Baixe em PDF
Baixe em PDF
Acredite se quiser, mas 80% das mulheres usa um número de sutiã errado. O erro mais comum é usar um muito grande nas costas e com bojo muito pequeno. Todo sutiã pode ter na etiqueta um número (referente à medida das costas) e uma letra, que vai indicar o tamanho do bojo/taça. O número pode variar do 38 ao 54, e a taça, da letra A até a DD. Vamos calcular o seu tamanho?
Passos
-
Saiba que o tamanho do bojo não é absoluto. Esse é o maior mito em relação ao tamanho do sutiã: que uma taça tamanho D é a mesma em todos os tamanhos de costas ou que quem tem seios pequenos deve usar uma taça A. Na verdade, a medida da taça depende do tamanho da faixa das costas. Por exemplo, uma mulher com o tamanho 32D tem menos volume que outra com 36D, apesar de ambas compartilharem o tamanho D. [1] X Fonte Confiável PubMed Central Ir à fonte
-
Saiba quando o sutiã tem as dimensões apropriadas para o seu corpo. O conforto e a aparência são incomparáveis. Abaixo seguem alguns dos sinais de que você acertou em cheio depois de experimentar vários modelos de tamanhos diferentes: [2] X Fonte de pesquisa
- A faixa das costas fica confortável. Na verdade, a faixa é que deve sustentar a maior parte do peso dos seios, e não as alças. Deve haver espaço o suficiente para colocar um ou dois dedos por baixo da faixa, mas não mais do que isso.
- O sutiã cobre devidamente as laterais dos seios. Eles não podem ficar com uma parte pulando para fora das taças embaixo das axilas. Em sutiãs com sustentação de arame, confira se o final dele em cada taça aponta em direção ao meio das suas axilas.
- O centro do sutiã é plano. A parte que junta as duas taças deve ficar plana sobre o seu peito, sem ficar enfiada na sua pele, sob o risco de acabar machucando você.
- Curvas suaves. O sutiã deve deixar seu corpo com curvas naturais e suaves. Fuja daqueles que deixam você com “quatro seios”, ou seja, que apertam tanto que fazem metade deles pularem para fora.
-
Esteja ciente de que a variedade de formatos de seios é enorme. Isso quer dizer que é possível usar um sutiã que é do seu tamanho, mas mesmo assim ele não cai perfeitamente. Nesse caso, pode ser que você tenha escolhido o corte errado para o formato dos seus seios. Experimente as soluções a seguir para problemas comuns em relação ao formato dos seios: [3] X Fonte de pesquisa
- Seios não-protuberantes. Se eles se distribuem uniformemente por uma área grande do seu peito sem se destacarem muito, é provável que esse seja o seu formato (outro indicador é apresentar tecido mamário perto da clavícula). Os modelos que caem melhor para mulheres com esse formato de seios são o balconet e o demi-cup, com taças abertas em cima e cortadas horizontalmente. Evite sutiãs desenhados para aumentar o sulco entre os seios.
- Seios caídos. Se a base dos seios é relativamente pequena, mas o tecido mamário fica como que pendurado, não se desespere! Há sutiãs com sustentação de arame, com taças bem separadas e que cobrem mais os seios. Evite sutiãs demi-cup ou que são desenhados para aumentar o sulco entre os seios.
-
Procure conhecer tamanhos equivalentes. Caso você encontre um sutiã que cai quase perfeitamente no seu corpo, mas ainda falta alguma coisa, experimente um tamanho equivalente ou parecido. Pode ser que você consiga compensar as pequenas diferenças entre fabricantes diferentes. [4] X Fonte de pesquisa
- Experimente um sutiã que seja dois tamanhos menor na faixa para as costas, mas com taças um tamanho maior. Por exemplo, de um 36C para um 34D.
- Experimente um sutiã que seja dois tamanhos maior na faixa para as costas, mas com taças um tamanho menor. Por exemplo, de um 36 C para um 38 B.
- Após encontrar o tamanho ideal do sutiã, algumas mulheres continuam escolhendo peças de tamanhos equivalentes por ser difícil encontrar sempre as ideais. Sutiãs um número maiores ou menores sempre deixa um espacinho sobrando nas costas ou aperta um pouquinho.
-
Experimente estilos diferentes. Atualmente, há dois estilos diferentes (explicados abaixo). As medidas atuais estão sendo adotadas pela maioria dos fabricantes, apesar de alguns deles continuarem usando o estilo tradicional. [5] X Fonte de pesquisa
- O problema é a diferença que resulta entre fabricantes diferentes para o mesmo tamanho e modelo.
- Caso decida comprar seu sutiã pela Internet, confira se a empresa facilita na hora de fazer trocas.
-
Fique atenta às vendedoras. Nem sempre elas estão preocupadas em encontrar o modelo que melhor se encaixa ao seu formato de corpo e seios.
- Evite lojas com uma numeração limitada. Pode ser que as vendedoras tentem empurrar um modelo mais conveniente para elas ao invés de se esforçarem para achar um que seja o ideal para você. Antes de comprar, confira se a loja tem números menores de faixa para as costas e taças maiores.
- Se a loja tiver sutiãs com diferentes tipos de medida, peça para experimentá-los até encontrar o certo para você.
- Não experimente nada sem antes tirar o sutiã que você já está usando. Caso contrário, vai ser muito difícil achar um modelo que se adeque ao seu corpo. O jeito é ir às compras com uma blusinha fininha e justa e tirar o sutiã na hora de experimentar na loja.
-
Meça a circunferência do tórax. Essa é a parte fácil. [6] X Fonte de pesquisa
- Passe uma fita métrica em volta do peito, logo abaixo dos seios, e anote a medida. Deixe a fita na horizontal bem justa ao corpo. Seus braços devem estar abaixados.
- Caso a sua medida seja um número ímpar, experimente tanto sutiãs do seu tamanho quanto alguns que sejam um número menor e outros que sejam um número maior.
- Se a sua medida resultou em um número par, é bem provável que esse seja mesmo o seu tamanho. [7] X Fonte de pesquisa Pode ser necessário um número maior ou menor, dependendo do tipo do seu corpo.
-
Determine o tamanho das taças/bojo. Vale lembrar que ele não é absoluto, ou seja, ele é proporcional à faixa das costas. [8] X Fonte de pesquisa
- Incline-se a 90 graus (como se fosse pegar algo do chão) e meça ao redor do corpo, por cima dos mamilos. Assim, você consegue medir os seios por inteiro , e não apenas a parte que fica protuberante quando se está em pé.
- Meça ao redor da parte mais cheia dos seios, geralmente na altura dos mamilos (não aperte muito, ou a medida vai ficar inadequada). Anote a medida.
- Confira se a fita métrica está reta. Ou seja, ela não pode ficar torta para baixo, senão a medida vai ficar incorreta. Vale pedir ajuda a uma amiga ou ao namorado para segurar a fita corretamente.
- Calcule o tamanho do bojo/taça. Pegue a medida medida da faixa das costas e subtraia dela a do busto. Por exemplo, uma mulher com o número 40 para as costas e 37 para o busto deve subtrair 40 de 37, resultando em 3. Pronto. Agora é só consultar a lista abaixo para saber qual letra equivale ao número 3: Letra C. Isto quer dizer que o tamanho certo do sutiã da mulher do nosso exemplo é 40C (tamanho das costas e da taça).
- Menos de 1 = Bojo AA
- 1 = A
- 2 = B
- 3 = C
- 4 = D
- 5 = DD
-
Após seguir os passos acima e encontrar um sutiã com a circunferência do tórax e a taça de tamanho apropriado para você, experimente-o (nunca compre sutiã sem experimentar). Esse tamanho que você encontrou pode variar de marca para marca e conforme o estilo da peça. Ou seja, ele serve de ponto de partida para ficar mais fácil de achar um que sirva bem.
-
Coloque o sutiã do jeito certo. O método abaixo garante uma cobertura melhor para os seios: [9] X Fonte de pesquisa
- Depois de tirar o sutiã do cabide da loja, é hora de ajustar as alças. Passe os braços por dentro delas e incline-se um pouco para que seus seios preencham as taças.
- Depois de encaixar o sutiã no seu corpo, feche-o usando o último fecho. Não se preocupe se for um pouco difícil de fechá-lo — se o tamanho da circunferência do tórax for bem justa, você vai ter que esticar um pouco os braços para trás para conseguir fechar o sutiã.
- Ainda inclinada um pouco para a frente, confira se a estrutura de arame por dentro do tecido se encaixa confortavelmente em você e que as taças são do tamanho certo.
- Pegue cada seio pela lateral do bojo e levante-o em direção ao meio.
- Para ajustar o comprimento das alças, abaixe cada uma para que fique mais fácil puxar a alça da fivela e assim deixá-la mais curta ou longa. O importante é que a alça seja curta o suficiente para que não escorregue abaixo pelos ombros, mas não curta demais a ponto de machucar seus ombros.
-
Confira se o tamanho da circunferência do tórax está certa. Ele deve ser o menor que você puder usar com conforto. Isso porque a estrutura dos sutiãs é feita para ser bastante elástica nessa parte. Ao mesmo tempo, a estrutura deve ajudar a sustentar os seios, e não deixar a maior parte do peso para as alças. [10] X Fonte de pesquisa
- Você sabe que encontrou o tamanho certo quando consegue passar seus dedos pela estrutura na parte de dentro sem sobras. Outra regra útil: o tamanho está bom quando você consegue colocar, no máximo um punho, fechado nas costas (em cima da coluna), do lado de dentro da estrutura do sutiã. Desta forma você diminui os riscos de acabar comprando um sutiã apertado ou folgado demais.
- Outro sinal de que o tamanho é bom para você é se o fecho mais largo do sutiã ficar justo e o menor ficar apertado demais. Os sutiãs são projetados para lacear com o tempo. Quando isso acontecer, basta começar a usar o próximo fecho.
- Caso o menor fecho do sutiã fique confortável para você, experimente um número menor. Por exemplo, se o 42D ficou largo demais, experimente o 40DD (para cada número de circunferência do tórax que você diminui, você aumenta um número da taça, e vice-versa). Assim você mantém a capacidade de sustentação do sutiã.
- Se a estrutura para as costas ficar apertado a ponto de doer, experimente aumentar apenas a taça. Às vezes, um bojo pequeno demais pode dar a impressão de que o sutiã está apertado. Se aumentar o número da taça não funcionar, experimente um sutiã com a estrutura um pouco maior e a taça um pouco menor. Por exemplo, do 42DD para o 44D ou 44C.
-
Confira o tamanho da taça. A medida certa é a que fica completamente cheia com os seus seios, sem nenhum pedaço de seio sobrando para os lados ou tecido enrugando. Mesmo nos modelos bem decotados ou com efeito modelador, se os seios ficam pulando para fora, é porque o bojo/taça está muito pequeno. [11] X Fonte de pesquisa
- Confira ao redor das taças para ver se não há pele sobrando, inclusive embaixo dos braços.
- Verifique se o arame por dentro do sutiã sustenta confortavelmente seus seios e se encaixa bem no seu tórax .
- Veja se o arame por dentro do tecido está apoiado no tórax, e não nas mamas (o que pode acontecer nos seios perto das axilas ou se ele fica subindo, na parte de baixo das mamas). Caso a estrutura do sutiã esteja “pegando” a lateral externa das mamas, você precisa de um número maior para a taça. Vale lembrar que se você usa um sutiã de numeração errada por muito tempo, parte do tecido da pele das mamas acaba migrando para os braços ou costas. Felizmente, isso pode ser corrigido usando-se o sutiã do tamanho apropriado.
- Caso o arame do sutiã esteja machucando a parte da frente do tórax, experimente um sutiã com a taça menor, um decote maior ou um que tenha o fecho na frente.
- Caso você suspeite que as taças estão um pouco pequenas, experimente um número maior só para ter certeza. Geralmente, o número menor é o que fica melhor.
-
Veja como o sutiã fica por baixo da roupa. O sutiã certo pode ser de um tamanho ou estilo diferentes daqueles que você sempre usou. O importante é a sustentação dos seios e o conforto. Ao vestir uma roupa mais justa, o sutiã deve ficar bem discreto, seguindo o contorno do seu corpo.
- Ao ficar de lado para um espelho, confira se os seus seios ficaram na altura entre seu ombro e o cotovelo.
- Quando o sutiã é do tamanho certo para você, seus seios ficam na altura certa. Muitas mulheres ficam surpresas ao verem que todas as roupas ficam melhores e podem até mesmo descobrir uma cintura que achavam que não tinham! Nos casos mais radicais, mulheres que usavam sutiãs que deixavam os seios achatados e caídos tem a grata surpresa de verem que agora precisam usar um número menor de vestido graças ao sutiã certo.
- Um sutiã que foi feito para se ajustar bem ao seu corpo vai deixar a pele sobrando evidente. Assim fica mais fácil chegar ao tamanho certo. E nunca é demais lembrar que não é nada elegante andar por aí com o sutiã aparecendo por baixo da blusa. Caso você queira que ele desapareça por baixo da roupa, escolha a cor mais próxima da sua pele ao invés de escolher um que tenha a mesma cor da sua blusa.
- É muito comum mulheres preocupadas em usar o tamanho das costas pequeno e ficar com pele sobrando ao redor do tronco. Na realidade, essa pele sobrando é resultado do sutiã subindo por ser grande demais. O sutiã certo tem a estrutura que se fixa firmemente abaixo dos seios e que fica na horizontal, sem subir e empurrar a pele junto.
-
Tire a medida da faixa para as costas. Passe uma fita métrica ao redor do tronco, logo abaixo dos seios. [12] X Fonte de pesquisa
- Se a medida for um número par, some 10 cm ao resultado.
- Se a medida for um número ímpar, some 12 cm ao resultado.
- Esteja ciente de que a maioria das marcas não usa mais esse sistema de medidas. Ele já não se aplica mais aos sutiãs modernos.
-
Meça o tamanho da taça. Em pé, passe a fita métrica ao redor da parte mais cheia dos seios. Mantenha a fita o mais reta possível, sem ficar caída. Subtraia a medida das costas da medida que você acabou de tirar para calcular o tamanho do seu bojo: [13] X Fonte de pesquisa
- Menos que 2,5 cm = AA
- 2,5 cm = A
- 5 cm = B
- 7,6 cm = C
- 10 cm = D
- 12,7 cm = DD
- 15 cm = DDD
- 17,7 cm = DDDD/F
- 20 cm = G/H
- 22,8 cm = I/J
- 25,4 cm = J
Dicas
- Para os sutiãs durarem mais tempo, nunca o use por 2 dias seguidos, mesmo que seja lavado de um dia para o outro. Você deve ter no mínimo 3 sutiãs para serem usados em rodízio — assim o elástico das peças tem tempo de se recuperar antes de ser colocado à prova novamente.
- Não caia na tentação de comprar sutiãs de baixa qualidade só porque são mais baratos. Em se tratando do seu conforto e aparência, é muito melhor ter um só que caia bem do que três que incomodam sem manter uma boa aparência!
- Ignore qualquer pessoa que tente convencê-la de que sabe o seu tamanho só tomando suas medidas, principalmente as que pedem para acrescentar vários centímetros à medida que fica um pouco abaixo do busto.
- Não tenha a ilusão de que, uma vez encontradas as medidas certas para o seu sutiã, você poderá comprar escolhendo apenas pelos números sem experimentar. O tamanho varia conforme o estilo e fabricante.
- Um sutiã bem ajustado deve sustentar 90% do peso dos seios com a estrutura de arame ao redor do tórax e só 10% do peso com as alças.
- Este artigo procura facilitar na hora de encontrar o seu tamanho certo. Vale lembrar que o caimento é mais importante que os números na etiqueta ou na fita métrica. Devido ao fato de que as formas do corpo de cada mulher variam imensamente, duas mulheres com as mesmas medidas podem precisar de tamanhos completamente diferentes.
- As taças abaixo da D podem variar tanto de marca para marca que é melhor experimentar antes de comprar ou ler o que as outras compradoras acharam do produto.
- Caso a diferença entre um seio e outro seja grande em você, escolha o tamanho do seio maior. Para compensar o seio menor, encurte a alça do lado dele. Isso dará mais sustentação. Outra opção é usar moldes de silicone ou espuma dentro da taça do seio menor.
- Para as que têm seios maiores, os sutiãs com costuras reforçadas são tudo de bom. Eles fornecem mais sustentação e dão a impressão de que seu tronco é mais fino.
- Você pode encontrar uma boa tabela com tamanho dos sutiãs aqui .
Materiais Necessários
- Fita métrica;
- Sutiãs para experimentar (na loja).
Referências
- ↑ https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/10597715
- ↑ https://www.glamourmagazine.co.uk/article/how-to-measure-your-bra-size
- ↑ https://www.seventeen.com/health/sex-health/g23725507/different-boob-types-shapes/
- ↑ https://lifehacker.com/know-the-sister-bra-sizes-to-quickly-find-a-bra-that-1384527738
- ↑ https://www.nytimes.com/2013/05/31/business/a-new-step-in-wrestling-with-the-bra.html?hp&_r=0
- ↑ https://www.womenshealthmag.com/uk/gym-wear/a700109/how-to-measure-bra-size/
- ↑ http://www.youtube.com/watch?v=UmC6yic_GTw
- ↑ https://www.today.com/style/how-measure-your-bra-size-home-t118146
- ↑ https://tiphero.com/scoop-and-swoop/
- ↑ https://www.glamourmagazine.co.uk/article/how-to-measure-your-bra-size
- ↑ https://www.glamourmagazine.co.uk/article/how-to-measure-your-bra-size
- ↑ https://www.womenshealthmag.com/uk/gym-wear/a700109/how-to-measure-bra-size/
- ↑ https://www.womenshealthmag.com/uk/gym-wear/a700109/how-to-measure-bra-size/