Baixe em PDF
Baixe em PDF
Todos os elementos químicos básicos são compostos de elétrons, prótons e nêutrons. Um elétron é uma partícula de carga negativa contida em um átomo. Um dos princípios fundamentais da química é a capacidade de descobrir quantos elétrons há dentro de um átomo. Para isso, basta usar a tabela periódica dos elementos. Outros princípios fundamentais são descobrir o número de nêutrons e de elétrons de valência , ou o número de elétrons na camada externa do átomo de um elemento.
Passos
-
Consiga uma tabela periódica. A tabela periódica é uma tabela colorida que organiza todos os elementos conhecidos de acordo com a estrutura atômica. Cada elemento possui uma abreviação de uma, duas ou três letras e aparece junto com a massa atômica e o número atômico correspondente. [1] X Fonte de pesquisa
- A tabela periódica é facilmente encontrada em livros de química e na internet.
-
Localize o elemento desejado na tabela periódica . Os elementos são ordenados pelos números atômicos e divididos em três grupos principais: metais, ametais e semimetais. Esses grupos são divididos em famílias como os metais alcalinos, os halogênios e os gases nobres. [2] X Fonte de pesquisa Cada coluna da tabela é uma família e cada linha, um período.
- Caso saiba em que família ou período o elemento desejado está localizado ou algum outro detalhe do tipo, você terá bem menos dificuldade para encontrá-lo.
- Já se não souber nada sobre o elemento, passe os olhos pela tabela até encontrar o símbolo correspondente a ele.
-
Encontre o número atômico do elemento. O número atômico é o número que aparece no canto superior esquerdo ou logo acima do símbolo do elemento, no quadradinho correspondente. É ele que determina o número de prótons , ou partículas com carga positiva, presentes naquele elemento específico. [3] X Fonte de pesquisa Uma vez que os elétrons são as partículas negativas, um elemento em estado neutro terá o mesmo número de prótons e de elétrons.
- O número atômico do boro (B), por exemplo, é cinco, o que significa que ele tem cinco prótons e cinco elétrons.
Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:
Descobrindo o número de elétrons em um íon positivo ou negativo
-
Descubra a carga do íon. A adição e a remoção de elétrons não alteram a identidade de um elemento, mas afetam a carga do átomo, formando um íon, como K + , Ca 2+ ou N 3- . Normalmente, a carga do íon aparece acima e à direita da abreviação do nome do elemento.
- Como os elétrons possuem cargas negativas, o átomo é negativado por meio da adição de elétrons.
- Quando você remove elétrons do átomo, ele é positivado.
- O N 3- , por exemplo, tem uma carga -3, ao passo que o Ca 2+ tem uma carga +2.
-
Subtraia a carga do número atômico se o íon for positivo. Caso a carga seja positiva, isso significa que o íon perdeu elétrons, de forma que os prótons se tornaram mais numerosos. Para descobrir quantos elétrons restaram, subtraia a carga do número atômico do elemento.
- O Ca 2+ , por exemplo, tem uma carga +2, logo, tem dois elétrons a menos do que um átomo de cálcio em estado neutro. O número atômico do cálcio é 20, portanto, o íon positivo tem 18 elétrons.
-
Some a carga e o número atômico se o íon for negativo. Caso a carga do íon seja negativa, isso significa que ele ganhou elétrons, tornando os prótons menos numerosos. Para descobrir o total de elétrons presentes no íon, adicione a carga ao número atômico.
- O N 3- , por exemplo, possui uma carga -3, o que significa que ele tem três elétrons a mais do que um átomo neutro de nitrogênio. O número atômico do nitrogênio é sete, logo, o íon positivo possui dez elétrons.
Publicidade
Referências
Publicidade