Baixe em PDF
Baixe em PDF
Empinar a moto é muito legal, mas isso só deve ser feito com segurança e em locais onde a prática é permitida. Antes de mais nada, as empinadas são feitas "sentindo" o motor, o que envolve prestar atenção no barulho que ele faz – o que o tacômetro diz não é tão importante assim. Preste bastante atenção na estrada e prepare-se para sofrer alguns arranhões.
Passos
-
O primeiro passo é fazer uma empinada básica com a potência do motor. Para tanto, é preciso uma moto com força o suficiente para levantar a roda frontal com um simples puxão no acelerador. É preciso se acostumar com a parte da frente ficando mais "leve". A maioria das motos precisam de algumas modificações para tal manobra, que tende a não ser possível com as configurações de fábrica. Alcance uma boa velocidade na primeira marcha (10 ou 20 km/h) e, quando o motor estiver bem engrenado – isto é, quando não precisar de muita força para ganhar velocidade –, solte o acelerador um pouquinho e depois acelere bastante, sem exagerar para que a moto não caia para trás. Nesse ponto, a parte da frente tende a levantar e, quando você solta o acelerador, ela desce. Se você acelerar mais após esse ponto de engrenamento, ela vai subir ainda mais e, por isso, recomenda-se usar um estabilizador. Providencie um, se você ainda não o fez. Empinar a moto e depois fazê-la voltar repentinamente à posição original faz o pneu frontal tremer e, se a moto não voltar totalmente reta, ela poderá acabar empinando para a frente e causar um acidente com vários ferimentos e estragos. Quando você estiver acostumado com essa perda de peso na parte da frente da moto, tente aprimorar cada vez mais as suas empinadas e, quando já estiver bem craque nesta manobra, prossiga para a próxima etapa, que envolve a embreagem.
-
Atinja uma velocidade de mais ou menos 15 a 30 km/h na primeira marcha.
-
Acione a embreagem e acelere um pouco o motor. Depois disso, solte-a. Vá praticando, com um pouco mais de potência no motor de cada vez, até se acostumar com o jeito com que a moto empina. Mas fique preparado: desse jeito, a moto empina mais rápido do que com o método anterior.
-
Quando estiver acostumado com pequenas empinadas, comece a prestar mais atenção na força da aceleração e nos freios. Controle a força nos aceleradores para manter a altura da moto e use o freio traseiro para que a moto não caia para trás. Quando se solta o acelerador na primeira marcha, a moto volta ao chão de maneira bem abrupta.
-
Em teoria, quando se sabe utilizar bem os freios, é possível manter a moto empinada até o motor estourar. No entanto, os principiantes tendem a fazer o motor rodar rápido demais e não conseguir manter a moto na posição. É nesse ponto que se precisa mudar para a segunda marcha. A troca é feita sem a embreagem, quando a moto está empinada ao máximo e o motor estiver a 3.000 rpm abaixo da linha vermelha. Abaixe um pouquinho a parte frontal e, ao mesmo tempo, avance para a segunda marcha.
-
Depois da troca de marcha, acelere um pouco para que a inércia não traga a moto ao chão. Encontre um ponto de equilíbrio em que a moto fique constantemente empinada. Para encontrar esse ponto de equilíbrio, pode-se inclinar levemente o corpo para trás e, assim, transferir o centro de gravidade para o centro. Dessa forma, é possível manter a posição por bastante tempo, mas cuidado: não mude a posição do corpo na parte de trás, pois isso pode te fazer cair da moto. Esteja também preparado para usar o freio traseiro nesses casos.Publicidade
Dicas
- A posição do corpo é importantíssima. Muitos iniciantes, por causa da insegurança, costumam se prender no tanque com os tornozelos para manter o corpo no lugar. O ideal, no entanto, é que ele esteja apoiado contra o assento traseiro.
- Pode-se praticar em uma bicicleta para encontrar o ponto de equilíbrio e se acostumar com o controle do freio traseiro. A manobrabilidade e o ponto de equilíbrio da bicicleta são bem parecidos com os da moto, o que torna tudo mais fácil quando for passar para o equipamento motorizado.
- As motos de passeio mais potentes levantam um pouco quando se passa para a segunda marcha. Esteja preparado para usar o freio traseiro se estiver manobrando um desses modelos.
- Tenha calma, dando um passo de cada vez.
- Muitas vezes é mais fácil encontrar o ponto de equilíbrio empinando de pé, colocando ambos os pés nas pedaleiras traseiras ou apenas o esquerdo.
- Se você nunca trocou de marcha sem usar a embreagem, comece fazendo isso sem empinar. Coloque o motor em uma rotação bem alta, solte um pouquinho o acelerador e troque a marcha com firmeza para não cair no ponto morto.
Publicidade
Avisos
- Não dá para aprender a empinar do dia para a noite. Mesmo se você treinar todos os dias, vai levar algumas semanas para pegar o jeito. A maioria das pessoas que fazem isso nos vídeos e nas exibições têm anos de prática. Não desanime, levante a cabeça e continue tentando.
- Empinar motos é algo perigoso, até mesmo para os profissionais.
- Utilize equipamentos de proteção e treine com uma moto pequena de baixa potência (algo de 100 ou 150 cilindradas). É muito mais fácil aprender a controlar os freios nesses modelos menores, com menos risco da moto cair para trás.
- Nunca faça essas manobras em vias públicas, pois isso pode te causar problemas e você pode até mesmo perder a sua habilitação.
Publicidade
Materiais Necessários
- Capacete
- Luvas para motoqueiros. É muito importante ter uma pegada firme e, além disso, elas protegem as mãos se você cair ou tiver algum acidente.
- Uma jaqueta de couro ou de kevlar bem resistente e uma calça comprida bem forte, de jeans ou de couro.
- Calçados que não escorreguem, preferencialmente botas de motoqueiro. Eles protegem os pés e os tornozelos em casos de queda.
- Uma moto barata que possa cair. Recomenda-se começar com uma que seja pequena e leve.
- Um espaço aberto em que se possa praticar legalmente. Você pode ter problemas com a polícia se empinar a moto em uma via pública.
- Tornozeleiras, joelheiras e cotoveleiras.
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 268 863 vezes.
Publicidade