Baixe em PDF Baixe em PDF

Quando uma fonte de computador deixa de funcionar ou começa a apresentar defeito, ela deve ser substituída. Com algumas ferramentas simples e a ajuda deste guia, você pode fazer este trabalho sozinho e economizar dinheiro.

Método 1
Método 1 de 3:

Diagnosticando uma fonte de computador quebrada

Baixe em PDF
  1. É bem possível de que um cabo tenha se desencaixado da tomada. Se há energia no monitor e em outros periféricos, e ainda sim não há energia no seu computador, então provavelmente há algo de errado com a sua fonte .
  2. A pista mais óbvia é que o sistema não fará coisa alguma quando você tentar ligar o computador. Se não houver som ou nenhum tipo de atividade no monitor, a fonte provavelmente morreu. Embora isso possa ser causado por um interruptor falho, é geralmente o resultado de uma fonte queimada.
  3. Mudanças perceptíveis no tempo de inicialização e desligamento, bem como uma reinicialização espontânea, pode ser um sinal de que algo está errado.
  4. Se o sistema fizer beeps rápidos e curtos e não inicia quando você está tentando ligá-lo, este problema pode estar ligado à fonte.
  5. Uma fonte estragada normalmente é origem de falhas de inicialização ou travamentos, erros de memória, corrupção do sistema de arquivos do HD ou problemas de energia na porta USB.
  6. Se o cooler não está conseguindo girar, isso pode levar ao superaquecimento do seu sistema, o que pode danificar a fonte.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Removendo uma fonte quebrada

Baixe em PDF
  1. Isso deve ser feito antes de tentar qualquer tipo de reparo no computador aberto. Do contrário, você pode danificar seu computador.
  2. Isso pode incluir o teclado, mouse, cabo de rede e caixas de som.
  3. Ela estará conectada a quase todos os componentes do seu computador e parecerá com isso:
  4. Desaparafuse a parte de trás do gabinete que segura a fonte na sua gaveta. Coloque os parafusos em um local de fácil acesso.
  5. Este é um processo que costuma ser simples, mas se tiver pouco espaço no seu computador, pode ser necessário remover outros componentes para poder tirar a fonte. Se você não se sente confortável em remover outros componentes, coloque os parafusos de volta no lugar e peça a ajuda de um técnico antes de continuar. Você não vai querer arrancar a fonte à força.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Substituindo uma fonte de computador quebrada

Baixe em PDF
  1. A maioria das fontes atuais é do tipo "ATX", mas se você não tiver certeza, leve sua antiga para comparar.
    • A regra mais simples é de que a sua fonte nova deve ser da mesma largura que a antiga. Tudo bem se ela for um pouco mais comprida, contanto que caiba no gabinete. Não hesite em perguntar ao vendedor ou técnico para ajudar a identificar a fonte correta para comprar.
  2. Se a fonte tiver um cooler na parte de baixo dela, a parte de baixo da caixa do gabinete pode atrapalhar. Coloque a fonte no mesmo lugar da antiga e aperte os parafusos para prendê-la.
  3. Usando os procedimentos padrão de descarga de eletricidade estática, conecte os dispositivos do seu computador à nova fonte. As conexões devem ser feitas da mesma forma que antes. Pode ser que você precise fazer um pouco de força para colocar os conectores da forma correta, mas se você tiver que fazer muita força para ligá-los, pode ser que você esteja tentando colocá-los na posição errada. É muito difícil conectar a maioria dos conectores Molex, mas com bastante força (e determinação), você consegue. Se você tiver que forçar demais, mude a posição do conector.
  4. Se o cooler parar por conta de um conector solto (ou qualquer outra obstrução), o processador pode estragar rapidamente. Você deve prender os cabos para prevenir que eles se enrolem nos coolers.
  5. Conecte novamente todos os cabos da parte de trás do computador (cabo de força, mouse, teclado, monitor, cabo de rede, caixas de som, etc). Ligue o computador e aproveite a sua fonte nova.
    • Se o seu computador não ligar, a sua fonte quebrada provavelmente queimou a placa-mãe.
    Publicidade

Dicas

  • Se você trocou de fonte várias vezes em um curto período de tempo, o problema pode ser na tomada. O problema ainda é intensificado com o uso de fontes baratas, já que elas não são um equipamento de alta qualidade.
  • Se você comprou uma fonte de segunda, é possível que a inicialização do computador demande mais voltagem do que ela suporta. A fonte tem um "limite" de voltagem que podem beneficiar o fornecedor. Se duas fontes.
  • Se não tiver um teste para fonte, lojas de eletrônicos ou de suprimentos para computador podem testar a fonte por você.
  • Se você suspeita que sua fonte está morrendo, troque-a. Um indício comum de uma fonte morrendo é um som alto e fino ou um rangido na área do seu gabinete onde fica a fonte. Não espere até que a sua fonte quebre, porque isso pode causar problemas de voltagem que podem arruinar sua placa mãe, disco rígido ou outros componentes.
  • Invista em uma fonte de alta qualidade . Faça uma pesquisa antes de comprar. Uma voltagem maior não significa que seja melhor. A maioria dos computadores não usa mais do que 300W. A fonte deve fornecer uma voltagem adequada às suas necessidades. Não economize na fonte, já que você pode se arrepender depois. Fontes que queimam podem danificar outros componentes no seu computador, especialmente a placa-mãe.
Publicidade

Avisos

  • Se estiver difícil remover os conectores de força de um disco rígido ou drive de CD/DVD, não puxe com força. Ele provavelmente vai sair de repente e você vai acabar cortando sua mão nas partes afiadas. Balance lentamente até que você consiga tirar.
  • Não tente abrir a fonte para fazer reparos ou experimentos com as partes internas se você não tem está acostumado a trabalhar com circuitos de alta voltagem. As fontes contêm capacitores que armazenam cargas perigosas por alguns minutos. Entregue a fonte para um eletricista qualificado, ou melhor ainda, recicle a fonte velha e substitua-a por uma unidade nova ou usada. O custo de consertar uma fonte é quase o mesmo de comprar uma nova.
  • Às vezes, uma fonte com defeito continua a iniciar o sistema, causando travamentos e desligamentos. Se este for o caso, você deve tentar excluir os outros problemas que podem estar acontecendo antes de mudar a sua fonte. Embora seja sempre melhor substituir uma fonte que você acredita que está com problemas, você tem que se certificar de que o problema não é causado por outros fatores.
  • Não faça isso em computadores da Dell! Alguns computadores da Dell são projetados para usar um conector negativo. Se usar uma fonte padrão, você pode acabar danificando ela, a placa-mãe ou ambas. Isso também vale para computadores Compaq e alguns computadores da HP. Verifique primeiro. A Dell usava o mesmo conector ATX que os sistemas normais, mas a combinação dos fios era diferente.
  • Algumas fontes têm o que é chamado de um conector de placa-mãe 20+4. Estes conectores funcionam tanto com conectores de placa-mãe com 20 ou 24 pinos e vão funcionar na maioria dos computadores. Os 4 pinos extras são separados dos 20 pinos. Alguns conectores podem vir juntos, o que pode impedir você de ligar a fonte a placa-mãe. Então antes de você culpar a fonte, verifique se a sua placa-mãe é de 20 ou 24 pinos. Se for de 20 pinos, certifique-se de que os 4 pinos estão separados e reconecte o conector na placa-mãe. Isso deve fazer com que o conector se encaixe melhor e pode acabar resolvendo os problemas de reinicialização intermitente.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Chave Phillips.
  • Uma fonte nova.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 86 704 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade