Baixe em PDF
Baixe em PDF
Quer dobrar um papel ao meio? Fácil demais. Em quatro partes? Moleza! Dividi-lo perfeitamente em terços? Isso já pode ser um desafio e qualquer pessoa que já precisou dobrar uma correspondência importante poderá confirmá-lo — há uma quantia surpreendente de delicadeza exigida por essa tarefa. Quer você pretenda enviar uma carta a uma pessoa amada, fazer um projeto de matemática ou simplesmente dividir um rascunho em três partes iguais, a perfeição no resultado demonstra profissionalismo e atenção aos detalhes.
Passos
-
Comece com o papel aberto em seu espaço de trabalho. Acredite ou não, há muitas formas de dobrar um papel em terços, mas algumas delas trarão resultados melhores do que outras. Tente esse método se a precisão não for uma necessidade — ele é rápido e funciona bem, mas raramente trará resultados perfeitos.
- Uma das vantagens desse método é que ele não requer o uso de qualquer ferramenta.
- Observe que a folha de papel A4 não precisa ser dobrada em terços perfeitos para caber em um envelope, sendo essa uma forma adequada para correspondências.
-
Role o papel transformando-o em um cilindro relaxado. O objetivo é fazer um rolo largo e frouxo de papel — aproximadamente com as dimensões de um jornal enrolado. Não é ainda hora de fazer as dobras.
-
Alinhe as bordas e achate gentilmente o meio. Observe o cilindro lateralmente — você deve ter uma borda do papel enrolado na esquerda e a outra no lado oposto, começando da direita. Comece a comprimi-lo, ajustando-o à medida em que avança para manter as bordas alinhadas.
- É importante que as três camadas de papel estejam aproximadamente do mesmo tamanho. Para isso, uma das bordas deve estar bem ajustada no interior da dobra do cilindro, com a outra logo acima e alinhada com a outra dobra. Esse passo é mais intuitivo do que parece.
-
Achate completamente o cilindro quando houver chegado ao ajuste desejado. No momento em que o papel estiver em terços quase perfeitos, pressione as bordas para formar vincos firmes e suaves. Parabéns! O papel está agora em terços (quase) perfeitos.
- Nesse ponto, você pode fazer ajustes de última hora, mas evite formar mais de um vinco a menos que os terços estejam muito desiguais — isso pode arruinar o profissionalismo.
Publicidade
-
Dobre uma folha de papel "rascunho" em terços aproximados. Esse método sacrifica uma folha de papel para ajudá-lo a deixar outro perfeito. Você precisará de duas folhas de papel — uma a ser bem dobrada e uma que pode ser descartada sem problemas. Ambas devem ter o mesmo tamanho.
- Coloque o papel "rascunho" em terços da forma que desejar — pode ser útil usar o método "intuitivo" acima ou outro dos presentes no artigo. Você pode até mesmo se usar de tentativa e erro até chegar nas dobras perfeitas.
-
Repita as dobras até que os terços estejam tão perfeitos quanto possível. Agora, faça os ajustes necessários ao rascunho até deixá-lo perfeitamente dividido em três partes.
- Não se preocupe com a quantidade de vezes necessárias ou com a aparência do papel até chegar ao resultado desejado — o rascunho não "conta".
-
Use o rascunho como guia de dobra para o papel "bom". Quando estiver satisfeito com as dobras presentes no rascunho, pegue a folha agora dobrada e alinhe-a às bordas do papel. Use o rascunho como um guia de dobras a serem feitas em seu papel "bom".
- Você pode avançar marcando as posições das dobras no papel "bom" ou usando os olhos para comparar ambas visualmente.
-
Se quiser, use uma régua para ajudar. Caso deseje, você pode colocar uma régua ou um escalímetro (ou mesmo algo simples como um envelope) sobre as duas folhas de papel para facilitar a marcação das dobras do rascunho na folha "boa". Se estiver usando um instrumento resistente, você pode inclusive dobrá-la sobre ele para maior precisão.
- Quando terminar, poupe o "rascunho" para anotações ou recicle-o. Não há sentido algum em lançar papéis perfeitamente úteis em lixos e aterros.
Publicidade
-
Dobre uma borda do papel ao meio. Esse método de dobrar terços perfeitos não usa nada além do poder de medição do olho humano para chegar aos pontos nos quais o papel será dobrado em três — e, apesar disso, é extremamente eficaz. Na verdade, depois de praticá-lo algumas vezes você provavelmente poderá usá-lo sem problema algum para correspondências importantes.
- Para começar, pegue uma das bordas do papel e dobre-a, trazendo-a até o outro lado da página. Não firme qualquer vinco por agora — a borda deverá permanecer ligeiramente arredondada.
-
Alinhe a borda de modo que ocupe metade do espaço. Tente alinhar a borda do papel de modo que cubra metade do papel restante. O olho humano é muito melhor em julgar metades do que terços, então será mais fácil alinhar a folha corretamente desse modo do que se o fizesse em três partes desde o início.
- Quando a borda do papel estiver alinhada com precisão , vinque o papel, não deixando que a borda livre se mova ao longo dessa execução.
-
Deixe a borda remanescente embutida no vinco e dobre-a ao meio. A parte difícil desse método já foi realizada. Agora, basta dobrar o último terço. Para isso, pegue a outra borda do papel e coloque-a embutida sob a borda superior, ajustando-a no interior do vinco — faça agora um segundo.
- Se as suas dobras houverem sido precisas, todas as bordas do papel estarão agora alinhadas. De outro modo, sinta-se livre para fazer ajustes conforme necessário.
Publicidade
-
Dobre o papel ao meio. Esse método faz uso de técnicas derivadas do origami, a arte japonesa das dobraduras, para chegar aos terços perfeitos. [1] X Fonte de pesquisa Muito embora o origami seja tradicionalmente feito com pedaços quadrados de papel, esse método funcionará com a maioria das folhas A4 ou Carta encontradas em um escritório. Comece dobrando o papel ao meio na mesma direção em que deseja dobrá-lo em três.
- Observação: se não quiser fazer dobras adicionais no papel, você pode chegar ao ponto médio e cuidadosamente marcar uma linha que o atravesse e o divida ao meio. Se optar por esse caminho, no entanto, a linha precisa ser extremamente reta para ser comparável à precisão da dobra ao meio convencional.
-
Desenhe uma reta indo do canto esquerdo inferior ao lado direito da dobra central. Posicione o papel de modo que a dobra recém-feita vá da esquerda para a direita. Use uma régua para desenhar cuidadosamente uma reta que vá do canto esquerdo inferior até o ponto no qual a dobra central se encontra com a borda direita do papel .
- Você pode realizar esse método com uma reta que se estende do canto direito inferior, bastando inverter todas as instruções seguintes. Por conveniência, o artigo avançará seguindo o caminho trilhado nos passos anteriores.
-
Desenhe uma reta que vai do topo esquerdo até a base direita. Use a régua para desenhar cuidadosamente uma linha que vai do canto esquerdo superior do papel até o canto direito inferior. Ela deve atravessar a dobra central ao meio e a primeira reta em algum ponto no lado direito da página.
-
Faça uma dobra no cruzamento entre as duas retas. O ponto no qual ambas se encontram marca um dos terços a serem dobrados . Use uma régua para desenhar uma reta que passa por esse ponto e cruza ambas as margens do papel em um ângulo de 90°.
- Dobre e vinque ao longo dessa margem com cuidado. A borda dobrada dividirá o resto da folha ao meio — se isso não acontecer, pode ser necessário fazer ajustes finos até atingir esse objetivo.
-
Faça a segunda dobra embutindo o outro lado do papel. Por fim, pegue a borda ainda não dobrada do papel e deixe-a embutida sob a borda dobrada. Faça um segundo vinco quando estiver bem ajustado no interior do primeiro. O papel estará agora dividido em terços.Publicidade
-
Meça o comprimento de um dos lados. Se os métodos acima trouxeram insatisfação com a precisão das dobras, siga os passos dessa seção, que resultarão em dobras tão próximas à perfeição quanto se pode desejar. Você precisa de um instrumento de medição (como uma régua) e uma calculadora ou um rascunho para esse método. Comece tomando as medidas do comprimento do lado no qual as dobras serão executadas.
-
Divida esse comprimento por três. Isso dará a você a largura de cada um dos terços.
- Como exemplo, se estiver usando uma folha de papel A4 de 21 por 29,7 cm e quiser dividi-la em três partes, basta dividir 29,7 cm por 3, o que resultará em 9,9 cm. Desse modo, cada uma das dobras estará separada da outra por essa medida.
-
Marque essa distância, tomando a medida a partir da borda do papel. Com o instrumento de medição desejado, marque o ponto equivalente à distância a partir da margem. Uma vez mais, é importante medir ao longo da lateral a ser dobrada.
- No exemplo acima, com a folha de 21 por 29,7 cm, será tomada a medida de 9,9 cm ao longo da lateral e marcada no papel.
-
Faça um vinco nesse ponto e dobre a borda remanescente. Forme um vinco na marcação que seja perpendicular às bordas do papel. Esse é um de seus terços. O segundo será fácil — basta embutir a outra borda por baixo, ajustando-o no interior do primeiro vinco (assim como nas seções acima).Publicidade
Dicas
- Tente fazer as dobras rapidamente para poder relaxar. Você não precisa ser sempre perfeito. Se o seu foco estiver muito preso nas dobras perfeitas, há ainda maior propensão de cometer algum erro. Apenas relaxe e siga adiante.
- Ao executar o método intuitivo, molde o cilindro de forma a minimizar as irregularidades a ponto de que, mesmo que algo esteja um pouco fora do lugar, seja possível formar a próxima dobra um pouco menor ou maior até chegar à medida precisa.
- Caso tenha dificuldades em fazer dobras iguais, antes mesmo de vincar a página, segure os cantos sendo dobrados sobre o restante da folha e simule cada dobra sem fazê-la. Ambas as margens devem estar equidistantes entre si.
- Tente não criar muitos vincos, ou será ainda mais difícil obter um resultado perfeito.
Publicidade
Avisos
- Tinta custa uma fortuna! Se as dobras serão feitas em uma carta importante, pratique em um rascunho branco antes de qualquer tentativa no produto final.
Publicidade
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 78 335 vezes.
Publicidade