Baixe em PDF Baixe em PDF

Talvez você esteja se sentindo inchada e flatulenta depois de uma refeição bem farta, ou talvez sofra de uma condição que cause essa sensação – não importa a origem, o inchaço na barriga é desconfortável e até mesmo embaraçoso. Embora medicamentos possam ajudar a aliviar os sintomas, também é possível desinchar a barriga fazendo yoga. As posições e a respiração da yoga ajudam a relaxar o sistema nervoso, aliviar gases e estimular os órgãos abdominais para melhorar a digestão e tornar o inchaço menos desconfortável, com menos chances de voltar no futuro. [1]

Método 1
Método 1 de 3:

Relaxando o sistema nervoso

Baixe em PDF
  1. Essa postura é um alongamento relativamente simples que proporciona relaxamento para o corpo inteiro. Se os problemas digestivos estiverem relacionado ao estresse ou tensão, essa postura pode ajudar a desinchar o estômago. [2]
    • Comece sentada no chão com as pernas estendidas para frente. Você pode colocar um cobertor ou uma toalha debaixo do quadril para manter o alinhamento correto ou amortecer o contato dos ossos com o chão.
    • Ao exalar, levante os braços sobra a cabeça e incline o torso para frente lentamente, mantendo as costas retas e horizontais. Abaixe o máximo que puder confortavelmente, deixando o corpo tocar as pernas. Por fim, você pode chegar ao ponto de inclinação completa, onde a cabeça descansa nas pernas e os antebraços e palmas da mão ficam contra o chão.
    • Segure essa postura por cinco a dez ciclos de respiração e, em seguida, levante o tronco lentamente para a posição inicial sentada ao inalar.
  2. Essa sequência alonga e relaxa a coluna e o torso. Esse exercício é feito no fluxo de yoga vinyasa, com uma respiração para cada movimento. [3]
    • Comece a postura ficando de quatro, com os joelhos na direção do quadril e os tornozelos alinhados com os ombros. Leve os ombros para trás, deixando as escápulas mais próximas da coluna.
    • Ao inalar, arqueie bem as costas, aproximando o umbigo do chão e levantando o peito. Essa é a postura da “vaca”.
    • Ao exalar, inverta o movimento começando com o cóccix. Solte o cóccix em direção ao chão, curvando as costas e redirecionando os olhos para o umbigo. Essa é a postura do “gato”.
    • Repita por 10 a 15 ciclos de respiração, sentindo o alongamento na coluna.
  3. Essa é a principal postura de repouso na yoga, que dá ao corpo um relaxamento completo para acalmar os nervos e aliviar os problemas digestivos. Você tem a opção de usar um bloco ou um travesseiro na cabeça. [4]
    • Comece sentando-se de joelhos com as pernas separadas e os dedões dos pés tocando um ao outro. Ao exalar, incline o torso para frente sobre as coxas, descansando a testa no chão e esticando os braços para frente. Mantenha o quadril por cima dos calcanhares.
    • Se está vindo da postura de quatro, abaixe o quadril lentamente para trás ao exalar, na direção dos calcanhares, estendendo as mãos para frente ao reclinar o torso.
    • Fique nessa postura por pelo menos cinco ciclos de respiração. Se você se sentir bem, fique na posição pelo tempo que desejar.
    • Se tiver cólica abdominal, é possível obter alívio adicionando uma torção à postura da criança. Simplesmente leve as mãos para o seu lado esquerdo, mantendo a postura por 10 a 15 ciclos de respiração, e em seguida, mova as mãos de volta ao centro lentamente e repita no outro lado. [5]
  4. Essa posição envolve o corpo inteiro para fazer a circulação fluir, enquanto a inversão relaxa o sistema nervoso e melhora a digestão. [6]
    • Se estava na postura da criança, volte à posição de quatro patas com as pernas separadas na direção do quadril e com os pulsos alinhados com os ombros. Os joelhos devem ficar na direção exata do quadril, como se fosse uma mesa.
    • Meta os dedos dos pés debaixo dos calcanhares e ao exalar, levante o quadril na direção do teto. Estique as pernas o máximo que puder, pressionando os calcanhares contra o chão. Não deixe o pescoço solto. Você pode direcionar os olhos para as pernas ou para o umbigo.
    • Mantenha a postura por quatro ou cinco ciclos de respiração, levantando o quadril um pouco mais ao inalar e pressionando o corpo para baixo sempre que exalar.
  5. Essa postura ajuda a aquecer mais a barriga enquanto alivia a tensão até a coluna. Isso também estimula a digestão e alivia o inchaço abdominal. [7]
    • Comece essa postura em pé com os dedões dos pés juntos e com os calcanhares um pouco separados. Outra opção é deixar os pés mais separados se for mais fácil para você.
    • Ao exalar, incline o troco usando o quadril, engajando o abdômen e mantendo as costas retas o máximo que puder antes de abaixar todo o tronco.
    • O ideal é encostar as palmas das mãos no chão com as pontas dos dedos alinhadas com os dedos dos pés. Se ainda não tiver tal flexibilidade, abaixe o trono o máximo que conseguir confortavelmente e descanse as mãos em um bloco, nas canelas ou nos joelhos.
    • Mantenha a postura por dez ciclos de respiração e, em seguida, levante o corpo ao inalar e retorne à posição de pés.
  6. Essa técnica tem um efeito relaxante no corpo inteiro e também ajuda a estimular os processos digestivos para aliviar cólicas, gases e inchaço. É mais eficaz tirar um tempo para praticar a respiração tanto antes quanto tempo da prática de yoga. [8]
    • Encontre uma posição confortável sentada com a coluna reta, o coração alinhado com a pelve e os ombros confortáveis. Relaxe o rosto e o pescoço e feche os olhos ou suavize o olhar.
    • Comece inalando profundamente pelo nariz, levantando o peito e expandindo a barriga para deixar entrar bastante ar.
    • Faça uma pausa depois de inalar e, em seguida, exale lentamente pela boca, sussurrando o som “ha” com a parte posterior da garganta. Com a prática, você conseguirá fazer esse som enquanto exala pelo nariz.
    • Tente clarear a mente e se concentrar na respiração. Deixe que a percepção dos sons ao seu redor se esvaia lentamente. Faça isso por pelo menos cinco minutos.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Aliviando gases

Baixe em PDF
  1. Essa palavra significa “alívio de gases” em sânscrito, portanto, essa pode ser a melhor pose para desinchar a barriga com yoga, principalmente se você estiver com flatulência. Pode ser necessário fazê-la com certa privacidade. [9]
    • Deite-se de costas com as pernas estendidas. Lentamente, levante os joelhos para o peito. Você pode segurá-los com as mãos e balançá-los de um lado para o outro para fazer uma pequena massagem na lombar e na coluna.
    • Abaixe e estenda a perna esquerda, mantendo o joelho direito contra o peito. Flexione o pé esquerdo, pressionando a parte superior da coxa esquerda contra o chão. Respire profundamente por 10 a 15 ciclos e depois troque de perna.
    • Você também pode segurar essa pose com os dois joelhos contra o peito ao mesmo tempo.
  2. Torções aumentam a circulação no abdômen, estimulando a digestão e a liberação de gases para aliviar o inchaço. Esse giro pode ser feito diretamente a partir da Apanasana ou você pode criar um fluxo entre as duas posturas. [10]
    • Deitada de costas com o joelho direto contra o peito em Apanasana, gire o quadril para dobrar o joelho direito para o lado esquerdo. Você pode colocar a mão esquerda por cima do joelho direito para que o alongamento seja mais profundo, mas não force muito.
    • Estenda o braço direito para o lado, alinhado com o ombro, e segure a posição por dez ciclos de respiração. Lentamente, retorne à posição central e repita no outro lado.
    • Você também tem a opção de fazer essa torção sentada, cruzando uma perna por cima da outra e torcendo o tronco na direção oposta. [11]
  3. Essa pose pode aumentar a flexibilidade da coluna para se mover de um lado para o outro, além de relaxar o estômago e outros órgãos abdominais para aliviar cólica e inchaço. [12]
    • Comece deitada de costas, com os joelhos para cima e os pés apoiados no chão. Cruze a perna esquerda por cima da direita, envolvendo os dedos do pé esquerdo atrás do tornozelo direito para torcer as pernas juntas.
    • Os braços devem ficar estendidos para os lados, alinhados com os ombros e com as palmas das mãos para cima. Deixe os cotovelos em um ângulo de 90 graus, de maneira que as mãos fiquem em cada lado da cabeça.
    • Ao exalar, abaixe os dois joelhos para a esquerda lentamente. Tente descansá-los no chão, mas mantenha os ombros pressionados contra o chão. Vire a cabeça para a direita.
    • Segure a posição por pelo menos dez ciclos de respiração. Sempre que exalar, tente aprofundar ainda mais a torção e sinta o alongamento na coluna.
    • Quando estiver pronta, use o abdômen para levantar os joelhos de volta ao centro e repita na direção oposta.
  4. É bem claro que essa palavra não é em sânscrito e a postura não é tradicional de yoga, mas a pose do burrito é suave e relaxante e ajuda a aliviar gases, cólica e inchaço. Também ajuda a relaxar o corpo inteiro. [13]
    • Enrole um cobertor ou uma toalha no formato de um burrito e coloque no chão. Deite-se sobre o rolo com o cobertor debaixo do umbigo. Não deixe o rolo tão grosso ao ponto de pressionar as costelas ou os ossos do quadril.
    • Deite-se reta no chão, colocando um bloco ou um travesseiro debaixo da cabeça se precisar de mais apoio. Respire profundamente por 10 a 15 ciclos ou mais, liberando toda a tensão e sentindo o corpo afundar no chão.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Estimulando os órgãos abdominais

Baixe em PDF
  1. Se você acabou de comer um prato enorme e está cheia e inchada, essa posição pode ajudar a aliviar as cólicas no estômago e dar mais espaço para a comida ser digerida. [14]
    • Sente-se por cima dos calcanhares ou na beira de uma cadeira. Incline-se para trás, colocando as palmas das mãos para trás de você com os dedos na direção oposta ao seu corpo. Pressione o chão ou a cadeira com os quatro cantos das mãos, arqueando as costas e levantando o peito.
    • Segure essa postura por cinco ciclos de respiração e, em seguida, retorne ao centro e coloque as mãos sobre as coxas. Se quiser aprofundar o alongamento e abrir mais o peito, incline a cabeça para trás, arqueando o pescoço.
  2. Essa pose aumenta a circulação no abdômen e fortalece os músculos abdominais para aliviar a cólica e auxiliar na digestão. Você pode fazer um fluxo de viyasa com essa postura ou pode apenas segurar por cinco ciclos de respiração. [15]
    • Comece deitada de costas com os braços nas laterais e com as espátulas enfiadas debaixo das costas. Os pés devem estar planos no chão próximos aos dedos das mãos e os joelhos devem estar dobrados.
    • Ao inalar, levante o quadril com o peito na direção do queixo. Deixe o pescoço relaxado, não tenso. Ao exalar, abaixe lentamente o quadril de volta ao chão.
    • Você pode alternar os quadris para estimular mais e massagear o sistema digestivo.
  3. Esses movimentos desintoxicam e estimulam o trato intestinal para aliviar o inchaço. Se você não for muito flexível, use um bloco de yoga ou algum outro acessório para manter o alinhamento adequado nessa pose. [16]
    • Fique de pé e separe os pés pulando ou estendendo as pernas. Vire os dedos do pé direito para a direita e estique a perna direita. A perna esquerda deve continuar virada para frente. Você tem a opção de virar o pé esquerdo um pouco para dentro para ter mais estabilidade.
    • Ao exalar, abaixe o braço direito lentamente na direção do chão, mantendo as costas neutras e alinhadas com a pelve, sem flexioná-las para frente. Você pode descansar a mão direita no chão, em um bloco ou na canela.
    • Levante o braço esquerdo na direção do teto, formando uma linha reta da mão direita até a mão esquerda. Fique nessa postura por cinco ciclos de respiração, levantando mais o braço sempre que inalar e aprofundando o giro ao exalar. Mantenha o pescoço esticado e relaxado.
    • Ao inalar, volte lentamente ao centro e repita no outro lado.
  4. Essa pose esticará o tronco e fortalecerá os músculos do abdômen para massagear os órgãos intestinais e ajudar a desinchar a barriga. Não faça essa postura se não conseguir respirar ao praticá-la. [17]
    • Comece deitada de bruços. Dobre os joelhos e estenda as mãos para segurar os tornozelos. Aponte ou flexione os pés e levante-se do chão o máximo que puder, levando o seu peso para frente. O ponto do arco deve ser no umbigo, não na pelve. Curve as costas e levante o peito.
    • Segure a pose por cinco respirações suaves se puder. Se a respiração estiver instável ou se você acabar prendendo a respiração, deite-se novamente de barriga.
  5. Essas três poses juntas com uma respiração para cada movimento fará o sangue circular pelo barriga e massageará bastante os órgãos abdominais, o que ajudará na digestão. [18]
    • Comece em quatro patas com os joelhos separados na direção do quadril e com as mãos alinhadas diretamente abaixo dos ombros. Ao exalar, levante o quadril na direção do teto e pressione as mãos no chão para fazer a postura do cachorro olhando para baixo.
    • Ao inalar, volte para a pose de quatro patas e empurre o corpo para frente, levantando e abrindo o peito por uma respiração completa.
    • Ao exalar, dobre os joelhos e levante o peito, esticando os braços para trás e segurando os tornozelos. Pressione as escápulas na direção da coluna, mantendo os ombros para trás e retos e o pescoço reto e relaxado.
    • Abaixe o corpo de volta ao chão ao inalar e volte à pose de quatro patas. Exale e faça a postura do cachorro olhando para baixo para repetir o fluxo. Tente repetir de quatro a cinco vezes.
    Publicidade

Avisos

  • Como com qualquer exercício, consulte um profissional da saúde antes de começar a praticar yoga para aliviar o inchaço, principalmente se o problema for causado por uma condição de saúde crônica.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 19 323 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade