Baixe em PDF Baixe em PDF

O Agapornis pode ser um animal de estimação querido e encantador. Ele geralmente possui um belo canto e lindas cores, além de ser uma criatura bastante social. No entanto, é difícil determinar o sexo da maioria das espécies normalmente criadas como animais de estimação. Caso tenha interesse em adquirir mais de um Agapornis, mas não queira que os pássaros se reproduzam, é importante determinar o sexo deles antes de colocá-los na mesma gaiola. Se não o fizer, você pode acabar tendo que criar mais pássaros do que o planejado.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Formas infalíveis de determinar o sexo da ave

Baixe em PDF
  1. A melhor e mais conclusiva forma de determinar o sexo do Agapornis é fazer um exame de sangue. O DNA do pássaro será examinado em um laboratório e você terá uma resposta conclusiva a respeito do sexo dele. [1]
    • Existem serviços online que oferecem testes de DNA para pássaros. A empresa mandará um kit com instruções a serem seguidas, o qual deve ser devolvido após o procedimento. Após receber o kit de volta, eles enviarão os resultados do teste.
  2. Nesse procedimento, o pássaro será anestesiado, receberá uma incisão no abdômen e terá os órgãos reprodutivos inspecionados pelo veterinário. Esse procedimento é invasivo e geralmente não é a opção mais recomendável para donos de pássaros de estimação. Geralmente, criadores de pássaros recorrem a esse método. [2]
    • A cirurgia para determinar o sexo do pássaro geralmente é mais barata do que o teste de DNA, mas possui muito mais lados negativos, como o risco do pássaro contrair doenças, além do risco de morte associado à cirurgia.
    • Após esse tipo de cirurgia, uma tatuagem geralmente é feita no pássaro, marcando se ele é macho ou fêmea.
  3. Apenas as fêmeas põem e chocam os ovos: se você perceber esse comportamento, terá sua resposta! Agarponis que vivem em cativeiro não devem por ovos por motivos de saúde (a não ser que você esteja lidando com um casal para criação de aves), já que isso pode estressar muito a ave. Caso veja ovos na gaiola de seu passarinho, consulte um veterinário para aprender como desencorajar esse comportamento.
    • As fêmeas podem por ovos infertilizados.
Parte 2
Parte 2 de 3:

Determinando o sexo com exames físicos

Baixe em PDF
  1. Caso esteja simplesmente curioso a respeito do sexo do pássaro e se sinta confortável com a possibilidade de estar errado, o exame físico pode ser uma boa solução. Uma opção, por exemplo, é sentir a distância entre os ossos pélvicos do pássaro para tentar determinar o sexo. [3]
    • A fêmea do Agapornis possui uma região pélvica mais larga para poder botar os ovos, ou seja, é possível distinguir o sexo dos Agapornis comparando a largura de seus ossos pélvicos.
    • Com a mão não dominante, segure o pássaro de cabeça para baixo com os pés virados para você. Encoste delicadamente na região pélvica do pássaro com o dedo médio e o indicador da mão dominante. Você sentirá os ossos pélvicos por baixo da pele e das penas.
    • Em seguida, compare a sensação dos ossos pélvicos de um pássaro à dos outros. Essa é a única forma de verificar quais deles possuem a pelve mais larga.
  2. Muitos afirmam que as Agapornis fêmeas pesam mais que os machos. Não é porque uma ave pesa mais que a outra que ela é necessariamente uma fêmea, é claro — afinal, existem machos mais pesados. Dito isso, se sua ave pesar mais que 40-60 gramas, ela é mais pesada que a maioria e pode ser uma fêmea.
  3. Apenas três espécies de Agapornis são dimórficas; isso quer dizer que os machos e as fêmeas têm características diferentes. As espécies são a de Madagascar (cabeça cinza), a Abissínia (asa preta) e os de cabeça vermelha. Nenhum desses costuma ser criado como bicho de estimação. Se você tem um desses Agapornis, considere o seguinte:
    • Nas espécies de Madagascar, a fêmea tem cabeça, pescoço e peito esverdeados. Os machos possuem uma plumagem mais acinzentada.
    • Nas aves Abissínias, os machos têm uma testa mais vermelha e asas pretas. As fêmeas possuem menos vermelho na testa e asas verdes.
    • Nas aves de cabeça vermelha, os machos possuem mais penas avermelhadas no rosto; as fêmeas possuem penas mais alaranjadas.
Parte 3
Parte 3 de 3:

Evitando erros comuns ao tentar definir o sexo

Baixe em PDF
  1. Na época de acasalamento, tanto o Agapornis macho como a fêmea costumam rasgar papel. Isso se aplica a várias espécies. O Agapornis fischeri e o roseicollis, por exemplo, demonstram o mesmo tipo de comportamento independentemente do sexo. [4] [5]
    • Embora algumas pessoas acreditem que as fêmeas consigam rasgar papeis com mais precisão e destreza, essa indicação é vaga demais para determinar o sexo do pássaro. [6]
    • Segundo algumas pessoas, o ato de colocar papeis nas penas da cauda também indica que o pássaro provavelmente é fêmea. [7]
  2. Quando em pares, os Agapornis costumam ser bastante amigáveis uns com os outros, independentemente do sexo. Os pássaros mantidos no mesmo ambiente naturalmente formarão laços de amizade. É até mesmo comum observar pares do mesmo sexo ajudarem uns aos outros na construção de ninhos.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 212 262 vezes.

Este artigo foi útil?