Baixe em PDF
Baixe em PDF
Desidratar bananas é um processo surpreendentemente fácil e versátil. Macias ou crocantes, saudáveis ou gordurosas, em chip, em fatias ou tipo fruta em folha — é possível fazer vários tipos de petiscos usando praticamente qualquer fonte de calor disponível. Pode ser que você não se canse deste sabor, mas caso aconteça, há instruções para colocar temperos doces ou salgados.
Ingredientes
- Bananas (o ideal é que estejam maduras, com poucos pontos marrons, mas sem pontos feios ou machucados). [1] X Fonte de pesquisa
- Suco de limão ou outro suco ácido (opcional).
- Sal, noz-moscada ou canela (opcional).
Passos
-
Preaqueça o forno na menor temperatura possível, geralmente entre 50 ºC e 90 ºC.
- Uma temperatura mais alta que isso traz o risco de esturricar a parte externa e não ressecar o interior.
-
Descasque e fatie as bananas. Para fazer chips, corte as bananas em fatias de mais ou menos 60 mm. Para fazer fatias menos crocantes, fatie a banana de comprido e corte as fatias no tamanho que desejar depois. [2] X Fonte de pesquisa
- NOTA: as fatias podem demorar até 12 horas para desidratar! Comece o preparo pela manhã para não correr o risco de começar um incêndio deixando o fogo ligado durante a noite. As chips vão desidratar muito mais rápido.
- Para que as chips fiquem supercrocantes, corte a banana em fatias de 30 mm. Pode ser mais fácil fazê-lo com um fatiador. [3] X Fonte de pesquisa
- Se as bananas estiverem moles e difíceis de fatiar, endureça-as na geladeira por cinco a dez minutos. [4] X Fonte de pesquisa
- Não é preciso nem de faca para fazer fatias grossas! Passe o dedo na ponta da banana descascada e ele deve se partir em três pedaços. [5] X Fonte de pesquisa Não tem problema se a banana quebrar no processo, afinal você vai cortá-la em pedaços menores.
- Se tiver uma grande quantidade de bananas, mergulhe-as no suco de limão por alguns minutos antes de fatiar; isso vai poupar tempo de preparação, mas vai deixá-las mais úmidas e aumentar o tempo de desidratação. [6] X Fonte de pesquisa
-
Mergulhe os pedaços no suco de limão. Fazê-lo vai acrescentar sabor e vitaminas, mas o principal objetivo é evitar que as bananas fiquem marrons.
- Se você não se importar das chips ficarem marrons, pule este Passo.
- Pincelar o suco de limão dos dois lados dos pedaços de banana também vai funcionar.
- Use suco de abacaxi, de limão ou de qualquer outra fruta cítrica e terá o mesmo resultado. Até mesmo capsulas de vitamina C amassadas e misturadas com água vão funcionar.
- Se não gostar do gosto do suco, dilua-o em uma proporção um para quatro (uma parte de suco para quatro de água) e mergulhe as bananas por três a cinco minutos na solução. [7] X Fonte de pesquisa
-
Coloque as bananas em uma grelha de resfriamento. A grelha vai expor todos os lados da banana ao ar e vai deixar que o excesso de umidade escorra. Coloque uma assadeira embaixo da grelha.
- As bananas devem ficar em uma camada única, e não umas em cima das outras. Não tem problema se as extremidades das fatias tocarem umas nas outras.
- Se não tiver uma grelha de resfriamento, cubra uma assadeira com papel-manteiga ou passe manteiga e coloque as bananas. Este método vai ser menos eficaz em retirar a umidade e pode demorar mais tempo (especialmente para as fatias grossas). É possível contornar tal efeito deixando a porta do forno aberta só um pouco para deixar a umidade sair. [8] X Fonte de pesquisa
- Um ventilador elétrico colocado perto da porta semiaberta do forno também vai ajudar o ar a circular. [9] X Fonte de pesquisa
-
Tempere, se preferir. Uma pitada de sal dá bastante sabor, deixando as chips de banana perfeitas para serem degustadas sozinhas.
-
Coloque as bananas no forno preaquecido. Use a grelha central e tome cuidado para não derrubar nenhuma fatia de banana no forno.
- Se estiver usando uma grelha de resfriamento, coloque a assadeira no forno antes, para captar o líquido que escorrer, e depois a grelha em cima.
-
Deixe assar até que fiquem com o formato e textura desejados. O preparo das chips demorará de 1:00 a 3:00. As fatias mais grossas vão demorar de 6:00 a 12:00. Quanto mais tempo elas forem assadas, mais crocantes vão ficar.
- Vire as bananas mais ou menos na metade do tempo de preparo. Isso vai deixar os dois lados desidratarem uniformemente e é especialmente importante se as fatias estiverem diretamente na assadeira.
- As bananas vão ficar mais crocantes enquanto esfriam, então as tire do forno quando estiverem ainda um pouco mais macias que o desejado.
-
Esfrie as bananas completamente na grelha de resfriamento. Elas não vão estar completamente secas ou crocantes até que atinjam a temperatura ambiente.
- Se não tiver uma grelha de resfriamento, um escorredor de louça pode fazer o trabalho. Um prato comum também serve.
-
Armazene as bananas em um recipiente hermético. Se estiverem completamente desidratadas, devem permanecer boas para o consumo por meses.Publicidade
-
Prepare as bananas. O início da preparação é similar ao do método com forno. Preste atenção no tamanho das fatias.
- Descasque as bananas e corte-as em fatias de 60 mm para fazer fruta em folha mastigável ou corte em fatias de 15 a 30 mm para fazer chips crocantes.
- As chips vão demorar até 24:00 para desidratar, já a folha de fruta deve ficar pronta em 12:00. Planeje-se de acordo com o tempo de preparo.
- As fatias mais finas que 60 mm tendem a grudar quando armazenadas juntas.
- Mergulhe os pedaços no suco de limão para evitar que as chips fiquem marrons. Este Passo é opcional.
-
Coloque temperos, se preferir. Noz-moscada ralada fica muito boa misturada com a doçura natural das bananas. [10] X Fonte de pesquisa
-
Passe um pouco de óleo na grelha do seu desidratador. Não é obrigatório, mas vai evitar que as fatias de banana grudem. É possível passar óleo diretamente nas bananas também.
-
Coloque as fatias na grelha do desidratador. Não coloque as fatias uma em cima da outra. Não tem problema se elas se tocarem nas extremidades, já que vão encolher um pouco à medida que ressecam.
-
Ajuste a temperatura para 57 ºC. Fazer a folha de fruta vai demorar entre 6:00 e 12:00. As chips crocantes vão demorar mais, até 24:00.
- Se o seu modelo de desidratador vier com instruções específicas para bananas, use a temperatura e tempo listados nele.
- Verifique o progresso a cada 2:00 ou 4:00 e gire a grelha para que a desidratação seja uniforme.
- Se decidir não colocar suco de limão nas bananas, a cor marrom caramelada é um bom sinal de que elas estão prontas ou quase prontas. Caso contrário, pegue uma fatia para experimentar depois que ela esfriar até a temperatura ambiente.
- Se deixar as fatias mastigáveis por tempo demais e não gostar da textura mais dura, continue desidratando para transformá-las em crocantes. Fazê-lo pode não funcionar caso as fatias sejam bem grossas.
-
Deixe as bananas esfriarem até a temperatura ambiente antes de comer. Se armazenadas em um recipiente hermético, elas vão permanecer boas para consumir durante meses.Publicidade
-
Descasque as bananas. Você pode deixá-las inteiras ou cortá-las ao meio de comprido.
-
Coloque as bananas inteiras entre duas folhas de papel-manteiga. As bananas devem ficar a pelo menos 7 cm de distância uma da outra.
-
Use uma tábua pesada para esmagar as bananas. Tente fazer uma pressão uniforme para deixar o purê de banana em uma consistência homogênea.
- Também é possível usar um rolo de macarrão para fazê-lo.
- O objetivo é deixar as bananas amassadas em uma espessura de 30 mm. Se não quiser medir, apenas deixe o mais fino possível.
-
Transfira o papel-manteiga para a grelha do desidratador. Tire a folha de cima antes de começar a desidratar.
-
Ajuste o desidratador para 57 ºC por 7:00. Verifique depois de 4:00 e depois de 6:00 para ver como está o progresso.
- Quando estiver pronto, a parte de cima deve estar firme, mas não grudenta.
- Se a parte inferior ainda estiver úmida, vire na metade do tempo.
-
Deixe esfriar e corte em tiras. Elas podem ser enroladas e armazenadas em um pote hermético por meses.Publicidade
-
Descasque e fatie as bananas. Tente cortar fatias de 60 mm ou um pouco menos. Se estiverem mais grossas, as fatias não vão cozinhar bem; se estiverem finas demais, vão queimar com facilidade.
-
Unte um prato seguro para ir ao micro-ondas. [11] X Fonte de pesquisa Use uma quantidade generosa de um óleo com sabor agradável, como o azeite de oliva ou o óleo de coco. Coloque as fatias de banana no prato deixando espaço entre uma e outra.
-
Esquente no micro-ondas em potência alta por um minuto. As bananas vão começar a ficar macias e a liberar umidade.
-
Vire todas as fatias. Você também pode temperá-las agora. Uma pitada de sal dá um bom sabor salgado, enquanto a noz-moscada ralada ou canela em pó ficarão boas com a doçura da banana. [12] X Fonte de pesquisa
-
Continue esquentando no micro-ondas em turnos de 30 segundos. Isso pode demorar alguns minutos dependendo do seu aparelho.
-
Sirva imediatamente. Ao contrário dos outros métodos de desidratação, as bananas feitas no micro-ondas só vão permanecer boas por um dia.Publicidade
-
Verifique a previsão do tempo na sua cidade. Para desidratar frutas ao sol com sucesso, será preciso pelo menos dois dias de tempo ensolarado, seco e com céu aberto (pelo menos 32 ºC com baixa umidade). O ideal seria deixar desidratar por sete dias, principalmente se a temperatura estiver abaixo de 38 ºC.
-
Faça ou compre uma tela de desidratação externa. Tudo o que você precisa é uma moldura de madeira retangular com uma tela que possa ser usada com alimentos esticada sobre ela.
- As melhores telas são feitas de aço inox ou de plástico. NÃO use tela de alumínio, de construção ou de fibra de vidro (a menos que a tela de fibra de vidro esteja etiquetada como grelha para alimentos).
-
Prepare as bananas. Já que vai usar uma temperatura muito mais baixa que os outros métodos, é melhor fatiar bem mais fino.
- Descasque as bananas e corte-as em fatias de 30 mm ou no máximo 60 mm.
- Se quiser evitar que elas fiquem marrons, mergulhe as fatias no suco de limão.
-
Tempere, se desejado. Canela em pó dá um sabor forte, se quiser manter o petisco doce.
-
Coloque as fatias na tela de secagem. Disponha em uma só camada, sem sobrepor. As bordas podem se tocar, já que elas vão encolher um pouco ao desidratar.
-
Cubra as fatias com uma tela anti-insetos ou um pano para fabricação de queijo. Isso vai manter a poeira longe das bananas.
-
Coloque a moldura de secagem na luz solar direta, longe de carros ou do alcance de animais. Deixe ao menos um pouco acima do nível do chão (por exemplo: colocando em cima de blocos de cimento). [13] X Fonte de pesquisa
- Seu telhado é uma ótima opção para receber luz solar e manterá as bananas longe da maior parte da poluição do ambiente.
- Uma entrada de garagem de concreto vai refletir o calor do chão, desidratando as bananas mais rápido.
-
Traga a tela de secagem para dentro de casa a noite. Mesmo se estiver quente, o sereno vai aumentar a umidade das bananas. Coloque para fora de novo durante o dia.
-
Vire as bananas mais ou menos na metade do processo de secagem. Isso não tem que ser preciso; vire em qualquer momento no segundo dia.
-
Continue secando por até sete dias. Verifique diariamente para ver se as bananas estão prontas para o consumo.
- Se não tiver certeza, corte uma fatia ou morda uma para verificar se ainda há umidade.
-
Armazene as bananas em um pote hermético. Se estiverem completamente desidratadas elas devem durar por meses.
-
Terminado.Publicidade
Materiais Necessários
-
Um dos seguintes:
- Micro-ondas.
- Forno & assadeira.
- Desidratador (e papel-manteiga para fazer fruta em folha).
- Tela de secagem e uma semana ensolarada.
- Faca.
- Tábua.
- Grelha para esfriar.
- Fatiador (opcional).
Dicas
- Além de poderem ser consumidas sozinhas, as bananas desidratadas ficam boas junto com outras frutas cristalizadas ou com granola.
- Para reconstituir as bananas desidratadas para usar na cozinha, fervilhe por 15 minutos no fogo baixo com água suficiente para cobri-las. Escorra a água e descarte ou use na receita se for preciso (agora ela tem gosto de banana). [14] X Fonte de pesquisa
- Também é possível desidratar plátanos com os mesmos métodos, embora o conteúdo de umidade diferente possa alterar o tempo de preparo. Verifique o progresso com frequência.
Publicidade
Avisos
- Usar o tipo errado de tela ou um que não seja indicado para alimentos pode causar descoloração, sabor ruim ou substâncias perigosas nas bananas. Siga as instruções por completo ao escolher uma tela e só use grelhas de resfriamento feitas para o preparo de alimentos.
Publicidade
WikiHow Relacionados
- Como fazer chips de banana
- Como evitar que bananas fatiadas escureçam
- Como conservar frutas sem açúcar
- Como preservar pimentas
- Como fazer berinjelas em conserva
Referências
- ↑ http://www.livestrong.com/article/556715-how-to-make-baked-banana-chips/
- ↑ http://www.storyofakitchen.com/healthy-snacks/dried-bananas/
- ↑ http://www.livestrong.com/article/556715-how-to-make-baked-banana-chips/
- ↑ http://www.easy-food-dehydrating.com/dehydrating-bananas.html
- ↑ http://foodstorageandsurvival.com/making-banana-chips-by-dehydrating-bananas/
- ↑ http://www.aces.uiuc.edu/vista/html_pubs/DRYING/dryfood.html
- ↑ http://www.livestrong.com/article/539371-tricks-to-prevent-bananas-from-turning-brown/
- ↑ http://www.storyofakitchen.com/healthy-snacks/dried-bananas/
- ↑ http://www.aces.uiuc.edu/vista/html_pubs/DRYING/dryfood.html#methods
- ↑ http://www.foodiewithfamily.com/2012/03/23/nutmeg-banana-chips/
- ↑ http://www.cookingandme.com/2014/05/microwave-banana-chips-healthy-raw.html
- ↑ http://www.foodiewithfamily.com/2012/03/23/nutmeg-banana-chips/
- ↑ http://www.livestrong.com/article/536399-how-to-make-sun-dried-bananas-at-home/
- ↑ http://www.aces.uiuc.edu/vista/html_pubs/DRYING/dryfood.html
Publicidade