Baixe em PDF
Baixe em PDF
Desde que celulares com touch screen entraram na moda, o número de riscos e arranhões em telas naturalmente cresceu bastante. O problema pode ser apenas cosmético ou até funcional, dependendo da gravidade. Nos piores casos, o usuário precisa trocar a tela; nos casos mais simples, basta seguir as dicas deste artigo. Você pode usar creme dental (em telas de plástico) ou um polidor (em telas de vidro) e, claro, passar a tomar certas precauções para evitar maiores dores de cabeça.
Passos
-
Pegue um tubo de creme dental. O creme dental já faz parte da rotina matinal de todo mundo. Como é abrasivo, esse produto consegue remover riscos e arranhões de telas da mesma forma que consegue limpar dentes. Sendo assim, é a solução ideal para celulares com tela de plástico. Só não se esqueça de usar um creme tradicional, não à base de gel (que não é tão abrasivo assim). [1] X Fonte de pesquisa Leia o rótulo se tiver dúvida quanto ao tipo.
- Misturas de bicarbonato de sódio são tão abrasivas quanto creme dental. Se preferir, prepare algo do tipo e use da mesma maneira.
-
Umedeça um chumaço de algodão com creme dental. [2] X Fonte de pesquisa O algodão é uma boa opção para aplicar, mas você também pode usar um pano macio, uma folha de papel-toalha ou uma escova de dentes. Aplique só uma gotinha do creme para não sujar a tela do celular sem querer.
-
Passe creme dental no risco. Depois de passar creme dental no algodão, esfregue-o na tela fazendo movimentos circulares e suaves até o risco quase sumir. Como o creme em si é abrasivo, você não precisa fazer tanta força. Continue até ver progresso, mesmo que não consiga resolver todo o problema. [3] X Fonte de pesquisa
- Não adianta usar só creme dental se o risco for muito grande, mas o método ainda ajuda um pouco.
-
Limpe o celular. Depois de reduzir bastante o risco na tela, basta limpar os restos de creme do celular com um pano macio e umedecido de leve. [4] X Fonte de pesquisa Em seguida, passe um pano de polimento para remover as partículas mais persistentes e deixar o celular com cara de novo.Publicidade
-
Compre um polidor de óxido de cério. Se a tela do seu celular é de vidro, você vai precisar de uma solução mais potente que creme dental ou bicarbonato de sódio. Nesse caso, compre um polidor de óxido de cério. [5] X Fonte de pesquisa Ele vem na forma de um pó solúvel ou já pronto. A versão pronta é conveniente, mas a em pó rende muito mais.
- Compre mais ou menos 100 g de óxido de cério em pó para polir a tela do celular (ou um volume maior, caso queira guardar para outras vezes).
-
Misture o pó até formar uma pasta fluida. Se você comprou óxido de cério em pó, prepare-se para fazer a mistura. O processo é bem fácil e viável. Basta colocar de 50 a 100g do pó em uma vasilha pequena e acrescentar água aos poucos até a solução ficar com a consistência de um creme. Não exagere nas medidas.
- A medidas não têm que ser exatas, desde que você use água suficiente para fazer um volume adequado do polidor.
- Ignore este passo se você comprar o polidor pronto.
-
Passe fita adesiva nos pontos vulneráveis do celular. [6] X Fonte de pesquisa O polidor de óxido de cério pode piorar a situação do celular se entrar em um dos orifícios dele, como o alto-falante, a entrada do microfone ou do carregador etc. Ele pode até danificar a lente da câmera. Por isso, proteja esses locais com fita adesiva.
- Por mais que pareça bobeira, a fita pode proteger o seu celular de danos ainda mais graves que os riscos.
-
Aplique o polidor à área do risco. Umedeça um pano de polimento na mistura de óxido de cério e passe na área do risco em movimentos circulares com um pouco de força. [7] X Fonte de pesquisa Veja se a situação melhorou e, a cada 30 segundos, tire o excesso da solução com outra parte do pano, umedeça-o de novo e repita o processo.
- Na hora de aplicar o polidor, faça um pouco mais de força que o normal (mas sem exagerar). Tenha cuidado para não arranhar outros pontos da tela por acidente!
-
Limpe o celular. Depois de aplicar e limpar o polidor, passe o pano limpo no celular mais uma vez para tirar os últimos resíduos. Remova os pedaços de fita e repita o processo por um ou dois minutos. Você vai ficar de cara com a diferença!
- Limpe a tela duas vezes por dia. Parece demais, mas isso ajuda a manter o celular sempre em boas condições.
Publicidade
-
Compre um protetor de tela. Os aparelhos celulares nunca foram tão frágeis e suscetíveis a acidentes quanto os modelos atuais. Portanto, toda pessoa sensata tem que comprar um protetor de tela de qualidade. Esses acessórios não costumam ser caros (pelo menos, saem muito mais barato do que ter que trocar a tela em si). Existem modelos que são praticamente inquebráveis, embora as opções mais populares caibam em qualquer bolso.
- É melhor investir em um protetor mais resistente e que dure mais tempo. [8] X Fonte de pesquisa
-
Limpe a tela com frequência. Até o acúmulo de partículas de sujeira pode riscar e arranhar telas de celulares. Sendo assim, passe um pano de microfibra ou de seda nela duas vezes por dia para remover esse excesso (que inclui óleos e impressões digitais).
- Use um tecido macio, como a manga de uma camiseta ou até um pano de prato, embora o ideal seja algo como seda ou microfibra.
-
Guarde o celular em lugares seguros. Quase todo acidente com celular acontece em momentos em que o aparelho está exposto. Fique atento e descubra quando isso acontece para se prevenir. Guarde em outros bolsos e, se possível, dentro de um saquinho zip lock (principalmente se ele vive caindo).
- Não guarde o celular no bolso traseiro. Além do risco de danos à tela quando você se sentar, há ainda chances de o aparelho ter problemas devido à pressão. [9] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Dicas
- Riscos e arranhões são problemas normais e, por sorte, existem muitos profissionais capazes de resolver a situação. Se a coisa ficar tensa e você não tiver tempo para seguir as dicas acima sozinho, leve o aparelho a uma dessas pessoas. O serviço pode sair um pouco caro, mas às vezes é melhor nem arriscar.
- Não é fácil determinar se a tela do celular é de vidro ou plástico só a olho nu. Nesse caso, pesquise sobre o modelo do seu aparelho na internet ou leia o manual de instruções para saber o que usar. [10] X Fonte de pesquisa
- Os modelos mais recentes de celular são capazes de "apagar" riscos e arranhões. Se você é mais desastrado com as suas coisas e tem condições de investir em tecnologias mais avançadas, compre um deles e experimente. [11] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Avisos
- Se for usar um polidor mais pesado, tenha cuidado para não esfregar parte da proteção da tela. Essa "camada oleofóbica", como é conhecida, reduz a fricção e aumenta o conforto nas mãos do usuário. Lembre-se disso na hora de escolher o produto.
Publicidade
Referências
- ↑ http://www.electronicproducts.com/Optoelectronics/Displays/5_ways_to_remove_scratches_from_your_phone_including_eggs_baby_powder_and_toothpaste.aspx
- ↑ http://www.electronicproducts.com/Optoelectronics/Displays/5_ways_to_remove_scratches_from_your_phone_including_eggs_baby_powder_and_toothpaste.aspx
- ↑ http://wordscanspeak.com/guides/8-ways-remove-scratches-phone/
- ↑ http://wordscanspeak.com/guides/8-ways-remove-scratches-phone/
- ↑ http://www.expertreviews.co.uk/mobile-phones/8025/how-to-remove-scratches-from-iphone-screen
- ↑ http://www.expertreviews.co.uk/mobile-phones/8025/how-to-remove-scratches-from-iphone-screen
- ↑ http://www.expertreviews.co.uk/mobile-phones/8025/how-to-remove-scratches-from-iphone-screen
- ↑ http://gadgetstouse.com/gadget-tech/why-tempered-glass-is-better/25427
- ↑ http://consumerist.com/2015/04/14/putting-your-phone-in-your-back-pocket-may-also-be-bad-for-your-butt-back/
Publicidade