Baixe em PDF Baixe em PDF

Pessoas e empresas precisam de recursos para iniciar um negócio e mantê-lo funcionando. Em contabilidade, esses recursos são chamados de ativos. Os ativos são um dos principais componentes na confecção de declarações financeiras, usadas por empresários para avaliar o desempenho de seus negócios.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Compreendendo os ativos

Baixe em PDF
  1. Um ativo é algo de valor que uma empresa possui. Ativos agregam valor à empresa e são essenciais para sua existência a longo prazo. Saber sua definição lhe ajudará a identificar com facilidade quais das contas de sua empresa são consideradas ativos.
  2. Dessa forma, você poderá não somente identificar os reais ativos de sua empresa, mas as categorias exatas às quais cada um deles pertence. Além disso, se estiver analisando um balanço, notará que os ativos estão organizados em suas respectivas categorias. Os ativos estão classificados como correntes ou não correntes.
  3. Diferencie os ativos correntes dos não correntes para poder classificar e organizar seus ativos corretamente quando estiver pronto para calcular seu valor.
    • Os ativos correntes podem ser prontamente convertidos em dinheiro, o que é obtido geralmente dentro de um ano ou menos. Os ativos que pertencem a essa categoria são dinheiro, equivalentes de dinheiro e patrimônios.
    • Ativos não correntes, ao contrário dos correntes, normalmente levam um ano ou mais para serem convertidos em dinheiro. Os ativos não correntes são classificados em ativos tangíveis e intangíveis.
      • Os ativos tangíveis manifestam uma existência ou aparência física. Por exemplo, terra, equipamentos, prédios ou maquinário.
      • Os ativos não tangíveis não têm formas físicas. São, por exemplo, patentes, direitos autorais e patrimônio de marcas. Porém, esses recursos geralmente são tratados como vitais para a existência da empresa.
  4. Liste todas as contas de ativos em relação ao que você aprendeu até aqui. Isso medirá sua compreensão e você também precisará dessas informações para determinar e calcular o valor de seu total de ativos.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Cálculo do total de ativos

Baixe em PDF
  1. Os ativos são organizados de acordo com sua categoria, começando com os de maior liquidez até os de menor liquidez. A liquidez é medida com base na facilidade com que a conta de ativo pode ser convertida em dinheiro.
  2. Adicione o valor de seu dinheiro, contas, recebíveis, suprimentos, patrimônio e seus outros ativos que pertencem a esta categoria. A quantia dirá quanto desses ativos principais foram utilizados durante um período específico e seu saldo restante.
  3. Adicione o valor de seus investimentos de longo prazo ou aqueles cuja a posse passa de um ano. Eles poderiam ter a forma de títulos ou ações, assim como fundos que não são utilizados para a empresa.
  4. Não esquecendo que os ativos não correntes são classificados como ativos tangíveis e intangíveis, obtemos esse número:
    • Somando o valor dos ativos tangíveis ou de longo prazo, como terra, construções, equipamentos,
    • Subtraindo a quantia de depreciação acumulada para derivar o valor líquido da propriedade, fábrica ou equipamentos. A depreciação acumulada leva em conta o fato de que o valor dos equipamentos, maquinário e outros reduz com o tempo,
    • Somando a quantia total de ativos intangíveis, como o patrimônio de marca, patentes, direitos autorais, etc.
  5. A quantidade dos outros ativos somada aos valores derivados anteriormente de cada categoria finalmente determinará o total de ativos da empresa.
    Publicidade

Dicas

  • Determinar o total de ativos é importante para a maioria dos donos de empresas porque tal valor geralmente é usado como base para a obtenção de empréstimos. Também é usado para avaliar a capacidade de a empresa cumprir com suas obrigações financeiras.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 27 016 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade