PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Apesar dos gambás serem geralmente criaturas inofensivas, é melhor não chegar muito perto deles. Você corre o risco de receber uma dose de sua substância nociva, ou pior, uma mordida de um gambá portador da raiva. Os gambás são onívoros e podem viver do lixo humano, de modo que, muitas vezes, fazem sua residência em quintais e decks. Aprenda a deixar sua propriedade menos atraente para os gambás que precisam de uma casa e se livrar dos que já estão no local.

Método 1
Método 1 de 3:

Remover as comidas e locais de abrigo dos gambás

PDF download Baixe em PDF
  1. Gambás são carniceiros, por isso vão comer qualquer coisa nutritiva que encontrarem. Se você tiver árvores que produzem nozes, bagas, maças, ou outras frutas, limpe o quintal com seu rodo quantas vezes forem necessárias.
    • Outros vegetações, como montes de grama cortada, também devem ser descartadas, pois podem conter sementes ou outras fontes de alimento para os gambás.
    • Se você tem um jardim, colha as frutas maduras e legumes o mais rapidamente possível, para evitar que um gambá com fome se alimente deles.
    • Use uma bandeja sob o alimentador de pássaros para coletar a maioria das sementes e limpe as perdidas derrubadas pelos pássaros com frequência.
  2. Da mesma forma que os guaxinins e outros animais espalhados, os gambás podem sobreviver sozinhos do lixo. É importante manter suas latas de lixo devidamente tampadas. Às vezes, nas latas de lixo regulares não será necessário. Para se defender contra os animais carniceiros, você poderá comprar um bloqueio de latas de lixo a um preço bastante barato em lojas locais de produtos para casa
    • Se possível, armazene as latas de lixo em um galpão ou em sua garagem durante a noite, assim o cheiro não atrairá gambás.
    • Use um recipiente de compostagem fechado, já que gambás gostam de comer velhas cascas de frutas e legumes, cascas de ovo e outros itens que podem ser de compostagem.
  3. Os gambás gostam de fazer suas casas em decks, varandas, e em outras áreas protegidas. Feche os espaços que podem ser atraentes para esses animais usando pedras, cercas ou madeira compensada.
    • Montes ou pilhas de madeira ou materiais de construção podem servir como abrigos para os gambás. Guarde os materiais em um galpão ou jogue fora para evitar que os animais se alojem neles.
    • Grandes arbustos também são bons abrigos para gambás. Se avistá-los saindo de arbustos ou vegetação baixa, você poderá cortar os galhos novamente para que não sejam atraentes.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Usar impedimentos que mantêm os gambás distantes

PDF download Baixe em PDF
  1. Watermark wikiHow to Dispersar os Gambás
    Os gambás são noturnos e se intimidam com luzes acesas. Se você acender seu quintal durante a noite será muito menos atraente para esses animais. No entanto, corre o risco de atrair insetos que gostam de luz acessa, como grilos e mariposas.
    • Para as luzes estejam ligadas durante toda a noite, faça o uso de iluminação solar ou de poupança de energia para evitar pagar altas contas de luz.
    • Você também poderá instalar um sensor de movimento que será acionado quando um gambá ou outra criatura chegar perto. Neste caso, o animal terá que entrar em sua propriedade para a luz funcionar como um impedimento.
  2. Watermark wikiHow to Dispersar os Gambás
    Existem alguns diferentes produtos químicos conhecidos por ser ofensivo a eles. Se você colocá-los em torno dos cantos de seu quintal e em áreas onde você suspeita que os gambás gostem de passar o tempo, eles começarão a evitar essas áreas. Repelentes químicos têm que ser aplicado novamente a cada poucos dias, principalmente depois de uma chuva forte.
    • Urina de raposa e cachorro impedem gambás, já que os dois são predadores naturais. Caso saiba como coletar urina do cachorro, será bom para usar. Você também poderá comprar produtos que contenham a urina desses animais em lojas de ferragens. Pulverizá-lo ao redor do perímetro do seu quintal.
    • Sprays de pimenta, também vendidos para repelir esquilos e outros animais selvagens, são repelentes eficazes de gambás. Pulverize-os em árvores e em outras áreas onde você já viu gambás.
    • A amônia também impede gambás. Mergulhe trapos velhos na amônia e coloque-os sob o seu deck ou varanda para os gambás próximos.
    • Cascas de frutas cítricas têm qualidades repelentes naturais. Espalhe cascas de laranja ou limão em torno de sua propriedade e sob o seu deck ou varanda.
  3. Watermark wikiHow to Dispersar os Gambás
    Eles serão ligados automaticamente quando um animal passar muito perto e são uma maneira segura e natural para manter os gambás longe de sua propriedade. Coloque-os estrategicamente perto de áreas onde você suspeita que os gambás possam querer abrigo.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Remover gambás que já vivem em sua propriedade

PDF download Baixe em PDF
  1. As armadilhas de mola atraem os gambás para dentro deles com isca e, em seguida, fecha a porta atrás deles de modo que não escapem. O anima é levado, então, de sua propriedade e soltos na floresta ou outra área selvagem e aberto.
    • Como isca para a armadilha de gambás pode ser usada manteiga de amendoim, sardinha em lata, comida de gato ou outro alimento com cheiro forte. Coloque-a perto do buraco do animal ou no caminho de acesso à sua propriedade.
    • As armadilhas projetados para guaxinins, gatos selvagens e outros animais selvagens também funcionam bem para os gambás.
    • Quando você soltar o gambá na mata use roupas e luvas grossas, e certifique-se de que seu rosto está posicionado bem longe da porta onde o animal sairá da armadilha. Na maioria das vezes, os gambás deixam as armadilhas com calma, mas você deverá ter cuidado para não ser atingido.
  2. Watermark wikiHow to Dispersar os Gambás
    Pegue uma lata de lixo de 100 litros e uma tábua comprida.
    • Antes de anoitecer, coloque a lata de lixo com a abertura virada para cima para pegar o gambá. Coloque-a contra algo firme, como uma parede, para que o gambá não consiga derrubá-la. Use ração de gato como isca.
    • Pegue um pedaço de tábua comprido (a tábua deve ser grossa e pesada o suficiente para o gambá não escorregar). Use-a de rampa para ajudar o gambá a entrar na lata de lixo.
    • O gambá não conseguirá sair da lata de lixo. Agindo com cuidado, ele não "perfumará" você.
    • Depois que o gambá entrar na lata de lixo, tampe-a. Coloque-a em sua caminhonete e leve o gambá a uma área mais natural. Amarre um pedaço de corda na alça da tampa. Assim, você conseguirá liberar o gambá à distância, evitando ataques.
  3. Se você preferir deixe um especialista lidar com gambá, que o centro de controle de animais em sua região designará alguém para cuidar do trabalho. Eles terão as ferramentas e o conhecimento para prender e soltar o gambá com facilidade.
    Publicidade

Dicas

  • Ao soltar um gambá preso, seja paciente. Pode demorar alguns minutos para que ele se ambiente e deixe a armadilha.
  • Se possível, evite as armadilhas de gambás durante a época de acasalamento, que é na primavera e no verão. Você poderá acabar prendendo um gambá fêmea adulta com uma toca cheia de filhotes e que morrerão de fome.
  • Verifique as leis locais antes de capturar e relocar um gambá. Essa prática pode não ser permitida em algumas áreas.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 56 097 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade