Baixe em PDF
Baixe em PDF
Quando se está acampando, tem um amigo dormindo em casa ou está apenas procurando um lugar conveniente para descansar, o colchão inflável pode ser sua melhor opção. Esses colchões são úteis, podem servir como um local confortável para dormir têm apenas uma fração de seu tamanho quando comprimidos, o que facilita muito na hora de transportar um. Independentemente se você tem uma bomba de ar ou apenas algumas ferramentas à mão, encher um colchão inflável é simples — basta jogar ar para dentro dele (e evitar que ele vaze!)
Passos
-
Retire a tampa para abrir a válvula. A maioria dos colchões de ar tem uma válvula que permite que o ar entre, mas não saia em algum lugar nas laterais do colchão. O primeiro passo é localizar essa passagem de ar e remover a tampa. Não é possível inflar o colchão sem ter um local exato para isso.
- Note que alguns colchões mais modernos têm bombas anexadas. Nesse caso, basta ligar o colchão na tomada ou colocar baterias e mudar a chave para a posição “Ligado” para começar a enchê-lo.
-
Insira a bomba. Seja elétrica ou manual, seu próximo passo é o mesmo: insira o bico da bomba no buraco do colchão ou abertura da válvula. A bomba deve ficar travada junto ao material ao redor da entrada. Se não ficar, pode ser que o ar escape, dificultando o enchimento.
- Se precisar prender a bomba à entrada (caso esteja usando uma bomba que não é própria do modelo do colchão), é melhor usar fita isolante para selar e impedir que o ar vaze. No entanto, isso pode não dar certo se a diferença de tamanho for muito grande. Outra opção é derreter plástico em volta da bomba para deixá-la mais grossa e permitir um encaixe mais firme. Isso pode ser difícil para principiantes. [1] X Fonte de pesquisa
-
Se estiver usando uma bomba automática, ligue-a. A maioria dos colchões modernos vem com uma bomba elétrica. Se estiver usando uma, ligue-a na tomada ou coloque baterias para usá-la.
- Note que bombas elétricas geralmente fazem barulho, então é melhor tomar cuidado ao encher o colchão se outras pessoas estiverem dormindo.
-
Se estiver usando uma bomba manual, comece a bombear. Se o colchão for mais antigo ou você perdeu a bomba elétrica, a bomba manual pode ser a saída mais simples. Embora sejam mais cansativas e menos rápidas que as elétricas, as bombas manuais também dão conta do recado. Os dois tipos principais de bombas manuais usadas para inflar colchões são:
- Bombas de mão: geralmente grandes, são utilizadas em movimentos para cima e para baixo. No entanto, há bombas menores de mão à venda.
- Bombas de pé: geralmente têm a forma de um pedal anexado a uma mangueira; pisar nesse pedal repetidamente força o ar para dentro do colchão.
-
Rosqueie a tampa. Quando o colchão estiver cheio e firme ao toque, retire a bomba e rosqueie a tampa para manter o ar dentro do colchão. Pronto, agora é só dormir! Pegue alguns lençóis, cobertores e travesseiros.
- Perceba que colchões com válvula de um caminho automaticamente prendem o ar. Mesmo assim, ainda é melhor tampá-lo logo depois de enchê-lo para evitar que o ar escape. Colchões mais simples têm apenas uma abertura de ar, então é preciso tampá-los rapidamente.
Publicidade
-
Use um secador de cabelo se você não tiver uma bomba disponível. Se não houver uma bomba, é possível usar itens da casa para realizar a tarefa. Por exemplo, você pode usar um secador elétrico. Basta ligá-lo e segurá-lo na entrada de ar do colchão. O processo pode demorar um pouco mais do que se estivesse usando uma bomba.
- Use ar frio em vez de quente, se puder. A maioria dos colchões é feita de plástico ou vinil, materiais que podem derreter ou deformar se expostos ao calor.
-
Use um aspirador de pó. Qualquer aparelho que sopra ar pode ser usado para encher um colchão. Por exemplo, muitos aspiradores têm uma função que expele ar em vez de sugar. Uma outra opção é usar um soprador de folhas, feito especialmente para essa função. Com aparelhos como esse, tudo que precisa fazer é segurar a mangueira ou ponta na entrada de ar do colchão para enchê-lo.
- É possível converter aspiradores de pó convencionais para expelir ar em vez de sugar. Para fazer isso, remova o saco do aspirador e conecte uma mangueira longa no buraco. O ar sairá pela mangueira e você poderá encher seu colchão com ela. [2] X Fonte de pesquisa
-
Use uma bomba de pneu. Se tiver uma bicicleta ou carro por perto, deve ter também uma bomba de encher pneus. A maioria pode ser usada para encher colchões. No entanto, pode ser difícil manter a mangueira conectada à entrada de ar do colchão. Pode ser preciso usar algum tipo de adaptador para evitar que o ar escape. [3] X Fonte de pesquisa
-
Use um saco de lixo. A maioria das pessoas não sabe que é possível encher um colchão usando um saco preto de lixo. Para fazer isso, primeiramente abra o saco e chacoalhe-o para cima e para baixo, de forma a pegar bastante ar. Segure a ponta aberta do saco para prender o ar lá dentro. Leve o saco à entrada de ar do colchão, encaixe a ponta dele nela e aperte-o para forçar o ar para dentro do colchão (pode ser mais fácil deitar levemente sobre o saco). Repita conforme necessário.
- Se puder, use sacos mais grossos para esse processo. Sacos mais finos são mais propensos a estourar com o seu peso.
-
Se nada mais der certo, infle o colchão com o seu próprio ar. Se não encontrar nenhum objeto acima, use seus pulmões. Higienize a entrada de ar do colchão com sabão ou álcool e simplesmente coloque a boca para enchê-lo. Repita até que o colchão esteja firme. Encher dessa forma pode levar tempo.
- Se o colchão não tiver uma entrada de ar de um caminho, será preciso manter a boca na passagem de ar do colchão e fechar sua garganta para que o ar não volte conforme você respira. Respire pelo nariz e não pela boca.
Publicidade
-
Solte a tampa da válvula. Se deseja esvaziar seu colchão para guardá-lo, abra a válvula de ar e retire a tampa. Se o colchão tem apenas uma entrada simples de ar, ele vai começar a esvaziar imediatamente. Modelos mais complexos podem requerer um esforço maior, no entanto. Se o colchão não começar a esvaziar imediatamente, tente algumas das dicas abaixo:
- Procure por alguma válvula ou alavanca de escape de ar.
- Ative o mecanismo de liberação do ar para esvaziar o colchão.
- Retire a própria válvula do encaixe.
-
Dobre ou enrole o colchão para forçar a saída de ar. Conforme o ar escapa, o colchão ficará mais plano. Para retirar todo o ar, tente dobrar ou enrolar o colchão começando pelo lado oposto da válvula de ar. Isso fará com que ele tome o menor espaço possível quanto estiver vazio.
- Para forçar a saída de todo o ar do colchão, tente enrolar em pequenos espaços, como se estivesse tentando tirar pasta de dente de um tubo.
-
Para economizar tempo, use um aspirador. Se você quer acelerar o processo, use um aspirador para puxar o ar para fora do colchão. Você pode usar um aspirador doméstico ou qualquer outro equipamento que possa criar sucção suficiente para esse propósito. Apenas abra a entrada de ar, espere o ar começar a sair do colchão e segure a mangueira sobre a entrada para acelerar o processo.Publicidade
Dicas
- Os secadores funcionam melhor se você selar a entrada de ar do colchão com a mão.
Publicidade
Avisos
- Não exagere na hora de encher o colchão! Se sentir tonturas, pare um pouco e respire fundo para se recompor.
- O ar quente proveniente do secador pode derreter ou deformar alguns modelos de colchão. Use ar frio, se possível.
Publicidade
Referências
Publicidade