PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Determinar o sexo de perus se torna mais fácil com a prática. Várias características podem ser observadas para ajudar a determinar se o espécime é macho ou fêmea, mas em alguns casos é necessário observar com ainda mais atenção. Além disso, os machos jovens às vezes não apresentam certas características, o que pode causar certa confusão, por isso, é importante saber a idade aproximada do peru antes de tentar determinar o sexo.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Determinando o sexo à distância

PDF download Baixe em PDF
  1. Os perus machos são maiores do que as fêmeas. Caso esteja observando um grupo de perus, os adultos machos devem ser consideravelmente maiores do que qualquer fêmea por perto.
    • Os adultos machos geralmente pesam entre 7 e 11 kg, já as fêmeas costumam pesar entre 3,5 e 4,5 kg.
    • No entanto, pode ser difícil julgar o tamanho do peru à distância, principalmente se ele estiver sozinho ou se o grupo não estiver muito unido. Por isso, esse método geralmente não é utilizado isoladamente para determinar o sexo de perus, mas pode ser uma boa forma de confirmar suspeitas levantadas através da observação de outras características.
  2. Os adultos machos possuem uma barba de penas modificadas na região do peito. As fêmeas não apresentam barba. [1]
    • Embora a barba dos perus tenha a aparência de cabelo, ela na verdade consiste em penas diferentes, as quais formam cerdas rígidas.
    • Esteja ciente de que 10% a 20% dos perus fêmeas também possuem barba, portanto, esse método de identificação nem sempre é preciso quando utilizado isoladamente.
    • Não confunda a barba com as partes carnosas na cabeça do animal. O peru apresenta carúnculas, protuberâncias carnudas na parte de cima da cabeça, assim como uma crista por cima do bico. Ambos os sexos apresentam tais protuberâncias, embora a crista do adulto macho geralmente seja um pouco maior do que a da fêmea.
  3. Os perus fêmeas apresentam penas pequenas na parte de cima da cabeça, no entanto, a cabeça da maioria dos machos é desprovida de penas.
    • Além disso, a cabeça dos perus machos muda de cor dependendo do nível de excitação, principalmente durante a época de acasalamento. A cabeça deles pode ficar vermelha, azul ou branca, e essa mudança às vezes ocorre apenas em alguns segundos.
    • É possível observar uma pele cinza azulada abaixo das pequenas penas na cabeça da maioria dos perus fêmeas.
  4. As penas dos perus machos geralmente possuem cores mais claras. Já no caso das fêmeas, as penas são menos claras e mais monótonas.
    • Mais especificamente, os machos podem apresentar penas de cores brilhantes e iridescentes como vermelho, verde, cobre, bronze ou douradas. Os machos usam essas penas coloridas para atrair fêmeas durante a época de acasalamento e os espécimes com as penas mais brilhantes geralmente são os mais bem-sucedidos.
    • As fêmeas apresentam penas marrons ou cinzas, as quais são menos iridescentes. A responsabilidade de atrair um parceiro é do macho, portanto, penas mais claras não são uma necessidade para as fêmeas. Além disso, as penas menos coloridas ajudam as fêmeas a se camuflarem no ambiente, mantendo-as mais seguras enquanto ficam sentadas protegendo o ninho.
  5. Os perus machos frequentemente levantam a cauda, formando uma espécie de leque. Já as fêmeas costumam manter a cauda abaixada.
    • Levantar a cauda é um gesto de dominância. Os machos geralmente fazem isso quando estão tentando atrair uma fêmea ou espantar possíveis ameaças.
  6. As pernas do peru macho apresentarão pequenas protuberâncias em forma de espinhos, as quais devem ser visíveis de uma distância moderada. As pernas das fêmeas são lisas e desprovidas de tais protuberâncias.
    • As esporas são utilizadas como uma forma de defesa e para expressar dominância. Os machos as usam para atacar predadores e rivais durante a época de acasalamento.
    • Com exceção da presença ou ausência de esporas, as pernas dos machos e das fêmeas não possuem diferenças. Ambos os sexos possuem pernas laranja avermelhadas com quatro dedos em cada pé.
  7. Apenas os perus machos emitem o característico grasnido. As fêmeas costumam apenas emitir sons mais baixos e suaves.
    • Assim como no caso da cauda, o grasnido do peru é uma demonstração de dominância. Os machos grasnam para afastar predadores e possíveis rivais.
Parte 2
Parte 2 de 3:

Determinando o sexo de perto

PDF download Baixe em PDF
  1. As penas na região inferior do peito do peru apresentarão pontas negras. Já as pontas do peito das fêmeas geralmente são brancas, marrons ou cor de bronze. [2]
    • Ao observar as penas do peito, apenas preste atenção aos dois terços inferiores da região.
    • Esteja ciente de que esse método apenas é preciso no caso de perus adultos. Os perus mais jovens possuem penas de pontas amareladas, portanto, podem se passar por fêmeas mesmo sendo machos.
  2. Além de serem maiores, os perus machos possuem pernas mais longas do que as das fêmeas. [3]
    • O comprimento das pernas dos machos geralmente é de cerca de 15 cm. Já o comprimento das pernas das fêmeas geralmente é de apenas 11 cm.
Parte 3
Parte 3 de 3:

Determinando a idade

PDF download Baixe em PDF
  1. A barba do peru macho adulto é mais longa do que a de um peru jovem. Os perus machos jovens tipicamente possuem uma barba de 15 cm ou menos.
    • Ao completar dois anos de idade, a maioria dos perus apresentará uma barba de aproximadamente 25 cm. Se a barba tiver mais do que 25 cm, significa que o peru provavelmente possui mais de três anos de idade, no entanto, o tamanho da barba dos perus geralmente não ultrapassa 28 cm.
  2. Mais precisamente, preste atenção à ponta das penas das asas. As listras brancas que decoram o resto de cada pena devem se estender até a ponta se o peru for macho, no entanto, as penas dos perus mais jovens não apresentarão esse tipo de decoração.
    • A ponta das penas de um adulto geralmente são redondas, mas as penas dos perus mais jovens normalmente são pontudas.
    • Para conseguir verificar melhor, espalhe as penas da asa até que elas formem um leque. Em seguida, verifique a parte de fora das penas. A cor e o formato das outras penas das asas mudam em épocas diferentes, portanto, o mais recomendável é observar a parte de fora das penas para determinar a idade do pássaro.
  3. Abra as penas da cauda do peru ou deixe-o fazê-lo por conta própria. As penas no centro da cauda de um peru jovem geralmente são mais longas do que o resto. Se o peru for adulto, todas as penas terão o mesmo comprimento..
    • Tanto os perus adultos como os jovens apresentarão faixas na cauda. A cor da faixa dependerá da subespécie e geralmente não serve para determinar a idade da ave.
    • As penas da cauda dos adultos geralmente possuem de 30 a 40 cm de comprimento, enquanto a cauda dos perus mais jovens geralmente é mais curta. O tamanho exato da cauda dos perus jovens dependerá da idade exata e do tamanho do pássaro em geral.
  4. Todos os perus jovens possuem penas de pontas amareladas na região inferior do peito, independentemente do sexo.
    • Também vale lembrar que as penas do peito de perus mais jovens também são mais finas e as pontas normalmente são arredondadas. A ponta das penas do peito dos perus adultos são quadradas.
  5. Tanto os perus adultos como os mais jovens possuem esporas nas pernas, no entanto, as esporas dos perus mais jovens são menores, pois ainda estão se desenvolvendo. [4]
    • Os machos jovens apresentarão esporas com menos de 1,25 cm de comprimento.
    • Aos dois anos de idade, os machos adultos apresentarão esporas com 1,25 cm a 2 cm de comprimento. Aos três anos de idade, o tamanho pode variar entre 2 cm e 2,5 cm. Os machos com mais de quatro anos de idade podem apresentar esporas com mais de 2,5 cm de comprimento.

Dicas

  • Formalmente, o peru macho é chamado apenas de peru, enquanto a fêmea é chamada de perua.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 49 602 vezes.

Este artigo foi útil?