musculares nem sempre ficam nos ombros. Às vezes, um ponto distante pode aliviar a sua dor nos ombros.
    • A acupuntura é praticada por diversos profissionais médicos, incluindo clínicos gerais, quiropratas, naturopatas e fisioterapeutas. Escolha um profissional qualificado.
  3. A quiropraxia é uma especialidade musculoesquelética com foco em re-estabelecer a movimentação e o funcionamento dos músculos e articulações da coluna e área adjacentes, como é o caso dos ombros. Se o nó no ombro está próximo da escápula ou do pescoço, é possível que a coluna também esteja envolvida. O quiroprata é treinado em técnicas manuais para alongar músculos rígidos, liberar nós e ajustar as articulações envolvidas, o que normalmente causa sons de estalos, mas que não deve causar dor. O reajuste das articulações costuma relaxar todos os músculos arredores quase que imediatamente.
    • Por mais que uma sessão possa dissolver o nó no ombro, é possível que você precise de vários tratamentos para notar resultados mais significativos.
    • Osteopatas, clínicos gerais e fisioterapeutas são médicos que também costumam realizar ajustes nas articulações. Entre em contato com um profissional de confiança para mais informações.
    • Nem todos os convênios médicos cobrem serviços de quiropraxia. Confirme com seu servidor ou pague pela consulta do seu próprio bolso.
  4. Se o nó no ombro não sumir com cuidados caseiros, massagem profissional ou quiropraxia, talvez você precise fazer algum tipo de reabilitação com um fisioterapeuta. O profissional o ensinará alongamentos específicos e exercícios de fortalecimento para renovar os músculos dos ombros. [9] Em alguns casos, os exercícios envolvem o uso de máquinas, pesos, elásticos e bolas de exercícios para fortalecer os ombros para que eles consigam suportar o rigor das atividades físicas ou do seu trabalho.
    • Os fisioterapeutas também são treinados para tratar os nós com ultrassons e estimulações musculares eletrônicas, se necessário.
    • As sessões de fisioterapia normalmente precisam ser repetidas de duas a três vezes por semana, por um a dois meses, para causar impacto significativo em problemas crônicos nos ombros.
    • Bons exercícios para os ombros incluem remar, nadar, flexões no chão e flexões de braço em barra fixa.
    Publicidade

Dicas

  • Para evitar problemas nos ombros, não carregue bolsas e sacolas que distribuam mal o peso. Procure utilizar uma mochila com alças acolchoadas.
  • Praticar yoga também pode ajudar a alongar e relaxar os músculos.
  • Se o problema continuar a piorar e causar cada vez mais dor, consulte-se com um médico.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 94 808 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade