PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

O desmame é o processo pelo qual um potro aprende a depender de alimentos sólidos ao invés do leite de sua mãe. Na natureza, isso acontece naturalmente quando o potro está com cerca de 6 a 12 meses de idade. Em um estábulo, você terá de tomar as decisões de desmame para manter o potro, e a égua de procriação, no caminho certo. Para fazer isso, você terá que escolher o momento de desmamar, se isso será feito de forma abrupta ou gradual e terá que saber como cuidar do potro depois de ser desmamado.

Método 1
Método 1 de 4:

Preparando para desmamar o potro

PDF download Baixe em PDF
  1. Uma boa indicação de que um potro poderá lidar com o desmame é se ele mostra sinais de independência, como vagar longe da mãe e passar o tempo brincando com outros potros. Se ele estiver fazendo essas coisas, é bem provável que ele esteja pronto para ser desmamado.
  2. O processo de desmame natural geralmente começa quando o potro está com cerca de seis meses de idade. Se a égua tem um problema de saúde que dificulta a produção de leite ou os cuidados do potro, o desmame pode ser iniciado a partir dos quatro meses de idade. No entanto, antes dos cinco meses, o sistema digestivo do potro não está totalmente desenvolvido, então ele pode ter dificuldade para processar alimentos sólidos.
    • Se o potro for desmamado nessa idade, ele corre o risco de não obter todos os nutrientes que precisa e seu crescimento pode ser limitado. Isso significa que ele pode crescer lentamente, deixar de ganhar peso e não atingir seu potencial físico completo na maturidade. No entanto, se a mãe estiver doente, este pode ser um risco necessário.
  3. Um potro que está doente precisa do apoio nutricional oferecido pelo leite de sua mãe. Ele também é menos propenso a comer alimentos sólidos, e, assim, priva-se de muita energia, minerais e vitaminas necessárias.
    • Além disso, o estresse do desmame pode enfraquecer o sistema imune num momento em que ele é necessário para combater infecções.
  4. Planos de preparação adequados ajudarão a aclimatar o trato digestivo do potro e diminuir seu estresse enquanto ele é desmamado do leite da mãe.
  5. Por volta de 10 a 12 semanas de idade, as necessidades nutricionais de crescimento do potro provavelmente irão ultrapassar a quantidade de leite que a égua pode produzir. Devido a isso, o potro provavelmente começará a procurar alimentos alternativos, como feno, grama ou grãos. Esse comportamento indica que o sistema digestivo do potro está mudando para lhe permitir quebrar outras coisas além do leite. [1]
    • Isso pode ser adiado se a égua estiver produzindo muito leite, mantendo o estômago do potro constantemente cheio. Ele pode não sentir a necessidade de explorar outros alimentos.
  6. Assim como existem rações para filhotes de cachorro e de gato, também há ração para potros. Este concentrado seco foi feito para ser facilmente digerido e satisfazer as necessidades nutricionais dos potros em crescimento. A recomendação geral é fornecer metade a três quartos de ração por dia para cada 45 kg de peso corporal do animal.
  7. Idealmente, o alimento é fornecido em um cocho cercado, de modo que a quantidade consumida possa ser medida. Um cocho cercado é um curral com uma entrada estreita para que o potro possa entrar, mas a égua não; isso permite que você saiba com certeza que, qualquer alimento que tenha sido ingerido, o foi pelo potro.
    • Se colocar o cocho no campo ou estábulo, você não terá ideia de qual cavalo comeu a ração e poderá ser difícil de saber se o potro está ingerindo a alimentação suficiente para as suas necessidades.
  8. Os cavalos são animais sociais e, se o potro for removido da mãe e não tiver companhia, seu estresse será ampliado, tornando-o menos propenso a comer.
    • O momento para apresentá-lo a novos amigos ocorre cerca de um mês antes do desmame, de modo que ele esteja familiarizado com a presença deles quando sua mãe desaparecer.
  9. Um companheiro ideal é um cavalo manso que seja improvável de chutar e ferir o potro (para isso, é uma boa ideia tirar as ferraduras do cavalo).
    • Alguns cavalos são melhores "babás" do que outros. Um cavalo castrado dócil, uma égua idosa ou pôneis são menos propensos a serem fisicamente intimidadores para o jovem cavalo.
    • O temperamento da babá também é importante — você quer um animal dócil e receptivo e não nervoso e territorial que pode ver um potro como uma competição por recursos e intimidá-lo.
  10. Um cavalo da mesma idade também é um companheiro ideal, porque os dois animais podem brincar juntos e aprender habilidades sociais em conjunto. Além disso, eles podem ser desmamados ao mesmo tempo e podem voltar-se um para o outro a fim de apoio mútuo nesse momento estressante.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Decidindo entre o desmame abrupto ou gradual

PDF download Baixe em PDF
  1. abrupto e gradual. O desmame abrupto refere-se à remoção súbita do potro da mãe. [2]
    • O processo de desmame gradual imita mais de perto o desmame selvagem. Durante esse processo, o potro estará preparado para a separação final, experimentando períodos de separação ao longo de um determinado período de tempo antes que ele seja realmente desmamado.
  2. O desmame gradual requer um investimento considerável de tempo, no entanto, o processo é mais parecido com o que acontece na natureza e, portanto, menos estressante para todos os envolvidos.
    • O desmame abrupto, por outro lado, é potencialmente mais estressante para a mãe, o potro e você. O estresse provoca a produção de adrenalina e cortisol. Isso suprime o sistema imunológico e reduz a imunidade natural do potro à infecção. O sistema imunológico do potro não amadurece totalmente até que ele esteja com 12 meses de idade, e, portanto, o estresse do desmame pode predispô-lo a problemas como úlceras gástricas ou uma infecção no peito.
  3. O desmame abrupto requer que você mantenha a mãe fora da vista e do alcance da voz do potro. Isso requer dezenas de hectares de terra e, possivelmente, estábulos bem longe dos campos. Se não tiver esse espaço, considere enviar a mãe para outro lugar ou um método diferente de desmame.
  4. Caso ele não esteja, o desmame abrupto pode ser melhor. Uma vez que a mãe é removida, a influência humana substitui a sua presença e é estabelecida como a fonte de liderança para o potro.
    • No entanto, se o potro estiver acostumado a ser tratado, removê-lo da presença da mãe para caminhadas curtas ao redor do estábulo antes do desmame facilitará muito o desmame gradual.
  5. Entenda que o desmame abrupto pode levar o potro ao desenvolvimento do transtorno de comportamento obsessivo-compulsivo se a separação for feita de uma maneira insensível (como não fornecer um companheiro para o potro dentro de 24 horas e mantê-lo isolado em um estábulo sem qualquer companhia), o que pode fazer com que o animal morda o estábulo ou se balance de um lado para o outro.
    • Esses comportamentos são semelhantes ao de uma criança chupando o polegar. A natureza repetitiva de balançar de um lado para o outro libera endorfinas (substâncias químicas como a morfina), que dá ao potro um entorpecimento natural. Ele se torna viciado à sensação e, se o balanço se estabelecer, será um hábito muito difícil, se não impossível, de se quebrar.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Desmamando o potro

PDF download Baixe em PDF

Desmame abrupto

  1. A fim de executar corretamente um desmame abrupto, você deve remover a égua da vista e da audição do potro. Você pode fazer isso colocando-a em um estábulo individual ou removendo-a para um campo ou celeiro diferente.
  2. Reintroduza os companheiros do potro depois que ele se acalmar - isso pode levar algumas horas até um dia, dependendo do animal. A presença de outros animais o tranquilizará. Os cavalos são criaturas de rebanho. Ficar sozinho por muito tempo só aumentará o estresse do animal, por isso, quando ele estiver calmo, coloque-o de volta com animais conhecidos.
  3. Os potros reagem de forma diferente. Alguns podem sossegar muito rapidamente, mas a maioria grita e chama pela mãe — às vezes, por horas. Alguns tornam-se muito agitados e podem tentar fugir e segui-la.
    • Quando a mãe é removida, há um risco maior de o potro se machucar em um campo ou estábulo. Há mais locais potenciais para ferir a si mesmo, tais como cercas, valas, sebes e bebedouros, portanto, a segurança de um estábulo é a opção preferida. Remova qualquer coisa com a qual o potro possa se ferir, como um balde de água.
    Publicidade

Desmame gradual

  1. Uma opção para diminuir as chances do potro reagir mal à separação é montar na égua no mesmo campo algumas semanas antes da separação. Ele, então, terá a opção de correr atrás ou parar e pastar com ela à vista. Isso dá-lhe a ideia de que sua mãe não pode estar constantemente ao seu lado, mas não é nada com o que se preocupar.
  2. Faça isso quatro a seis semanas antes do desmame final. Exercitar a mãe também ajuda o corpo dela a parar de produzir leite. Isso a torna mais propensa a rejeitar as tentativas de um potro mais velho (seis meses ou mais) de mamar, dando-lhe uma mordida suave e mandando-o embora. Isso pode ajudar a tornar a separação gradual mais fácil.
    • Ao montar na égua, você também pode considerar introduzir o potro a um amigo. Se ele se distrair com o seu novo companheiro, ele não entrará em pânico quando sua mãe sair.
  3. Se o potro estiver adequadamente preparado para a partida da égua, ele provavelmente ficará relaxado e não se preocupará com a ausência dela. Até mesmo os animais chateados aceitam e entendem que ela não está mais disponível o tempo inteiro.
    • Alguns potros, por outro lado, podem reagir mal e tentar atacar a cerca, fugir ou chorar.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Monitorando o progresso do potro e a saúde da égua

PDF download Baixe em PDF
  1. Isso pode ser feito através do registro da altura e peso (ou, se não tiver como pesar o potro, use uma fita métrica em torno de sua cintura para medir o ganho de massa corporal) em uma base semanal. Empresas de ração fornecem gráficos do ganho esperado ao longo do tempo, a fim de verificar o progresso do potro.
    • Se ele estiver ganhando muito peso, então uma diminuição na sua ração é adequado; se ele não estiver ganhando peso suficiente, então considere levá-lo a um veterinário, no caso de problemas de saúde estarem interferindo em seu apetite.
  2. Quando o potro é removido da égua, o seu leite leva tempo para secar. O desmame abrupto dá ao corpo da égua menos tempo para fazer isso. Se as glândulas mamárias ficarem excessivamente cheias, a égua corre o risco de desenvolver mastite, uma infecção bacteriana. Para mantê-la saudável: [3] :
    • Verifique se há sinais de mastite todos os dias. Os sinais incluem glândulas mamárias quentes, dolorosas e inchadas. Se você notar algum destes sinais, entre em contato com o veterinário imediatamente.
  3. Diminuir a contagem de calorias da égua pode ajudar a impedir o desenvolvimento de mastite. Isso porque uma contagem baixa de calorias dá à égua menos energia para a produção de leite.
  4. Mantenha a mãe fora do alcance da voz do potro, pois seus gritos desencadeiam a liberação de prolactina, que diz ao seu corpo para produzir leite.
    Publicidade

Referências

  1. "Veterinary Guide to Horse Breeding: Giffin and Darling". Wiley e filhos. 1ª edição.
  2. "Veterinary Guide to Horse Breeding: Giffin and Darling". Wiley e filhos. 1ª edição.
  3. "Veterinary Guide to Horse Breeding: Giffin and Darling". Wiley e filhos. 1ª edição

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 40 292 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade