PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Se você está longe de casa ou não consegue suportar o seu colchão, uma boa opção poderia ser o chão. Você precisa se acostumar com a ideia de dormir no chão, mas é bem menos difícil do que pensa. Para se sentir confortável, você vai precisar de uma boa base para deitar em cima e um travesseiro fino para a cabeça. Depois disso, você estará preparado para sobreviver a festas do pijama, acampamentos e qualquer outra situação em que um colchão não esteja disponível.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Montando uma cama

PDF download Baixe em PDF
  1. Os tapetes e carpetes macios parecem mais quentes e proporcionam mais amortecimento do que outras superfícies. Além disso, você vai ver que dormir no carpete é até parecido com deitar no colchão, o que facilita o sono. [1]
    • Dormir em uma superfície dura pode ser uma opção se não houver nenhuma outra disponível. Não é muito diferente de dormir no carpete, mas você gastará um tempinho arrumando a superfície na qual se deitará.
  2. Escolha algo que vá proporcionar muito amortecimento, como uma colcha ou um descanso para as costas. Se você não tiver nada grosso o suficiente, empilhe alguns cobertores. Teste seu colchonete para garantir que ele dá bastante apoio para as costas. [2]
    • Em algumas partes do mundo, as pessoas dormem no chão usando tapetes isolados. Os tapetes de tatami são ótimos, mas tapetes de massagem, futons e até tapetes de ioga também funcionam.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Se você tiver pontos de pressão e ficar mudando de posição constantemente, isso fará com que você acorde durante a noite e não tenha uma boa noite de sono.

    Alex Dimitriu, MD

    Profissional de Psiquiatria e Medicina do Sono
    Alex Dimitriu é Proprietário da Menlo Park Psychiatry and Sleep Medicine, uma clínica em San Francisco Bay Area. É especialista em psiquiatria e terapia do sono e transformacional. Formou-se em Medicina pela Stony Brook University em 2005 e graduou-se na Stanford University School of Medicine's Sleep Medicine Residency Program em 2010. Profissionalmente, Alex possui certificação dupla em psiquiatria e medicina do sono.
    Alex Dimitriu, MD
    Profissional de Psiquiatria e Medicina do Sono
  3. Você só precisa de um bom travesseiro. Escolha aquele que fique mais confortável. Utilize um travesseiro fino para que não eleve tanto a sua cabeça. Se ele elevar sua cabeça, pode forçar o alinhamento do pescoço e da coluna, o que você só sentirá quando acordar. [3]
    • Empilhar um monte de travesseiros não é recomendado, pois tem o mesmo efeito de quando se usa um travesseiro grosso. Empilhe travesseiros somente se isso o deixar mais confortável para dormir.
    • Se você estiver sem um travesseiro muito bom, o seu braço pode ajudar. Não é a posição mais confortável de todas, mas ajuda um pouco.
  4. Quando a base da cama improvisada no chão estiver pronta, complete com algumas camadas de cobertor. O que você pode usar depende do calor que você sente. O chão pode ser bem mais frio do que um colchão, então você deve ter pelo menos um cobertor quentinho ou mais grosso. [4]
    • Não subestime sacos de dormir. Eles são fonte de calor e conforto, seja num acampamento, seja em uma festa do pijama.
  5. É aqui que os travesseiros mais grossos podem vir a calhar. Identifique os pontos em que você se sente desconfortável. Os pontos mais comuns são os joelhos e quadris. Coloque o travesseiro embaixo de você para um amortecimento extra. [5]
    • Tome cuidado para não elevar muito o seu corpo. Coloque a ponta do travesseiro no local que você precisa amortecer. Veja se seu corpo está alinhado com a cabeça e a coluna.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Indo para a cama

PDF download Baixe em PDF
  1. Deite-se de lado com a cabeça perto do travesseiro. Puxe o travesseiro em sua direção para que ele fique firme contra seu ombro. Em seguida, coloque a cabeça no travesseiro, checando pelo menos duas vezes para ver como seu corpo fica. Veja se sua cabeça está levemente levantada do chão com a coluna curvada naturalmente. [6]
    • Esta é uma posição inicial básica. Se você for o tipo de pessoa que dorme de costas ou de bruços, vire depois de se estabelecer.
  2. Às vezes, o travesseiro ou a roupa de cama deslizam sobre o chão. Enquanto estiver virado para um lado, coloque o braço para cima e ao redor do travesseiro. Seu braço dá estabilidade, permitindo que você se mova sem precisar arrumar sua roupa de cama a cada vez. Mova seus braços para uma posição mais confortável quando terminar de se ajeitar.
    • Para dormir de bruços, mantenha o braço na mesma posição. Traga o outro braço para o outro lado do travesseiro
    • Se você dormir de costas, coloque seus braços de lado depois que você se virar.
  3. Deitar de costas alinha a sua coluna no chão, mantendo as suas costas, pescoço e ombros alinhados. Por causa disso, geralmente é a posição mais fácil de conseguir algum conforto. A única desvantagem é que o chão coloca mais pressão nas suas articulações, o que às vezes pode gerar alguma dor. [7]
    • Reduza a possibilidade de sentir dor com alguns travesseiros. Nessa posição, o ideal seria colocar um travesseiro debaixo dos joelhos.
    • A posição de dormir é uma escolha pessoal, e a posição de costas não é recomendada para todos. Se não souber como se deitar corretamente, procure um médico ou algum especialista em sono.
  4. Vá virando até ajustar a posição em que seu corpo fique reto, alinhado com sua cabeça. As posições laterais e de bruços carecem de apoio nas costas. Com as devidas precauções, essas posições às vezes reduzem a quantidade de dor nas costas que você sente ao dormir no chão. [8]
    • Para dormir de lado, puxe os seus joelhos em direção ao peito um pouco. Coloque um travesseiro entre eles para separá-los e considere colocar outro travesseiro embaixo da cintura.
    • Se você for dormir de bruços, coloque uma almofada embaixo do estômago.
  5. Use a mão que estiver livre para colocar o travesseiro onde você mais precisa apoiar o seu corpo. Tire o maior desconforto, dando mais apoio aos joelhos. Mude o travesseiro até se sentir confortável o suficiente para dormir. [9]
    • Se você estiver de lado, coloque o travesseiro entre os joelhos para evitar que eles se encostem. Coloque a outra ponta do travesseiro próxima ao seu peito. Use-o para levantar o peito, conforme necessário.
    • Quando estiver deitado de costas ou de bruços, coloque o travesseiro entre os joelhos para prevenir que eles façam pressão no chão. Isso eleva um pouco a parte inferior do seu corpo para manter a coluna alinhada.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Prevenindo a dor

PDF download Baixe em PDF
  1. Os pontos mais comuns de dor que você sente enquanto dorme no chão são articulações como o cóccix, as omoplatas e os quadris. Coloque um travesseiro pequeno ou uma toalha dobrada sempre que se sentir desconfortável. O amortecimento adicional geralmente faz a diferença entre uma boa noite de sono e uma manhã cheia de dores. [10]
    • O uso de amortecimento extra é valioso quando você está acostumado a dormir em um colchão. Dores nas articulações diminuem quanto mais você se acostuma com o chão.
  2. Se você planeja dormir no chão mais de uma vez, vá devagar. Coloque algumas camadas de cobertores para que seu corpo pareça estar em um colchão. Coloque o máximo de amortecimento necessário para passar a noite. [11]
    • Para se acostumar a dormir no chão, remova alguns cobertores à medida que as noites forem passando. Eventualmente, você poderá dormir no chão com o mínimo necessário de amortecimento.
  3. Acostume-se a dormir no chão, reduzindo aos poucos o tempo que você passa em um colchão. Coloque um alarme 2 horas antes de levantar. Vá para o chão quando o alarme disparar. Na maioria das vezes, você fica tão cansado que adormece imediatamente. [12]
    • O segredo é se acostumar com a experiência. Dormir no chão é diferente de dormir em um colchão macio. Gradualmente, você passará uma maior parte da noite no chão.
  4. A prática é a única maneira de se sentir confortável dormindo no chão. A princípio você vai se sentir desconfortável e ter várias dores. Mas a dor vai sumindo conforme você pega o jeito. Se você tiver algum evento importante a caminho, como uma festa do pijama ou um acampamento, experimente praticar em casa para dormir melhor nessas ocasiões. [13]
    • Ajeite o equipamento que você planeja levar para o seu evento, como um bom cobertor, seu travesseiro favorito ou um saco de dormir.
    Publicidade

Dicas

  • Pisos geralmente são muito frios. Pisos de madeira, azulejo e concreto ficarão muito mais frios que o carpete, portanto, traga muitos cobertores.
  • Para impedir que seu colchonete ou futon deslize sobre um piso liso, coloque um tapete ou algo semelhante embaixo dele.
  • Muitas pessoas afirmam que dormir no chão resolve incômodos e dores nas costas. Isso só funciona quando você é cuidadoso com suas necessidades. Identifique as partes do seu corpo que estão doloridas para melhor ajeitá-las.
  • Pratique o máximo possível para se acostumar com o chão. Para as pessoas acostumadas a dormir nos colchões, o chão parece estranho no começo, mas você pode se adaptar bem rápido.
  • Seja criativo. Até itens simples, como tapetes e toalhas, ajudam a ter uma boa noite de sono.
Publicidade

Avisos

  • Dormir no chão não é adequado para todos. Se você dorme em um colchão especial, evite tentar dormir no chão. Fale com um médico e siga as recomendações para proteger sua saúde.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Colchonete para dormir;
  • Cobertores;
  • Travesseiro fino;
  • Travesseiros pequenos ou cobertores dobrados.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 29 707 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade