Você sabe que chegou a hora de dizer ao seu paquera como se sente, mas como fazer isso? Talvez você precise juntar coragem para revelar seus sentimentos, mas assim que se abrir para a outra a pessoa, você se sentirá melhor, não importa o que aconteça. Se quiser saber como dizer a alguém que você gosta dele sem ficar nervoso demais ou deixar a situação estranha, basta seguir estes passos.
Passos
-
Não fique desapontado se o seu paquera não se sentir do mesmo modo que você, pois isso não é o fim do mundo. [1] X Fonte de pesquisa Você deve se sentir orgulhoso porque teve confiança suficiente para compartilhar seus sentimentos e obteve a resposta que estava procurando, mesmo que não tenha sido a que você esperava. Se o paquera não se sentir do mesmo jeito que você, apenas diga “Tudo bem, sem problemas” ou “Obrigado por ter me escutado mesmo assim”. Seja educado e gentil quando for se despedir, não faça com que a outra pessoa se sinta ainda pior dizendo “Eu sabia que isso ia acontecer” ou “Ninguém gosta de mim”.
- Lembre que ter a confiança para declarar seus sentimentos por alguém faz com que você se sinta mais confiante nos seus relacionamentos e nas suas escolhas no futuro.
-
Não deixe o clima esquisito quando for ver novamente a pessoa após ela ter dito que não gosta de você. Não há problema algum se os sentimentos não forem recíprocos. Se vocês forem amigos, então talvez seja bom se afastar um pouquinho, mas isso não significa que você deva sair correndo ou evitar a pessoa na próxima ver que a vir. Continue agindo normalmente e fique feliz quando cruzar o caminho do seu paquera. Lembre que não podemos controlar como nos sentimos, então leve isso na esportiva.
-
Comemore, caso o seu paquera também goste de você. Se os sentimentos forem recíprocos, então você deve aproveitar seus sentimentos de alegria e animação. Tenha orgulho de si mesmo por ter compartilhado como se sente e divirta-se saindo ou até namorando com o seu paquera. Você pode ir devagar e decidir o que quer fazer em seguida. O seu paquera vai ficar impressionado com sua coragem e honestidade, e vai querer sair com você o mais cedo possível.Publicidade
-
Arrume-se, mas sem deixar isso óbvio demais. É claro que você deve estar com boa aparência quando for dizer à pessoa como se sente. Apenas não se arrume demais; caso você geralmente se vista de maneira casual, também não coloque roupas totalmente novas, caso costume ser visto usando itens mais confortáveis. Não deve ficar parecendo que está se esforçando demais para enviar a mensagem certa para o seu paquera. Basta se arrumar um pouquinho mais do que o normal – isso aumenta a sua confiança quando for compartilhar seus sentimentos.
-
Escolha o momento e o local certos para isso. Se quiser obter os melhores resultados, então deve escolher um momento que o seu paquera esteja relativamente a sós e em um ambiente livre de estresse. Não é bom fazer isso no intervalo entre as aulas, quando a outra pessoa pode ser pega de surpresa ou estar preocupada com a prova de matemática que fará na próxima aula. Em vez disso, escolha um momento que você sabe que poderão ficar sozinhos, como depois da escola ou em um evento no qual você sabe que poderá se afastar um pouco com seu paquera para conversar.
-
Diga à outra pessoa que quer conversar. Não faça disso um grande evento, soe como se fosse pedir ajuda com o dever de casa ou alguma coisa assim. Deixe o seu paquera saber que você quer conversar particularmente sobre algo, mas sem a pressão de uma conversa séria. Você deve soar o mais casual possível, mas sem ser casual demais. Basta dizer, “Ei, quero falar uma coisa com você depois da escola, pode ser?” [2] X Fonte de pesquisa
-
Faça com que o paquera se sinta confortável, contando uma piada ou fazendo com que ele ria. Você não deve sair falando tudo imediatamente, “Eu gosto de você!”, porque a outra pessoa ainda pode estar um pouco sem graça ou confusa sobre o porquê de vocês estarem sozinhos. Em vez disso, conforte a pessoa, fazendo uma piada boba, zombando de si mesmo ou rindo bastante de algo que a pessoa disser. A rizada colocará o seu paquera em estado positivo e o deixará mais receptivo ao que quer você queira dizer.
-
Declare-se. Não há por que esperar. Assim que estiverem sozinhos e a outra pessoa estiver mais confortável, você deve dizer como se sente. Quanto mais cedo fizer isso, melhor, além de ser menos provável que você fique mais nervoso ou fique enrolando com coisas que não tenham nada a ver. Seja simples e direto. Diga, “Eu queria dizer que gosto de você”, ou “Acho muito bom passar o tempo com você e gostaria que soubesse que gosto de você”.
- Quando for se declarar, olhe a outra pessoa nos olhos e relaxe o corpo. Não fique muito próximo nem fique olhando para o chão, senão vai parecer ansioso ou acanhado demais.
- Use o nome do seu paquera quando for dizer como se sente. “Fulano, eu queria te falar uma coisa...” soa mais pessoal do que simplesmente dizer “Eu queria te falar uma coisa”.
- Não floreie demais o que você tem a dizer. Isso apenas aumenta a pressão.
-
Espere pela reação da outra pessoa. Não pressione imediatamente o seu paquera dizendo “Então, o que você acha?”. É provável que a outra pessoa tenha sido pega de surpresa e precise de tempo para considerar as suas palavras, independente de compartilhar os mesmo sentimentos que os seus. Respire fundo, dê um passo para trás e espere a resposta da outra pessoa. Ela pode dizer imediatamente que se sente do mesmo jeito, mas é mais provável que precise de mais tempo e diga “Certo, obrigado por me dizer isso” ou “Você pode me dar um tempo para pensar sobre isso?”. Isso é perfeitamente natural. Se quiser aumentar as chances do seu paquera gostar de você, você deve ficar de boa após ter aberto o jogo.Publicidade
-
Diga à outra pessoa como se sente pelo telefone. Embora fazer isso pessoalmente faça com que você pareça mais maduro e confiante, se você for muito tímido para dizer como se sente, ligar para seu paquera a fim de revelar seus sentimentos é a melhor saída. Apenas diga olá, faça com que a outra pessoa se sinta confortável contando uma piada ou fazendo um comentário casual e diga “Eu queria te falar um coisa”, e então revele os seus sentimentos.
- Falar pelo telefone faz com que você se sinta menos nervoso, porque você não está cara a cara com a pessoa. Ainda assim, se estiver ansioso, você pode andar de um lado para o outro, para se livrar de um pouco dessa energia ansiosa.
- Se estiver determinado a contar ao seu paquera como se sente pelo telefone, você pode praticar ligando antes para um amigo e ensaiando o que vai dizer.
DICA DE ESPECIALISTAEspecialista em RelacionamentoJoshua Pompey é Especialista em Relacionamento com mais de 10 anos de experiência em relações construídas no ambiente online. Joshua possui um negócio de assessoria em relacionamentos desde 2009, apresentando taxas de sucesso de quase 100%. Seu trabalho já foi destaque na CNBC, Good Morning America, Wired e Refinery29. Já foi considerado o maior especialista em namoro online do mundo.Se for enviar uma mensagem após um encontro, não espere três dias. A regra dos três dias não funciona mais, pois, hoje em dia, todo mundo anda com um smartphone o tempo todo. Esperar tempo demais fará com que você passe uma má impressão. Encontre um equilíbrio entre o interesse e o mistério.
-
Diga ao seu paquera como você se sente escrevendo um bilhete fofinho. Colocar um bilhete no armário, no caderno ou na mochila do seu paquera dizendo que você gosta dele é uma maneira interessante de revelar seus sentimentos. Basta escrever algo como " Oi, Fulano, só queria dizer que gosto de você. " Fazer com que a pessoa encontre o bilhete no momento certo é uma surpresa agradável – apenas certifique-se de que seja fácil encontrar o bilhete.
- Cuidado com bilhetes! Eles podem acabar nas mãos erradas — e você não quer que isso aconteça.
-
Revele os seus sentimentos convidando o seu paquera para um encontro casual. Se você estiver nervoso demais para falar “Eu gosto de você”, é possível contornar a situação simplesmente convidando a pessoa para sair. Você pode dizer que tem ingressos para o cinema ou um show e convidar o paquera para ir com você, ou então pergunte se a pessoa está com fome ou se quer fazer um lanche ou tomar um café em algum lugar, ou então pergunte se a pessoa que passear no parque. Chamar seu paquera para sair deixa os seus sentimentos bem óbvios, então você pode deixar que a outra pessoa faça o restante do trabalho quando ela se der conta disso.
-
Saiba o que não fazer. Existem algumas coisinhas que devem ser evitadas, se você pretende revelar seus sentimentos e obter os melhores resultados. Aqui está o que deve ser evitado, se você quer parecer confiante e maduro:
- Não peça para seus amigos contarem como você se sente. Se você quer parecer maduro, é preciso fazer isso por conta própria.
- Não faça isso pelo Facebook. Isso faz com que você não pareça sério nem confiante o suficiente para conversar pessoalmente.
- Não fique ansioso demais quando for revelar seus sentimentos. Um simples “Eu gosto de você” é muito mais eficaz e menos suscetível de espantar a pessoa do que dizer “Eu amo você desde a sexta série...”. [3] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Dicas
- Tenha um plano (por exemplo: na hora do intervalo, eu vou dizer ao Fulano que gosto dele). Planeje a hora, o local e o que você vai dizer.
- Certifique-se de que você goste o suficiente do seu paquera para revelar seus sentimentos. Senão, procure conhecer melhor a pessoa antes de se abrir.
- Fique calmo e confiante!
- Se estiver nervoso, tente não ficar sério ou sorrir demais.
- Vista-se de maneira que se sinta confiante. Se você parece e se sente confiante, você age assim.
- Se você costuma ficar ruborizado, não fique preocupado em esconder isso. Apenas respire fundo e olhe a outra pessoa nos olhos (só não seja assustador).
- Se você for tímido, comunique-se com bilhetes ou mensagens instantâneas. Embora isso não seja tão pessoal quanto uma conversa cara a cara, a outra pessoa não perceberá o seu nervosismo desse jeito.
- Se você quiser ser romântico (ou não for muito bom em situações desconfortáveis), tente escrever um bilhete de amor. [4] X Fonte de pesquisa Escreva os seus sentimentos e depois coloque no armário da pessoa ou em outro lugar que ela veja. Também seria interessante “roubar” de brincadeira um livro ou outro objeto da pessoa e devolver com um bilhete dentro, pronto para a pessoa encontrar “acidentalmente”.
- É importante descobrir se realmente gosta da pessoa e não está interessado apenas na aparência dela ou tem medo de ficar sozinho.
- Sinta-se confortável no ambiente escolhido. Se não estiver bom, vá para outro lugar.
- Certifique-se de ter confiança, mesmo que seja falsa. Existe até o dizer “Finja até conseguir”, e isso realmente ajuda. A outra pessoa vai saber que foi preciso muita coragem para revelar seus sentimentos e vai apreciar você ter feito isso.
- Não faça isso quando os amigos da pessoa estiverem por perto, eles podem zombar de você.
Avisos
- Depois de tudo, não fique chorando infinitamente e dizendo que não há mais ninguém no mundo para você. É difícil, mas você vai superar isso, com a ajuda da família, dos amigos e das outras pequenas alegrias da vida. É preciso apenas tempo.
- Não esqueça que tudo vai dar certo, mesmo que a pessoa não goste de você. Saia com seus amigos e você vai esquecer tudo isso rapidinho.
- Se for dispensado por alguém, não saia logo chamando outra pessoa para sair, principalmente se for um amigo “daquele” alguém que acabou de dispensar você. [5] X Fonte de pesquisa
- Se a pessoa não gosta de você, encontre um novo paquera! Não passe o resto da vida triste.
- Nunca se envolva com o ex do seu melhor amigo, a menos que ele diga que está tudo bem e que não ficará chateado.
Referências
- ↑ https://kidshealth.org/en/teens/rejection.html?ref=search
- ↑ https://www.refinery29.com/en-ca/how-to-tell-someone-you-like-them# slide-5
- ↑ https://hellogiggles.com/love-sex/6-non-creepy-ways-let-someone-know-like/
- ↑ https://www.buzzfeed.com/rachelwmiller/how-to-write-a-love-letter
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/meet-catch-and-keep/201512/how-friendship-can-turn-romance