Baixe em PDF Baixe em PDF

Você tem um pássaro, as ele fica assustado e entra em pânico toda vez que você se aproxima? Assim como com os cães, é preciso construir uma relação baseada em confiança antes de interagir positivamente com esse animal. Este artigo lhe dará dicas de como fazer com que a ave se acostume à sua presença, como treiná-la para ir a locais que você determine e até a falar.

Método 1
Método 1 de 4:

Fazendo com que o pássaro se acostume à sua presença

Baixe em PDF
  1. [1] Você não quer que ele lhe veja como uma ameaça; por isso, sempre aproxime-se lenta e calmamente, fazendo barulho (se necessário) para que o animal saiba o que está por vir. Nunca surpreenda a ave – isso desacelerará o processo de fazê-la confiar em você. Use algo que “clique”, como uma caneta, para treinar o pássaro a associar recompensas com esses sons.
    • Assim como as pessoas, pássaros individuais passam a confiar em você em velocidades diferentes. Não force o animal a aceitar a sua presença em menos tempo do que ele precisa. Isso só prejudicará o processo.
    • Comece em um ponto que fique fora do campo de visão da ave – talvez um cômodo diferente.
    • Aproxime-se da gaiola lenta e calmamente até que o pássaro fique apreensivo.
    • Quando ele começar a agir como se estivesse com medo, pare de se aproximar. Não vá para trás; apenas fique parado. Espere até que a ave se acalme.
    • Quando ela se acalmar, recompense-a produzindo o clique. Depois, vire-se e vá embora. Ao remover estímulos de estresse você estará recompensando a ave e associando o som do clique com tal recompensa. [2]
    • Faça isso duas vezes diariamente. Não deixe de usar essa técnica por períodos longos de tempo – a ave poderá se acostumar com a sua ausência.
    • Tente diminuir a distância entre você e a gaiola a cada dia; no entanto, não exagere.
    • No seu devido tempo e com a devida prática, a ave acabará deixando você se aproximar da gaiola.
  2. Quando você colocar a mão na gaiola para remover o pássaro, o bicho pode ficar com medo caso não seja treinado – e fazer de tudo para ficar longe de você. O melhor a fazer para treiná-lo é fazer com que ele se acostume com a presença da sua mão na gaiola – o seu lar, o local mais seguro para ele. Treine ajudar a ave a se acostumar à sua mão algumas vezes por dia por pelo menos uma semana antes de avançar.
    • Abra a porta da gaiola, certificando-se de que o bicho não pode escapar.
    • Com calma, insira a sua mão no objeto.
    • Gire a sua mão de um lado para o outro para que a ave se acostume ao movimento.
    • Movimente a sua mão lentamente pela gaiola, dando ao pássaro tempo suficiente para se afastar.
    • Nunca use movimentos bruscos ou repentinos – eles podem incomodar o animal. Você quer tentar convencê-lo de que a presença da sua mão é inofensiva.
    • Tente usar anéis reluzentes que atraiam a atenção da ave e a mantenham focada em você de modo positivo.
  3. Durante o treinamento, é muito importante construir uma relação de confiança. Um bom modo de fazê-lo é alimentar o animal usando a mão; assim, ele começará a associar você a recompensas positivas.
    • Remova a bandeja de ração da gaiola.
    • Escolha um mimo que a ave só possa receber de você (no caso, você não o deixará na bandeja). Pesquise itens agradáveis para a raça do seu pássaro; por exemplo: papagaios gostam de sementes, nozes, frutos secos e afins.
    • Abra a porta da gaiola e insira a sua mão na estrutura.
    • Deixe a mão completamente parada e espere para ver se o pássaro se aproxima e pega o mimo de você.
    • Pode ser necessário esperar vários dias antes que o animal confie em você a ponto de se alimentar da sua mão. Tenha paciência!
  4. Ele deve saber que a sua voz não é uma ameaça e pode ser confiada. De início, sempre mantenha o tom baixo e gentil quando conversar com o animal. Elogie-o quando ele reagir a algo como você quer que ele reaja – por exemplo, se ele comer direto da sua mão.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Treinando o pássaro com alvos

Baixe em PDF
  1. [3] Você o usou para apresentar o pássaro à tal recompensa e quando quis se aproximar da gaiola. Agora, você deve ensiná-lo que o objeto que clica também pode beneficiá-lo em outros contextos. Ele provavelmente precisará de alguns dias para se acostumar a isso, então seja paciente e treine com ele todos os dias.
    • Primeiro, dê um clique no momento em que a ave pegar o mimo da sua mão.
    • Quando ela se acostumar a fazer isso, dê um clique logo antes de oferecer o mimo ao animal. Isso o treinará para entender que esse barulho indica uma recompensa.
    • Primeiro, ao treinar a ave para executar certas tarefas, use tanto o clique quanto o mimo. Conforme o tempo avança, você poderá usar somente o barulho para guiar a ave e fazê-la completar tais tarefas.
    • Não abandone os mimos até que a ave reaja da maneira adequada ao barulho. Mantenha a associação entre ambos como uma recompensa até não precisar mais dela.
    • Você pode comprar esse objeto em lojas de materiais para animais ou na internet.
  2. Não deixe que a ave confunda esse objeto com o poleiro – você não quer que ela descanse sobre ele; certifique-se de que ele é mais fino. Além disso, evite varas com tinta, pois você deverá encorajar o animal a colocar o bico no objeto (e não quer que ele ingira algo venenoso). Uma vara de madeira é uma boa opção. Treine a ave dentro da gaiola inserindo o objeto na estrutura.
    • A maioria das aves ficará curiosa sobre esses objetos quando você os insere na gaiola – e investigarão por conta própria.
    • Se não, não force a vara. Mantenha-a parada até que os bichos fiquem confortáveis para explorá-la sozinhos.
    • Segure a vara de modo que o bico da ave fique próximo à ponta, não ao meio do objeto.
  3. Assim que ela tocar a ponta da vara, remova o objeto, dê um clique e um mimo a ela. Repita esse processo até que a ave entenda que fazê-lo gera uma recompensa.
    • Novamente: com o tempo, você pode trocar a combinação de mimo e objeto com clique apenas pelo barulho.
    • Não deixe que o pássaro mastigue a vara; ele deve apenas tocá-la com o bico.
    • Espere até que o animal fique faminto por mimos caso ele não se adapte ao treinamento com a vara de imediato.
  4. Quando ela aprender que tocar a vara com o bico gera uma recompensa, use esse objeto para encorajá-la a andar pelas partes diferentes da estrutura. A cada vez que o animal seguir a vara e tocar a sua ponta, remova o objeto, dê um clique e recompense o bicho. [4]
    • Não faça com que a ave se movimente em um “padrão” (esquerda, direita, esquerda, direita). Use trajetos aleatórios para que o animal realmente siga a vara em vez de prever o seu próximo local.
    • O pássaro aprenderá a seguir a vara a qualquer lugar que ela vá – primeiro, usando as patas; depois, voando.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Ensinando a ave a subir e descer da sua mão

Baixe em PDF
  1. Insira o dedo na gaiola e deixe-o na frente do pássaro a um ângulo no qual ele consiga subir – como um poleiro. Segure um mimo na outra mão, que deve ficar próxima, para chamar a atenção do bicho.
  2. [5] Você pode precisar de certo tempo antes que o animal fique confortável para subir no seu dedo; por isso, no início use o clique e os mimos – basta colocá-los por perto. Quando o bicho ficar confortável, coloque o dedo mais longe dele e o recompense por se aproximar.
  3. No momento em que a ave finalmente subir no seu dedo, diga algo como “suba” ou “para cima”. Dê um clique e recompense-a com um mimo.
    • Não varie os comandos – use a mesma frase todas as vezes. A consistência é muito importante nesses treinamentos.
  4. Se a ave explorar o seu dedo com o bico, não entre em pânico tentando afastar a mão. Se você tiver certo nível de confiança no animal ele não lhe machucará; mesmo assim, você não deve aproximar a mão da ave até ter com ela tal relação de confiança. Fazer movimentos repentinos assustará o animal e arruinará a relação que vocês construíram.
  5. Quando a ave ficar confortável subindo no seu dedo, ensine-a a descer. Use um mimo para atrai-la. Assim que o animal sair, diga “desça” ou “para baixo”, dê um clique e recompense-o com um mimo.
    • Instrua o pássaro a descer e pousar em um objeto específico (e variado entre os exercícios).
    • Por exemplo, use poleiros diferentes da gaiola. Faça com que a ave desça e se apoie na base da estrutura.
    • Se você a estiver treinando fora da gaiola, faça com que ela pouse em locais variados da casa.
  6. Você não deve fazê-lo a menos que as suas asas tenham sido aparadas (o que evitará que ela fuja). Aparar as asas do animal não o machuca; simplesmente o mantém seguro, impedindo que ele voe a locais inacessíveis. [6] Quando o pássaro passar a se sentir confortável e subir no seu dedo dentro da estrutura, você pode removê-lo lentamente dali.
    • Dê ao pássaro o comando de “subir”, recompense-o e lentamente remova a sua mão da gaiola com o animal pousado sobre o seu dedo.
    • Leve-o aonde quiser e dê a ele o comando de “descer”.
    • Desfrute da companhia do bicho conforme ele fica mais livre fora da gaiola.
  7. Dê a ela o comando de “subir” para que volte ao seu dedo. Coloque-a na gaiola e dê o comando de “descer” próximo a um poleiro. Certifique-se de fechar bem a porta da estrutura.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Ensinando a ave a falar

Baixe em PDF
  1. Nem todas as aves falam; por isso, pesquise o seu bicho para descobrir. Papagaios e periquitos são os principais exemplos de aves falantes no Brasil. [7]
    • Lembre-se que, em algumas espécies, como os periquitos, os machos falam mais do que as fêmeas.
  2. Faça com que ela fique acostumada à sua voz desde o momento que você descobrir a gaiola pela manhã. Construa uma relação verbal com o bicho; para isso, dê a ele a sua atenção verbal constante.
  3. Escolha um vocábulo simples – como o nome do pássaro. Certifique-se de que o termo em questão é curto e simples. Diga-o toda vez que der um mimo à ave, passar pela sua gaiola ou interagir com ela de outra maneira. Os pássaros aprendem através da imitação; assim, exponha o seu bicho à palavra sempre que possível.
    • Muitos pássaros acham mais fácil pronunciar os sons de letras como B, D, K, P e T do que outros componentes do alfabeto.
  4. Após expô-la à palavra, tente fazer com que ela a repita com você. Se você tiver mais de um pássaro, treine somente um de cada vez. Coloque-o sozinho em uma gaiola e cubra três dos seus lados com um lençol; assim, o animal ficará concentrado em você. Certifique-se de que não há distrações sonoras, como os passos de outras pessoas, a TV ou um rádio.
    • Fale clara e lentamente.
    • Dê um clique e um mimo à ave imediatamente após ela repetir a palavra.
  5. Após ele aprender a primeira e for recompensado, estará pronto para novos vocábulos. Ensine a ele termos que você use em interações com outras pessoas – como “olá” e “tchau”.
  6. Após ensinar a ave a falar “bom dia”, use essa expressão logo pela manhã. Os pássaros são incrivelmente espertos e o seu animal logo aprenderá a repetir “bom dia” nas horas iniciais do dia. Do mesmo modo, diga “boa noite” antes de dormir. Assim, desenvolverá uma comunicação importante com o pássaro.
    Publicidade

Dicas

  • Certifique-se de que não há fontes de barulhos altos por perto para não assustar a ave.
  • Tenha paciência. O processo pode levar horas ou até dias. Certifique-se de que a ave sabe que você não a machucará. Converse com ela com calma enquanto a treina. Não faça movimentos bruscos ou poderá assustá-la.
  • Coloque algo de que a ave goste na palma da mão, como um pedaço seco de crosta de pizza (sem queijo ou molho).
Publicidade

Avisos

  • Não tente fazer isso enquanto a ave estiver comendo, dormindo, protegendo um ovo etc.
  • Não perca a paciência e machuque o pássaro! Os vizinhos ou seus amigos podem lhe denunciar para as autoridades responsáveis e você pode ser preso.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 66 084 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade