PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

A alanina aminotransferase (ALT) é uma enzima encontrada principalmente no fígado, mas ela existe em níveis baixos também nos rins, coração, músculos e pâncreas. Os níveis elevados de ALT podem ser indicativos de problemas graves de saúde, especialmente os problemas de fígado. Para abaixar os níveis de ALT, você deve se concentrar em melhorar a saúde geral de seu fígado enquanto seu médico determina por que os níveis de ALT encontram-se anormalmente altos.

Método 1
Método 1 de 3:

Dieta

PDF download Baixe em PDF
  1. O uso excessivo de álcool é uma das causas mais comuns dos danos ao fígado, mas mesmo as quantidades moderadas podem danificar as células do fígado ao longo do tempo.
    • O uso moderado do álcool equivale a um drinque por dia para as mulheres e dois por dia para os homens. Fique sob este limite para melhorar o saúde de seu fígado e diminuir os níveis de ALT. Se você já tiver alguma forma de doença hepática, é aconselhável cortar o álcool completamente da sua dieta.
  2. Surpreendentemente, pesquisas sugerem que beber uma xícara de café todo dia pode ajudar a reduzir seu risco de doença hepática. Uma vez que os níveis de ALT e os danos ao fígado estão tão intimamente relacionados, beber café pode ter também um efeito positivo na sua quantidade de ALT.
    • Note que estes estudos são bastante recentes, de modo que a ligação entre o ALT e o café é ainda incerta.
    • Chá verde também pode melhorar a saúde do fígado. Ele contém antioxidantes naturais chamados "catequinas", responsáveis por melhorar muitas funções corporais, incluindo a função do fígado.
  3. Se os níveis de ALT estiverem notavelmente altos, considere mudar para uma dieta orgânica. A maioria das pessoas é capaz de tolerar os aditivos químicos alimentares, mas para aqueles com altos níveis ALT e danos no fígado, essas substâncias só vão piorar sua situação atual.
    • O fígado filtra as toxinas do seu corpo. Entretanto, quando precisa filtrar toxinas demais, ele se enfraquece e declina.
    • Por lei, os alimentos orgânicos estão livres de organismos geneticamente modificados, fertilizantes sintéticos, pesticidas sintéticos, antibióticos, hormônios de crescimento e drogas similares, tornando seu processamento mais fácil pelo corpo.
  4. Muitos açúcares e gorduras também colocam estresse no fígado. Então, corte-os ou limite-os para melhorar a sua função hepática e os níveis de ALT.
    • Em particular, reduza a quantidade de frutose e gorduras trans que você consome. A frutose é encontrada no suco de frutas e refrigerantes. As gorduras trans são encontradas em frituras, fast-food e alimentos processados.
  5. Muitas frutas e vegetais naturalmente desintoxicam o corpo. Ao fazê-lo, aliviam o estresse de seu fígado, permitindo sua cura e reduzindo seus níveis de ALT como resultado.
    • Legumes ricos em enxofre, incluindo cebolas e alho, são especialmente úteis.
    • Vegetais crucíferos, como brócolis, as diversas variedades de couve, repolho e couve-flor, também estão entre os melhores para melhorar a quantidade ALT.
    • Outras frutas e legumes ligados à melhoria da saúde hepática incluem toranja, beterraba, vegetais folhosos, abacate e limão. [1]
  6. As fibras empurram as toxinas através de seu sistema digestivo mais depressa, para que elas passem menos tempo em seu fígado.
    • Muitas frutas e legumes são uma boa fonte de fibras.
    • Grãos integrais e sementes são outras excelentes fontes de fibras. As sementes de linhaça podem ser especialmente benéficas, uma vez que se ligam especificamente aos excessos hormonais potencialmente nocivos, ajudando a eliminá-los do seu organismo de forma mais eficaz.
  7. Embora alguns remédios naturais afirmem restaurar a saúde do fígado e melhorar os níveis de ALT, muitas vezes há poucos estudos sérios que confirmem essas alegações. Algumas ervas e suplementos podem até mesmo danificar o fígado e agravar a sua quantidade ALT.
    • Converse com seu médico antes de tomar qualquer erva ou fazer uma combinação de remédios.
    • As ervas ligadas aos problemas de fígado incluem cascara, chaparral, confrei, kava kava e ephedra.
    • Acredita-se que o extrato da semente do cardo de leite é um suplemento que promove a saúde do fígado. Outros suplementos incluem o óleo de peixe, extrato de chá verde, curcumina (encontrado naturalmente na cúrcuma), ácido alfa-lipóico e acetil-L-carnitina. [2]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Estilo de vida

PDF download Baixe em PDF
  1. O exercício melhora sua saúde geral tão naturalmente que atividades cardiovasculares/aeróbicas regulares também podem ajudar a melhorar a saúde do fígado e os níveis de ALT.
    • Estudos sugerem que ficar ativo durante pelo menos 150 minutos por semana pode melhorar as enzimas do fígado em um adulto padrão. [3]
    • O exercício pode ajudar você a perder o peso excessivo e a limitar a quantidade de gordura que entra em seu fígado. Também pode encorajar a produzir suor, que faz parte das defesas de desintoxicação natural do seu corpo.
  2. A obesidade pode fazer a gordura se infiltrar nas células do fígado. Quando isso acontece, seu fígado inflama.
    • A melhor maneira de perder peso é gradualmente, através de uma dieta saudável e de exercício físico regular. Perder peso muito rapidamente através de dietas absurdas e procedimentos radicais pode sobrecarregar seu corpo e seus órgãos, causando mais problemas que aqueles que você já tem.
  3. Os aditivos químicos encontrados nos cigarros muitas vezes contêm toxinas que danificam as células do fígado quando este tenta filtrá-los. Pare de fumar para fortalecer seu fígado e melhorar os níveis de ALT.
    • Da mesma forma, evite o fumo passivo, uma vez que você pode respirar a maioria destas toxinas prejudiciais e correr o mesmo risco.
  4. Muitos produtos químicos domésticos também contêm toxinas que podem danificar o fígado. Portanto, limitar sua exposição a esses produtos pode melhorar a saúde do seu fígado e os níveis de ALT.
    • Estas toxinas podem ser encontradas em muitos produtos de limpeza, aerossóis e inseticidas.
    • Troque os produtos químicos de uso domésticos por alternativas naturais. Quando possível, use produtos naturais já disponíveis em sua casa, como vinagre para branquear suas roupas em vez de cloro. Existem também produtos comerciais rotulados como "naturais" que podem valer a pena.
  5. Um purificador de ar pequeno pode ajudar a filtrar a poluição do ar em sua casa. Filtrando o ar, você estará limitando as toxinas que passam por seu fígado.
    • Isto pode ser especialmente importante se você vive em uma área com elevada quantidade de tráfego.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Problemas médicos

PDF download Baixe em PDF
  1. [4] Certos medicamentos e combinações medicamentosas podem causar danos ao fígado, especialmente quando tomados regularmente por um período prolongado de tempo. Para melhorar os níveis de ALT, fique longe de drogas conhecidas por enfraquecer o fígado.
    • Paracetamol pode ser tóxico para o fígado quando tomado em excesso. Além de ser comercializado como um analgésico separado, pode ser também encontrado em muitos medicamentos para gripe e para dor. Outros medicamentos para a dor podem ter consequências semelhantes, incluindo a aspirina, o diclofenaco e o naproxeno.
    • Os medicamentos de controle do colesterol também podem prejudicar o fígado, mas você deve conversar com seu médico antes de deixar de tomar o remédio que lhe foi prescrito.
    • Outras drogas que podem levar aos níveis elevados de ALT incluem alguns antibióticos (sulfonamidas, nitrofurantoína), medicamentos contra tuberculose (isoniazida), medicamentos antifúngicos (fluconazol, itraconazol), anticonvulsivantes (fenitoína, carbamazepina) e antidepressivos tricíclicos. Estatinas, quimioterapia, narcóticos e barbitúricos podem causar níveis elevados de ALT também. [5]
    • Se já estiver tomando algum remédio, fale com seu médico ou farmacêutico antes de iniciar um novo tratamento a fim de verificar se a interação com sua medicação atual não afetará seu fígado.
  2. Os altos níveis ALT não são necessariamente prejudiciais, mas eles geralmente indicam que algo está errado com seu fígado. Para abaixar os níveis de ALT a longo prazo, você precisa tratar as doenças que podem estar prejudicando seu fígado. [6]
    • A hepatite é uma das principais causas dos elevados níveis de ALT. Isto inclui a hepatite viral aguda (A e B) e a hepatite viral crônica (B e C).
    • A cirrose também pode causar níveis elevados de ALT. Isso ocorre quando o fígado apresenta cicatrizes causadas pela inflamação prolongada.
    • A esteatose hepática também pode causar níveis elevados de ALT, especialmente quando a doença é provocada por alcoolismo.
    • A hemocromatose também é conhecida por elevar os níveis de ALT. Esta é uma condição genética causada pelo acúmulo de ferro no fígado.
    • A diminuição do fluxo sanguíneo para o fígado também vai elevar os níveis de ALT. Geralmente, isso ocorre quando você tem insuficiência cardíaca.
    • As condições médicas menos associadas aos níveis elevados de ALT incluem envenenamento por cogumelos selvagens, a doença de Wilson, câncer de fígado, hepatite autoimune, gravidez, doenças inflamatórias do intestino, cálculos biliares e deficiência de alfa-1-antitripsina.
    Publicidade


Dicas

  • A enzima ALT ajuda o corpo a metabolizar as proteínas. Se o fígado não estiver funcionando corretamente, ele libera ALT no sangue. É por isso que os altos níveis de ALT muitas vezes são indicativos de problemas hepáticos. [7]
  • Os níveis de ALT são monitorados através de um exame de sangue especial e os resultados geralmente ficam disponíveis dentro de 12 horas ou mais, dependendo do centro médico.
  • Os valores normais de ALT para o sexo masculino são de 10 a 40 unidades por litro ou de 0,17 a 0,68 por litro. Para as mulheres, os valores normais são de 7 a 35 unidades por litro ou de 0,12 a 0,60 por litro.
Publicidade

Avisos

  • Níveis altos de ALT muitas vezes indicam a presença de lesões ou danos hepáticos. Uma ligeira elevação dos níveis dessa enzima é geralmente uma indicação de lesão hepática suave, mas os níveis elevados (10 a 20 vezes superior ao normal) pode sugerir uma lesão hepática mais grave.
  • Se seus níveis de ALT estiverem elevados, você precisará conversar com seu médico para determinar a causa do problema e o que você precisa fazer para reduzir essa quantidade de enzimas em seu sangue. Os conselhos apresentados neste artigo são gerais e servem apenas como ponto de partida. Suas preocupações específicas de saúde devem ser tratadas por um profissional médico.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 32 763 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade