Baixe em PDF
Baixe em PDF
Caso queira abrir um armário misterioso em casa ou tenha ficado preso em um banheiro estranho, não se desespere. Leia este artigo para encontrar uma rota de fuga.
Passos
-
Use um cartão de crédito para abrir uma fechadura do tipo gorges. Embora não funcione em trancas multiponto, o método do cartão de crédito é eficaz para abrir fechaduras do tipo gorges (aquelas com a lingueta inclinada e integrada à maçaneta). Use um cartão baratinho e de pouca importância. Assim, se ele quebrar, você não vai ficar chateado. O ideal é usar um cartão laminado e fácil de dobrar. [1] X Fonte de pesquisa
- Force o cartão entre a lingueta e o encaixe, bem rente à moldura da porta. Dobre-o para trás, forçando a lingueta para dentro e abrindo a porta.
- Caso não haja espaço entre o fecho e a moldura, tente enfiar o cartão entre a porta e a moldura, acima da lingueta, e arrastá-lo rapidamente para baixo, inclinando-o em direção à parede. Para isso, o melhor é usar um cartão grosso e resistente.
-
Use uma chave de fenda pequena ou outra ferramenta fina em portas internas. Este método é eficaz para destrancar portas que tem um botão ativador da tranca na maçaneta. Caso esteja preso do outro lado da porta, tente encontrar um buraquinho na maçaneta. Enfie uma chave de fenda para óculos, um clipe de papel plano ou uma faca de manteiga bem pequenininha no furo. Empurre o objeto penetrante em linha reta para a frente o máximo que conseguir. Gire-o ou torça-o até encontrar uma reentrância e a porta se abrir. [2] X Fonte de pesquisa
-
Abra a fechadura com uma gazua improvisada . A técnica pode ser um pouco complicada, logo, é melhor ler as instruções primeiro . Para começar, insira a ponta mais curta de uma chave Allen na parte inferior da fechadura. Faça um pouco de pressão para girar a fechadura para o lado para o qual a chave giraria. Mantenha a pressão estável e use um clipe de papel esticado, com um ganchinho na ponta, para abrir a fechadura.
- Método da esfregação: empurre o clipe de papel para dentro delicadamente, na parte de baixo da fechadura. Em seguida, erga-o para cima e para trás. Repita em movimentos circulares, aumentando gradativamente a pressão na chave Allen, até sentir o trinco se mexer. Quando isso acontecer, mantenha a pressão na chave Allen e repita o movimento até a porta se abrir.
- Abrindo pino por pino: caso o método da esfregação não dê certo, mantenha uma pressão leve na chave Allen e empurre gradativamente o clipe de papel para dentro da fechadura. Tente pegar os pinos da tranca com o ganchinho, um de cada vez, e levantá-los. Repita até conseguir destrancar a porta.
-
Remova as dobradiças. Enfie uma chave de fenda de tamanho padrão entra a dobradiça inferior e o parafuso. Com um martelo, empurre o cabo da chave de fenda para baixo para soltar o parafuso e removê-lo. [3] X Fonte de pesquisa
- Repita em todas as outras dobradiças. Caso tenha dificuldade para tirar algum parafuso, tente forçá-lo com uma chave Phillips.
-
Arrebente a fechadura com um martelo. Este método é o último da lista por um motivo: você só deve recorrer a ele se nada mais der certo. Na maioria dos casos, é preferível ligar para o chaveiro ou para o corpo de bombeiros. Porém, caso precise abrir a porta com urgência, bata com o martelo repetidamente na maçaneta até ela ou o fecho arrebentar.Publicidade
-
Puxe e empurre a porta enquanto gira a chave. Muitas portas antigas precisam de um pouco de pressão para abrir, mesmo que você esteja usando uma chave. O material da porta pode se deformar com o tempo e empurrar a tranca para uma posição estranha. Experimente fazer pressão na porta para cima, para baixo, para a frente e para trás. Faça bastante força, mas tome cuidado para não perder o equilíbrio quando a porta se abrir.
- Caso esteja usando a chave de um amigo, ligue para ele e pergunte o que fazer. É bem provável que ele já esteja acostumado com as particularidades da porta.
-
Gire a chave em ambas as direções. Não há nenhuma convenção global a respeito de para que lado as chaves devem girar para destrancar portas. Mesmo que você tenha certeza de que está girando a chave para o lado certo, “trancar” a porta mais um pouquinho pode ajudar a fechadura a destravar. Após trancar totalmente a porta, tente girar um pouco mais a chave para o mesmo lado. Em seguida, gire-a para o lado oposto de maneira rápida e suave. Em alguns casos, isso já basta para resolver o problema.
-
Lubrifique a fechadura. A não ser que pretenda trocar a fechadura, use um lubrificante sem gordura, como grafite em pó. Depois de seco, o óleo vai piorar a situação da fechadura. Basta esguichar ou espremer o produto escolhido diretamente no buraco da fechadura. Não exagere. A porta pode não destravar se você usar lubrificante em excesso. [4] X Fonte de pesquisa
- Caso esteja trancado em um quarto, use qualquer óleo que tiver à sua disposição ou esfregue a ponta de um lápis de grafite na fechadura.
-
Examine as chaves. O problema pode estar em uma chave amassada ou com dentes danificados. Uma solução temporária pode ser desamassar a chave, se você tiver uma braçadeira à mão. Encomende um conjunto de chaves novo o mais breve possível.
-
Saiba quando fazer força. Caso ouça um clique ao girar a chave, a porta provavelmente já está destrancada, mas está emperrada. Alguns empurrões podem abri-la de vez. Já se a fechadura estiver empacada, bata nela algumas vezes após lubrificá-la para mover os pinos grudados.
-
Experimente outros métodos. Pode ser que você tenha que colocar a chave de lado e recorrer a algum dos métodos da seção anterior. Ligue para o chaveiro se nada funcionar.Publicidade
Dicas
- Se você consegue abrir a porta da sua casa sem chave, os ladrões também conseguem. Use a fechadura multiponto, se a sua porta tiver uma, ou invista em alternativas mais seguras.
- Caso consiga ouvir ou sentir a porta se abrindo, mas ela não se mova, é possível que haja uma fechadura multiponto ou uma maçaneta com tranca do outro lado.
Publicidade
Avisos
- Você precisará agir de maneira suspeita para abrir a porta. Prepare-se para responder a perguntas e peça permissão ao dono antes de enfiar uma gazua na porta de um amigo.
- Jamais use as técnicas acima para invadir casas, prédios e cômodos nos quais você não tenha permissão para entrar, principalmente imóveis residenciais. Caso se veja diante de uma situação que exija resistência ou confronto físico em uma área residencial, como, por exemplo, para defender os outros ou parar um criminoso, ligue para a polícia.
Publicidade
Materiais Necessários
Abrindo uma fechadura empacada
- A chave da porta.
- Um lubrificante sem gordura ou um lápis de grafite.
Destrancando uma porta sem a chave
- Uma chave de fenda ou uma faca de manteiga.
- Um cartão de crédito ou qualquer outro cartão de plástico.
- Uma chave Allen.
- Um clipe de papel.
- Um martelo.
- Uma chave Phillips.
Referências
Publicidade