PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Os “malwares” (abreviação de “malicious software” ou software malicioso) podem infectar o computador ao ponto de coletarem dados pessoais, terem acesso a programas ou sistemas da rede e até a evitar que o funcionamento da máquina seja adequado. Há vários indícios que apontam para a presença de vírus, mas você pode adotar medidas para detectar e remover os malwares do computador. Comece a ler no Passo 1 para saber o que fazer.

Método 1
Método 1 de 2:

Detectando malwares de acordo com o comportamento do computador

PDF download Baixe em PDF
  1. Instalar as versões mais recentes pode ser frustrante; no entanto, elas consertam falhas de segurança muito importantes. Ao suspeitar de vírus no computador, confirme que o sistema operacional está atualizado.
    • No Windows, acesse o menu “Configurações” e entre em “Atualizações e Segurança”.
    • No Mac, você pode atualizar o sistema clicando em “Preferências do Sistema”, no menu Apple, e depois “Atualização de Software”. Nas versões mais antigas do MacOS, faça a atualização do Mac na App Store.
  2. Caso o computador tenha sido infectado por algum malware, é possível que o navegador abra pop-ups e anúncios sozinho. Não baixe nada que aparecer nessas propagandas, mesmo que sejam antivírus ou programas do tipo. Sempre faça o download de softwares apenas de sites confiáveis.
  3. Ícones na barra de ferramentas, extensões de navegadores ou atalhos na Área de Trabalho podem aparecer sem que você nem se lembre de ter instalado-os. Pode ter sido um vírus que infectou o computador e os adicionou.
  4. Quando o browser muda a página inicial ou o redireciona para páginas suspeitas enquanto estiver navegando pela internet, é outro sinal de malware no sistema.
  5. Os malwares executam tarefas em plano de fundo, consumindo maior parte dos recursos do sistema. Mesmo que nenhum outro programa esteja sendo executado, mas há uma lentidão muito grande, é possível que um vírus esteja prejudicando o PC.
  6. Há malwares com a capacidade de desabilitar, temporariamente, os programas usados para proteger o computador sem o seu consentimento. Confirme que eles estão em execução.
  7. Dessa forma, o sistema acaba travando com frequência e programas param de funcionar ou são executados com bastante lentidão. É mais um possível sinal de arquivos nocivos.
  8. Em alguns casos, os malwares afetam até o uso do mouse, do teclado, da impressora e de outros recursos, que são desabilitados. Quando não conseguir usar funções normais, o risco de estar contaminado por algum malware é grande.
  9. Às vezes, os malwares corrompem setores importantes do computador, fazendo com que mensagens estranhas de erro surjam ao tentar usar ou acessar certos programas. A frequência cada vez maior indica que há presença de vírus no sistema. [1]
  10. Procure por mensagens estranhas em sua caixa de saída, que não são de sua autoria, ou postagens e DMs que não redigiu em seus perfis de redes sociais. Novamente, um vírus poderá ter infectado o computador e dado livre acesso a um hacker. [2]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Detectando malwares usando ferramentas e software de terceiros

PDF download Baixe em PDF
  1. Muitos malwares têm a capacidade de “registrar” o que você digita; ao suspeitar de vírus, não use mais o computador para fazer compras na internet, para entrar em sua conta de banco e nem insira senhas ou informações pessoais no computador.
  2. . Siga os passos abaixo para inicializar o Windows 8 e o 10 no Modo de Segurança:
    • Clique no ícone “Iniciar”
      Windows Start
      , no canto esquerdo inferior da tela.
    • Selecione o ícone de energia (uma bolinha com um risco vertical na parte de cima).
    • Segure a tecla “Shift” e clique em “Reiniciar”.
    • Clique em “Solução de Problemas”.
    • Entre em “Opções Avançadas”.
    • Escolha “Reiniciar”.
    • Quando o sistema reiniciar, aperte a tecla “4”.
  3. Após abrir o menu basta digitar “Limpeza de Disco” para que a ferramenta de mesmo nome seja exibida.
    • Quando precisar escolher um disco rígido, escolha o que possui o Windows instalado (geralmente, o “C:”).
  4. Clique na caixa de seleção ao lado de “Arquivos de Internet Temporários” e "Arquivos Temporários”, na janela “Arquivos a Serem Excluídos”.
  5. Os arquivos temporários serão excluídos do computador.
    • Mais uma vez, será preciso escolher um drive do computador; escolha o “C:” primeiro (ou no qual o Windows está instalado) e repita para os outros HDs.
  6. Depois que o computador terminar de excluir os arquivos temporários, clique em “Ok” para fechar a ferramenta.
  7. Nele, você poderá fazer uma varredura para encontrar vírus que estejam em sua máquina, inclusive os malwares que “escaparam” do seu antivírus atual.
    • Especialistas em segurança de computadores recomendam os seguintes programas: Malwarebytes , BitDefender Free Edition , SuperAntiSpyware e o Avast [3] .
    • Outra opção é usar as ferramentas de segurança da Microsoft. Acesse o menu “Iniciar”, digite “Segurança da Microsoft” e clique nesse resultado. Veja se há alguma ação necessária em relação à segurança do computador e tome as medidas adequadas, caso existam.
  8. Após acessar um dos links acima, clique em “Download”; o programa executável será baixado ao computador. Clique nele duas vezes para iniciar o assistente de instalação; basta seguir as instruções para completar o processo.
    • Caso não consiga entrar na internet no computador infectado, baixe o programa antimalware em outra máquina, passe a um pendrive e transfira-o ao PC com vírus.
  9. Depois de baixá-lo e instalá-lo, basta executá-lo no menu “Iniciar”.
  10. Antes de fazer um escaneamento no sistema, escolha a opção para encontrar atualizações e verifique se o programa possui as definições mais recentes.
  11. Na maioria dos casos, esse processo não deverá demorar mais do que 20 minutos para encontrar malwares; os escaneamentos completos podem demorar horas, ainda que façam a varredura em muitas outras pastas do sistema.
  12. O software poderá exibir uma caixa de diálogo com todas as infecções encontradas, junto com a opção de exclui-las.
    • Quando nenhum vírus ou arquivo nocivo for achado, tente realizar o escaneamento completo. Ele pode demorar cerca uma hora ou até mais.
  13. Espere-o inicializar normalmente após excluir os malwares do computador.
  14. Os programas de sua confiança deverão estar instalados e funcionando sempre; faça escaneamentos, de tempos em tempos, tanto com o antivírus quanto com o antimalware, para proteger o sistema.
    • Quando o computador ainda apresentar lentidão, travar ou estiver com outros problemas que desconfia que podem ser originados de um programa malicioso, talvez seja melhor levá-lo a um técnico de informática. Faça backups de arquivos importantes e reinstale o Windows.
    Publicidade

Dicas

  • Os computadores Mac são menos suscetíveis aos malwares do que os Windows, mas ainda podem ser protegidos por antivírus. Os especialistas do ramo de segurança em informática indicam o uso de programas como o iAntivirus, da Norton, o Avira Free Mac Security, o Comodo Antivirus e o Avast Free Antivirus para proteger o Mac.
Publicidade

Avisos

  • Antes de baixar qualquer antivírus ou programa de escaneamento de malwares, confirme que o lugar em que baixará o arquivo é confiável e legítimo. Há endereços que podem ter vírus “ocultos”, que prejudicam o funcionamento da máquina, infectando-a.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 14 372 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade