Baixe em PDF Baixe em PDF

Decidir que quer um divórcio é algo bastante difícil. Sabe o que pode ser ainda mais complicado? Contar para seu cônjuge que você tomou tal decisão. Por ser algo bastante sério, é importante pensar bem antes de conversar com a outra pessoa. Quando estiver pronto, prepare-se para discutir a questão de modo civilizado e respeitoso.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Definindo as suas intenções

Baixe em PDF
  1. Antes de discutir o divórcio com seu parceiro, é bom saber exatamente o que você quer dizer. Esclareça o que deseja antes da conversa, pois essa decisão afetará seu estilo de vida, suas economias, a vida dos seus filhos e os investimentos conjugais. Analise tais coisas cuidadosamente. [1]
    • Pergunte-se: "Quais minhas opções e quais os pontos positivos e negativos de cada uma delas?".
    • Pergunte-se sobre qual seria o impacto emocional do divórcio: "O que eu quero? Quais os motivos pelos quais o divórcio é a melhor opção para mim? Como isso afetará minha família?".
    • Pense também na logística: "Onde vou morar? Como vou gerir minhas finanças? O que vamos fazer com as crianças?".
  2. É impossível saber se você está tomando a decisão certa com o divórcio. Talvez você esteja com medo de ser apressado ou de não pensar em todos os fatores, mas não há muito o que fazer. [2] Obviamente, não apresse a decisão e analise como seus sentimentos mudam com o tempo. Caso se mantenha firme, confie em seus instintos. Caso mude de ideia com frequência, espere mais um tempo antes de tomar uma decisão.
    • Você pode conversar com amigos e pessoas próximas para tirar dúvidas, mas tome cuidado para não ficar pedindo a opinião dos outros. A decisão é sua. [3]
    • Pergunte-se se a decisão foi tomada no calor do momento. Se for o caso, espere alguns dias para descobrir como você se sentirá. O divórcio deve ser uma decisão racional.
  3. A outra pessoa pode estar ciente dos problemas ou pode ser pega completamente de surpresa pelo pedido de divórcio. Quanto maior a surpresa, mais difícil vai será aceitar a situação. [4] É bem provável também que seu parceiro tente fazê-lo mudar de ideia.
    • Caso tenha dúvidas quanto ao casamento, discuta os problemas antes de conversar sobre um divórcio. Não remoa o que está sentindo e nem espere que seu cônjuge leia sua mente.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Preparando-se para a conversa

Baixe em PDF
  1. Escolha uma hora tranquila e que permita que os dois discutam sem interrupções. É importante que vocês dois estejam livres de obrigações e que alguém fique de olho nas crianças para que a conversa ocorra tranquilamente. [5]
  2. Conversar com seu cônjuge sobre um divórcio nem sempre é fácil. É bem provável que a discussão seja desconfortável para vocês dois. [6] Sentir-se mal não é um motivo válido para adiar a conversa.
    • Respire fundo para acalmar o corpo e a mente, principalmente se estiver ficando tenso. [7]
  3. [8] Seu parceiro provavelmente sentirá muitas emoções durante a conversa. Talvez ele expresse raiva e pergunte o que aconteceu. Talvez ele o acuse de ser egoísta ou algo pior. Talvez fique triste e chore. Em alguns casos, entretanto, ele pode ficar aliviado por pensar o mesmo que você. Independentemente da opção, é muito provável que haja uma reação emocional.
    • Prepare-se antes da discussão para poder lidar com as emoções que surgirem.
    • Caso seu parceiro responda de modo exagerado, não devolva na mesma moeda. Aprenda a ouvir atentamente, deixando que ele fale sem interrupções e sem planejar o que vai dizer antes da hora.
    • Caso tenha dificuldade para lidar com suas emoções, confira este artigo.
  4. Antes de começar a conversa, lembre-se de não se deixar ser puxado para discussões sobre culpa dos problemas no casamento, pois elas são irrelevantes no momento. Conversar sobre o passado provavelmente não resolverá os problemas do presente. Em vez disso, assuma responsabilidade por suas ações e pelos seus sentimentos. [9] Não discuta tais questões: foque a conversa em suas necessidades para o futuro.
    • É importante que os dois concordem que contribuíram para o fim do casamento. A culpa não é de apenas uma pessoa.
    • Fale na primeira pessoa para não jogar a culpa no outro. Por exemplo, há uma diferença entre dizer "Você me decepcionou muito" e "Me sinto abandonado e esquecido por você". O foco deve ser nos seus sentimentos.
    • Caso acredite que a conversa possa acabar se tornando uma chuva de acusações, tente encontrar um jeito de resolver isso com antecedência. Diga algo como "Olha, isso é irrelevante para o divórcio e não quero ficar discutindo de quem é a culpa. É melhor focarmos no futuro para encerrarmos isso do modo mais civilizado possível".
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Conversando sobre o divórcio

Baixe em PDF
  1. Se quer o divórcio, é preciso ser firme e não hesitar. Caso queira outra coisa ou não tenha muita certeza do que quer, comece a discussão falando sobre suas necessidades. Não dê sinais imprecisos, ou você pode acabar confundindo seu cônjuge. Seja direto, mesmo que vá magoar a outra pessoa. [10]
    • Talvez você queira apenas mudar as coisas no casamento. Caso precise de mais atenção ou de terapia para casais, fale sobre isso antes de discutir sobre o divórcio: "Sinto que nosso casamento não está funcionando, mas não quero desistir de nós. Você toparia participar de uma terapia comigo?".
    • Caso esteja realmente pronto para o divórcio, fale isso com firmeza: "Essa discussão é difícil, mas preciso dizer que quero o divórcio. Já tenho pensado nisso há um tempo e acredito que você já tenha percebido que nosso relacionamento não está funcionando. Acredito que a separação vai ser a melhor coisa para nós, por mais difícil e dolorosa que ela seja. Tenho fé de que podemos superar isso com maturidade durante todo o processo." [11]
  2. É importante que você não domine a discussão e não corte o outro enquanto ele fala. Seu parceiro deve falar de modo aberto e sincero. Compreenda os sentimentos dele e demonstre isso. [12]
    • Para demonstrar que está ouvindo, diga algo como: "Pelo que entendi, você também está infeliz e, por mais que esteja triste, concorda que o divórcio é a melhor opção para nós. É isso mesmo?".
  3. Agora não é hora de jogar a culpa na outra pessoa por todos os problemas do relacionamento. A ideia é simplesmente compartilhar seus sentimentos e explicar o porquê de você precisar de um divórcio. Por mais que a discussão seja desconfortável para você, é bem provável que seu parceiro esteja sentindo o mesmo. Trate-o com compaixão e respeito, sempre. Lembre-se de que o divórcio é difícil para os dois. [13]
    • O tratamento que der ao seu cônjuge nas primeiras discussões do divórcio definirá o tom de todo o processo. Mantenha a calma e demonstre sua empatia.
    • Caso a outra pessoa esteja nervosa, diga algo como "Sei que isso é difícil e entendo seu nervosismo. Ainda assim, é importante que respeitemos um ao outro".
  4. Na hora de discutir o divórcio, é preciso demonstrar que você está disposto a encerrar as coisas do melhor jeito possível, suprindo as necessidades de todos os envolvidos. [14] Talvez esse tipo de discussão facilite todo o processo.
    • Diga algo como "Não quero que nosso divórcio resulte em um dramalhão. Quero que saiba que estou disposto a ser justo e razoável no futuro, e espero que você pense do mesmo modo".
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 37 159 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade