PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Você sabia que a maioria das bússolas não apontam realmente para o Polo Norte? É sério! Na verdade, muitas bússolas apontam a direção para o "norte magnético", um local no Ártico que fica próximo do Polo Norte -- mas que não é o norte exato. Em situações cotidianas e casuais, essa singela diferença é muitas vezes ignorada, mas se você estiver tentando seriamente se orientar num lugar deserto, ela pode apresentar problemas. Felizmente, existem várias maneiras de encontrar o norte verdadeiro (a direção que aponta para o Polo Norte) usando tudo, desde um computador moderno a nada mais do que o sol, a lua e as estrelas.

Método 1
Método 1 de 2:

Ajustando uma bússola para declinação

PDF download Baixe em PDF
  1. Uma das coisas que podem tornar a diferença entre o norte verdadeiro e o norte magnético tão difícil para navegadores é que o efeito sobre bússolas pode mudar ao longo do tempo. Este fenômeno é chamado de declinação ; como o campo magnético da Terra flutua, o número de graus pelo qual a agulha da bússola se distanciará do norte verdadeiro mudará de acordo. Assim, para ajustar com precisão a sua bússola e justificar esse efeito, você precisará de um valor de declinação recente para a sua localidade.
    • Felizmente, o NGDC mantém atualizados os registros de data para valores globais de declinação. No site deste centro, você pode inserir sua localidade atual para receber os dados mais recentes de declinação disponíveis para sua área.
  2. Alguns mapas físicos também incluem valores de declinação para a área exibida no mapa. Mapas topográficos são os mais propensos a incluir esta informação, embora você também possa encontrá-la em outros tipos de mapas. Se estiver considerando orientar-se por meio de mapas e bússola, considere verificar a legenda do mapa para ver se ele contém dados precisos de declinação.
    • Observe que as declinações mudam com o tempo, portanto mapas antigos podem rapidamente ficar obsoletos. [1] Para a maioria dos valores exatos, use mapas publicados recentemente.
  3. Depois de saber o quanto sua bússola está desviada do norte verdadeiro, não é difícil adaptá-la a esta discrepância. Comece por encontrar o norte magnético. Segure a bússola de forma plana à sua frente. Se ela tiver uma seta de direção (a linha-de-fé, normalmente uma seta vermelha e fina na parte inferior da bússola), aponte-a para a frente. Observe o movimento da agulha da bússola. Quando a agulha parar de se mover, observe a direção para a qual a agulha estiver apontando. Este será o eixo norte-sul.
    • A maioria das bússolas modernas tem uma agulha que é metade vermelha e metade branca. Neste caso, a ponta vermelha da agulha é a extremidade que aponta para o norte.
  4. Se você estiver se orientando pela bússola, normalmente neste momento você ajustaria o painel giratório (limbo) da bússola para que a direção que você está pretendendo viajar esteja diretamente à sua frente, alinhada com a seta de direção. Neste caso, já que queremos encontrar o norte, vamos girar o painel de modo que o "N" (e a grande seta abaixo dele) fique diretamente em nossa frente.
    • Observe que esse "N" representa o norte magnético, não o verdadeiro norte. Ainda é preciso ajustar a bússola para a declinação local.
  5. Gire seu corpo até que a agulha do compasso esteja alinhada com a seta-guia acima do painel (bem como a seta comum). Agora você está de frente para o norte magnético. Para encontrar o norte verdadeiro, vire o painel para a mesma magnitude e direção do valor de sua declinação. A maioria das bússolas terá a marcação dos graus no painel para ajudá-lo a fazer isso. Em seguida, alinhe a agulha e a seta de orientação, girando seu corpo novamente. Agora sim você deve estar de frente para o norte verdadeiro!
    • por exemplo, digamos que obtivemos originalmente um valor de declinação de 14 o Leste para a região em que estamos. Se estivermos de frente para o norte magnético, deveríamos girar o painel 14 o para Leste (nesse caso, no sentido horário). Depois, giraríamos para a esquerda (que é o Oeste) para alinhar a agulha magnética com a seta de orientação, estando assim de frente para o verdadeiro Norte (14 o a Oeste do Norte magnético).
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Encontrando o norte verdadeiro sem bússola

PDF download Baixe em PDF

No hemisfério norte

  1. Se você não tiver uma bússola, não se preocupe: ainda é possível encontrar o norte verdadeiro usando indícios naturais. Por exemplo, porque o sol nasce no leste e se põe no oeste, é possível usar essa informação para ter uma noção aproximada para a direção do norte. Logo após o nascer do sol, mantenha o sol á sua direita para ficar virado para o norte -- pouco antes do pôr-do-sol, mantenha o sol à sua esquerda. Ao meio-dia, o sol estará diretamente ao sul, então vire para o lado oposto para encontrar o norte. [2]
    • Uma forma de obter uma leitura um pouco mais precisa do "norte" é usando uma vareta como uma espécie de relógio de sol. Espete uma vareta ou estaca de alguns centímetros de altura no chão e marque a ponta da sombra dela no chão. Espere cerca de 15 minutos, e depois marque sua nova localização. Fique em pé com o pé esquerdo na primeira marca e o pé direito na segunda. Você estará mais ou menos de frente para o norte verdadeiro, independentemente da declinação de onde estiver. [3]
  2. Um truque útil para encontrar o norte verdadeiro envolve o uso dos ponteiros de um relógio analógico. Para começar, retire seu relógio e segure-o na mão com o ponteiro das horas virado para a frente. Gire seu corpo de modo que o ponteiro das horas aponte em direção ao sol. Localize o ponto médio entre o ponteiro das horas e a marca das 12 horas no topo do relógio. Ele irá apontar ao longo do eixo norte-sul.
    • Por exemplo, vamos dizer que são 4:00 pm. O ponto médio entre 4:00-12:00 é 2:00, por isso, se apontarmos o ponteiro das horas para o sol, o eixo norte-sul estará um pouco menos de um quarto de volta à nossa esquerda. Uma vez que é à tarde e o sol está se pondo no oeste, podemos inferir que o norte estará atrás de nós se virarmos em direção ao marcador das 02:00.
    • Não se esqueça de compensar o Horário de Verão! Se seu relógio estiver ajustado para o Horário de Verão, use o marcador da 1:00 em vez do marcador das 12:00 e prossiga normalmente.
  3. Certos organismos naturais (especialmente plantas e árvores) podem dar pistas sobre qual direção é o norte. Contudo, sinceramente, essas regras são muito "frouxas" e nem sempre vão funcionar. Portanto, na maior parte do tempo, outros métodos são preferíveis. Antes, seguem alguns exemplos do que procurar: [4]
    • Musgo: Pode ser mais espesso no lado sul das árvores devido a mais luz solar.
    • Árvores: As cascas podem ter cor mais opaca e os galhos podem se estender mais alto em direção ao céu no lado norte devido a menos luz solar.
    • Formigas: Formigueiros podem tender a ficar no lado sul de recursos naturais, onde o sol é mais quente.
    • Neve: A neve pode derreter mais rápido no lado sul de árvores e rochas onde ela recebe mais luz solar.
  4. É surpreendentemente fácil de encontrar o norte à noite, se você sabe o que está procurando. Polaris (também chamado de Estrela do Norte) fica quase perfeitamente alinhada com o Polo Norte da Terra, por isso, se você conseguir encontrá-la, saberá exatamente onde é o norte verdadeiro. Existem várias maneiras de encontrar a Polaris, mas a maneira mais fácil é geralmente usando o Grande Carro -- as duas estrelas na extremidade da parte em formato de "colher" da constelação que apontam diretamente para Polaris. [5]
    • Infelizmente, a Polaris não pode ser vista do hemisfério sul, por isso é útil apenas para a navegação ao norte do equador. [6]
  5. Como o sol, a Lua se move pelo céu em uma direção leste-oeste. Isso significa que você pode usar a posição da Lua para ajudar a orientar-se para o norte verdadeiro à noite. No início da noite, mantenha a Lua à sua direita para encarar o norte; tarde da noite, mantenha-na à sua esquerda. Quando a Lua estiver em seu ponto mais alto no céu, que fica mais ou menos ao sul, vire para o lado oposto dela para encontrar o norte. [7]
    • Se a lua estiver na fase crescente, você também pode desenhar uma linha imaginária através das pontas do crescente até o horizonte para encontrar o sul, então vire para o lado oposto dessa linha para encontrar o norte. Isso funciona melhor quando a lua está alta no céu.
    Publicidade

No hemisfério sul

  1. Porque a luz do sol, da lua e das estrelas atingem o Hemisfério Sul em um ângulo diferente do que atingem o Hemisfério Norte, o processo de encontrar o norte é um pouco diferente ao sul do equador. Por exemplo, embora o sol ainda nasça no leste e se ponha no oeste no hemisfério sul, ao meio-dia, ele está exatamente ao norte, ao invés de exatamente ao sul.
    • Isto significa que, embora você ainda queira manter o sol à sua direita logo após o amanhecer, e à sua esquerda logo após o entardecer para encarar o norte, será preciso ficar de frente para ele para encontrar o norte ao meio-dia.
  2. Devido ao fato de o sol fazer um movimento circular ao norte (ao invés de ao sul) no Hemisfério Sul, as direções para encontrar o norte com um relógio são essencialmente invertidas. Aponte a marca de 12:00 em seu relógio na direção do sol, e em seguida encontre a linha que marca o ponto médio entre a marca de 12:00 e o ponteiro das horas. Ela representa o eixo norte-sul.
    • Por exemplo, se são 6:00 pm, teríamos um eixo norte-sul correndo pelas marcas das 03:00 e 09:00 no relógio. Uma vez que é de noite, sabemos que o sol está na metade ocidental do céu. Assim, quando apontamos a marcação das 12:00 para o sol, a marcação das 3:00 irá apontar aproximadamente em direção ao norte verdadeiro.
  3. O Hemisfério Sul não tem uma estrela polar prática como a Polaris para tornar a navegação mais fácil. O equivalente mais próximo é uma constelação chamada Cruzeiro do Sul, que gira muito próxima em torno do pólo sul celeste. Para encontrar o sul verdadeiro, encontre o Cruzeiro do Sul e desenhe uma linha diretamente até o horizonte. Ela estará aproximadamente ao sul, portanto vire para o lado oposto dela para encontrar o norte. [8]
    • A maneira mais fácil de encontrar o Cruzeiro do Sul é usando as Apontadoras -- duas estrelas brilhantes no céu que apontam diretamente para o sul. As apontadoras podem ser encontradas na faixa branca e manchada que é a Via Láctea, frequentemente visível em locais com pouca ou nenhuma poluição luminosa.
  4. No Hemisfério Sul, a Lua ainda viaja de leste a oeste, assim como o sol. No entanto, em seu ponto mais alto no céu, ela encara o norte, não o sul. Isto significa que as direções para navegar com uma lua crescente estão invertidas; a linha que se estende através das pontas do crescente até o horizonte apontarão aproximadamente para o norte, e não para o sul.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 64 888 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade