Baixe em PDF Baixe em PDF

Compreender o seu ciclo menstrual permite que você tome decisões bem informadas sobre sua própria saúde e uma possível maternidade. Os profissionais de saúde ginecológica costumam perguntar qual o primeiro dia do ciclo menstrual durante as consultas; é fácil descobrir essa informação com alguns métodos simples.

Método 1
Método 1 de 3:

Determinando o primeiro dia da menstruação

Baixe em PDF
  1. A menstruação é um processo que começa quando as mulheres iniciam a puberdade e se tornam férteis. O ciclo menstrual é dividido em três fases (folicular, ovulação e lútea), sendo que o primeiro dia do ciclo está na fase lútea, que envolve a descamação do forro do útero através da vagina, processo conhecido como menstruação.
    • O ciclo menstrual tende a ocorrer a cada 21-35 em mulheres adultas e a cada 21-45 dias em adolescentes. Ele é contado do primeiro dia da menstruação até o início da menstruação seguinte.
    • O ciclo está associado às flutuações nos níveis de estrogênio. Durante a primeira parte (fase folicular), o organismo está repleto de estrogênio e o forro uterino engrossa para se preparar para a implantação do óvulo fertilizado.
    • Na metade do ciclo, o ovário libera um óvulo nas trompas de falópio. Essa fase, conhecida como ovulação, é a melhor hora para conceber uma criança.
    • Caso um óvulo seja liberado mas não seja fertilizado, os níveis de progesterona e estrogênio caem, causando a descamação do forro uterino durante a fase lútea.
  2. Compreender todas as fases do ciclo permite que você tome decisões acerca de sua saúde e de seu planejamento familiar. Para determinar o primeiro dia da menstruação e a duração do ciclo, comece a contar os dias a partir da menstruação seguinte.
    • O primeiro dia do ciclo ocorre no início da menstruação. Marque um "X" no calendário no primeiro dia da menstruação.
    • O sangramento costuma durar entre três e cinco dias, mas isso pode variar de pessoa para pessoa.
    • No sétimo dia do ciclo, o sangramento deve ter parado e os ovários começarão a formar folículos para preparar a ovulação, o que resultará em um aumento nos níveis de estrogênio entre o quarto e o sétimo dia.
  3. Mantenha um registro da menstruação, começando no primeiro dia de cada ciclo, para ter uma ideia da duração média deles e determinar o primeiro dia da menstruação seguinte.
    • Em média, as mulheres apresentam ciclos menstruais de 28 dias. Isso significa que há 28 dias entre os primeiros dias das menstruações.
    • Você também pode apresentar um ciclo maior ou menor (as mulheres adultas costumam ter ciclos de 21 a 35 dias, dependendo do caso). É importante monitorar a menstruação por alguns meses para determinar a duração do ciclo.
    • Caso seus ciclos sejam regulares, com intervalos bastante próximos, você está saudável.
    • Monitore o ciclo menstrual com um calendário ou um aplicativo de celular. [1]
  4. Descobrir a duração do ciclo permite que você antecipe o início da menstruação.
    • Após monitorar a menstruação e estabelecer a duração dos ciclos, comece a marcar no calendário para determinar os primeiros dias das menstruações seguintes.
    • Por exemplo, caso o ciclo tenha 28 dias, marque o calendário (começando no primeiro dia da menstruação seguinte) com um "X" a cada 28 dias — as datas representarão os primeiros dias das menstruações seguintes.
    • Quem toma pílulas anticoncepcionais normalmente apresenta um ciclo de 28 dias. Cada caixa do anticoncepcional contém 21 pílulas ativas e sete placebos. A menstruação costuma começar no dia em que as pílulas ativas acabam, durando sete dias (ou menos); o período em que você consome os placebos. [2]
    • Quem utiliza pílulas anticoncepcionais de uso contínuo apresenta menstruações menos frequentes. Os anticoncepcionais de uso estendido contêm 84 pílulas ativas e sete pílulas inativas. Nesse caso, você apresentará apenas um ciclo de 91 dias.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Observando os sinais da chegada da menstruação

Baixe em PDF
  1. A maioria das mulheres apresenta sintomas uma ou duas semanas antes do início da menstruação; eles normalmente desaparecem com o início do sangramento. [3] A TPM apresenta sintomas diferentes para cada mulher e, em alguns casos, é útil documenta-los conforme você monitora a menstruação. [4]
    • A maioria das mulheres apresenta ao menos um sintoma pré-menstrual como parte do ciclo. [5]
    • Os sintomas podem ser físicos e emocionais.
  2. Muitas mulheres sentem ansiedade, mudanças no humor, vontade de chorar e depressão antes do início da menstruação. [6] Em alguns casos, também há a presença de fadiga e irritabilidade. Caso as mudanças não cessem após a menstruação ou você sinta que a vida cotidiana está sendo afetada, consulte um médico. [7]
    • Cerca de meia hora de exercícios de intensidade moderada e de força por dois dias por semana podem ajudar com a depressão e a fadiga da TPM. [8]
  3. Algumas mulheres sentem inchaço abdominal, constipação, retenção de fluidos e diarreia antes do início da menstruação, o que pode causar aumento de peso. [9] Os sintomas devem cessar dentro de quatro dias após a menstruação. Consulte um médico caso eles continuem.
    • Limite o consumo de sal e o tamanho das refeições para aliviar o inchaço e a retenção de fluidos. [10]
    • Tomar um diurético pode ajudar a eliminar o excesso de fluidos e o inchaço, além do ganho de peso.
  4. A sensibilidade dos seios, as dores musculares e as de cabeça são sintomas comuns. [11] Experimente alguns medicamentos de venda livre como ibuprofeno, aspirina e naproxeno. [12]
  5. É possível que você tenha transtorno disfórico pré-menstrual caso apresente cinco ou mais dos sintomas acima ou caso a TPM a esteja impedindo de realizar atividades cotidianas,. O médico pode receitar analgésicos, antidepressivos ou um anticoncepcional para controlar os sintomas. [14]
    • A terapia também pode ser útil para lidar com os aspectos emocionais do transtorno.
    • Consulte um médico caso os sintomas não desapareçam após a menstruação ou você note uma mudança na frequência ou na quantidade deles.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Compreendendo os problemas menstruais

Baixe em PDF
  1. É importante agendar uma consulta ao apresentar anomalias no ciclo menstrual ou ter quaisquer preocupações de saúde por conta da menstruação. Consulte um médico caso:
    • A menstruação não comece aos 15 anos; é importante consultar um médico, pois algum desequilíbrio hormonal pode estar afetando o ciclo. Além disso, o desequilíbrio pode causar outros problemas.
    • A menstruação seja dolorida e apresente sangramento intenso ou que dure mais de uma semana.
    • A menstruação atrase, se torne irregular ou ocorra entre ciclos estabelecidos.
  2. As mulheres devem começar a menstruar até os 15 anos; caso você (ou sua filha) não apresente a primeira menstruação até os 15 anos, consulte um médico.
    • Caso a menstruação pare de descer por mais de três ciclos, mesmo você apresentando ciclos regulares, você pode sofrer de amenorreia secundária, um sintoma da síndrome do ovário policístico. [15]
    • A amenorreia pode ser causada por estresse e transtornos hormonais ou alimentares. O organismo fica fraco e incapaz de sustentar um ciclo menstrual regular.
    • A fertilidade é colocada em risco em casos de amenorreia causada por problemas hormonais. Converse com um médico imediatamente, principalmente ao suspeitar sofrer de ovários policísticos.
  3. Trata-se de uma condição na qual a menstruação é absurdamente dolorosa. É possível tratá-la com medicamentos de venda livre como o ibuprofeno; caso o problema continue, consulte um médico.
    • Em adolescentes e mulheres jovens, a dismenorreia costuma ser causada pelo excesso de prostaglandina. É possível regular os níveis hormonais, na maioria dos casos, mantendo uma alimentação saudável e controlando o peso.
    • Nas mulheres mais velhas, a dismenorreia pode ocorrer devido a condições sérias como a endometriose, os miomas ou a adenomiose. [16]
  4. Você provavelmente já sabe qual a sensação do sangramento menstrual. Fique de olho em qualquer sangramento anormal e converse com um médico ao apresentar menstruações irregulares.
    • O desconforto e os sangramentos após o sexo são sinais sérios de problemas médicos. Converse com um médico caso as atividades sexuais resultem em sangramentos.
    • Os corrimentos entre menstruações são sangramentos que podem causar desconforto e sinalizar algum problema.
  5. Diversos fatores podem causar tais anomalias. Mantenha um peso saudável e consulte-se com um médico para regularizar a menstruação.
    • Os ovários disfuncionais podem causar problemas hormonais e menstruações anormais. A síndrome do ovário policístico e a insuficiência ovariana prematura são dois exemplos. [17]
    • Algumas anomalias nas estruturas reprodutivas podem ser causadas por doenças e infecções, resultando em menstruações irregulares. Faça exames de endometriose, doença inflamatória pélvica ou miomas uterinos. [18]
    • O estresse, o baixo peso corporal e os transtornos alimentares podem prejudicar o organismo e o ciclo menstrual. [19]
  6. Realize exames pélvicos anuais para diagnosticar problemas o quanto antes. Monitore a menstruação e os sintomas que sente para ajudar o médico a diagnosticar quaisquer problemas e elaborar um tratamento. [20] Alguns casos de irregularidade podem ser tratados com contraceptivos orais ou comprimidos de progesterona. [21]
    Publicidade

Dicas

  • Contar os dias entre uma menstruação e outra não é suficiente para determinar o ciclo menstrual. Monitore as informações por alguns meses para definir a duração média da menstruação para planejar (ou evitar) a maternidade.
  • Conforme a menstruação se aproxima, você pode apresentar mudanças de humor e outros sintomas da TPM.
Publicidade

Avisos

  • Consulte um médico ao apresentar uma mudança súbita no ciclo menstrual ou sentir dores abdominais ao menstruar.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 105 941 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade