Baixe em PDF Baixe em PDF

Se você sente um desejo de se conectar com o sagrado, este artigo é para você, pois lhe ajudará a trilhar o caminho rumo a um encontro pleno com o seu Deus.

  1. Encontre uma forma de adoração com a qual você se sinta bem, tendo em mente que ela não necessariamente precisa ser realizada num templo dedicado ao culto. [1] Procure na internet ou pergunte a pessoas que partilhem da sua fé aonde elas vão para adorar e fazer preces.
  2. Isso pode ser útil na sua busca.
  3. Na seção religiosa, procure vídeos e textos sobre o tema. Muitos sistemas religiosos têm as suas respectivas "bíblias": O livro do caminho e da virtude (o mais importante do taoísmo), o Bhagavad Gita (textos hindus em forma de diálogos), A arte da paz (ensinamentos espirituais de Morihei Ueshiba), o Corão, os textos sagrados do budismo (como a Tripitaca ou o Darmapada ), o Talmude, entre outros.
  4. A fé é uma faculdade sensata e racional, não mera superstição. Para quem está em busca da verdade, é normal ficar atento a razões que fundamentem a própria fé, à verdade acerca de questões espirituais, a possíveis evidências de um ser divino. Mantenha a mente aberta sem ser ingênuo.
  5. Examine os textos nos quais a fé no seu Deus se fundamenta. O relacionamento com um Deus se dá "pela graça [...], por meio da fé; e isso não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; pois somos feitura Sua, criados [...] para as boas obras, as quais Deus preparou para que nelas andássemos". Seja cauteloso com líderes e organizações que zombem das divindades ou da fé alheias. Pode-se encontrar pelo menos um pouco de verdade em qualquer igreja, sinagoga ou templo.
  6. Peça orientação para chegar à paz. Não precisa ser nenhum pastor, profeta, padre, apóstolo, freira ou evangelista — mas simplesmente alguém cujas convicções e caráter você respeite.
    • É possível conhecer Deus?
    • Quais atributos constituiriam a natureza de Deus?
    • Como pode um ser eterno dar-se a conhecer aos mortais?
    • O que é o ser humano aos olhos de Deus?
    • Se as pessoas precisam da redenção, como é que ela se dá ?
  7. Muitas religiões reconhecem a oração como um aspecto fundamental do exercício da fé. Fale da sua busca espiritual, assim como dos motivos que o levaram a trilhá-la, ao seu Deus. Tente conhecer os meios pelos quais ele opera e busque a verdade dele com todo o seu ser.
  8. Um Deus, entidade infinita, só pode ser apreendido na medida em que se abre mão das finitas concepções humanas a respeito dele. Tentar compreender o infinito com uma mente finita é como tentar explicar os oceanos do mundo a um peixe. É normal deparar-se com fenômenos os quais você, em sua pequenez, não está preparado para entender, como atos de graça e amor que parecem ir contra a racionalidade. Se isso não acontece, é porque você não está sendo honesto na sua busca. O seu Deus não é necessariamente um homem sentado em um trono!
  9. "Religião" e "divindade" não são noções indissociáveis: é perfeitamente possível encontrar a segunda sem aderir à primeira.
  10. Por exemplo, a Bíblia, o Corão, o Darmapada , entre outros.
  11. Mude de opinião. Persevere na sua jornada em busca da graça divina pela fé. Busque o seu Deus não em concepções alheias, mas sendo um porta-voz da graça divina por meio da oração e exercendo a caridade e o amor ao próximo.
    • Sem a luz da graça e da fé, é impossível enxergar que caminho seguir. Procure as antigas veredas e ande por elas.
  12. Transmita paz aos outros homens. Passe adiante a graça de Deus. "Bem-aventurados os pacificadores."
    Publicidade

Dicas

  • Encontrar o seu Deus será mais fácil do que imagina, uma vez que ele também está à sua procura.
  • Deus se revela até mesmo aos homens de fé pequena como um grão de mostarda.
  • O pontapé inicial da sua jornada pode se dar num templo, em cerimônias para neófitos, mas também é possível adorar o seu Deus em casa, por rituais ou canções. Ir a um templo pode ajudá-lo ou não.
  • Algumas vertentes religiosas oferecem reuniões e cursos em ambientes neutros, como livrarias ou cafés, para os curiosos tirarem as suas dúvidas. Tais eventos talvez sejam de alguma ajuda, mas é de se esperar que as respostas sejam tendenciosas.
  • Converse consigo mesmo e com o seu Deus, mentalmente ou em voz alta, para receber a paz dele.
  • Um Deus não vive confinado entre paredes de madeira, ferro e alvenaria, mas se revela no amor divino que se acende, tanto no espírito do homem como em tudo o que o cerca, quando os dois, Deus e homem, servem um ao outro. Os templos são próprias pessoas, que são erigidas com pedras vivas e em cujo âmago reside um coração pulsante. Elas é que fazem o culto a um Deus.
  • A energia de um Deus flui através de todos nós, estejamos cientes disso ou não. Se você procurar dentro de si, encontrará uma força divina que o permitirá discernir o caminho até ele. Não tema o que é mais poderoso que você. Avance de coração aberto, e a verdade se revelará.
Publicidade

Avisos

  • Se você encontrar um Deus, saiba que divulgar a sua nova verdade aos outros pode irritá-los. O mais provável é que eles, notando as mudanças na sua vida, espontaneamente decidam perguntar-lhe o que aconteceu — o que você não deve ser visto como oportunidade para arrebanhar novos convertidos, mas apenas para discutir, com toda a modéstia, as transformações por que você passou. Em vez de ser uma pessoa crítica e hipócrita, exerça a graça e a compaixão.
  • Não importa o quanto você seja fervoroso, sempre haverá espaço para um pouco mais de fé. Medite sobre as suas crenças o melhor que puder e aja de acordo com elas. Aceite a graça de Deus e passe-a adiante.
  • Ao consultar textos religiosos, procure entender o sentido das palavras originais no contexto em que foram escritas. Pesquise o significado do texto e os conceitos que o autor tentou abordar neles, já que o significado das palavras se transforma através do tempo e das culturas. Considere também a quem o texto se dirigia, e tenha cuidado com traduções enviesadas. Chegar ao centro de um conceito religioso pode exigir que se consultem várias traduções de um mesmo trecho. Lembre-se, por fim, de que o objetivo de um texto sagrado é apresentar um Deus, não substituí-lo.
  • Há um mundo de diferença entre "religião" e "fé". É possível ter fé sem religião. Você sempre terá um caminho livre até o seu Deus, ainda que não se submeta a determinada autoridade espiritual. A religião pode ser muito útil — ajuda-nos, no mínimo, a orar em comunhão, a celebrar rituais importantes e a sentirmo-nos parte de uma comunidade.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 50 615 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade