PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Sair do armário pode ser uma situação bem estressante, e é normal sentir-se nervoso quanto à reação que o espera. Adiante-se em seus planos e defina onde a conversa acontecerá e o que você pretende dizer. Dê a ela tempo para processar suas emoções e fazer perguntas. Isso pode ser difícil, mas esse diálogo poderá ajudá-los a entenderem um ao outro. Mesmo que ela não compreenda de início, sinta-se orgulhoso de si mesmo por fazer algo corajoso e ser sincero sobre quem você é.

Método 1
Método 1 de 3:

Fazendo um planejamento

PDF download Baixe em PDF
  1. Defina um espaço no qual você sabe que não será interrompido ou terá que se preocupar com os outros ao redor. Em vez de uma cafeteria ou um restaurante, a proximidade de sentar-se na sala de estar ou à mesa da cozinha pode ser melhor para direcionar essa interação. [1]
    • Você poderia inclusive convidar a sua mãe para caminhar com você. Sigam para um local silencioso e tranquilo em vez de permanecer em um espaço movimentado ou cheio.
    • Se quiser conversar em casa e houver outros irmãos ou familiares que você prefere não ter por perto, tente encontrar um momento no qual todos eles tenham saído. Você poderia inclusive mencionar a ela que deseja conversar a sós, e ela o ajudará a arranjar tempo para que esse diálogo aconteça.
  2. Se você estiver nervoso, escreva uma carta endereçada à sua mãe — quando chegar o momento da conversa, você pode seguir o que estava escrito. Outra opção seria escrever tópicos dos pontos importantes que deseja passar. Quando for a hora, você estará nervoso e mais propenso a se esquecer. [2]
    • Você pode incluir, por exemplo, quando descobriu que era gay, como tem sido essa experiência em sua vida e por que razão decidiu compartilhar essa verdade com a sua mãe.
    • Caso viva em uma casa onde a homossexualidade é malvista, pode ser bom dizer que você nasceu assim e que é uma parte da pessoa que é — em vez de uma escolha que fez.
    • Você poderia finalizar a carta ou lista expressando o desejo de construir uma relação com a sua mãe. Talvez, por exemplo, possa esperar por um diálogo aberto e que ela o aceite por quem realmente é. Talvez tenha esperado que o ajude a contar ao seu outro responsável. Tudo isso depende do tipo de relacionamento que você tem com ela, então separe tempo para pensar bem a respeito.
  3. Caso tenha medo da possibilidade dela se mostrar violenta quando ouvir que você é gay, você talvez precise ter um plano em mãos. Nesse tipo de situação, pode ser útil conversar em um local público ou, ainda, ter por perto outra pessoa que sirva de apoio emocional. [3]
    • No mínimo, tenha um plano de saída preparado no qual você tenha um lugar para onde ir se ela se tornar verbal ou fisicamente abusiva.

    Aviso: se você acha que pode ser agredido ou expulso de casa, talvez não seja o melhor momento para se conversar com a sua mãe. Em alguns casos, esperar até ter independência financeira e viver por conta própria pode ser necessário antes de sair do armário para a sua mãe. Se estiver preocupado, converse com um profissional sobre a sua situação doméstica. [4]

  4. Se houver pessoas em sua vida que já sabem de sua homossexualidade, peça por seu apoio. Pode ser assustador sair do armário para qualquer pessoa, inclusive a sua mãe. Fale sobre os seus medos, peça por aconselhamento e apoie-se neles quando se sentir preocupado. [5]
    • Se a sua mãe for a primeira pessoa para quem você deseja se abrir, essa pode não ser uma possibilidade. Mesmo se for o caso, você ainda poderia conversar com um conselheiro ou terapeuta em busca de apoio prévio.
  5. Diga à sua mãe que você tem algo importante para conversar. Ao invés de soltar essa grande conversa de repente, diga à sua mãe que você gostaria de um tempo com ela. Você poderia fazê-lo de manhã, no dia em que planeja contar ou mesmo com alguns dias de antecedência. Tenha em mente que, no momento em que isso ocorrer, ela provavelmente não desejará esperar muito tempo para ter essa conversa. [6]
    • Diga: " Mãe, gostaria de conversar sobre algo. Podemos nos encontrar em algum momento hoje à tarde? "
    • Você também poderia dizer: " Há algo que gostaria de compartilhar, mas quero que seja algo privado entre nós. Quando podemos conversar? "
    • Se ela perguntar sobre o que é a conversa, diga: " é sobre mim, mas prefiro esperar até estarmos juntos para poder falar melhor. "
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Tendo a conversa

PDF download Baixe em PDF
  1. Se você fez anotações ou uma carta, mantenha-as guardadas por agora. Faça o seu melhor para se concentrar nos sentimentos e nas experiências pessoais. Se ela tentar interrompê-lo, diga gentilmente: " eu sei que você tem muitos questionamentos, mas preciso falar. " [7]
    • Não há problema algum em se emocionar, apressar as palavras ou se esquecer de algo. Mesmo que tudo não saia perfeito, sinta-se orgulhoso por você ter dito a sua verdade.
  2. Depois de dizer a ela que é gay, fale algo como: " eu sei que isso é muito para processar, e eu mesmo passei bastante tempo pensando a respeito. Você tem alguma pergunta para mim? Posso fazer o melhor para responder a todas elas. " Se ela parecer irritada, triste ou confusa, comprometa-se a ficar sentado a seu lado mesmo em desconforto. [8]
    • Na melhor situação, a sua mãe dará seu amor e apoio. Mesmo que isso aconteça, é possível que haja ainda muitas perguntas! Dedique o seu tempo a ela.
    • Se a sua mãe diz que precisa de tempo para processar o que aconteceu, diga: " entendo perfeitamente. Quando estiver pronta, pode me dizer e nós poderemos continuar conversando. "

    Dica: se a sua mãe afirmar que não sabe mais quem você é, tente reagir com algo próximo a " ainda sou a mesma pessoa que sempre fui, você simplesmente me conhece um pouco melhor agora do que antes ".

  3. Isso pode ser difícil, mas tente não se mostrar defensivo, nervoso ou combativo. Alguns pontos óbvios para você talvez não o sejam para a sua mãe. Se ela perguntar, por exemplo, " será que é por culpa minha? ", você não precisa gritar que ser gay não é algo ruim. Se puder, responda calmamente com algo como: " você tem sido uma mãe incrível, e eu ser gay diz respeito apenas à pessoa que sou. Não é por qualquer coisa que você tenha feito ou deixado de fazer. " [9]
    • Você talvez sinta ter trocado de lugar com a sua mãe. Este é um fenômeno bastante comum quando os filhos saem do armário para seus pais.
  4. Quando e como você se abre aos outros são decisões inteiramente suas, então é importante que a sua mãe mantenha essa conversa privada até que se sinta pronto para contá-la a outros. Se você não está preparado para dizer o mesmo a avós, primos ou outros familiares, peça a ela que mantenha essa conversa confidencial. [10]
    • Experimente dizer algo como: " ainda não me abri com muitas pessoas e é algo que estou trabalhando. Até que me sinta pronto, gostaria que você mantivesse isso privado entre nós. "
    • Se você quiser ajuda para se abrir com outra pessoa sobre a sua sexualidade, diga algo como: " Eu ainda não contei para o meu pai que sou gay e estou nervoso. Como acha que eu deveria prosseguir? "
  5. Independente de como ela reagiu, esse diálogo representa algo difícil e corajoso a se fazer. Trata-se de um grande passo em sua jornada e no reforço de sua identidade sexual [11]
    • Se a conversa acabou mal ou não foi como você queria, está tudo bem — não há problema algum em se sentir chateado. Entre em contato com a sua rede de apoio e tente se lembrar de que muitos pais precisam de tempo (semanas ou mesmo anos) antes de se adaptarem às novas informações.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Acompanhamento

PDF download Baixe em PDF
  1. Uma semana depois, pergunte à sua mãe se há mais perguntas ou pensamentos que gostaria de compartilhar. Tente demonstrar a ela que você ainda é parte de sua família e que tem interesse em manter essa conexão. [12]
    • Diga, por exemplo, algo como: "'Já faz mais ou menos uma semana desde que conversamos e pensei que você talvez tivesse mais perguntas a me fazer. Gostaria de falar sobre algo? "
    • Se não tiver certeza quanto aos sentimentos de sua mãe, experimente dizer algo como: " sei que não conversamos muito desde aquele dia, mas gostaria de saber o que você está pensando. "
  2. Tente se lembrar de que você teve muito tempo para pensar a respeito e processar essa verdade, mas que tudo é ainda novo para a sua mãe. Seria possível inclusive expor isso em palavras se você acha que pode ser útil. Ela talvez precise de semanas, ou mesmo meses, antes de se habituar a essa mudança. [13]
    • Mesmo as mães que reagem negativamente no início podem mudar de atitude com o tempo. Por ora, busque consolo em seus amigos e em sua rede de apoio.
  3. Entenda que essa é uma jornada tanto para si mesmo como para a sua mãe — use a sua empatia . Ela provavelmente tem vivenciado sua própria amplitude de emoções fortes, mesmo que se sinta feliz e demonstre apoio. Em vez de esperar que se adapte rapidamente, dê a ela o espaço de que necessita para descobrir o que tem pensado ou sentido. [14]
    • A sua mãe talvez se sinta culpada por não ter percebido que você era gay, ou pelo fato de que você não se sentiu à vontade para se abrir antes.
  4. Pode ser útil a ela ler sobre outras famílias parecidas à sua. Há muitas fontes à disposição para pais, amigos e familiares na comunidade e na internet. Por outro lado, você talvez tenha algum amigo gay cujos pais tiveram que passar também por essa conversa. Poderia ser útil unir forças entre eles e a sua mãe para que dialoguem entre si. [15]
    • Se ela estiver disposta e interessada, convide-a para acompanhá-lo em paradas e reuniões de política LGBT+ para que se sinta incluída em sua vida. Pode ser que ela se torne a sua maior apoiadora!
    Publicidade

Dicas

  • Se você estiver nervoso quanto ao que falar, experimente praticar antes na frente do espelho.
  • Se a sua mãe não reagir bem, pode ser útil consultar um psicólogo que o ajude a lidar com os sentimentos de confusão ou rejeição. Com o tempo, poderia inclusive convidá-la para fazer algumas sessões com você, se achar que pode ajudar.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 40 417 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade