PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Todo e qualquer triângulo possui uma característica em comum: o somatório de todos seus ângulos internos é sempre igual a 180°. Tomando como base esse princípio, se você possui a medida de dois ângulos de um determinado triângulo, descobrir a medida do terceiro é uma tarefa fácil. Porém, em alguns casos você terá variáveis no lugar de medidas ou mesmo a medida de apenas um dos ângulos. Aprenda nesse tutorial o que fazer para determinar os ângulos de um triângulo em qualquer uma dessas situações.

Método 1
Método 1 de 3:

Usando a medida dos dois outros ângulos

PDF download Baixe em PDF
  1. A soma dos ângulos internos de um triângulo sempre é igual a 180° . Portanto, se você possui a medida de dois dos três ângulos, bastam alguns cálculos para determinar a medida do ângulo que falta. Comece somando os dois ângulos conhecidos: suponha que esses dois ângulos sejam 80° e 65° . Ao somá-los (80° + 65°) você obtém o resultado 145°.
  2. Como a soma dos três ângulos deve resultar em 180°, ao subtrairmos desse total a soma dos dois ângulos conhecidos obtemos a medida do terceiro. Dessa forma, 180° - 145° = 35° .
  3. Você encontrou a medida do terceiro ângulo, que nesse exemplo mede 35°. Se tiver dúvidas sobre seus cálculos, é possível verificar sua resposta somando todos os ângulos conhecidos: o resultado deve ser 180° para assim obedecer a condição de existência de um triângulo. Nesse exemplo, temos os ângulos 80° + 65° + 35° = 180° . Portanto, a resposta está correta.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Usando variáveis

PDF download Baixe em PDF
  1. Às vezes você não terá a medida de dois ângulos, mas algumas variáveis e a medida de apenas um dos ângulos (em alguns casos, apenas variáveis). Suponha que o problema seja o seguinte: "Encontre a medida do ângulo x de um triângulo cujos ângulos medem x , 2x e 24° ". Antes de começar, anote esse problema.
  2. Aqui o princípio é similar ao do método anterior: basta somar todas as medidas (nesse caso, some as medidas numéricas e combine as variáveis). Assim, x + 2x + 24° = 3x + 24°.
  3. Em seguida, subtraia essa soma de 180°, igualando a equação à zero. Assim, a equação será expressa como 180° - 3x + 24° = 0. Após algumas operações, a nova equação será 156° - 3x = 0.
  4. Ponha a variável de um lado da igualdade e os termos independentes do outro. A equação ficará no formato 3x = 156°. Em seguida, divida os dois lados da equação pelo número que multiplica a variável (nesse exemplo, três) e você obterá o resultado x = 52°. Isso significa que um dos ângulos desse triângulo mede 52° . Assim, o outro ângulo desconhecido, 2x, medirá duas vezes 52°, ou seja, 104° .
  5. Como no método anterior, você pode somar os três ângulos que obteve e então checar se esse triângulo é válido. Somando os ângulos desse exemplo teremos 52° + 104° + 24° = 180° . Portanto, seus cálculos estão corretos e sua a resposta está certa.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Casos especiais

PDF download Baixe em PDF
  1. O triângulo isósceles possui dois lados iguais e dois ângulos iguais. Geralmente, esse tipo de triângulo possui uma risca em dois de seus lados para indicar que estes são os lados iguais. Se você possui a medida de um dos seus dois ângulos semelhantes, é possível determinar facilmente os ângulos restantes. Observe o exemplo a seguir para entender melhor:
    • Suponha que um dos dois ângulos iguais mede 40° : por ser isósceles, um dos ângulos desconhecidos também mede 40° . Para encontrar o terceiro ângulo, some esses dois ângulos e então subtraia essa soma de 180°. A soma dos dois ângulos é 40° + 40° = 80°. Em seguida, ao subtrair esse resultado de 180°, teremos 180° - 80° = 100° . Essa é medida do ângulo que faltava.
  2. O triângulo equilátero possui todos os seus lados e ângulos iguais. Geralmente você encontrará dois riscos no meio de cada um dos seus lados, indicando que esse triângulo é equilátero. Como todos os três ângulos são iguais, cada um deles mede 60° . Ao somarmos esse três ângulos, podemos comprovar que esse triângulo existe: 60° + 60° + 60° = 180° .
  3. Suponha que você possui a medida de um dos ângulos de um triângulo retângulo e que ela vale 30° : por ser retângulo, esse triângulo possui um ângulo reto, ou seja, o segundo ângulo mede 90° . Para determinar o terceiro ângulo, basta aplicar o mesmo princípio dos exemplo acima: some as medidas conhecidas e subtraia o resultado de 180°. Somando os dois ângulos conhecidos obtemos 30° + 90° = 120°. Finalmente, ao subtrair essa soma do total de 180° obtemos 180° - 120° = 60°. Portanto, o terceiro ângulo mede 60° .
    Publicidade

Avisos

  • Qualquer erro numa soma ou numa subtração vai tornar o resultado dos seus cálculos incorreto. É sempre uma boa ideia verificar sua resposta, mesmo que ela não pareça estar errada.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 57 743 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade