Baixe em PDF Baixe em PDF

É normal amar os amigos. Porém, como ter certeza de que o que você está sentindo não é um amor romântico? Às vezes, pode ser difícil entender a diferença entre uma amizade platônica e um tipo diferente de amor. Se estiver se sentindo confuso, tire um tempo para examinar seu relacionamento. Pense em exemplos específicos de vezes em que você sentiu amor. Considere também suas prioridades. O que você busca em um parceiro ou parceira? Você quer levar o relacionamento para outro nível? Há formas de descobrir isso sem comprometer a amizade.

Método 1
Método 1 de 3:

Analisando a amizade

Baixe em PDF
  1. Pense em quanto suas emoções são fortes. É possível sentir as mesmas coisas por um amigo e um interesse amoroso, mas, quando estamos apaixonados, esses sentimentos podem ser bem intensos! No geral, quanto mais uma pessoa mexer com as suas emoções, maiores as chances de você estar apaixonado.
    • Por exemplo, talvez você sinta uma certa química com uma pessoa porque ambos riem das mesmas coisas e sentem facilidade em conversar um com o outro. Quando amamos alguém, esses sentimentos são mais intensos. Você pode se sentir um frio na barriga ou uma certa excitação. [1]
  2. Seu corpo pode ajudar você a entender seus sentimentos. Ao ficar perto do seu interesse amoroso, seu coração começa a bater mais rápido e você sente frio na barriga. Talvez você se sinta nervoso e atrapalhado. Não é normal dar risadinhas ou suar ao ficar perto de alguém com quem você só tem uma amizade.
    • Você provavelmente fica feliz ao encontrar seus amigos. No entanto, não ocorrem reações físicas significativas ao vê-los ou abraçá-los.
    • Ao ficar perto da pessoa que você está apaixonado, pode não ser possível controlar a forma como seu corpo reage. Suas mãos podem ficar suadas, a voz fica trêmula e seus batimentos cardíacos aumentam. [2]
  3. Pense em como esse relacionamento específico se compara às outras amizades que você tem. É bem provável que você tenha muitos amigos, mas ame somente uma pessoa. Talvez você também sinta uma conexão mais intensa com ela. [3]
    • Talvez você não consiga se imaginar passando um dia sem falar com a pessoa. Com um amigo, é normal ficar uma semana ou duas sem se ver ou se falar. Com alguém que você ama, esses dias podem parecer uma eternidade.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Decidindo o que você quer

Baixe em PDF
  1. É possível ver a diferença entre amor e amizade ao considerar a quantidade de atenção que você dedica a uma pessoa. Quando estamos apaixonados, a tendência é pensar na pessoa com frequência e sentir vontade de falar com ela a todo momento. Você provavelmente não pensa nos seus amigos com a mesma frequência e nem sente vontade de falar com eles toda hora.
    • Você provavelmente pensará em um amigo se algo lembrá-lo dele ao longo do dia — talvez uma música que ambos gostem ou um momento que vocês viveram juntos.
    • Se você ama alguém, é provável que essa pessoa esteja na sua cabeça o tempo todo, independentemente de ter coisas para fazê-lo lembrar dela. Talvez você até se pegue sonhando acordado com a pessoa. [4]
    DICA DE ESPECIALISTA

    Cherlyn Chong

    Coach de Relacionamento
    Cherlyn Chong é uma coach de recuperação de divórcios e de namoro para mulheres profissionais e bem-sucedidas que querem superar relacionamentos que não deram certo e encontrar novamente o amor. Ela é coach oficial do app de namoro "The League" e foi destaque em AskMen, Business Insider, Reuters e HuffPost.
    Cherlyn Chong
    Coach de Relacionamento

    Antes de começar a namorar, lide com os problemas que incomodam. Talvez acabe tendo que lidar com diversas tarefas com as quais não se acostumou ainda. Antes de começar a namorar, comece a tirar essas coisas do caminho, ou poderá estar sempre distraído e atrapalhar o relacionamento.

  2. Você está feliz com a forma como é tratado pela pessoa? Se ela apenas aperta sua mão quando vocês se encontram, é bem provável que você esteja querendo algo mais íntimo. Talvez receber mais mensagens ao longo do dia. Não receber notícias de um amigo não seria tão decepcionante quanto não receber notícias de alguém que você ama.
    • Se você fica animado em saber de uma pessoa frequentemente ao longo do dia ou fica com frio na barriga toda vez que o nome dela aparece na tela do seu telefone, é bem provável que você deseje ter um relacionamento com ela. [5]
  3. Às vezes, pode ser difícil ser objetivo em relação à própria vida. Tente falar com alguém que você confia, como um amigo ou irmão. Ele ou ela pode trazer um ponto de vista externo sobre como a pessoa age em relação a você e se há possibilidade de ser algo mais do que uma amizade.
    • Por exemplo: um amigo pode notar que a pessoa olha na sua direção quando você não está prestando atenção. Ele também pode notar que a pessoa fala muito de você na sua ausência — um outro sinal de que ela pode pensar em você como mais do que um amigo.
  4. Determinar suas emoções com exatidão pode ser confuso e pode requerer muita auto-reflexão. Para ajudar a entender se você ama alguém ou deseja ser somente amigo dela, seja honesto sobre como ela faz você se sentir.
    • Faça uma lista para acompanhar seus sentimentos ao longo da semana. Escreva o que você sente quando fala com a pessoa ou pensa nela. Por exemplo, você pode escrever que se sente feliz quando essa pessoa liga ou se sente nervoso quando está perto dela.
  5. Tire alguns minutos do seu dia para escrever sobre as suas interações com as pessoas ao seu redor. Isso pode ajudá-lo a perceber se você age de forma diferente quando vê uma pessoa específica. Também pode ajudar a ver se essa pessoa trata mais você como um amigo ou namorado.
    • Pense em situações específicas. Por exemplo, pense no momento em que você viu a pessoa em questão falando com outra. O que você sentiu a respeito? Ciúmes? Nada? [6]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Levando o relacionamento adiante

Baixe em PDF
  1. É possível sentir um certo nervoso ao tentar levar o relacionamento para outro nível. Isso é normal, mas tente agir com confiança. A confiança pode ajudá-lo a encontrar as palavras certas para dizer na hora. [7]
    • Ressalte suas qualidades. Diga algo como: “Eu sou uma pessoa divertida e carinhosa. Roberto teria sorte de estar comigo."
  2. Seja casual e jogue algumas indiretas na pessoa que você gosta. Comece a manter contato visual por um segundo a mais do que de costume. Além disso, preste mais atenção nela. Se estiverem em um grupo de amigos, converse mais com ela do que com os outros. [8]
    • Toque-a casualmente. Coloque sua mão sobre a dela quando derem risada de alguma piada.
  3. Amigos tendem a conversar de forma desencanada. Isso quer dizer que é normal usar apelidos como “cara”, “mano”. Se perceber que está usando essas palavras, tenha cuidado. Elas geralmente são usadas somente entre amigos. Tente se referir à pessoa pelo nome dela em vez disso. [9]
  4. Seja direto e chame a pessoa para um encontro. Você nunca vai saber com certeza se é possível dar certo com ela se não tentar. Seja honesto e aberto. Deixe claro que você quer sair só com ela.
    • Você pode dizer algo como: “Eu realmente queria passar um tempo a sós com você. Quer sair para jantar comigo na sexta à noite” [10]
  5. Se a pessoa não se sente da mesma forma, pode ser difícil aceitar. Você pode se sentir rejeitado e chateado. Tente entender que ela não está tentando magoar seus sentimentos, mas apenas quis ser honesta. Não faça a pessoa se sentir culpada por não ter os mesmos sentimentos que você. Se não souber o que dizer, diga algo como:
    • “Agradeço a sua honestidade. Achei que você poderia se sentir outra coisa, mas sei que não posso mudar sua opinião.”
    • “Muito obrigado pela honestidade. Eu ainda quero que sejamos amigos, mas espero que entenda que vou precisar de um tempo para lidar melhor com o que eu sinto.” [11]
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 140 799 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade