PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Geralmente, a parte mais assustadora de um relacionamento é dizer “eu te amo”. Se você ama o seu companheiro de verdade, abra o seu coração quando achar que é o momento. Vá em frente mesmo que tenha medo de que o sentimento não seja recíproco. Caso você esteja profundamente mexido, é provável que o seu parceiro sinta o mesmo. Com um pouco de preparação e confiança, é muito fácil declarar o seu amor!

Parte 1
Parte 1 de 3:

Escolhendo o momento certo

PDF download Baixe em PDF
  1. Para descobrir se há recíproca, preste atenção nos sinais dados pelo parceiro. Ao conhecer melhor a pessoa, você também vai descobrir o que ela sente em relação a você. Se ela faz coisas para deixá-lo feliz, tem um olhar apaixonado e coloca-o em primeiro lugar, é bem provável que tenha sentimentos intensos em relação a você. [1]
    • Por exemplo, se ele preparar o seu prato preferido no jantar ou se abrir sempre com você, pode ser um sinal de que o ama.
  2. Você vai saber por intuição o momento mais oportuno para confessar o seu amor, com base na linguagem corporal do seu parceiro e na situação. [2]
    • Os sinais que indicam amor verdadeiro são priorizar a pessoa, não ter interesse em outros e sentir uma conexão e uma atração intensa.
  3. É melhor fazer a declaração depois de ter passado tempo suficiente com a pessoa para conhecê-la melhor. O tempo necessário depende do seu relacionamento. De qualquer forma, não é bom se precipitar. Espere até ter certeza de que os seus sentimentos são verdadeiros. [3]
    • É maravilhoso estar apaixonado pela pessoa depois de alguns encontros, mas contenha-se até ter certeza. Dessa forma, o seu afeto não vai parecer motivado por desespero ou carência.
    DICA DE ESPECIALISTA
    Sarah Schewitz é uma psicóloga com mais de 10 anos de experiência ajudando casais e indivíduos a mudarem a forma como enxergam o amor e o relacionamento. É fundadora da Couples Learn, um site para consultas online.

    Cada um tem seu momento certo de dizer 'Eu te amo'. A psicóloga de amor e relacionamento Dra. Sarah Schewitz diz: "Se quiser expressar seus sentimentos pela pessoa, mas não esperar que ela responda que ama você também, simplesmente diga 'Eu te amo' quando quiser. Por outro lado, se quiser que a pessoa também diga que ama você, espere alguns meses antes de falar. Lembre-se: se quiser ser íntimo, você precisa se tornar vulnerável e se abrir. A melhor saída, portanto, é sempre dizer o que sente."

  4. Se você esperar muito tempo para abrir o coração, o seu parceiro pode se afastar e até terminar o relacionamento. Ele pode ter a impressão errada de que você não está afim se nunca expressar os seus sentimentos. [4]
    • Tenha confiança no que sente em vez de ficar com medo de confessar o seu amor. Você pode se arrepender de não ter falado mais tarde.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Expressando os seus sentimentos

PDF download Baixe em PDF
  1. Se você estiver tenso com o momento, respire fundo algumas vezes e faça um discurso motivacional. Diga a si mesmo: “Eu sou capaz de fazer isso” ou algo do tipo. Lembre-se de todas as razões por trás do seu sentimento para se distrair do medo da rejeição.
    • Com esse tipo de conforto, você pode partir para cima com confiança.
    • Você também pode dizer a si mesmo: “O que tiver que ser será”.
  2. O momento da declaração de amor é um marco transformador e poderoso em qualquer relacionamento, pois o casal se compromete oficialmente. Por isso, é bom ver com clareza a expressão facial e a reação da pessoa depois que você falar. Se possível, marque um encontro pessoalmente. Se não, experimente uma chamada de vídeo. [5]
    • Evite dizer “eu te amo” pela primeira vez por mensagem ou ligação. Você não vai conseguir interpretar as expressões do seu parceiro com essa comunicação indireta.
  3. 3
    Olhe a pessoa nos olhos. O olhar é algo muito importante. Ele impressiona a pessoa amada se você realmente acreditar naquilo que sente. A falta de contato visual transmite insegurança.
  4. Evite fazer a declaração na frente de um bando de gente, pois o seu parceiro pode sofrer pressões externas, ficando com os sentimentos confusos. Prefira um local romântico e reservado para abrir o coração, como um restaurante legal ou dentro de casa. [6]
    • Por exemplo, fique abraçadinho com ele no sofá e olhe-o nos olhos antes de falar.
    • Uma taça de vinho pode ser romântica e criar um clima, mas não se declare para o seu parceiro se estiver bêbado. Você pode acabar falando algo que não pretendia.
    • Os dois não devem estar ocupados ou distraídos quando o momento chegar. Se ele estiver estressado com o trabalho ou estudos, o humor pode sofrer as consequências.
    • Se confessar os seus sentimentos em público, fale baixo. Você pode até sussurrar “eu amo você” no ouvido da pessoa em um gesto de intimidade.
  5. A oportunidade perfeita para se abrir depende da situação específica. Quando você sentir que chegou a hora, seja direto e fale com clareza. Fale com um tom genuíno e acalorado. Você pode se declarar em um jantar, piquenique ou numa caminhada no parque, por exemplo. [7]
    • Se não quiser dizer essas palavras, pense em alternativas como: “Você não imagina o quanto gosto de você” ou “Você é muito especial e único para mim”. Essas são algumas maneiras de dizer o que sente sem usar a palavra amor.
    • Outras sugestões são: “Você é o melhor namorado do mundo” ou “Gosto de você cada dia mais”.
  6. Infelizmente, você não pode controlar a reação da pessoa. É claro que o que deseja é ouvir “eu também amo você”, mas não há garantias. Se o amor for verdadeiro, declare-se independentemente da possível resposta. [8]
    • Não é só porque o seu parceiro não disse “eu te amo” de volta na hora que ele não goste muito de você. Talvez ele só precise de mais tempo para processar o relacionamento e pensar nos sentimentos.
  7. 7
    Afirme que você quer dizer algo muito importante.
  8. 8
    Tudo bem chorar se você se sentir emocionado/a.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Demonstrando amor

PDF download Baixe em PDF
  1. Diga coisas como: “Nossa, que roupa linda” ou “Você fica linda de cabelo preso”. Assim, o seu parceiro não tem dúvidas de que você gosta dele e que está atraído. [9]
    • Você também pode dizer que adorou o encontro e que é muito grato por ter uma companhia tão incrível ao seu lado.
    • Fale algo como: “Você é o que tenho de melhor na vida” e “Nem imagino a minha vida sem você”. [10]
  2. Lembre-o de que você está sempre ao lado dele para demonstrar que se importa. Faça o seu companheiro entender que você o apoia nos momentos bons e ruins e que sempre está pronto para oferecer o ombro e dar apoio moral. Dessa forma, ele vê que pode confiar em você e se apaixonar mais ainda. [11]
    • Se ele tiver um dia daqueles, pergunte se quer desabafar. Escute o que tem a dizer com atenção e ofereça palavras de apoio, como: “Amor, você é incrível. Não se preocupe com o que seu chefe acha”.
    • Conte uma piada para animá-lo.
  3. Demonstrar bondade ao seu parceiro é uma ótima maneira de expressar os seus sentimentos. Você pode comprar flores, deixar um bilhete fofo ou comprar um presentinho pequeno só para agradar.
    • Além disso, pode preparar o prato favorito dele em um jantar ou levar o café da manhã na cama.
    • Outro gesto de bondade é sempre abrir a porta para ele.
  4. Toques carinhosos são um jeito incrível de demonstrar amor e afeição. Ao conversar com ele, encoste de leve no braço, mão ou joelho do seu parceiro. Andem de mãos dadas e faça um cafuné. Esses são pequenos lembretes do seu sentimento. [12]
    • Não deixe de beijar e abraçar a pessoa também ao se despedir.
    Publicidade

Dicas

  • Se não estiver certo do que sente, não fale “eu te amo” só para deixar a pessoa feliz. É essencial ser totalmente honesto e verdadeiro ao expressar os seus sentimentos.
  • Cada pessoa expressa o amor de um modo diferente. Compreenda as características individuais do seu parceiro e valorize a forma como ele expressa os sentimentos.
Publicidade

Avisos

  • Não use a frase “eu te amo” para encobrir uma pisada na bola ou para resolver um conflito. Em vez de agir assim, aprenda a pedir desculpa .
  • Tenha cuidado ao dizer “eu te amo” ao fazer amor. Essa é muitas vezes uma ótima oportunidade para abrir o coração, mas também pode parecer um ato em decorrência do calor do momento. Não deixe de confirmar o que disse por meio de gestos posteriores.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 105 935 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade