PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Embora muitas infiltrações sejam causadas por problemas no encanamento, elas também podem resultar do vazamento de água da chuva para dentro de uma parede ou de rachaduras na fundação de uma casa ou prédio. Em longo prazo, as infiltrações podem causar danos estruturais às paredes e levar a séries infestações de mofo. Para detectar uma infiltração, fique atento a sinais de danos causados pela água, como descascamentos na tinta ou no papel de parede e manchas desbotadas. Cheiros estranhos também podem indicar um vazamento interno. Para descobrir o local exato da infiltração, abra a parede ou use um hidrômetro.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Descobrindo um vazamento interno

PDF download Baixe em PDF
  1. Esta é a forma mais simples de descobrir se há uma infiltração em alguma parede da sua casa. Caso encontre algum ponto molhado do carpete ou note a presença constante de poças de água em alguma parte da casa, pode ter certeza de que há um vazamento naquele ponto.
    • As poças são mais comuns próximas aos eletrodomésticos que usam água, como a máquina de lavar ou a lava-louças, ou no banheiro, perto da pia, do vaso ou do chuveiro.
  2. Caso tenha alguma infiltração em casa, a superfície externa da parede começará a ficar desbotada em alguns pontos. Quer a parede seja de madeira, de drywall ou coberta com papel de parede, dê uma boa olhada nela e tente encontrar áreas apagadinhas ou levemente mais claras do que o restante.
    • A mancha provavelmente terá formato irregular.
  3. As paredes infiltradas tendem a formar bolhas na superfície externa. A água faz com que a tinta ou o papel de parede fique retorcido, deixando a parede estufada ou estriada.
    • Já as paredes de drywall vão começar a ceder para baixo com o acúmulo de água. Também é possível que elas formem algumas bolhinhas ou comecem a envergar em alguns pedaços. [1]
    • Caso o vazamento esteja muito avançado, a parede também vai começar a se curvar para fora. O peso da água também pode deformar as paredes de drywall.
  4. Depois de algum tempo, a infiltração pode estimular o crescimento de mofo nas partes interna e externa da parede. No começo, o mofo se apresenta como um acúmulo de pontinhos pretos ou marrons. Porém, mesmo que você não veja nenhum sinal de mofo, pode ser que o fungo esteja crescendo dentro da parede saturada pela água. [2]
    • O mofo pode causar alergias e problemas graves de saúde. Remova-o da parede assim que o encontrar e conserte o vazamento o mais rapidamente possível.
  5. Caso não consiga ver a infiltração, pode ser que você consiga detectá-la usando o seu olfato. A água que vaza na parte interna da parede não consegue evaporar, o que pode deixar o cômodo com um cheirinho úmido de mofo.
    • As paredes com cheiro de mofo também podem apresentar outros sinais de vazamento, como descoloração. Porém, esse nem sempre é o caso. Às vezes, o cheiro é único sinal perceptível de um vazamento mais profundo.
    • As paredes grossas de drywall absorvem a água como uma esponja, o que faz com que as infiltrações não tenham sinais visíveis.
  6. Mesmo que a infiltração não tenha causado nenhum dano visível, talvez consiga detectá-la por meio da audição. Preste bastante atenção sempre que desligar o chuveiro, der a descarga ou fechar a pia. Caso ouça algum barulhinho de goteira vindo de uma parede próxima, isso pode ser um sinal de vazamento. [3]
    • Os canos mais novos, de PVC, ampliarão o som das gotas, tornando-o mais fácil de ouvir. Caso viva em uma casa velha, com canos de ferro, você provavelmente terá mais dificuldade para encontrar um vazamento pela audição.
  7. Quando uma parede apresenta uma infiltração muito grande, a conta de água costuma vir bem mais cara. Nas épocas mais frias, uma família de quatro pessoas costuma usar em torno de 45 mil l de água. Caso a conta acuse uma quantidade muito maior e você não tenha ideia do motivo, isso pode ser sinal de um vazamento. [4]
    • A conta de água não vai apontar em que parede está a infiltração, mas ela pode servir para ajudar a detectar a existência do vazamento.
  8. Desligue todas as torneiras e eletrodomésticos à base de água e anote o número que aparece no hidrômetro. Espere aproximadamente três horas e dê mais uma olhadinha no aparelho. Um aumento na quantidade de água significa que a infiltração está ligada à ruptura de um cano. [5]
    • Caso a leitura do hidrômetro não mude depois de três horas, isso significa que o vazamento não tem nada a ver com o encanamento. Pode ser que ele esteja sendo causada por uma goteira no teto ou uma infiltração nas paredes subterrâneas.
  9. Caso o vazamento não esteja vindo dos canos, isso pode significar que há alguma calha entupida na sua casa. Quando não consegue escoar, o excesso de água da chuva acaba escorrendo pelo telhado e pelas paredes, resultando em infiltrações. Caso encontre alguma calha entupida, remova o agente causador do problema (folhas e galhos de árvores, por exemplo) para que a água possa escoar adequadamente. [6]
    • Mesmo que não encontre nenhuma infiltração na parede, dê uma boa olhada nas calhas pelo menos uma vez por ano para ter certeza de que elas não estão entupidas.
  10. Em alguns casos, a água consegue entrar na casa pelas paredes da fundação. Essas infiltrações raramente são causadas por problemas no encanamento. Quando tocadas pela umidade, as paredes se racham, abrindo passagem para a água para dentro do porão. As infiltrações desse tipo podem ser consertadas de duas formas: [7]
    • Externamente, por meio da abertura de uma trincheira ao redor da fundação e da vedação da parte subterrânea da parede com um selador e uma barreira protetora.
    • Internamente, por meio da remoção de vigas e pedaços de drywall danificados e do reparo de rachaduras com epóxi.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Encontrando o vazamento

PDF download Baixe em PDF
  1. Um medidor de umidade é um aparelhinho que afere o grau de umidade de uma parede quando colocado contra ela. Caso tenha certeza da existência de uma infiltração, mas não saiba exatamente onde ela está, passe o medidor por cinco ou seis pontos diferentes da parede afetada. O lugar em que o medidor indicar a maior alta de umidade será o mais próximo do vazamento. [8]
    • Para comprar ou alugar um medidor de umidade, procure uma loja de materiais de construção. Esses aparelhos costumam ser usados por vistoriadores profissionais para encontrar vazamentos e outras fontes de umidade.
  2. As câmeras infravermelhas detectam pontos de calor e podem indicar a temperatura de uma parede. Os pontos de infiltração costumam ser mais frios do que os pontos secos. Passe uma câmera infravermelha por uma parede com infiltração para descobrir qual ponto dela está mais gelado e encontrar a fonte do vazamento. [9]
    • Na câmera infravermelha, os objetos quentes aparecerão em tons de vermelho ou laranja enquanto os frios ficarão azuis ou roxos.
    • Pode ser que você consiga alugar uma câmera infravermelha de um profissional, de uma loja de materiais de construção ou de um estúdio de fotografia.
  3. Com um canivete, faça uma linha de 25 cm de comprimento no ponto em que tiver encontrado os sinais do vazamento, como o mofo, a descoloração etc. Em seguida, usando uma serra para dywall, corte a linha marcada até abrir um buraco grande o suficiente para você enfiar a cabeça. Coloque a cabeça dentro da parede e dê uma boa olhada em volta para encontrar a fonte da infiltração. [10] Caso necessário, aumente o buraco para conseguir passar uma lanterna para dentro da parede.
    • Em muitos casos, o ponto externo afetado pelo vazamento não fica diretamente em frente ao cano ou à rachadura responsável pelo problema. A água pode escorrer pela parte de fora dos canos ou pingar por vários centímetros até a parede começar a dar sinais de infiltração.
    • Tanto o canivete quanto a serra para drywall podem ser encontrados em lojas de materiais de construção.
    Publicidade

Dicas

  • Caso suspeite da existência de um vazamento, mas não localizá-lo, chame um bombeiro hidráulico ou um vistoriador para dar uma olhada nas paredes. [11]
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 35 142 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade