Baixe em PDF
Baixe em PDF
Seja porque abasteceu mais do que deveria, porque está vendendo o carro ou porque vai consertá-lo, drenar o tanque de combustível nunca é fácil. Primeiro, porque todo carro é diferente; depois, porque tanques de combustível são desenvolvidos para evitar que qualquer líquido saia deles, já que isso poderia provocar um incêndio ou o mau funcionamento do veículo. Apesar de tudo, há vários métodos de que você pode lançar mão para esvaziar o tanque de combustível.
Passos
-
Gaste o combustível até quase esvaziar o tanque, se possível. A não ser que tenha abastecido com o combustível errado, dê a partida e ande com o carro até a reserva. Feito isso, estacione-o e deixe o motor esfriar.
- Esta etapa diminui a quantidade de combustível a ser drenada e, mais tarde, armazenada ou descartada.
- Não ande com o carro se ele tiver sido abastecido com o combustível errado. Drenar todo o tanque é demorado, mas não impossível.
-
Compre um sifão para combustíveis. Vendida na maioria das lojas de peças automotivas, essa bomba manual transfere o líquido do tanque para outro recipiente. Compre um sifão indicado para o uso com combustíveis, uma vez que a menor fagulha pode provocar um incêndio.
- Você precisará de uma mangueira de 9 mm de espessura e aproximadamente 1,8 m de tamanho. [1] X Fonte de pesquisa
- O velho truque de inserir a mangueira no tanque e puxar o ar com a boca é prejudicial à saúde e muito perigoso. Além da probabilidade de engolir gasolina, o risco de incêndio seria muito maior.
- Deixe por perto um extintor seco para o caso de um princípio de incêndio.
- Alguns tanques de combustível têm dois compartimentos, e esvaziar os dois lados requer a técnica apropriada. Se tem esse modelo de tanque, procure ajuda de um profissional.
-
Insira a mangueira na entrada do tanque até que sobre cerca de 60 cm do lado de fora. Essa é a parte mais difícil, uma vez que carros mais novos têm telas ou comportas de metal que impedem que o gás inflamável escape em caso de acidentes. Em modelos antigos, a mangueira não encontrará resistência. Se estiver lidando com um modelo mais novo, siga a tática abaixo:
- Providencie um tubo pequeno e rígido, que não entorte com facilidade.
- Force o tubo até chegar aos anteparos de ferro. Depois, torça e empurre o tubo na intenção de ganhar acesso ao tanque. Se for necessário fazer muita força, não continue, uma vez que isso poderia danificar o carro.
- Coloque o tubo maior, conectado ao sifão, sobre o menor. [2] X Fonte de pesquisa
-
Bombeie o sifão até o combustível começar a sair. Prepare antecipadamente o recipiente onde o combustível que sair do tanque será armazenado e segure sobre ele a ponta solta da mangueira, que pode começar a se mover quando o líquido passar por ela.
- Se não tem um sifão, insira uma outra mangueira na entrada do tanque. Sopre a ponta da segunda mangueira, e o ar forçará o combustível a subir pela primeira.
-
Tire a mangueira e abasteça o tanque novamente, se necessário, ou faça os reparos que havia planejado. Se o carro foi abastecido com o tipo errado de combustível, é necessário injetar o tipo certo no tanque e no sistema de distribuição de combustível.
-
Reutilize o combustível ou faça o descarte apropriado. Se a gasolina não estiver velha ou imprestável, poderá ser usada em outro carro ou motor. Se for necessário descartá-la, entre em contato com a secretaria do meio ambiente ou com o corpo de bombeiros para saber onde é o centro de coleta ou qual é o modo correto de dispor dela. Jamais despeje combustível em ralos ou bueiros.
- Ou você pode procurar nas páginas amarelas empresas que tratem óleo ou resíduos tóxicos ou ofereçam serviços ambientais e ecológicos.
- Armazene a gasolina num recipiente específico para combustíveis se você deseja reabastecer o veículo com ela após terminar os reparos.
- O descarte da gasolina pode envolver custos. [3] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Saiba que nem todo tanque pode ser drenado diretamente. A eficácia deste método varia de modelo para modelo, mas se aplica à maioria dos carros. Se o tanque de combustível é visível por baixo do automóvel e for possível remover o pino do tubo de saída, essa é a maneira mais simples de drenar o tanque.
- Alguns carros têm sob o capô uma agulha de saída de combustível, por onde ele pode ser drenado com uma ferramenta especial. Isso requer que a bomba de combustível seja ligada sem que o motor esteja funcionando, o que pode ser feito contornando o transmissor da bomba de combustível ou com um scanner automotivo.
-
Ponha um recipiente sob o tubo de saída. Se houver vários litros de combustível no tanque, você precisa se preparar antecipadamente para recolhê-lo — o que parece fácil na teoria, mas é bem difícil na prática. Portanto, estime o volume de combustível a ser retirado e providencie um número satisfatório de recipientes antes de começar.
- É muito, muito difícil inserir o pino do tubo de saída durante a drenagem, logo, não conte com a possibilidade de interromper o processo no meio.
-
Fique sob o carro e encontre o pino. O tanque de combustível é um grande e rígido depósito de metal que fica do mesmo lado que o tubo por onde o carro é abastecido. Use a entrada do tubo como ponto de referência: o tanque provavelmente fica sob o banco dos passageiros, encostado num dos lados do carro. Alinhe o recipiente ao tubo de saída.
- O pino é um pequeno parafuso preso ao tanque. Quando retirado, ele abrirá uma passagem por onde o combustível pode ser drenado. Você precisará de uma chave inglesa ou de uma chave soquete para removê-lo. No entanto, nem todo veículo tem um tubo de saída.
- Se encontrar as linhas de combustível (pequenas mangueiras removíveis sob o tanque), pode usá-las no lugar do tubo de saída, mas será necessário ligar e desligar o carro várias vezes para forçar a gasolina a sair, uma vez que ela é bombeada para as linhas por uma bomba elétrica.
-
Desrosqueie o pino e deixe o combustível sair. Como o processo levará bastante tempo (alguns minutos por litro), não deixe de vigiar o automóvel. [4] X Fonte de pesquisa
- A fim de evitar o derramamento de combustível, providencie mais recipientes do que o que você julga necessário para armazená-lo.
-
Após terminar, rosqueie o pino cuidadosamente e abasteça o carro outra vez. E o cuidado precisa ser ainda maior se você usou as linhas de combustível para drenar o tanque. Quando o tanque estiver do mesmo jeito que estava antes de você começar, o trabalho estará concluído.Publicidade
-
Nunca dirija com o tipo errado de combustível no motor. O engano mais comum é abastecer com diesel um carro que anda com gasolina ou vice-versa. Nesse caso, é necessário não apenas esvaziar o tanque, como também drenar as linhas de combustível e substituir os filtros. O tipo errado de combustível causa danos sérios ao motor e até a perda total do veículo, se o motorista não tiver cuidado.
-
Drene e substitua o combustível de qualquer veículo parado por mais do que seis meses ou um ano. Depois de algum tempo parado no tanque, o combustível tende a estragar. Se quer dar uma volta com um carro que está pegando poeira na garagem, essa precaução impedirá que qualquer imprevisto aconteça. E ela é igualmente importante se você está fazendo reparos no automóvel ou alterações no motor.
- A gasolina usada atualmente tem um certo grau de etanol, o que reduz drasticamente sua vida útil. Com a degradação acelerada, você precisa ser duplamente cuidadoso com carros que estão há muito tempo sem sair da garagem. [5] X Fonte Confiável Consumer Reports Ir à fonte
-
Esvazie o tanque se precisa substituir a bomba de combustível. Enquanto houver alguma gasolina no tanque, não será possível substituir a peça.
- Também é necessário esvaziar o tanque antes de substituir a boia de combustível.
Publicidade
Dicas
- Jamais use um isqueiro ou crie fagulhas quando estiver manuseando combustível. Use calçados com sola de borracha e roupas de algodão, se possível.
- Não tente esvaziar o tanque sem as ferramentas e a experiência necessárias.
Publicidade
Avisos
- Não crie pressão demais dentro do tanque. Dê apenas um sopro forte e rápido numa das mangueiras e veja quanta gasolina sai pela outra.
- Seja cuidadoso quando usar a pressão para extrair a gasolina, uma vez que ela pode subir pela mangueira errada.
- O vapor de gasolina é muito volátil e prejudicial à saúde.
- Cuidado com o vapor da gasolina. Uma faísca, bituca de cigarro ou outra fonte de calor poderia causar uma explosão.
- Evite o derramamento do combustível, que é uma substância tóxica.
- Tenha um extintor de incêndio por perto enquanto estiver trabalhando.
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.gastapper.com/blog/how-to-siphon-gas-out-of-newer-cars
- ↑ http://www.gastapper.com/blog/how-to-siphon-gas-out-of-newer-cars
- ↑ http://www.marathonpetroleum.com/brand/Stations_and_Stores/Station_Satisfaction_Survey/Handling_Storing_and_Disposing_of_Gasoline/
- ↑ http://www.gastapper.com/blog/how-to-siphon-gas-out-of-newer-cars
- ↑ http://www.consumerreports.org/cro/news/2012/05/automaker-tests-show-damage-to-older-car-engines-from-running-on-e15-ethanol/index.htm
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 165 700 vezes.
Publicidade