PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Descobrir o sexo de um peixe específico pode ser uma tarefa fácil ou extremamente difícil. Isso normalmente depende da espécie do peixe. Embora alguns peixes possuam características físicas indicando o sexo, outros possuem poucos sinais. Para descobrir o sexo de um peixe, você deve observar as características físicas e o comportamento do animal. Além disso, é possível obter informações consultando livros, vídeos e indivíduos especializados em peixes. Ao utilizar tais recursos, você estará bem equipado para determinar o sexo de um peixe.

Método 1
Método 1 de 2:

Determinando o sexo do peixe através da observação

PDF download Baixe em PDF
  1. A presença de tal protuberância pode servir como confirmação de que o peixe é macho. Verifique cuidadosamente se ele exibe essa característica.
    • A maioria das espécies de peixe não apresenta a protuberância na testa, e mesmo que a possua, ela pode não ser muito aparente.
    • A protuberância na testa indicando que o peixe é macho geralmente é bastante visível em peixes ciclídeos como a tilápia, o acará, o oscar e o acará-disco. [1]
  2. Os peixes da família Poeciliidae possuem barbatanas anais modificadas, as quais são utilizadas para a reprodução sexual. A presença de tal atributo em certos peixes pode ajudá-lo a confirmar se são machos.
    • Essa é a maneira apropriada de identificar o sexo da molinésia, do barrigudinho, do espada e do plati. [2]
  3. Os machos de algumas espécies, como os ciclídeos, possuem barbatanas dorsais e anais maiores do que as das fêmeas. Ao comparar diferentes espécimes do mesmo peixe ciclídeo, você conseguirá determinar o sexo.
    • Os peixes ciclídeos incluem a tilápia, o acará, o oscar e o acará-disco. [3]
  4. Os espécimes machos de alguns peixes, como o peixe japonês, desenvolvem pequenas protuberâncias no corpo durante a primavera. Essas protuberâncias normalmente aparecem na testa, perto das brânquias e nas barbatanas peitorais, desaparecendo ao final da época de acasalamento, no início do verão.
    • O tamanho e a cor dessas protuberâncias podem variar, dependendo da espécie. [4]
  5. No caso de algumas espécies, como a carpa, as fêmeas podem ser muito maiores. Isso é particularmente visível durante a época de desova, na qual as fêmeas se demonstram mais corpulentas, também podendo apresentar abdomens maiores.
    • O formato redondo do corpo da fêmea geralmente resulta do acúmulo de ovos ou filhotes. [5]
  6. Na época de acasalamento, os machos normalmente desenvolvem atributos que os tornam mais chamativos. É importante observar que, embora as fêmeas também possam desenvolver atributos semelhantes, tais mudanças são menos extremas no caso delas.
    • O cascudo macho, por exemplo, desenvolverá fios longos nas barbatanas peitorais, em volta da boca e em volta da cabeça. Embora as fêmeas também desenvolvam fios, eles normalmente são menores. [6]
  7. A agressividade pode ser observada no comportamento excessivamente territorialista. Além disso, os peixes agressivos podem nadar rapidamente contra peixes que se aproximem. Em alguns casos, os machos são mais agressivos do que as fêmeas. No entanto, o comportamento nem sempre serve como indicação do sexo do peixe.
    • O cascudo macho pode ser mais agressivo. Isso, no entanto, pode variar dependendo do tipo. Algumas espécies comuns incluem o peixe comedor de algas, o Pterygoplichthys e o cascudo comum. [7]
Método 2
Método 2 de 2:

Consultando especialistas

PDF download Baixe em PDF
  1. Embora características gerais ajudem a determinar o sexo dos peixes, o melhor método para descobrir é o estudo da espécie específica. Isso pode ser feito das seguintes formas:
    • Visite a biblioteca. Pode ser que a biblioteca da sua região possua livros sobre a espécie de peixe em questão, incluindo informações sobre a fisiologia desta.
    • Consulte enciclopédias sobre a fisiologia de peixes, as quais podem ser encontradas em bibliotecas ou online. [8]
  2. Os funcionários de lojas de peixes, veterinários ou biólogos podem saber informar como identificar o sexo da espécie de peixe em questão. Caso esteja com dificuldades em determinar o sexo do seu peixe, consulte um especialista.
    • Leve uma foto do seu espécime à loja de peixes da sua região e pergunte se sabem identificar o sexo dele. Quanto mais peixes o local tiver, melhor. Se a loja possuir peixes da espécie em questão, é provável que possam ajudá-lo.
  3. Há uma variedade de vídeos na internet e na televisão sobre peixes, demonstrando como determinar o sexo das espécies. Pesquise na internet por vídeos que possam ser informativos. Você provavelmente aprenderá bastante sobre a fisiologia e a reprodução dos peixes.
    • Assista vídeos no YouTube.
    • Assista a programas em canais como o Animal Planet ou o National Geographic.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 58 557 vezes.

Este artigo foi útil?