Baixe em PDF Baixe em PDF

A presença de pele morta é algo com que todos têm que lidar de uma forma ou de outra. Na verdade, a maioria das pessoas perde um milhão de células epidérmicas mortas por dia. No entanto, se a pele morta estiver saindo do controle, particularmente no rosto ou nos pés (duas das áreas problemáticas mais comuns), há várias soluções disponíveis. Esfoliando a pele morta e seguindo passos para evitá-la no futuro, você pode manter o brilho saudável e viçoso da pele lisa durante muito tempo.

Método 1
Método 1 de 3:

Esfoliando o rosto

Baixe em PDF
  1. Gentilmente, coloque-a no rosto e deixe-a repousar durante um a dois minutos. Isso abrirá os poros e preparará a pele do rosto para ser esfoliada. A esfoliação é uma das formas mais eficazes de se livrar de células mortas. [1]
  2. Depois de usar a toalha morna, o próximo passo é lavar o rosto com um tônico suave — o mesmo que você costuma usar diariamente como parte de seus cuidados pessoais. Limpar a pele pode ajudar ainda mais a abrir os poros e preparar melhor a pele do rosto para uma esfoliação eficaz. [2]
    • Depois de lavar a pele, seque-a gentilmente com uma toalha seca. Seja cuidadoso e não a esfregue com muita força, para evitar danos indesejados.
    • Talvez seja uma boa ideia ficar em frente ao ventilador para secar o corpo durante o processo.
  3. Há dois tipos de esfoliação: física e química. A física é aquela que ocorre com o uso de um produto que raspa as células mortas pressionando-as para expulsá-las. Alguns exemplos dessas ferramentas incluem almofadas esfoliantes e kits de microdermoabrasão. [3]
    • Os profissionais não recomendam a microdermoabrasão sem antes consultar um profissional. Fazê-lo sem autorização pode irritar a pele (ou causar danos ainda piores).
    • Geralmente, eles consistem em um creme abrasivo ou escova com uma ferramenta especial para a aplicação. [4]
  4. Há diversos produtos esfoliantes químicos à sua disposição, mas a sua melhor aposta é consultar um profissional em estética ou dermatologista que indique aquele mais adequado a você. [5] No entanto, se você não puder arcar com uma consulta profissional, leia cuidadosamente os rótulos dos produtos e opte por aquele que combina mais com o seu tipo de pele.
    • Depois de lavar o rosto e secá-lo gentilmente, aplique o esfoliante químico com cuidado. Espalhe-o por toda a extensão do rosto, cobrindo sua superfície por completo. [6] Gentilmente, massageie o agente esfoliante na pele. Faça movimentos circulares com os dedos, mas não esfregue-o com força para não danificar a pele.
    • Muitas pessoas também esfoliam o pescoço depois de haverem terminado o rosto. Sinta-se livre para fazê-lo também.
    • Alguns exemplos de agentes esfoliantes químicos incluem produtos à base de ácido glicólico ou lático. A natureza ácida desses produtos é parte do que os torna tão eficazes.
    • A esfoliação química costuma ser melhor do que a física (particularmente para resultados em longo prazo), uma vez que é capaz de acessar camadas mais profundas da pele. Ela trabalha quebrando as ligações químicas, o que, em contrapartida, elimina as células mortas e permite que caiam muito mais facilmente.
    • Evite usar muitos esfoliantes químicos de uma só vez, já que eles podem irritar a pele e causar problemas.
  5. A seguir, enxugue-o cuidadosamente. Deixe-o secar naturalmente por cinco minutos e aplique uma loção hidratante para finalizar.
    • Hidratantes são recomendados como parte dos cuidados gerais da pele. Eles ajudam a evitar os primeiros sinais da velhice e dá à pele um brilho saudável.
  6. Basicamente, é possível seguir esse mesmo processo de esfoliação em todo o corpo (excetuando as áreas sensíveis e membranas mucosas). No entanto, a área de esfoliação mais comum costuma conter o rosto e o pescoço. Isso ocorre porque são áreas mais visíveis ao público e, com frequência, a maior preocupação cosmética das pessoas. [7]
    • Procure por escovas feitas exclusivamente para esfoliar outras partes do corpo, não o rosto.
  7. Nem todas as soluções esfoliantes são produtos comprados em uma loja. Na verdade, é melhor fazer os seus próprios cremes esfoliantes, "peelings" e loções em casa se você prefere uma abordagem mais natural. Abaixo estão duas receitas fáceis de usar:
    • Loção de açúcar com óleo. Combine partes iguais de açúcar mascavo e óleo de cozinha (azeite de oliva, óleo de sementes de uva etc.) para ter uma loção econômica e eficaz. Esfregue-a no rosto para esfoliá-lo e enxágue a pele com água e sabão. Acrescente uma colher de sopa de mel e algumas gotas de limão para nutrientes adicionais.
    • Máscara condicionadora facial de iogurte grego e enzima de papaia. Misture 1/2 xícara de iogurte grego e 3 colheres de sopa de mamão papaia amassado. Aplique a máscara no rosto ou corpo e deixe-a repousar por 15 a 30 minutos. Remova-a e lave a área para terminar. [8]
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Cuidando dos pés

Baixe em PDF
  1. Pegue uma tigela de água morna ou quente e mergulhe nela os seus pés. Deixe-os imersos por cinco a dez minutos antes da esfoliação. Isso amolecerá os calos e preparará os pés para os melhores resultados possíveis.
    • Você pode acrescentar à água um pouco de azeite de oliva extravirgem para intensificar o amolecimento dos calos.
    • Depois de mergulhar os pés, seque-os com uma toalha.
  2. Pegue uma bucha (ela pode ser comprada em uma loja de cosméticos) e esfregue-a gentilmente em movimentos circulares ao longo da base do pé. Concentre-se particularmente no calcanhar e em outras áreas com pele dura ou morta. Essa é uma forma bastante eficaz de eliminar o excesso de células mortas.
    • Algumas alternativas à bucha ou pincel esfoliante são a lixa de pé e o Ped-Egg , um produto cuja eficiência na esfoliação dos pés tem sido bastante divulgada no mundo. Também é possível experimentar um creme esfoliante feito especificamente para os pés.
  3. Se houver áreas com pele morta particularmente duras, como no caso de calos, a pedra-pomes representa um meio eficiente de cuidar delas e eliminar células mortas.
    • Lave a pedra-pomes depois de usá-la e deixe-a secar naturalmente antes da próxima esfoliação.
  4. Depois da esfoliação, use um hidratante para garantir a proteção máxima da nova pele, deixando-a mais saudável por mais tempo. Coloque meias sobre o hidratante para não escorregar enquanto você anda.
  5. Caso não queira fazer sozinho, você sempre pode procurar um profissional. Durante o processo de pedicure, eles esfoliarão as plantas dos seus pés e cortarão suas unhas. A microdermoabrasão fica reservada somente aos pontos mais difíceis, pois ainda é possível usar uma navalha para retirar a pele morta.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Evitando a pele morta

Baixe em PDF
  1. Geralmente, a sua pele secreta óleos naturais para se manter macia, saudável e umidificada. No entanto, se algo remove esses óleos ou interfere com sua produção, a pele pode ficar ressecada, escamosa e rachada. Para suavizá-la depois do ressecamento, aplique com frequência um bálsamo ou loção hidratante. Essas soluções trabalham mantendo a umidade perto da pele com uma camada de óleo ou gordura. Se ela estiver gravemente ressecada, você talvez queira transformar essa aplicação hidratante em uma parte de sua rotina diária — por exemplo, pode tentar manter uma loção manual nas pias da cozinha e do banheiro, para aplicá-la depois de cada lavagem.
    • Como via de regra, quanto mais espesso for o creme hidratante, mais ele ajudará a pele a reconquistar sua umidade. [9] Dessa forma, cremes, bálsamos e manteigas com grande densidade costumam ser mais eficazes do que loções aquosas e ralas. No entanto, eles podem deixar você com uma desagradável sensação de “oleosidade”. Experimente algumas opções diferentes para descobrir o que funciona melhor para você.
  2. Em muitas partes do mundo, o inverno significa ar frio e seco lá fora e ar quente e seco (do aquecedor) dentro de casa. Juntas, essas condições podem impactar muito a sua pele, causando ressecamento, rachaduras e irritações. Uma das melhores formas de manter a pele a salvo do inverno é mantê-la coberta com mangas longas e outros acessórios que cubram a pele. Quanto menos de sua pele for exposta ao ar seco e cortante, menos você terá que lidar com seus efeitos desidratantes.
  3. Às vezes, abrasivos mais fortes (como pedras-pomes e pincéis duros) podem ser excelentes para eliminar depósitos de pele morta acumulada. No entanto, se usados com muita frequência (ou em peles sensíveis), esses agentes abrasivos podem deixar a pele vermelha e frágil, tornando-a vulnerável a ressecamento e irritação em longo prazo. Se você tem observado alguma dor ou vermelhidão depois de esfoliar a pele, tire alguns dias da rotina diária para usar um abrasivo mais suave.
    • Por exemplo, se o pincel de banho com cerdas duras tem irritado a sua pele, troque-o por um pano suave, que possibilitará uma esfoliação muito mais suportável.
  4. A água quente, apesar de relaxante, despe o seu corpo de óleos essenciais presentes na pele, deixando-a vulnerável ao ressecamento. Para evitar esse mal, basta manter a temperatura da água morna, em vez de quente, e limitar os banhos a um período razoável — dez minutos ou menos. Quanto mais frio (e breve) o banho, menos provavelmente você ressecará a pele.
    • O mesmo princípio se aplica aos banhos de banheira — breves e frios são a melhor opção. Também é importante evitar banhos de espuma e outros banhos com sabões (excetuando-se aqueles rotulados como “hidratantes”), que também podem retirar os óleos naturais da pele.
    • Depois do banho, toque (em vez de esfregar) a toalha no corpo, para secá-lo. A ação vaivém da toalha pode remover os óleos naturais amolecidos pela água morna e irritar a pele delicada.
  5. Alguns sabonetes e produtos de limpeza contêm componentes químicos capazes de ressecar peles sensíveis e remover seus óleos protetores. Aqueles que contêm álcool são ainda mais danosos. Embora excelente para matar germes, o álcool pode desidratar a pele de forma bastante séria. [10] É importante ter uma boa higiene para evitar a proliferação de doenças, mas você não precisa arruinar as mãos com produtos pesados para mantê-las limpas. Por isso, tente passar a usar um produto mais suave ou que seja rotulado como “hidratante”, para evitar a pele seca e rachada.
    • Em vez de lavar o corpo inteiro, concentre-se nas partes mais sujas, como axilas, virilha, o espaço sob os seios e entre os dedos.
  6. Para algumas pessoas, passar alguns minutos em um cômodo com vapor ou em uma sauna pode ajudar a amolecer a pele seca, desobstruir poros e, ainda mais, trazer uma sensação deliciosa. Se você tem acesso a uma sauna de qualidade profissional, considere passar alguns minutos a meia hora de vez em quando, como parte da rotina semanal.
    • Lembre-se da segurança ao usar a sauna — jamais fique por mais tempo do que o confortável, eleve o calor a ponto de ser difícil respirar ou ficar acordado ou, principalmente, combine-a com bebidas alcoólicas. [11]
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 169 843 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade