Baixe em PDF
Baixe em PDF
Você está cansado do acúmulo de sacolas de plástico debaixo da sua pia, prestes a criar uma bagunça por toda a cozinha? Esses produtos ocupam tanto espaço e geram tanta dor de cabeça que muitos países estão proibindo o seu uso. [1] X Fonte Confiável National Conference of State Legislatures Ir à fonte Ainda assim, muitas pessoas reutilizam as sacolas, em vez de jogá-las fora. Se quiser fazer isso e acabar com o entulho, comece a dobrá-las para facilitar as coisas. Leia os métodos abaixo, que são bastante práticos. [2] X Fonte de pesquisa
Passos
-
Achate a sacola. Alinhe os lados dela até deixar as alças paralelas. Preste atenção à orientação das alças, já que elas vão ser importantes na estruturação do triângulo.
- É mais fácil fazer tudo sobre uma superfície resistente e lisa, como o balcão da cozinha.
- Se for muito habilidoso, você pode tentar dobrar o triângulo no ar, sem apoio — mas vai ser mais difícil e frustrante, caso dê errado. Se não conseguir, tente novamente quando já tiver certa experiência.
- Faça o possível para retirar todo o ar da sacola. Passe as mãos por ela para achatá-la bem.
-
Dobre a sacola em sentido longitudinal. Comece dobrando-a pela metade, de modo que uma alça fique sobre a outra. Depois, dobre-a de novo, na mesma direção — alinhando as pontas oposta às alças. Repita o processo até formar uma espécie de retângulo, com a mesma largura que a base das alças (e no formato de uma tira fina). [3] X Fonte de pesquisa
- Achate a sacola e retire todo o ar a cada nova dobra. Quanto mais lisa ela estiver, mais fácil vai ser fazer o triângulo.
- O número de dobras vai depender do tamanho e do formato das alças da sacola. Geralmente, duas ou três bastam.
-
Dobre um dos cantos inferiores do retângulo. Escolha um canto da sacola que esteja no lado oposto às alças e dobre-o por cima do outro, formando mais um triângulo.
- Achate e alise o triângulo que acabou de fazer.
- Nesse ponto, a sacola dobrada vai estar com formato de retângulo, com uma ponta mais curta em comum com um triângulo isósceles menor.
-
Dobre o triângulo para dentro, formando outro triângulo. Dobre o canto solto para transformar a sua base em uma nova dobra.
- A sacola deve ficar mais uma vez com o formato de uma tira ou um retângulo fino.
- Esse método é semelhante à técnica de dobrar bandeiras.
-
Continue dobrando a ponta inferior para dentro. Repita os dois passos anteriores, rolando o triângulo em sentido longitudinal até chegar à ponta das alças. Deixe uma parte da sacola desdobrada para fazer uma última dobra.
- Você vai fazer um novo triângulo isósceles na "pilha" de triângulos a cada nova dobra.
- Não se esqueça de achatar e retirar o ar da sacola a cada passo. Se o triângulo ficar cheio, as dobras vão se desfazer.
-
Enfie as alças da sacola dentro do triângulo. Faça uma última dobra, prendendo a ponta da sacola. Enfie essa pontinha no espaço criado pelo "rolo" de triângulos. Como sempre, achate o objeto para deixá-lo mais estável.
-
Repita o processo com as outras sacolas e guarde tudo. Transforme o restante dos objetos em triângulos. Agora, eles vão ocupar muito menos espaço e vai ser mais fácil guardar tudo e em qualquer lugar: um cesto no balcão da cozinha ou um espaço qualquer debaixo da pia, por exemplo. A escolha é sua.
-
Desdobre cada sacola quando precisar usá-las. Por mais que os triângulos sejam agradáveis aos olhos, não dá para usar as sacolas assim. Sempre que precisar, solte a ponta do objeto para desdobrá-lo. Segure-o por essa ponta e chacoalhe-o até que ele retome o formato original. Dependendo da precisão das dobras, você pode ter certo trabalho.Publicidade
-
Dobre a sacola em sentido longitudinal. Transforme-a em uma tira fina com a qual consiga dar um nó. A orientação das alças não é importante neste método. Para isso, faça o seguinte:
- Achate a sacola sobre uma superfície dura e lisa. Passe as mãos por ela para retirar o máximo possível de ar. Quanto mais fina ela ficar, menor vai ser o nó final.
- Dobre a sacola pela metade em sentido longitudinal para formar um retângulo. Depois, achate-a, como antes.
- Dobre a sacola em sentido longitudinal mais uma vez para formar outro retângulo — dessa vez, mais fino. Continue até que as camadas sejam espessas o bastante a ponto de gerarem resistência. Lembre-se de achatar o material a cada novo passo.
-
Dobre a sacola em sentido transversal. Dobre a tira pela metade para transformá-la em algo menor. Agora, você vai ter um retângulo fino, com cerca de metade do tamanho da sacola inteira. [4] X Fonte de pesquisa
- Envolva a tira nos seus dedos para testar a sua flexibilidade. Se ela estiver dura demais, não vai dar para fazer o nó; nesse caso, desfaça uma das dobras transversais e uma ou duas longitudinais. Depois, dobre-a mais uma vez em sentido transversal e refaça o teste.
-
Faça um laço pequeno com a tira. Posicione-o cerca de 2,5 cm a partir da ponta dobrada da tira. Ele deve ser espaçoso, de modo que você consiga colocar dois dedos dentro. Veja se o lado dobrado é o da frente e que a parte traseira, que inclui as alças, passa por trás.
- O laço é o primeiro passo; você vai repeti-lo algumas vezes com nós simples. [5] X Fonte de pesquisa
- Se tiver muita dificuldade para fazer a tira porque a sacola é pequena demais, desfaça a dobra em sentido transversal. Porém, não vai ser tão compacto ou fácil desfazer o nó.
-
Passe a base da sacola por cima e por dentro do laço. Pegue a base irregular com uma mão e leve-a para dentro, por cima da metade da tira que está mais perto da ponta dobrada. Passe-a pelo laço e puxe pelo outro lado — por enquanto, sem apertar. [6] X Fonte de pesquisa
-
Passe ambas as pontas pelo laço. Comece levando a base de volta pelo laço algumas vezes, até chegar ao fim. Prenda a ponta no meio do nó. Em seguida, repita o processo com o restante do material, passando-o pelo laço para aumentar o "rolo". Quando chegar ao final, aperte o laço.
- Prenda a sacola em si mesma enquanto a deixa mais compacta com o nó. Não faça um nó diferente sobre o primeiro, ou vai dificultar as coisas. Nós duplos são mais difíceis de desfazer.
-
Desdobre a sacola quando quiser usá-la. Quando dobrados, esses acessórios não servem para nada. Para soltar uma sacola, ponha o dedão no meio do laço, na direção oposta àquela em que a ponta dobrada foi presa. Ele vai se soltar. Desfaça metade do nó e repita o processo na base da sacola. Pronto!
- O "rolo" não vai ficar tão agradável aos olhos ou bem feito quanto o triângulo do método anterior. Em vez de deixar as sacolas à mostra, guarde-as em um balde ou num saco até precisar. [7] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Dicas
- É melhor dobrar as sacolas sobre uma superfície dura e lisa para conseguir extrair todo o ar possível delas e facilitar os nós.
- Algumas lojas vendem puxadores de sacolas de tecido e outros materiais. Esses acessórios são muito convenientes e simples, mesmo que você não dobre os sacos.
- Este artigo se aplica a quase todo tipo de sacola plástica, mas principalmente às mais básicas, encontradas em supermercados. Os modelos mais espessos, como usados em livrarias, costumam ser mais resistentes a dobras.
Publicidade
Avisos
- Não guarde sacolas que use para carregar carne crua.
- Veja se as sacolas estão bem secas antes de dobrá-las, ou pode ter um problema de mofo.
- Não deixe bebês ou animais pequenos brincarem com sacolas plásticas.
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.ncsl.org/research/environment-and-natural-resources/plastic-bag-legislation.aspx
- ↑ http://www.origamispirit.com/2012/01/how-to-fold-plastic-bags-for-easy-storage-and-travel/
- ↑ http://www.origami-resource-center.com/grocery-bag-folding.html
- ↑ http://www.bobvila.com/articles/how-to-store-plastic-bags/
- ↑ http://www.animatedknots.com/overhand/index.php
- ↑ http://www.animatedknots.com/overhand/index.php
- ↑ http://www.bobvila.com/articles/how-to-store-plastic-bags
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 84 893 vezes.
Publicidade